SóProvas


ID
1884739
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto – A eficácia das palavras certas

Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.

Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.

O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o conceito original, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava escrito, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la”.

                (Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre e Maria Bernadete M. Abaurre)

“Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”.

A respeito dos componentes e do sentido desse segmento do texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E -> típico da FGV. Em nenhum momento fala que a porcaria da madeira era preta e que é por isso que "o cartaz gritava". Mas o que se pede na questão nada tem a ver com o cego em si, já que é o cartaz o sujeito o qual a questão expõe.

    Na D: a segunda frase funciona como CAUSA.

    Na C: o texto não fala em momento algum em religiosidade.

     

  • Que Banca escrota e que gabarito escroto. Não dá nem pra explicar uma questão dessa. Tô revoltada kkk

  • Concordo com Maurício, em nenhum momento fala que o cartaz é preto, a opção é ir por eliminação na FGV. 

     

  • De boa! Questão xexelenta da FGV, típica dessa banca e acho que tem que ser anulada. Perceba que em nenhum momento do texto o cego grita e também não diz a cor do cartaz.

     

    A) Errado. O cego não gritava, quem "gritava" era o cartaz!

     

    B) Errado. O cego não gritava, quem "gritava" era o cartaz!

     

    C) Errado. O cartaz apelava para o emocional, mais específicamente, o lado caridoso das pessoas e não o lado religioso delas.

     

    D) Errado. A segunda frase do cartaz funciona como causa da primeira. Por causa da primeira frase foi necessário que escrevesse a segunda. 

     

    E) GABARITO DA FGV, E SÓ PARA ELA. Segundo a FGV o fato do cartaz ser escrito com giz branco é suficiente para deduzir que o cartaz de madeira era preto. Mas ora,  se fosse verde? azul-escuro? vermelho-escuro? logo não podemos afirmar que o quadro seja preto. Enfim, aguardemos os desdobramentos.

     

     

  • Olá pessoal (GABARITO LETRA  E ?)

     

    Segundo professor Décio Terror do Estratégia Concursos esta questão  não tem resposta, pois não há menção a qualquer fundo "preto"  em que se destacava o giz branco. Segundo Décio, se tivesse mencionado a palavra escuro no texto, esta assertiva até poderia ser considerada correta. Ele sugeriu que impetrássemos recursos para ANULAÇÃO da questão por não haver assertiva correta

    Fonte: Décio Terror- Estratégia Concursos

     

  • Jamais marcaria a letra E, uma vez que o texto sequer menciona a cor do fundo, diz apenas que era de madeira e madeira possui váris tonalidades. Essa questão merece anulação.

  • O prof Pestana disse que essa questão não tem resposta correta. Deve ser anulada.

     

  • Tenho pesadelos com essa banca. Mas em se se tratando da mesma a gente tem que correr pra 'menos errada' ou pra resposta que tem maior sentido (porque as vezes na minha concepção tem várias respostas). Letras A e B corta porque quem fala não é o cego. Letra C tb, pois nao fala em nenhum momento sobre religião, letra D tb elimina porque é 'causa' e não consequencia. Vai de letra E... já que é a que sobra e a gente tenta achar sentido, porque escrito com giz normalmente é um quadro negro. Espero ter ajudado. Boa sorte a todos!

  • Concordo que deve ser anulada. Acabei de interpor recurso.

  • Pela cabeça do elaborador da pergunta a madeira é preta, pois o branco se destaca. Mas existe quadro preto e quadro verde. O problema foi ele ter posto a cor do fundo da madeira onde não foi mencionada em nenuhm momento do texto. Enfim, uma questão de dedução... 

  • Tá de brincadeira! É mais fácil acertar na loteria. Absurdo!

    Poderia ser: o cartaz "gritava" pois estava escrito em letras capitais. Dizer que "gritava" por causa do contraste entre preto e branco?? Isso é brincar com as pessoas. Quem escreve em branco num fundo branco? Nem o cego ...

