SóProvas


ID
1882837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da contabilidade pública e das variações patrimoniais, julgue o item que se segue.

A contabilização da liquidação da despesa de amortização da dívida fundada afeta dois itens do passivo, gerando variação patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • ALGUÉM PARA COMENTAR??

  • Se não me engano: a dívida passa de empenhada (no passivo) para liquidada (também no passivo), por isso são dois lançamentos no passivo. E gera Variação Patrimonial QUALITATIVA, ou seja, não afeta o PL.

    Lembrando que as Variações Patrimoniais podem ser QUALITATIVAS ou QUANTITATIVAS e que Variação Patrimonial é DIFERENTE de Variação do Patrimônio Líquido (que são só as Variações Patrimoniais Quantitativas).

    Se no item tivesse escrito : "gerando variação do Patrimônio Líquido" estaria errado.

  • Creio, que seja o PASSIVO "mudando de status" de (P)ermanente para (F)inanceiro, pois só com o atributo (F)inanceiro ele será baixado (liquidado).

  • A banca Cespe adora misturar Variação Patrimonial, Variação Patrimonial Quantitativa e Variação Patrimonial Qualitativa. Quem tenta responder rápido demais, confunde os conceitos e erra.

  • CERTO

    Em regra, há o Empenho, a Liquidação e o Pagamento.

    Na liquidação, parte da Dívida Fundada (Passivo Permanente) é transformada em Dívida Flutuante (Despesa de dívida a pagar/Passivo Financeiro).

    Por isso  (...)"afeta dois itens do passivo"

    ___

    (...)gerando variação patrimonial.

    Correto tbm. Há Variação patrimonial Qualitativa

    (Não confundir com as variações patrimoniais quantitativas, que aumentam ou diminuem o total)

    ___

    No pagamento há um fato permutativo, pois a obrigação já existia. Há apenas o tradicional Débito/Crédito entre a Obrigação/Banco.