SóProvas


ID
1886734
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que determinada organização tenha optado por agrupar suas atividades concentrando em um mesmo órgão aquelas da mesma natureza ou especialidade, contemplando, por exemplo, departamento de contabilidade, de vendas e de pessoal. O critério de departamentalização adotado pela referida organização é:

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização por funções - agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área, na organização. Caracterizada pela especialização das funções, o setor financeiro agrupa pessoas especialistas em finanças, o setor de marketing agrupa pessoas especialistas em marketing, etc. Adequada para pequenas e médias empresas e ambientes estáveis. Tem como vantagem a especialização, relacionamento entre funcionários dentro do setor e autoridade baseada no conhecimento; possui como desvantagem o fato de diminuir a visão global da empresa, perda de autoridade e dificuldade na tomada de decisão.

     

     Departamentalização por serviços ou produtos - a organização se divide pelos produtos ou serviços oferecidos aos clientes, os setores são separados de acordo com os produtos que eles têm de cuidar. Um bom exemplo seria um supermercado em que há um setor que cuida de produtos de higiene, outro do açougue, etc. Tem como vantagem a especialização, melhor facilidade para desenvolver novos produtos ou serviços, uso de tecnologia, facilidade na contabilidade dos recursos; possui como desvantagem o maior custo operacional dos departamentos, duplicação de recursos, etc

     

    Departamentalização por cliente – foco da organização é no cliente, como por exemplo uma loja de roupas que tem um departamento de roupas masculinas, femininas e infantis. Busca a satisfação do cliente com maior reconhecimento no mercado. O cliente é a razão de ser da organização, ele é a prioridade.

     

    Fonte: http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/

  • Olá pessoal (GABARITO LETRA A) 

    Como já mencionado pelos colaboradores a questão refere-se à DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL:

     

    obs: Gostaria de mencionar que este tema DEPARTAMENTALIZAÇÃO foi cobrado na prova discursiva do MPOG/2015/CESPE/C22.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/mp_15_enap/arquivos/176MPENAP_DISC022_01.pdf

    ------------------------------------------------------------

    Seguem os tipos de departamentalização retirados do PADRÃO DISCURSIVA CESPE:

     

     a) Departamentalização funcional :consiste em atribuir a cada unidade organizacional a responsabilidade por uma função a ser desenvolvida na organização, como, por exemplo, recursos humanos, finanças, marketing, operações, podendo haver agrupamento de funções em uma unidade, de acordo com o porte da organização.

    b) Departamentalização territorial ou por área geográfica: consiste em atribuir a cada unidade organizacional a responsabilidade por uma localidade.

    c) Departamentalização por produto:consiste em atribuir a cada unidade organizacional a autoridade e a responsabilidade sobre um grupo ou a totalidade de operações relativas a um produto ou serviço.

    d) Departamentalização por cliente: consiste em atribuir a cada unidade organizacional a gestão das necessidades de cada tipo de cliente, conforme os critérios definidos pela organização.

    e) Departamentalização por projetos: consiste em atribuir a uma ou mais unidades organizacionais a gestão dos projetos desenvolvidos na organização.

    f) Departamentalização por processos: consiste em administrar todo o trabalho desenvolvido na organização como um fluxo contínuo ou elos de uma corrente, não como unidades independentes.

     

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/mp_15_enap/arquivos/Padrao%20de%20respostas_CARGO_22_QUESTAO_1.pdf

     

     

  • A grosso modo:
    Departamento por funções: RH, Financeiro, Ouvidoria, Almoxarifado..

    Departamento por serviços ou produtos: Divisão do supermercado em padaria, açougue, lavanderia...

    Departamento por cliente: loja de roupa feminina, infantil, masculina...

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

     

    É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.

    Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos.

    Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações. 

     

    ALTERNATIVA A

     

     

     

  • Departamentalização por função- é a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, princípio da especialização.

    Vantagens:

    Agrupa vários especialistas;

    Simplifica treinamento;

    Permite economia de escala;

    Indicada situações estáveis;

    Desvantagens:

    Ênfase nas especialidades;

    Inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudança;

    Foco na especialidade

    Fonte: Giovanna Carranza

     

  • FUNCIONAL= ESPECIALIZAÇÃO

  • Para Elisabete Moreira (2016, p. 332) a departamentalização funcional consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades, conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.

    A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.

    O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtos. Seu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÃO (FUNCIONAL)

    A Departamentalização por Funções ou Funcional é o agrupamento das atividades de acordo com as especializações ou funções principais da organização, como finanças, recursos humanos, mercadologia, produção, marketing etc. Consiste no agrupamento de atividades e tarefas com base nas principais funções desenvolvidas pela empresa. A divisão do trabalho faz surgir uma departamentalização em atividades agrupadas e identificadas pela classificação funcional, pois considera atividades principais da empresa, como produção, vendas, finanças etc.

    É a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização. A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais.

    VANTAGENS

    ▪ Agrupa vários especialistas em uma mesma unidade;

    ▪ Simplifica o treinamento e orienta as pessoas para uma função específica, concentrando sua competência e habilidades técnicas; 

    ▪ Permite economia de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa;

    ▪ Indicada para situações estáveis, tarefas rotineiras e para produtos ou serviços que permaneçam longos ciclos sem mudanças.

    DESVANTAGENS

    ▪ Reduz a cooperação interdepartamental (ênfase nas especialidades);

    ▪ Inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudança, pois dificulta a adaptação e a flexibilidade às mudanças externas;

    ▪ Foco na especialidade em detrimento do objetivo organizacional global.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Abordagem Funcional:  

    Departamentos por pessoas especialistas em determinada função. Tipo mais comum nas organizações. Indicada em casos de estabilidade e poucas mudanças. Também chamada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional.   

  • Quando se utiliza como critério de departamentalização a similaridade de funções, temos uma departamentalização funcional.

    Gabarito: A

  • Assertiva: "Considere que determinada organização tenha optado por agrupar suas atividades concentrando em um mesmo órgão aquelas da mesma natureza ou especialidade, contemplando, por exemplo, departamento de contabilidade, de vendas e de pessoal."

    Departamentalização funcional

    • Neste tipo, os departamentos são divididos dentro de uma lógica funcional, ou seja, relacionada com a função organizacional. Assim sendo, as pessoas são agrupadas de acordo com a semelhança das atividades, das habilidades e dos recursos disponíveis para as funções ou especialidades das empresas. 
    • A departamentalização funcional não é a mais adequada para instituições que operam em ambientes dinâmicos e instáveis.

    Gabarito: Letra A