SóProvas


ID
1886632
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       O museu é considerado um instrumento de neutralização – e talvez o seja de fato. Os objetos que nele se encontram reunidos trazem o testemunho de disputas sociais, de conflitos políticos e religiosos. Muitas obras antigas celebram vitórias militares e conquistas: a maior parte presta homenagem às potências dominantes, suas financiadoras. As obras modernas são, mais genericamente, animadas pelo espírito crítico: elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes, o estado das coisas. O museu reúne todas essas manifestações de sentido oposto. Expõe tudo junto em nome de um valor que se presume partilhado por elas: a qualidade artística. Suas diferenças funcionais, suas divergências políticas são apagadas. A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. O museu parece assim desempenhar um papel de pacificação social. A guerra das imagens extingue-se na pacificação dos museus.

      Todos os objetos reunidos ali têm como princípio o fato de terem sido retirados de seu contexto. Desde então, dois pontos de vista concorrentes são possíveis. De acordo com o primeiro, o museu é por excelência o lugar de advento da Arte enquanto tal, separada de seus pretextos, libertada de suas sujeições. Para o segundo, e pela mesma razão, é um "depósito de despojos". Por um lado, o museu facilita o acesso das obras a um status estético que as exalta. Por outro, as reduz a um destino igualmente estético, mas, desta vez, concebido como um estado letárgico.

      A colocação em museu foi descrita e denunciada frequentemente como uma desvitalização do simbólico, e a musealização progressiva dos objetos de uso como outros tantos escândalos sucessivos. Ainda seria preciso perguntar sobre a razão do "escândalo". Para que haja escândalo, é necessário que tenha havido atentado ao sagrado. Diante de cada crítica escandalizada dirigida ao museu, seria interessante desvendar que valor foi previamente sacralizado. A Religião? A Arte? A singularidade absoluta da obra? A Revolta? A Vida autêntica? A integridade do Contexto original? Estranha inversão de perspectiva. Porque, simultaneamente, a crítica mais comum contra o museu apresenta-o como sendo, ele próprio, um órgão de sacralização. O museu, por retirar as obras de sua origem, é realmente "o lugar simbólico onde o trabalho de abstração assume seu caráter mais violento e mais ultrajante". Porém, esse trabalho de abstração e esse efeito de alienação operam em toda parte. É a ação do tempo, conjugada com nossa ilusão da presença mantida e da arte conservada.


(Adaptado de: GALARD, Jean. Beleza Exorbitante. São Paulo, Fap.-Unifesp, 2012, p. 68-71)

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • . Para que haja escândalo, é necessário que tenha havido atentado ao sagrado. Diante de cada crítica escandalizada dirigida ao museu, seria interessante desvendar que valor foi previamente sacralizado. A Religião? A Arte? A singularidade absoluta da obra? A Revolta? A Vida autêntica? A integridade do Contexto original? Estranha inversão de perspectiva. Porque, simultaneamente, a crítica mais comum contra o museu apresenta-o como sendo, ele próprio, um órgão de sacralização - letra C

  • Significado de Obliterar

    v.t. Apagar, destruir progressivamente com o uso; suprimir.
    Fig. Fazer esquecer, ficar esquecido.
    Medicina Obstruir (um vaso, um conduto, uma cavidade); fechar pouco a pouco, por aderência das paredes ou por qualquer outra causa.

     

    Sinônimos de Obliterar

    Obliterar é sinônimo de: destruir, suprimir, raspar, apagar, eliminar, obscurecer, ofuscar

  • Fala galera,

     

    Marquei a alternativa (A) por causa desse trecho:

    "Todos os objetos reunidos ali têm como princípio o fato de terem sido retirados de seu contexto. Desde então, dois pontos de vista concorrentes são possíveis. De acordo com o primeiro, o museu é por excelência o lugar de advento da Arte enquanto tal, separada de seus pretextos, libertada de suas sujeições. Para o segundo, e pela mesma razão, é um "depósito de despojos". Por um lado, o museu facilita o acesso das obras a um status estético que as exalta. Por outro, as reduz a um destino igualmente estético, mas, desta vez, concebido como um estado letárgico. "

     

    Alguém poderia me explicar o erro da alternativa (A), por favor?

     

    Obrigadão!

  • PEÇO POR GENTILEZA QUE OS COMPANHEIOROS DE JORNADA TAMBEM

    FAÇAM E COMENTEM AS PROVAS DA COPEVE-UFAL, POIS NOS

    ENRIQUECEM! ABRAÇOS FRATERNOS !

