-
GABARITO D. Agregar valor às pessoas, depositando credibilidade e confiança através de políticas de enriquecimento de capital intelectual por meio de treinamento e desenvolvimento que possam agregar valor a processos e relacionamento com o público, são peculiaridades imprescindíveis ao programa de qualidade total que as instituições públicas e privadas devem impantar se quiserem obter altos índices de satisfasciência à sociedade.
-
Os 13 Fundamentos da Excelência são:
1. Pensamento sistêmico;
2. Atuação em rede;
3. Aprendizado organizacional;
4. Inovação;
5. Agilidade;
6. Liderança transformadora;
7. Olhar para o futuro;
8. Conhecimento sobre clientes e mercados;
9. Responsabilidade social;
10. Valorização das pessoas e da cultura;
11. Decisões fundamentadas;
12. Orientação por processos;
13. Geração de valor.
FONTE: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Os 13 Fundamentos da Excelência são:
1. Pensamento sistêmico;
2. Atuação em rede;
3. Aprendizado organizacional;
4. Inovação;
5. Agilidade;
6. Liderança transformadora;
7. Olhar para o futuro;
8. Conhecimento sobre clientes e mercados;
9. Responsabilidade social;
10. Valorização das pessoas e da cultura;
11. Decisões fundamentadas;
12. Orientação por processos;
13. Geração de valor.
Já os oito Critérios de Excelência são:
1. Liderança;
2. Estratégia e planos;
3. Clientes;
4. Sociedade;
5. Informações e conhecimento;
6. Pessoas;
7. Processos;
8. Resultados.
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Essa FCC nos faz de idiota.
-
Pura decorega :/
-
Resposta: d) geração de valor e processos. (Itens 12 e 13 abaixo)
1. Pensamento sistêmico
Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.
2. Atuação em rede
Desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.
3. Aprendizado organizacional
Busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e do compartilhamento de conhecimento e experiências.
4. Inovação
Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.
5. Agilidade
Flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos.
6. Liderança transformadora
Atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar, realizadora e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.
7. Olhar para o futuro
Projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazos, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.
8. Conhecimento sobre clientes e mercados
Interação com clientes e mercados e entendimento de necessidades, expectativas e comportamentos, explícitos e potenciais, criando valor de forma sustentável.
9. Responsabilidade social
Dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.
10. Valorização das pessoas e da cultura
Criação de condições positivas e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e no fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência.
11. Decisões fundamentadas
Deliberações sobre direções a seguir e ações a executar, utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retroalimentações e de experiências.
12. Orientação por processos
Busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.
13. Geração de valor
Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência, e que atendam às necessidades das partes interessadas.
-
A questão não está desatualizada pois pode ser respondida levando em conta que os fundamentos que são cobrados ainda constam da relação da FNQ:
7. Orientação por processos;
8. Geração de valor.
Prudência com os comentários, por favor.
-
Para facilitar o entendimento, bastaria interpretar os conceitos dos termos "fundamento" e "critério":
- Fundamentos: referem-se a ideias, aos conceitos que nortearão a gestão em busca da excelência. São as razões, os motivos.
- Critérios: referem-se à maneira, ao modo como será alcança a excelência. São padrões que servem de base para a comparação (ou mensuração/avaliação) de coisas e pessoas.
Dito isso, pode-se simplesmente eliminar tudo o que não se encaixaria na ordem fundamento e critério, respectivamente, como exige a questão:
(A) resultados (seria um critério, pois seriam mensurados e avaliados) e visão de futuro (seria um fundamento, pois serve de base para a busca pela excelência). Portanto, ERRADA.
(B) sociedade (seria um critério, pois seria avaliado qual o alcance/benefício para ela) e aprendizado organizacional (seria um fundamento, pois, novamente, norteia a busca pela excelência). Também ERRADA.
(C) clientes (seria um critério, pois, outra vez, seria avaliada qual o benefício/melhoria para o cliente) e pensamento sistêmico (seria um fundamento, pelo mesmo já exposto). ERRADA novamente.
(D) geração de valor (seria um fundamento que norteia a busca pela excelênfcia) e processos (corresponde a um critério, pois seriam avaliados quanto a sua eficiência). CORRETO.
(E) eficiência (insere-se no critério "processos", juntamente com eficácia e efetividade) e transparência (fundamento, "agir com transparência para gerar credibilidade"). ERRADA também, pois não segue a ordem exigida pela questão.
Perceba-se, também, que quase todas as palavras que se apresentam sozinhas ("Resultados", "Clientes", "Processos", "Sociedade") são critérios, enquanto quase todas as expressões maiores ("Geração de Valor", "Visão de Futuro", "Pensamento Sistêmico", "Aprendizado Organizacional") são fundamentos.
