-
Benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-benchmarking/48104/
-
a)
à concentração da supervisão dos projetos no âmbito da gerência da organização, objetivando maior controle e eficácia.
Não há de se falar na concentração no nível tático/intermediário, até porque o Benchmarking consiste em técnicas de analogias de produção, desempenho com os de outras organizações, realizando assim , praticamente, no nível institucional.
b)
à adoção de modelos padronizados e testados no mercado para o gerenciamento de projetos comuns, não aplicável, contudo, em projetos complexos.
Aplica-se a projetos complexos também;
c)
ao ciclo de melhoria contínua praticado pela organização e representado por etapas de aquisição de conhecimento.
Este conceito correnponde ao ciclo PDCA;
d)
à disseminação dos conceitos de excelência na gestão de projetos no âmbito da organização, através de treinamentos contínuos e avaliações de resultados.
Não consiste na características de Benchmarking
e)
à comparação das práticas e resultados do gerenciamento de projetos verificadas na organização com as existentes em outras organizações de sucesso.
Benchmarking propriamente dito
PARA MAIS QUESTÕES DE ADMINISTRAÇÃO GERAL, PÚBLICA, GESTÃO DE PESSOAS COMENTADAS, ACESSE:
https://www.facebook.com/administracaoparaconcurseiro/
-
Olá pessoal ( GABARITO LETRA E)
obs: Gostaria de acrescentar que esse assunto foi cobrado na prova discursiva do MPOG/CESPE/2015
http://www.cespe.unb.br/concursos/mp_15_enap/arquivos/176MPENAP_DISC002_01.pdf
--------------------------------------------------------------------------------------
Segue conceituação de benchmarking retirado do padrão da prova discursiva da cespe:http://www.cespe.unb.br/concursos/mp_15_enap/arquivos/Padrao%20de%20respostas__CARGO_2.pdf
Benchmarking é um processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual a organização incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e(ou) aperfeiçoa os seus próprios métodos. No benchmarking, ocorre um aprendizado especial, que revela as melhores práticas de uma organização considerada a melhor de seu ramo ou setor, de seu país, ou até mesmo do mundo, no intuito de promover um estudo que tenha como resultado final uma perspectiva do que poderia ser modificado, melhorado na própria organização, usando-se como referencial a outra organização ou a parte dela que tenha servido à investigação.
Tipos de benchmarking:
1 - Benchmarking interno — Consiste na análise de atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, países etc. Hoje em dia, as organizações se dispersaram em territórios geográficos distintos, o que viabiliza diferenças de toda a sorte, levando a alterar-se a execução de práticas idênticas.
2 - Benchmarking competitivo — Pautado na análise de concorrentes diretos que vendem para uma mesma base de clientes.
3 - Benchmarking funcional (genérico) — Fundamentado na análise de organizações reconhecidas como aquelas que têm os mais avançados produtos, serviços e(ou) processos.
Luis César Araújo. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional; arquitetura organizacional: benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. Vol. 1. 4.ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/mp_15_enap/arquivos/Padrao%20de%20respostas__CARGO_2.pdf
-
-
Benchmarking, em sentido geral, nada mais é do que a avaliação da organização em relação à concorrência, que visa à incorporação das melhores práticas que conduzem a um desempenho superior, aperfeiçoando-as para si mesma. Assim, LETRA "E".
Dica para não esquecer: "benchmark" significa, originalmente, "marca de referência", em alusão às marcas (marks) que os viajantes romanos deixavam nos bancos (benchs) de descanso para indicar a que distância estavam de Roma.
Portanto, em Administração, pode-se depreender que seriam as "marcas de referência" de determinada organização, sua (s) "marca (s) de sucesso" ou "marca (s) de excelência", as quais, logo, poderiam ser "copiadas" por outras organizações no intuito de alcançarem também o sucesso/excelência.
-
RESPOSTA: E
Benchmarking: processo contínuo para avaliar serviços, produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou com empresas que são reconhecidas como líderes,
-
Benchmarking - É um processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação a uma referência (outra organização ou área). O benchmarking deve ser percebido como algo sistemático, que envolve toda a organização, e não isolado. Ele é também um processo gerencial, à medida que ele serve para que os tomadores de decisão na empresa guiem o seu pensamento.
FONTE: CARLOS XAVIER (Estratégia Concursos)
-
A grosso modo
BENCHMARKING: olha pro concorrente e vê o que dá certo nele. Implementa na empresa, deu certo nele pode dá no teu. Exemplo tosco: Suponhamos que o Homem seja uma empresa e a mulher o cliente. Eu sou a empresa x e você ( homem) é a empresa y. Percebo que você arrasa na cama com as meninas e resolvo perguntar o que você faz de tao bom. Ele fala que é a posição que tem que ser $%¨$#. Eu, utilizando benchmarking, vou lá e tento fazer também.
GABARITO ''E''
-
Fcc já pediu algumas vezes
medir grau de maturidade de gerenciamento de projetos pelo PMOK --> benchmarking (1 das maneiras de medir)
-
benchmarking... é uma espécie de "copiar" o que deu resultado positivo na outra e aplicar na sua empresa.
-
Sensato!
-
Em 2021 isso mudou, QC tá quase de graça, e só piorou
-
Benchmarking, segundo a FNQ, corresponde: “ Método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização, entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas”
A alternativa “E” é a única que apresenta as características do conceito de benchmarking.
Gabarito: E