  • E) GABARITO DA FGV, E SÓ PARA ELA. Segundo a FGV o fato do cartaz ser escrito com giz branco é suficiente para deduzir que o cartaz de madeira era preto. Mas ora,  se fosse verde? azul-escuro? vermelho-escuro? logo não podemos afirmar que o quadro seja preto. Enfim, aguardemos os desdobramentos.

    hahaha faço suas minhas palavras Dimas!  kkkk como assim gente? como o colega disse que dizer que devemos deduzir que o quadro é preto? kkkkkk e que por isso as palavras "gritavam" hahahaha

  • o pior dessa questão é que vc vê claramente que não seria uma questão difícil...se fosse bem elaborada...mas parece que oe xaminador faz ela mal feita de propósito!

  • Acertei por eliminação (sorte)! É a menos errada!

  • Recurso! Será passível de anulação!

  • Gabarito totalmente equivocado: não há nenhum indicativo no texto ou informação que nos permita inferir que o cartaz é preto. Já interpus recurso pedindo anulação da questão. 

  • Essa questão me lembra uma outra também da FGV em que ela não considerou errada uma alternativa que dizia ter sol, numa charge, e não tinha sol nenhum na charge... 

  • Agora as madeiras são pretas? Não costumo reclamar das questões, mas a FGV está irritando...

    O "gritar" pode até se referir ao destaque do giz no quadro, mas dizer que o fundo é preto não seria extrapolar?

  • Por se tratar de FGV imaginei que poderia se referir ao destaque do giz no quadro, já que o contrate chamava atenção.. - Gabarito E

  • Questão ridícula!!!! Isso só nos mostra o quanto as bancas fazem o que bem entendem.... Questões mal formuladas e justificativas infundadas. Em algum momento foi dito que o fundo do cartaz era preto?

  • Não há qualquer elemento no texto que nos faça afirmar, certamente (como pede o enunciado), que o fundo é preto. Questão obviamente deve ser anulada por não ter resposta entre as 5 opções.

  • Gabarito inaceitável! Se mencionasse apenas que o texto se destacava com o fundo da madeira, ok. Mas ao mencionar que o fundo é preto, induziu todos a eliminar a alternativa, já que não há nada no texto que possa nos levar a essa conclusão.

  • Parece piada! Como se nós estivéssemos aqui brincando de adivinhação. Quem fez essa prova, por favor recorra, porque essa questão é uma afronta à nossa inteligência. 

  • Dizer que o giz branco se destacava com o fundo preto é uma extrapolação. Não há qualquer elemento que nos faça inferir que o fundo era preto. A FGV passa dos limites por diversas vezes e esta questão é um exemplo disso.

  • Essa questão é um absurdo! Querer induzir o candidato a crer que o fundo é ptreto pelo fato das outras questões estarem erradas?

  • Acho um absurdo em nem um instante o texto fala em fundo preto .

  • Sem resposta. Questão passiva de anulação. Rsrsrsrs.....

    a)      Segundo o texto podemos verificar que quem gritava as apalavras não era  o cego e sim o cartaz (sentido conotativo).

    b)      Consoante com que se afirma acima. Não podemos dizer que havia palavras gritadas pelo cego tentando convencer os transeuntes. Pois eram as palavras que estavam escritas no cartaz que tentavam convencer os transeuntes.

    c)       A segunda frase “DO CARTAZ” é “Sou cego” que nada tem haver, referindo-se a consequência, com a primeira frase do cartaz que é “POR FAVOR, AJUDE-ME,...”

    d)      Não há em nenhuma parte do texto, qualquer trecho que se refira ao fundo preto do cartaz, nem a qualquer cor de fundo do cartaz, apenas que o cartaz era de madeira.

    Sinceramente viu... . Nem que estivesse escrito que o cartaz, na verdade, era um quadro negro (lousa escolar) dava pra dizer que o cartaz era negro, até por que, o quadro negro nunca foi negro e sim verde escuro e os atuais completamente brancos.

  • 100% de erro na prova da ibge em portugues :)

  • Esta prova era para analista de centro espírita?

  • Não podemos afirmar que o fun do era preto, se a frase dissesse "fundo escuro"...

  • EXTRAPOLAÇÃO. APELAÇÃO. LOUCURA. FGV sendo FGV.

    Se a resposta falasse: "o giz se destaca da cor de fundo, ok!" .

    Mas fundo PRETO??? 

  • Mãe Dinah mandou lembranças!

  • Eu acertei a questão (aqui no QC), mas por eliminação, porque as outras opções são piores. Mas concordo que "fundo preto" forçou a barra...

