-
resposta letra D
TEORIA DAS NECESSIDADES DE MCCLELLAND
Nesta teoria, McClelland identificou três necessidades motivacionais: necessidade de realização, necessidade de afiliação e necessidade de poder.
Necessidade de Realização: reflete a vontade de atingir objetivos que apresentam algum desafio; de fazer alguma coisa melhor do que anteriormente
Necessidade de Afiliação: tal como o nome indica, traduz o desejo de estabelecer relações pessoais próximas
Necessidade de Poder: Vontade de controlar, influenciar e ser responsável pelas outras pessoas.
Conteúdo completo no site: https://www.portal-gestao.com/artigos/7391-teoria-das-necessidades-de-mcclelland.html
-
Qual é o rap do MC? kkkkk
RAP MCCLELLAND
Isso é uma dica para gravar que uma usuária daqui deu e eu achei otima!
Avanteeeeeeeeeeeee povo !
-
Parece que a questão mesclou as teorias de McClelland com a Teoria da Equidade de Adam's
Teoria da Equidade Formulada por Adams, está baseada na comparação que as pessoas realizam a respeito de suas contribuições e resultados em relação às contribuições e
resultados dos outros. A teoria da Equidade procura explicar a justiça distributiva, a maneira como se percebe a distribuição e alocação das recompensas na organização.
Ponto dos Concurso, 2016.
-
Complementando...
Teoria da motivação para a Realização ( McClelland & Atkinson)
Esses teóricos estudaram as necessidades como fontes de motivação. Eles descreveram três necessidades - realização, poder e associação - que expressam uma gama de características. As pessoas são movidas mais por uma necessidade do que por outra, o que dá pistas interessantes sobre o que as motiva.
a) Necessidade de realização: [...]" Realizar algo difícil. Dominar, manipular ou organizar objetos físicos , seres humanos ou ideias. Fazer isto o mais rápido e independentemente possível. Superar obstáculos e atingir um alto padrão. Exceder a si mesmo.[...];
b) Necessidade de afiliação: [...] Preferem atividades que envolvam contatos com outras pessoas e investem mais tempo mantendo relações sociais, juntando-se a grupos e querendo ser aceitas. Possuem, portanto, relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.[...];
c) Necessidade de poder: Refletem o desejo de influenciar, treinar, ensinar ou encorajar os outros a concretizarem suas realizações. É uma necessidade expressa na vontade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas, fazendo com que ajam de uma maneira que não fariam naturalmente.[...];
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. D]
bons estudos
-
RAP DO MC CLELLAND!!!!!!!!! hahahahahaahahah
(galera criativa)
Vamos lá:
REALIZAÇÃO: Alcançar objetivos com mérito próprio. Gosta de assumir responsabilidades.
AFILIAÇÃO: Contato social. Necessidade de relacionar-se.
PODER: Necessidade de alcançar objetivos por meio da influência
-
Complementando com os ensinamentos do professor Carlos Xavier a respeito da teoria da equidade:
"1. Justiça atributiva (ou distributiva): refere-se à percepção de que o resultado obtido foi justo. É o conceito clássico enfocado pela Teoria da Equidade.
2. Justiça processual: trata da percepção de justiça no processo utilizado para determinar o resultado recebido. Envolve o sentimento dos funcionários de que eles exercem algum controle sobre os processos e de que explicações são dadas para as recompensas oferecidas pela organização.
3. Justiça interacional: é a percepção do funcionário de que é tratado com dignidade e respeito. Está ligada à justiça nas interações entre funcionários e gestores.
4. Justiça organizacional: é o resultado das três dimensões da justiça tomadas em conjunto. Trata-se da percepção, pelo funcionário, de que o ambiente de trabalho é justo como um todo para se trabalhar. A tendência é se olhar a equidade cada vez mais com foco na justiça organizacional."
-
Por que o gabarito não é letra E? Não entendi...
-
Fabrício, porque " maioria se considera capaz e gostaria de assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento" não está relacionado a poder, capacidade de influenciar ou encorajar pessoas e sim relacionado a REALIZAÇÃO.
Lembre que realização é botar em prática(fazer), necessidade de ter autonomia pra realizar trabalhos ou assumir responsabilidades.
-
Rapaz, o povo complica demais. Teoria das necessidades (da questão) é uma coisa e teoria da equidade é outra.
-
Gostei do RAP...
