SóProvas


ID
1883431
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das alterações do PCASP 2014 para o PCASP 2015, as contas de CMV/CPV/CSP do PCASP estavam detalhadas dentro dos subgrupos das variações patrimoniais diminutivas: Custo de Pessoal e Encargos (3.1.8), Custo de Materiais, Serviços e Consumo de Capital Fixo (3.3.8), Custo com Tributos (3.7.8) e Custos de Outras Variações Patrimoniais Diminutivas (3.9.8). Os subgrupos mencionados foram excluídos, e houve a criação do grupo de conta 3.8 – Custo das Mercadorias Vendidas, dos Produtos Vendidos e dos Serviços Prestados, objetivando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da banca: letra "b", "registrar os custos apenas no momento das vendas".
    (Para quem não tem acesso a todas as respostas do QConcursos).

  • Questãozinha bem do idiota hein...

  • eu juro que eu não entendi! alguém aí pra esclarecer? 

  • O PCASP sofreu várias alterações, dentre essas, a questão queria saber se o candidato tinha noção de pelo menos a primeira delas abordada na publicação da síntese de alterações.

     

    SÍNTESE DE ALTERAÇÕES DO PCASP 2014 PARA O PCASP 2015

     

    1. Criação da conta CMV/CSP/CPV

     

    As contas de CMV/CPV/CSP do PCASP estavam detalhadas dentro dos subgrupos das variações patrimoniais diminutivas: Custo de Pessoal e Encargos (3.1.8), Custo de Materiais, Serviços e Consumo de Capital Fixo (3.3.8), Custo com Tributos (3.7.8) e Custos de Outras Variações Patrimoniais Diminutivas (3.9.8).

     

    Os subgrupos mencionados foram excluídos, e houve a criação do grupo de conta 3.8 – Custo das Mercadorias Vendidas, do Produtos Vendidos e dos Serviços Prestados, onde ocorrerão os registros dos custos apenas no momento das vendas.

     

     

    fonte: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/36610/PCASP_Federacao_2015_sintese_de_alteracao/20b84874-14be-4b74-b756-4f705c16974d

     

    Gabarito: B

  • Segue meu entendimento:

    Pessoal, até o ano de 2014 a conta Custo das Mercadorias Vendidas não existia. O custo das mercadorias vendidas era representado por diversas contas, tais como: Custo de Pessoal e Encargos (3.1.8), Custo de Materiais, Serviços e Consumo de Capital Fixo (3.3.8), Custo com Tributos.

    O registro das despesas nessas contas não acontecia pelo regime de competência, ou seja, havia registro nessas contas quando a entidade ocorria em gasto, e não no momento da venda, assim como preza o regime de competência.

    No ano de 2015, o PCASP criou a nossa tão conhecida Custo das Mercadorias Vendidas, agregando, dessa forma, as diversas subcontas de custos em uma única conta. A partir de então o registro dos custos dar-se-á no momento da efetiva venda da mercadoria.

  • Observa-se que existiam muitas variações de custos e em momentos diferentes, o que provavelmente dificultava o registro. Custo de Pessoal e Encargos (3.1.8), Custo de Materiais, Serviços e Consumo de Capital Fixo (3.3.8), Custo com Tributos (3.7.8) e Custos de Outras Variações Patrimoniais Diminutivas (3.9.8)....

    Com a aglutinação tudo em CMV no momento das vendas, todos esses custos no decorrer da produção já estariam embutidos no custo final da venda.

    Por isso, alternativa B