SóProvas


ID
188500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta com relação ao equilíbrio do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Alguem poderia fazer comentarios a respeito do gabarito?
  • Prezada colega, vou tentar ajudar.
    Externalidades negativas são consequências indesejadas - sem intenção - das ações dos agentes que acabam afetando terceiros. Por exemplo, quando você dirige seu carro, você quer basicamente se deslocar de um ponto a outro. Entretanto, sem intenção, você acaba afetando outras pessoas negativamente, como os pedestres, uma vez que queima combustível, diminuindo a qualidade do ar.
    No caso das empresas, principalmente até a década de 60, era comum a ocorrência de externalidades negativas no mundo industrial. Via de regra, praticamente todos os dejetos decorrentes da produção eram devolvidos sem tratamento na natureza (metais pesados em rios, por exemplo). Obviamente, podemos perceber que o custo para a comunidade, para a natureza e para o planeta eram muito elevados. Esse custo era elevado, em parte, porque as empresas não eram obrigadas a arcar com ele. Poluía-se e pronto. Afinal, dá trabalho e é caro tratar, reciclar, etc. lixo industrial, certo?
    Com o tempo, o governo percebeu que o planeta estava pagando o pato. Para evitar que isso continuasse, foi necessário intervir. Então, leis foram feitas, padrões mínimos de poluição foram estabelecidos, penalidades definidas, etc.
    Conclusão: a letra d é a alternativa correta: se houver externalidades negativas, é porque a sociedade está pagando o pato (CUSTO SOCIAL é maior do que o CUSTO PRIVADO DE PRODUÇÃO). Como as empresas não visam ao bem-estar social, mas basicamente ao lucro, a presença do governo se torna importante para corrigir essa distorção (INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL necessária).
    Espero que ajude!
  • Perfeito comentário Guilherme.

  • Quando a ação de uma empresa provoca externalidade negativa (Ex.poluição), a empresa está arcando apenas com o CmgP (custo marginal da produção), enquanto que o consumidor está arcando com todo CmgE (custo marginal da externalidade). A intervenção do governo serve para incluir nos custos da empresa o CmgE.

  • b) equilíbrio de mercado é quando a linha da oferta e da demanda se cruzam

    c) o imposto irá pesar no lado em que for menos elástico, PODE ocorrer dele ser dividido de forma igual, mas isso não é certeza é apenas uma hipótese.

  • cuidado com a alternativa "B": é pegadinha cobrada em muitas provas!!!

    Atenção com os pequenos detalhes! Quem cai nessa casca de banana, não cai mais depois!

    bons estudos!