  • Também fiquei entre a C e a A. Alguém poderia ajudar? Obrigada! Bons estudos!

  • Só não é letra a) porque a banca não quis, está mais certo a letra c). Não há outra explicação.

  • Meu, depois de ler não sei quantas vezes eu acertei.
    Mas sinceramente, nem sei o porquê do acerto.

  • Do meu poto de vista, o texto não deixa claro a seguinte afirmação da assertiva A) .."uma vez que apaga seu contexto social de produção. "

     

  • Acredito que quando a banca pergunta De acordo com o texto, geralmente, a resposta está na conclusão.

  • Acredito que não seja a letra A porque o AUTOR do texto não tem como conclusão que " o museu, enquanto depósito de despojos, confere destaque às características estéticas das obras, uma vez que apaga seu contexto social de produção". Que essa frase é verídica, é, mas refere-se a uma OPINIÃO dos críticos em relação aos museus, mas não trata-se da opniao do autor, visto que ele claramente diverge dela.

  • Natália

    Os objetos que nele se encontram reunidos trazem o testemunho de disputas sociais, de conflitos políticos e religiosos.

    a) ERRADA. o museu, enquanto depósito de despojos, confere destaque às características estéticas das obras, uma vez que apaga seu contexto social de produção.  Se apagasse não teria o que contar.

  • Significado de "sacralizar":

    Fazer com que se torne sagrado; ficar ou se tornar sagrado: é preciso sacralizar o matrimônio; sacralizou-se pela fé.

  • Letra: A - apaga o contexto social....errada

    B- Ele não neutraliza as obras modernas.errada

    D- o fato de o contexto religioso não apagadas razões  sociopoliticas não é o motivo das críticas...errada

    E- A função paificadora não pode ser questionada em virtude dos conflitos políticos. ..etc...o Museu é história. ..errada

    Acerta = C

  • letárgico

    Significado de Letárgico

    adj.Que se pode referir a ou característico de letargia.Que possui letargia ou por ela foi acometido.[Por Extensão] Figurado. Que expressa desânimo; que está sem alento; esmorecido.(Etm. do grego: lethargikós.é.ón/ pelo latim: lethargicus.a.um)

    Sinônimos de Letárgico

     

    Letárgico é sinônimo de: esmorecido, desanimado, apático, vagaroso, dormente ;

     

     

    Sinônimos de Ultraje

     

    Ultraje é sinônimo de: provocação, ofensa, invectiva, insulto, injúria, doesto, desfeita, abuso,vitupério, agravo, ataque, afronta

     

  • O texto é chatinho para ler, mas com 2 leituras da pra matar a questão. Foi o que fiz. 

    Gab C.

  • Caraca que texto do capeta!

  • Não sei se estou correta com essa explicação mas foi o que usei como base para responder.

     c) a crítica ao museu como um lugar que desmistifica a arte traz em seu bojo uma contradição, pois as acusações mais comuns lhe imputavam o mais das vezes a sacralização das obras.

    "Estranha inversão de perspectiva. Porque, simultaneamente, a crítica mais comum contra o museu apresenta-o como sendo, ele próprio, um órgão de sacralização. O museu, por retirar as obras de sua origem, é realmente "o lugar simbólico onde o trabalho de abstração assume seu caráter mais violento e mais ultrajante".

    No final do texto o autor coloca as contradições: sacralização e caráter violento e ultrajante.

    Espero ter ajudado!

  • CORREÇAO DA PROVA:https://www.youtube.com/watch?v=c4JyUsqOpas

  • Letra (c)

     

     

    A Religião? A Arte? A singularidade absoluta da obra? A Revolta? A Vida autêntica? A integridade do Contexto original? Estranha inversão de perspectiva. Porque, simultaneamente, a crítica mais comum contra o museu apresenta-o como sendo, ele próprio, um órgão de sacralização

  • Também fiquei em dúvida entre a A e a C.

    Eliminei a "A" porque afirma que APAGA o contexto social de produção.

    Vejam essa frase no início do 2o parágrafo: "Todos os objetos reunidos ali têm como princípio o fato de terem sido retirados de seu contexto."

    Percebam que o contexto não foi apagado. Os objetos só foram retirados do contexto. 

  • Era p ter um professor específico apenas p questões de interpretação da FCC. Precisa de um domínio mto grande da banca.

  • nnao sei como alguem consegue escrever tanta abobrinh e chamar de texto

  • Fala sério! Essa prova era só de Português, não era?!

     

  • Achei essa questão bem difícil, mas acertei. Felizmente!