  • Podemos deduzir que seja escuro porque se algo é "gritante' é porque está muito chamativo e se o giz é branco para que fique chamativo o fundo obrigatóriamnete tem que ser de cor contrastante, mas PRETO?  nããão!

  • Como eu vou entender que um cartaz de MADEIRA tenha fundo PRETO???? Essa merda não mede o conhecimento de ninguém. De que adianta estudar se tem um monte de questão feita por qualquer imbecil? O que matou a alternativa pra mim foi o fundo preto! Em todos os cursos de português para concursos, sempre nos dizem para não assumir que existam elementos que não estejam no texto. Se fosse um quadro negro, td bem...sinceramente vtc fgv!

  • Só Deus na causa...

  • SE FOSSE FUNDO COR DE ROSA , EU FICARIA CALADO, POIS  DEVE SER A COR PREFERIDA DESSE EXAMINADOR, MAS EM MOMENTO ALGUM O TEXTO FALOU QUE A MADEIRA ESTAVA QUEIMADA. ACERTAR OS NÚMEROS DA MEGA SENA É MUITO MAIS FÁCIL QUE ENTENDER UM EXAMINADOR FILHO DA PUTA DESSES.

  • "A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”."

    A questão trata do sentido desse segmento do texto.

    Na opção "o cartaz “gritava” porque o giz branco se destacava no fundo preto.", o "gritava", destacado entre aspas na opção, indica o sentido figurativo. O cartaz "gritava" o que nele estava escrito porque o giz branco contrastava com a cor da madeira, que pode-se inferir ser preta, ainda que o texto não tenha especificado a sua coloração.

    O uso conotativo do termo "gritava" é muito frequente na Moda, para se referir a peças cujas cores contrastam entre si.

  • Cris, seria uma pena se o examinador tivesse pedido "é correto afirmar" ao invés de "infere-se" ou "depreende-se".

     

    E, ainda que fosse para inferir, haja ginástica cerebral pra inferir um fundo preto.

  • Gente que absurdo! 

  • Eu acertei esta pq. fui eliminando as menos prováveis, mais em nenhum momento do texto ele diz que o fundo da madeira era preto para poder sobressair o giz branco!! Inacreditrável uma questão dessa avaliar candidatos de concurso, a gente vai ter que imaginar que o fundo era preto:??? Isso vai além da compreensão de qq pessoa normal!!!

  • O fundo preto é uma dedução, né?

  • Pessoal, vamos indicar um comentário, gostaria muito de ouvir a explicacao do professor a respeito desta questao. Fora FGV!!!

  • Sem lógica, essa banca sempre confusa e desorganizada. 

  • Como é possível inferir que a cor da madeira é preta, senhor?!  Essa banca tira meu sono...

  • Eu quase marquei a letra E por exclusão. Mas achei que seria tão absurdo que forcei o raciocínio para a Letra B. Realmente, só pode ser a E...

    A) O texto é claro quanto a isso. O cego não estava gritando.

    B) Achei que poderia entender que se o cego não estava gritando, quem "gritava" eram as palavras.. ignorei totalmente que o item diz gritadas pelo cego.... Mas, simbolicamente, vendo a gramática, o sujeito do verbo gritar é cartaz em mandeira escrito com giz branco GRITAVA... quem gritava era o cartaz, posso até marcar a letra E com essa.

    C) Não há palavras que indicam um apelo religioso.

    D) Não há uma palavra explícita com relação de causa e efeito. Apenas podemos deduzir a relação, mas não afirmar corretamente como o enunciado pede. o verbo ajudar não tem conexão evolutiva com o verbo ser. (Esse item responderia  uma das questões anteriores desta prova)

    E) restou. kkkkkkk (para mim, esse cartaz é de jacarandá)...rsrsrsrs

     

  • Estamos aqui treinando para as provas da FGV, onde deveremos eliminar os absurdos e ADVINHAR o que o examinador quer... Quadro de madeira = quadro negro... Affff 

  • Quadro de madeira escrito com giz branco = Quadro Negro! Nossa, Que sacanagem!!!

  • F  ode

        ou

    G  arante a

    V  ida

     

    kkkkkkkkkkkkkkk

     

  • Desde quando "cartaz em madeira" tem fundo preto?! 

    :/

  • Madeira não é pretaaaa!!!!!!!

