SóProvas


ID
1885975
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir de 1999 foi adotado no Brasil o regime de metas de inflação. Entre suas vantagens, é possível mencionar:

Alternativas
Comentários
  • Quando se deu o processo de implementação do regime de metas para a inflação no Brasil?

     

    No início de março de 1999, em ambiente ainda marcado pela incerteza quanto ao impacto da desvalorização do real sobre a inflação, o governo brasileiro anunciou a intenção de passar a conduzir a política monetária com base num arcabouço de metas para a inflação. O Brasil adotou formalmente o regime de metas para a inflação como diretriz de política monetária, com a edição do Decreto nº 3.088 pelo Presidente da República, em 21 de junho de 1999. Em 30 de junho de 1999, o Conselho Monetário Nacional (CMN) editou a Resolução nº 2.615, tratando da definição do índice de preços de referência e das metas para a inflação para 1999 e para os dois anos subsequentes.

     

    Quais as características básicas do desenho institucional de um regime de metas para a inflação?

     

    Entre as principais características presentes na determinação de um regime de metas para a inflação, temos:  escolha do índice de inflação: usualmente existem duas alternativas - o índice cheio ou um núcleo de inflação;  definição da meta, que pode ser pontual ou intervalar. No caso intervalar (banda), ainda existe a alternativa de ter ou não meta central; 5  horizonte da meta: definição do período de referência para avaliar o cumprimento da meta para a inflação;  existência de cláusulas de escape: estabelecimento, a priori, de situações que podem justificar o não cumprimento das metas; e  transparência: formas de comunicação da autoridade monetária visando informar a sociedade sobre a condução do regime de metas.

     

    9. Qual o índice de preços escolhido para o regime de metas para a inflação no Brasil? Quais as suas principais características?

     

    No Brasil, a meta para a inflação foi definida em termos da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE. O IPCA, como o nome indica, é índice de preços ao consumidor, diferentemente de outros índices, como os de preços no atacado e gerais. A escolha do índice de preços ao consumidor é frequente na maioria dos regimes de metas para a inflação, pois é a medida mais adequada para avaliar a evolução do poder aquisitivo da população. Dentro do conjunto de índices de preços ao consumidor, o IPCA foi escolhido por ser, dentre os dois índices com cobertura nacional (o outro é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC), o que tem maior abrangência: enquanto o INPC mede a inflação para domicílios com renda entre 1 e 5 salários-mínimos (na época da escolha, entre 1 e 8 salários-mínimos), o IPCA inclui domicílios com renda entre 1 e 40 saláriosmínimos.

    http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/faq%2010-regime%20de%20metas%20para%20a%20infla%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil.pdf

  •  a) o elevado grau de previsibilidade da inflação e a utilização de um câmbio flutuante exigida por esse regime;

    Errado. O regime de câmbio flutuante não é condição necessária.

     b) maior accountability da política monetária e maior flexibilidade aos policy makers; 

    Correto. Accountability significa "prestação de contas" e de fato a publicação das metas possibilita o seu acompanhamento a quem interessar.

     c) o controle direto do BACEN sobre a base monetária e o maior monitoramento por parte da população;

    Errado. Não há controle do BACEN sobre a base monetária.

     d) a inflação interna submetida à externa e melhor controle sobre os bens tradables;

    Errado. Essa é uma característica do regime de âncora cambial, ocorrido antes de 1999.

     e) a precisão na definição da meta e as metas intermediárias serem de uso restrito.

    Errado. Não há restrição uma vez que as metas são públicas.