SóProvas


ID
188503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito dos efeitos preço, renda e substituição.

Alternativas
Comentários
  • Efeito Renda e Efeito Substituição

    Invertendo a afirmação, encontramos que o efeito substituição em qualquer bem é sempre negativo.

    Outro ponto importante da questão é que o efeito renda é mais forte que o efeito substituição.  
  • A A está errada. O efeito renda é negativo para os bens de Giffen. 
  • "Uma redução no preço de uma mercadoria tem dois efeitos:
    1) Os consumidores tenderão a comprar mais do bem que se tornou mais barato e menos das mercadorias que se tornaram relativamente mais caras. Essa resposta à mudança nos preços relativos dos bens é chamada de efeito substituição.
    2) Pelo fato de um dos bens ter se tornado mais barato, há um aumento no poder de compra dos consumidores. Eles se encontram agora em uma situação melhor porque podem comprar a mesma quantidade de bens com menos dinheiro, tendo em mãos recursos para realizar compras adicionais. A mudança na demanda resultante da alteração do poder de compra é chamada de efeito renda." (PINDYCK, RUBINFELD, Microeconomia, 7a Ed., p. 107)

    a) Correta. A característica de um bem de Giffen é que, dada uma elevação no seu preço, a quantidade demandada também aumenta (clara exceção à lei da demanda). A curva ascendente de demanda para os bens de Giffen representa  nada mais do que o efeito renda sendo maior do que o efeito substituição (via de regra, o efeito substituição é maior do que o efeito renda).
    b) Falsa. "Efeito renda: Mudança no consumo de um bem resultante de um aumento do poder de compra, com os preços relativos mantidos constantes". (PINDYCK, RUBINFELD, Microeconomia, 7a Ed., p. 108). Ou seja, o efeito renda não altera os preços relativos dos bens.
    c) Falsa. "Efeito substituição: Modificação do consumo de um bem associado a uma mudança em seu preço, mantendo-se constante o nível de utilidade". (PINDYCK, RUBINFELD, Microeconomia, 7a Ed., p. 108). Ou seja, o efeito substituição não mantém os preços relativos constantes, apenas o nível de utilidade (troca-se apenas o ponto sobre a mesma curva de indiferença).
    d) Falsa. Quando o bem é normal, o efeito substituição e o efeito renda seguem a mesma direção, isto é, não têm sinais opostos. (Obs.: quando o bem é inferior, seu efeito renda é negativo).
    e) Falsa. Em se tratando de bens complementares, o consumidor não troca um bem pelo outro quando o preço de um deles varia. Por isso, o efeito substituição é igual a zero.
  • Pessoal, não concordo com o gabarito ser a alternativa A. Segundo o livro do Pindyck seria o oposto. Alguem consegue explicar?
    O efeito substituição POSITIVO é dominado pelo efeito renda NEGATIVO.
  • É só fazermos um gráfico de Demanda do Bem de Giffen (preço x qtd), e fazermos abaixo, na mesma direção, o gráfico de Engel (Renda x qtd). Vocês notarão que a Renda é INVERSA AO PREÇO. A qtd consumida irá aumentar, mas a RENDA irá diminuir, com o aumento do Preço.

    Gabarito errado.

  • pessoal, vcs poderiam me explicar o que é esse efeito renda e o efeito substituição? e quando eles são positivos ou negativos?


  • A letra A está 100% CORRETA!!

    A alternativa fala sobre os bens de Giffen que são uma exceção aos demais bens, pois esse tipo de bem tem um comportamento diferenciado. Como exemplo a sua curva de demanda é positivamente inclinada, quando o preço aumenta a qtd demandada tmbm aumenta, e quando o preço diminui a qtd demandada tmbm diminui, ou seja, a relação entre preço e qtd demandada é positiva. Para encerrar, sobre o efeito substituição,  quando o preço aumenta a quant. demandada tende a diminuir, o efeito substituição será negativo, entretanto, neste caso como se trata de um bem DIFERENCIADO (bem de Giffen), o efeito renda que é positivo será sempre superior ao efeito substituição, quando o preço aumenta a qtd demandada também aumenta, pois o poder aquisitivo da renda cai em relação ao aumento dos preços, com isso os consumidores deixam de comprar outros bens, ex carne de 1, para comprar o bem em questão, ex carne de 2, bem de giffen, o qual na maioria da vezes é um bem básico voltado a sobrevivência.

    O efeito substituição é negativo porque quando o preço aumenta a tendência é com que a quantidade demandada caia. Então o efeito na qtd demandada é negativo!

    O efeito renda é positivo porque quando a renda cai ou quando o poder aquisitivo diminui, no caso de um bem de giffen a qtd demanda aumenta. O efeito da renda na qtd demandada é positvo!

  • "bem de Giffen

    Se fica mais barato… você compra menos? Se um bem que você consome fica mais barato você compra mais dele, certo? É isso que dizem as curvas de demanda mais usadas pelos economistas. Mas atenção: elas servem para os bens comuns. Há excessões.

    Um economista do século XIX, chamado Giffen, percebeu que a regra não valia para todos os bens. Imagine uma família que só pode destinar 40 reais por semana para a proteína do almoço. Ela só come carne , que sai por 10 reais, uma vez por semana. Nos outros seis dias, come salsicha, que sai por 5 reais por dia.

    Certo dia o preço da salsicha cai para 3 reais. Os seis dias de salsicha vão cair de 30 para 18 reais. Opa! Sobraram 12 reais. Significa que dá pra comer carne mais um dia! A família percebe, então, que com os mesmos 40 reais, passa a ser possível comer carne por dois dias e salsicha no resto da semana. Conclusão: o preço da salsicha caiu, mas seu consumo caiu também, em vez de subir.

    O chamado bem de Giffen (no nosso exemplo, a salsicha) é, em geral, um bem de pouca qualidade ou barato, que você só consome porque não tem outra saída. Assim, logo que pode, tira da listinha de compras."