  • Muito absurdo essa. SÉ LOKO!

  • Sério que foi essa a resposta ??? Pelo AMOR DE DEUS!!!!! 

     

     

     

  • Letras A, B e C dá pra eliminar de boa.

    Aí ficamos entre as letras D e E. Descartei a E por causa dessa afirmação da cor do quadro e com isso tive o seguinte raciocínio da letra D:

    "O quadro "gritava" (chamava atenção) pedindo ajuda e foi a causa de o publicitário parar e ajudar, sendo que sua ajuda foi elaborar uma nova frase que ajudou o cego. Ou seja, a segunda frase foi consequencia da primeira."

    Aí vem a maluca de FGV e força uma barra dessa. Se ela dissesse "fundo escuro" seria aceitável. Mas especificando a cor como especificou é muita loucura para ser uma inferencia.

     

     

     

  • FGV é lunática mesmo!

    Imaginemos que a escala de raciocínio do ser humano seja de 0 a 10. Aí a FGV coloca 3 alternativas exigindo um raciocício 6, 7, uma exigindo raciocínio 10 e a resposta é raciocínio 11!! banca maluca... 

  • Sinceramente, passou dos limites.

    A FGV está tentando provar que é uma banca de alto nível no intuito de elaborar concursos visados, no entanto está provando que é uma banca muito desqualificada. Vejo erros e abusos em diversas questões. Isto é, no mínimo, uma falta de respeito aos concurseiros, que passam uma vida se dedicando ao estudo e se deparam com questões sem nexo como essa.  

    Força a todos. O erro nem sempre é nosso! 

  • Fundo PRETO é sacanagem!!!

  • Essa questão merece anulação.

  • Tb acho ...em nenhum momento ele cita que a madeira era de fundo preto, só com bola de cristal...pois existem madeiras com fundos em diversas cores...

  • Gente, como assim? De onde a FGV tirou essa resposta? Nao está condizente nunca com o que ela pede. Se fosse assim poderíamos considerar a letra C também. Já que em nenhum momento no texto ele cita algum ato de religiosidade, assim como não cita o quadro com madeira preta! Essa banca é realmente muito subjetiva. Acho que eles queriam que adivinhassemos que a madeira era preta e por isso o giz branco se destacava. Que absurdo, visse!! 

  • Basta olhar a quantidade de comentários dessa questão com relação às outras para saber que muitos ficaram em dúvida. Nesses casos não há muito o que ser feito. No meu caso, como o publicitário afirma que está escrito o mesmo conceito com outras palavras, me pareceu ser uma interpretação mais plausível afirmar que a nova frase seria uma consequência do que interpretar que o fundo era preto.

     

    Madeira preta!?

     

    Entre dizer que a madeira era preta ou que a frase, que tinha o mesmo conceito, era uma consequência da primeira, arrisquei ir na D. Fazer o quê? Na maioria das vezes as questões da FGV são resolvidas assim: a interpretação mais simples é a correta. Mas, infelizmente, nem sempre dá certo.

     

    Esse tipo de questão faz a gente pensar que não vale a pena perder muito tempo na hora da prova. O melhor é ler, pensar um pouco, se não tiver certeza, segue a prova e depois volta.

  • Qual foi a parte em que o texto citou que o fundo da madeira era preto? Seria óbvio um fundo preto e fui tão ignorante assim?

    FGV só pode estar de sacanagem. Resposta absurda. Solicitei comentário de um professor!

  • minha madeira que é preta!

  • Gabarito E

     

    Paralelismo nas letra A, B, C.

    Transeuntes, Público, Pessoas.

     

    Letra D.

    Causa.

     

     

    Sobrou a letra E, pois está implícito (totalmente implícito) o fundo preto.

  • QUESTÃO CONTROVERSA.... FUNDO PRETO ????

  • Se a FGV pode, vamos extrapolar ?

    Levando em consideração a vegetação francesa, dificilmente o cego conseguiria a tal "madeira preta". Uma das árvores com a madeira mais escura é o jacarandá, hoje, encontrado no Sul da Bahia. Ou pode ser a madeira de Carvalho, algo "encontrável" na França, porém, com valor expressivo para um cego que está na rua pedindo dinheiro. 
    Então me vem a cabeça "Como que um cego(pobre) conseguiu essa madeira preta ?" - Ahh, é madeira compensada
    Não, não é. Na França, existe a tradição de tudo ser de qualidade, inclusive os móveis, por isso, não utilizam essas porcarias do mercado brasileiro compensadas.

