D - struturas Formais e Informais
A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:
Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.
Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.
Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.
Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.
Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.
A estrutura informal está presente em todas as organizações. É uma rede de relacionamentos não oficiais, mas muito importantes, que moldam os relacionamentos entre os ocupantes da organização.
Portanto, se a estrutura informal fosse desenhada, mostraria quem fala com quem, quem tem amizade ou inimizade com quem etc. Assim sendo, indicaria então todos os relacionamentos espontâneos dentro da organização, não dependentes do cargo oficial.
Rennó (2013)
Queria concordar com essa alternativa "A", mas infelizmente, ou felizmente li o livro administração de pessoas do Chiavenato e mais precisamente na pag. 259, ao fazer a diferenciação entre Grupos e Equipes, ele diz:
GRUPOS: - São conjuntos de pessoas sem um objetivo comum.
- As pessoas podem ter os mesmos interesses
EQUIPES: - São conjuntos de pessoas com um objetivo comum em mente.
- As pessoas têm e compartilham os mesmos interesses.
É né, nesse caso apela-se para a mais errada, então vamos na alternativa "D". Mas pode isso Chiavenato?!
A) Os grupos ou equipes de trabalho são, essencialmente, um conjunto de pessoas que têm um objetivo comum. - CORRETA
De acordo com, Maximiano (2004): Grupo é um conjunto de pessoas que têm um objetivo comum ou que compartilha alguma característica, como um objetivo, um interesse, um comportamento ou uma localização (MAXIMIANO, 2004, p.311).
Segundo Robbins (2010), um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de determinado objetivo.
Uma equipe é o conjunto de pessoas com um senso de identidade, manifestado em comportamento desenvolvido e mantido para o bem comum e em busca de resultados de interesse comum a todos os seus integrantes, decorrentes da necessidade mútua de atingir objetivos mais especificados (FIORELLI, (2004, p.170).
Equipes são grupos que evoluíram, pois a existência de uma equipe depende da comunhão de objetivos e da influência da cultura organizacional.
As equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.
B) Se a organização é constituída por grupos de pessoas, é natural concluir que, em última instância, os resultados da organização são o produto dos resultados dos grupos de trabalho. CORRETA
C) Os grupos nas organizações classificam-se em duas categorias: formais e informais. CORRETA
Nas organizações, os grupos são criados para equipar qualquer unidade de trabalho. Na opinião de Cohen e Fink, (2003) podem ser classificados ainda em duas categorias: formais e informais.
D) Os grupos formais são temporários e os grupos informais são permanentes. - ERRADA
Nas organizações, os grupos são criados para equipar qualquer unidade de trabalho. Na opinião de Cohen e Fink, (2003) podem ser classificados ainda em duas categorias: formais e informais. O grupo formal se subdivide: em grupos permanentes ou funcionais, e grupos temporários.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online