SóProvas


ID
188509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos fatores de produção, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Erro da alternativa A: a TMST entre trabalho e capital é medida pela razão entre a quantidade de capital e trabalho, ou seja, é o contrário do q está escrito ali.

  • Comentário para auto-consumo.  errei.

    A) Notar a relação K/L e não L/K. Aparentemente, existe uma diferença. 

    B) Isoquanta é a curva da indiferença da produção, ou seja, o conjunto de pontos de relação K/L que produzem a mesma quantidade de produto final. A inclinação da Isoquanta é a TMST, que é a variação negativa do trabalho sobre a variação de trabalho entre dois pontos. Uma das características da Isoquanta é o fato delas serem convexas. Inclinação negativa. Mas elas não podem ser uma linha reta. Quem tem característica de linhas retas são as linhas de Isocusto. Essas sim são linhas retas (nem côncavas nem convexas). As isocusto são as linhas de "restrição orçamentária" do produtor. 

    D) Os vários pontos da Isoquanta representam o mesmo nível de produção. O que muda de um ponto para outro é diferença na combinação dos fatores de produção. 

    E) imaginemos uma Isoquanta convexa (normal), sendo K no eixo vertical, e L no eixo horizontal. Se a fórmula da Isoquanta é –ΔK/ΔL, quando o sentido é de cima para baixo, ao diminuir K e aumentar L, a TMST tende a diminuir na fórmula, e não aumentar. 

  •   A)Errado. A taxa marginal de substituição técnica mede o intercâmbio entre dois fatores de produção. Ela mede a taxa à qual as empresas devem substituir um insumo pelo outro para manter constante a produção.

    Ou seja:

    TMTS (x1,x2) = ∆x2/∆x1

    Logo, a alternativa ficaria correta se reescrevêssemos o item da seguinte forma: A taxa marginal de substituição técnica do trabalho por capital é a razão entre as variações das quantidades de capital e as de trabalho para se manter o mesmo nível de produção.


     B)Errado. Segundo Varian, uma isoquanta é o conjunto de todas as combinações possíveis do insumo 1 e 2 que são exatamente suficientes para produzir determinada quantidade do produto.

    Especificamente, no caso dos bens complementares perfeitos as proporções do uso dos insumos é fixa, dada pela função de f(x1,x2) = min (x1, x2) e a representação gráfica é uma linha em formato de “L" e não linha reta.


     C)Certo. Exatamente a definição do livro do Varian, Se pudermos realizar atividades produtivas de maneira independente, as médias ponderadas dos planos de produção também serão factíveis. As isoquantas terão, pois, forma convexa.


     D)Errado. Conforme definição da letra “A", a isoquanta não possui diferentes níveis de produção, o nível de produção é o mesmo ao longo da isoquanta. 


     E)Errado. O pressuposto da diminuição da Taxa Marginal de Substituição Técnica significa que a inclinação de uma isoquanta tem de diminuir em valor absoluto à medida que nos movemos de cima para baixo da curva.



     Gabarito: Letra “C"






  • questão mal formulada, para mim A, C e E estão corretas. Na A é perfeitamente possível calcular Delta L/Delta K, usar o inverso é mera comodidade. na E a formula padrão é Delta K/Delta L, o que não invalida a A, mas sendo essa a formula então na medida em que diminui K e aumenta L a TMST aumenta, pois são necessários cada vez mais L para cada unidade perdida de K. TMST = (Delta K / Delta L) = -(PMgL / PMgK) em módulo (valor absoluto) ela diminui. 

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Cebraspe simplesmente copiou algumas passagens de autores consagrados para as alternativas “a” e “c” mas, ao tirar do contexto, perderam o sentido.

    A alternativa “a” vem de uma definição do livro do Pindick que foi mal traduzida na versão publicada no Brasil: 

    • A taxa marginal de substituição técnica do trabalho por capital é a quantidade que se pode reduzir do insumo capital quando se utiliza uma unidade extra de insumo trabalho, de tal forma que a produção se mantenha constante.

    Portanto, quando ler algo assim, leia que a TMST de trabalho por capital é a quantidade de trabalho adicional necessária para manter a produção por ter reduzido o capital. 

    Sobre a alternativa “c”, apenas copiaram a legenda de um gráfico do livro do Varian, que fora de contexto perde o sentido. Afinal, o que quer dizer factível?

    • O que o Varian diz é que as médias ponderadas entre dois planos de produção (pontos sobre a mesma isoquanta, ou seja, formas de combinar os fatores) produz pelo menos a mesma quantidade que os planos. É isso que ele chama de factível.

    Alternativa "C" menos errada!

  • Letra C

    Traduzindo a questão de forma simplificada é o seguinte:

    Isoquanta = Iso ( mesma ) quanta ( quantidade )

    A Isoquanta convexa mostra que quantidades médias dos fatores de produção serão preferíveis

    Ou seja, na convexa a preferência é pela variedade. Eu prefiro uma determinada quantidade de trabalhadores e um determinada quantidade de capital, o preferível é a variedade, ou seja, quantidades médias de cada.

    Comentário do Professor Fábio Dáquilla

  • Questão muito mal formulada.

    Na letra A, é mera formalidade matemática a ordem da razão (Delta K / Delta L) 

    Na letra C, a média ponderada é preferível, não factível.