    Então, pode o cego estar com uma madeira preta ? Poder até pode, mas a probabilidade é ínfima. Mas, agora, se a FGV falasse "fundo escuro", ai tudo bem, poderia ser diversos tipos de madeira, algo o qual o cego teria fácil acesso. Algo extremamente implícito.

    Madeira com fundo preta = praticamente impossível.
    Madeira com fundo escuro = "Aceitável" pela quantidade de haxixe utilizada pelo elaborador das questões de português da FGV.

    Bom, extrapolação textual é isso...

  • Ah, quase esqueci. Pra quem defende o "quadro negro", o texto diz cartaz de madeira, quadro negro não é cartaz, e, alias, é verde escuro. Verde escuro não é preto.

    Preto é preto. (sem racismo).

  • Cartaz em madeira não equivale a fundo preto, creio eu!

  • Bem simples essa questão, segue o raciocínio: o cego era morador de rua, logo ele não tem casa. Não tendo casa, ele não tem onde guardar o cartaz quando chove. Madeira quando molha, apodrece. E qual a cor da madeira podre? Preta. Logo, resposta E. Também podemos pensar pelo giz branco como sendo uma analogia com o coelho da Alice do país das maravilhas, que é exatamente de onde essa questão foi tirada... Que questão ridícula... 

  • FGV sendo FGV!Questões sempre subjetivas para nos eliminar dos concursos.

  • Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk tenho que rir com essa banca.

  • Acabou de sair o gabarito definitivo, e adivinhem... a questão não foi anulada.

     

    Se alguém aí fez essa prova e entrou com recurso, eu gostaria muito que postassem aqui a justificativa que a FGV deu pra não aceitar o recurso.

  • POR FAVOR, UM MINUTO DE RISADA PARA A JUSTIFICATIVA DA BANCA:

    "O gabarito oficial foi mantido, pois a referência a “gritava” é de linguagem figurada e significa que as letras brancas se destacavam sobre o fundo do letreiro; o destaque é o importante, daí que não seja significativa para a questão a tonalidade do cartaz."

    Ou seja: não importa que a questão esteja errada, ela está certa! HAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • Eu não fiz essa prova, mas fiz a de técnico. Isso já me tira completamente a esperança de que qualquer dos meus pedidos de recurso naquela prova seja aceito. 

     

    Completamente absurda essa justificativa da banca. "Tonalidade do cartaz não é significativa", pqp.

  • Até o professor Arenildo, que geralmente é super justo nas correções das questões, admitiu que essa questão forçou a barra...

  • Questão fdp de podre!!!!

  • Tirou meu sono kkk

  • O BIZU da FGV é marcar a mais ABSURDA kkkkkkkkk

  • Professor mavilhoso

     

  • Que questão besta aff

     

  • Depois de tantos comentários, é difícil dizer algo novo aqui... mas vamos lá.

    Alguns fatores influenciaram na minha resposta.

    O mais importante foi ver que, por ter 81 comentários, deveria ser uma questao absurda, o que já me ajudou a pensar em marcar a letra E.

    De qualquer forma, tentando desconsiderar esse fator psicológico e tentando me imaginar na hora da prova (sem influencias externas), eu pensei da seguinte forma:

    As letras A, B e C já podem ser desconsideradas de cara porque fica claro que nao é o cego que grita e por nao haver nenhuma apelaçao religiosa no texto (apesar de que poderia ser alegado que a madeira do cartaz era originária da cruz de Jesus Cristo).

    Restando apenas as letras D e E, a letra D foi desconsiderada porque é uma relaçao de causa (corrijam-me se estiver errado, por favor). Ou seja, haveria uma relaçao de consequencia se a frase fosse como algo do tipo "Ele sofreu um grave acidente. Ele ficou cego". Contudo, a cegueira dele nao é uma consequencia do seu pedido de ajuda.

    Mesmo achando absurda, por eliminaçao restou apenas a letra E.

    No mais, o jeito é acender um incenso na hora da prova!