-
GABARITO ITEM D
CRIEI UM BIZU PARA DECORAR OS CRITÉRIOS E NÃO ESQUECI.DEIXAREI ABAIXO PARA QUEM QUISER USAR
BIZU: ''CLIPE LISO INCOMODA,PROCURE PLAES(PAZ)''
CLIENTES
PESSOAS
LIDERANÇA
SOCIEDADE
INFORMAÇÕES
CONHECIMENTO
PROCESSOS
RESULTADOS
PLANOS
ESTRATÉGIAS
-
A matéria de Administração já é, por si só, um compêndio de inutilidades e conceitos genèricos. E essa questão é uma das inúmeras que aumenta ainda mais essa conotação negativa. Típico assunto genérico, abstrato, prolixo, que deixa muita margem para interpretações e na realidade não representa NADA do que é dito.
-
AFFFFF!
Até porque os fundamentos e critérios são beeeem parecidos, se não consultar ao material lasco me fácil numa dessa :/
infelizmente.
-
Esse é o tipo de questão que em uma prova do CESPE deixo em branco sem pensar duas vezes. Mesmo porque é bem capaz do CESPE inventar algum conceito mais idiota, genérico e ''abstrato'' do que esses já citados e considerar como gabarito.
-
#24 NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® – MEG
FUNDAMENTOS:
1. Pensamento sistêmico;
2. Aprendizado organizacional e inovação;
3. Liderança transformadora;
4. Compromisso com as partes interessadas;
5. Adaptabilidade;
6. Desenvolvimento sustentável;
7. Orientação por processos;
8. Geração de valor.
http://www.fnq.org.br/publications/download/169
-
Eu decorei assim: os critérios têm só uma palavra, sem exceções; já os fundamentos têm duas palavras, com duas exceções (inovação e agilidade).
-
14 FUNDAMENTOS: Pensamento sistêmico, Apredizagem organizacional, Cultura da inovação, Liderança e constância de propósitos, Orientação por processos e informações, Visão de futuro, Geração de valor, Comportamento com as pessoas, Foco no cidadão e na sociedade, Desenvolvimento de parcerias,Responsabilidade social, Controle social, Gestão participativa e Agilidade
8 CRITÉRIOS OU DIMENSÕES: Governança, Estratégias e palnos, Cidadão-usuário, Interesse público e cidadania, Informação e conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados
-
Já informei ao QC diversas vezes que essa questão está desatualizada!
Eita inércia maldita!
Não há mais fundamentos E critérios! Agora só existem OITO fundamentos:
1. Pensamento sistêmico;
2. Aprendizado organizacional e inovação;
3. Liderança transformadora;
4. Compromisso com as partes interessadas;
5. Adaptabilidade;
6. Desenvolvimento sustentável;
7. Orientação por processos;
8. Geração de valor.
-
Piraneto Luiz, muitíssimo obrigado pela atualização.
-
http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
Atualização do Modelo de Excelência (MEG)
-
Macete para os fundamentos: PALCADOG
depois lembra dos verbos
Pensar - Aprender - Liderar - Comprometer - Adaptar - Desenvolver - Orientar - Gerar
Eu decorei assim: primeiro você pensa, daí aprende, depois lidera (um suposto subordinado), se compromete (com quem vc está liderando), se não der certo adapta, desenvolve a pessoa, orienta ela e, no final, gera o profissional preparado!
1. Pensamento sistêmico;
2. Aprendizado organizacional e inovação;
3. Liderança transformadora;
4. Compromisso com as partes interessadas;
5. Adaptabilidade;
6. Desenvolvimento sustentável;
7. Orientação por processos;
8. Geração de valor.
-
Os oito FUNDAMENTOS da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: PLACA DOG ou
O LÍDER O-L-D APRENDE A SE ADAPTAR PENSANDO COMO OS OUTROS
APRENDI A ME ADAPTAR PENSANDO COMO OS OUTROS G-O-L-D (os outros 4 vc lembra! Os outros são as partes interessadas).
1. Pensamento sistêmico;
2. Aprendizado organizacional e inovação;
3. Liderança transformadora;
4. Compromisso com as partes interessadas;
5. Adaptabilidade;
6. Desenvolvimento sustentável;
7. Orientação por processos;
8. Geração de valor.
-
Temos 8 fundamentos da excelência segundo o MEG (21ª edição):
1. Pensamento sistêmico; 2. Aprendizado organizacional e inovação; 3. Liderança transformadora; 4. Compromisso com as partes interessadas; 5. Adaptabilidade; 6. Desenvolvimento sustentável; 7. Orientação por processos; 8. Geração de valor.
Note que a única alternativa que descreve corretamente 2 fundamentos do MEG é a alternativa “D”.
Gabarito: D