  • Onde a questão fala ou faz referência à fundo preto? Não existe. Quem elabora essas questões da FGV deve estar em uma sintonia com o plano astral. Uma viagem muito alucinada!

  • Se fosse uma questão de interpretação, talvez seria a letra D, mas uma questão de compreensão? Me poupem! Não há nada no texto mencionando fundo preto.

  • Um cartaz de madeira não, necessariamente, é um quadro negro ou preto! Forçou a barra mesmo...

  • FGV - Pior Banca que conheci até hoje. Questões extremamente subjetivas. 

     

  • que questão BIZARRA!

  • essa FGV se apega no que chamamos de "cláusulas exorbitantes" de contratos para fazer "questões ineintedíveis" se é que me entenderam..

    pois não adianta impor recurso se eles sempre acham que estão certos.. e aí depois de indeferido o recurso não tem oque se fazer...

    talvez não participar de concursos em que a banca seja a FGV.

  • FUNDO PRETO É O C. DESSA BANCA!!!

     

  • Questão de fácil resolução:

    Método: por eliminação

    Conclusão: Gabarito F

    Dica: não perca tempo lendo comentários. Não existe lógica na questão!

  • Que "maravilha"!

  • "aaaaaahh meu Paraná!" SEM DENTE, Marcelo.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab. e)

     

    Ainda bem que existem os comentários... do contrário me sentiria um peixe fora d'água com as questões de português da FGV...

    * gravar regrinha valiosa para a FGV. Tatuem no braço:

     

    Todo cartaz de madeira é negro. 

    Todo cartaz de madeira é negro. 

    Todo cartaz de madeira é negro. 

    Todo cartaz de madeira é negro. 

    Todo cartaz de madeira é negro. 

    Todo cartaz de madeira é negro. 

    Todo cartaz de madeira é negro. 

  • Era pro candidato perceber que "preto" está sendo usado no sentido figurado de "escuro", e não no sentido literal de cor preta. Substitua a palavra "preto" por "escuro", e a alternativa vai fazer sentido: o cartaz “gritava” porque o giz branco se destacava no fundo escuro. Embora o trecho não indique se a madeira era clara ou escura, pela lógica você chega à conclusão de que ela teria que ser escura, pois, se o giz é branco, então necessariamente o fundo tem que ser escuro para poder aparecer as letras.

  • Se eu tivesse feito essa prova, teria ficado muito puto! Essa questão foi mal elaborada e ainda persistiram no erro justificando o injustificável.

     

  • O examinador é o Fabio Assunção tenho certeza disso !!!

  • Se até o Arenildo discordou, a que fase chegamos!!

  • De fato, a questão é tosca, mas foi possível fazer por eliminação.A,B,C davam pra eliminar de pronto.A D está errada, pois a relação da segunda frase com a primeira é a de explicação, não de consequência.Só restou a bizarra alternativa E.

  • Mais um concurso fraudado da FGV.

  • Realmente

  • ERRRRR.... SÓ PENSAR...

    O CARA ERA CEGO, LOGO, PARA ELE, TUDO É PRETO !

  • Dois comentários à respeito dessa questão: se escrevermos de branco em fundo vermelho, vai "gritar" pra caramba; ao se tratar de cores, preto e escuro não são sinônimos.

  • Às vezes eu reclamo das besteiras que o cespe faz. Mas quando vejo essas questões da FGV, logo me arrependo. Nem em Marte esse gabarito está correto

  • Quando eu lembro que essa é a banca do meu concurso... ... ...

  • O gritar também poderia ser pelo fato de as letras estarem em caixa alta. Pensei isso ao ler o texto, mas depois de ler a alternativa, também pensei que as letras brancas no fundo preto também seriam uma forma de “gritar”. Na letra D, a segunda frase é causa. percebam: qual a consequência de eu ser cego (causa)? Você ter que me ajudar (consequência).

  • Que viagem, esse examinador devia estar muito drogado... Onde posso inferir que o cartaz era negro? O cartaz podia ser verde, amarelo , azul.. o cara era cego, mas quem passa enxerga...o fato de o cara ser cego e ser tudo escuro pra ele não me faz inferir que o cartaz é preto.. eu hein...

  • O que assusta é olhar nas estatísticas e ver que o maior percentual esta concentrado nessa gabarito ridículo, que tipo de gente transita aqui?