-
Não entendi a parte da necessidade de Afiliação. Para mim a resposta C é mais coerente...
-
A questão mesclou a Teoria da Motivação para a Realização ou das necessidades adquiridas (McClelland) com a Teoria da Equidade (Adams)
Teoria da Motivação para a Realização ou das necessidades adquiridas (McClelland), na qual as pessoas são movidas mais por uma necessidade do que por outra e são 3 que servem de base para o comportamento:
Necessidade de realização: buscam o sucesso segundo algum padrão internalizado de excelência. Realizar algo difícil, Dominar, manipular...
Necessidade de afiliação: trata-se da vontade de possuir relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.
Necessidade de poder: necessidade expressa na vontade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas.
Teoria da Equidade (Adams), definida como uma relação entre a contribuição que o indivíduo dá em seu trabalho e a recompensa que recebe, sendo que a proporcionalidade nas recompensas (JUSTIÇA) determina o comportamento das pessoas nas organizações. Descreve-se dois tipos de justiça: de processo (que é percebida no processo utilizado para determinar a distribuição das recompensas, afesta de forma mais poderosa o comprometimento do funcionário) e de distribuição (influência sobre a satisfação do funcionátio).
A questão dividiu nas seguintes etapas e, segundo minha interpretação, conclui que:
1 - os membros da equipe valorizam a cooperação e o bom relacionamento com os pares; (afiliação)
2 - os membros da equipe desejam mais autonomia para a realização do trabalho; (realização)
3 - a maioria se considera capaz e gostaria de assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento; (realização)
4 - os membros da equipe percebem que seus esforços são recompensados da mesma forma que os esforços dos colegas. (teoria da equidade, pois pautam-se na justiça de distribuição).
Fontes:
Livro: Gestão de Pessoas de Cristiana Duran. Editora Juspodivm e PDF do prof. Carlos Xavier do Estratégia Concursos.
-
Obrigado, Milenna Santana. Seu comentario foi ótimo!
Houve uma combinação de teorias motivacionais.
GABARITO ''D''
-
Acho confuso associar a característica de "assumir responsabilidade" com a realização, pois entendo a "responsabilidade" como consequência direta do poder. Alguém consegue explicar melhor ou são apenas palavras-chave que devem ser decoradas como tal?
-
É só uma decoreba que não serve nem na teoria e muito menos na prática pra ser aprovado passando por uma banquinha,
-
-
Necessidade de afiliação????
-
Mc Clelland - Teoria da Motivação - RAP
Realização
Afiliação (como as necessidades sociais de Maslow)
Poder
-
Como muita gente errou esse mamão com açúcar, bora lá
Essa questão está baseada na teoria de McClelland e leva em conta tbm a teoria da equidade
I - os membros da equipe valorizam a cooperação e o bom relacionamento com os pares (necessidade de afiliação);
II - os membros da equipe desejam mais autonomia para a realização do trabalho (pq q eu quero mais autonomia? pq eu sei q posso e quero mostrar q eu posso --> necessidade de realização)
Obs: não confundir com necessidade de poder: trata-se da necessidade de possuir poder para fazer com que os outros se comportem de um modo que não o fariam naturalmente. Também é conhecida pelo nome em inglês need for power ou simplesmente nPow.
III - a maioria se considera capaz e gostaria de assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento (mesma ideia do item anterior)
IV - os membros da equipe percebem que seus esforços são recompensados da mesma forma que os esforços dos colegas (eles acham q está tudo certinho, q a organização os trata de maneira justa)
Gabarito: D
-
Gabarito: D
-
Comentário:
Meu projeto de concursado, de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas, quando alguém tem necessidade de bom relacionamento com as pessoas, podemos dizer que essa pessoa é motivada por desejo de afiliação. Já quando o trabalhador desejar autonomia, vencer desafios, mais responsabilidades ou ser bem sucedido, temos uma necessidade de realização.
Por último, de acordo com a Teoria da Equidade ou da Justiça Organizacional de Adams, um indivíduo que é motivado pelo desejo de justiça entre sua relação esforço-benefícios e a de trabalhadores em situação semelhante, temos uma necessidade de justiça de distribuição de recompensas. Temos as seguintes formas de justiça organizacional que podem ser percebidas pelo trabalhador:
JUSTIÇA DE DISTRIBUIÇÃO: que se percebe na quantidade e na alocação de recompensas ao indivíduos.
JUSTIÇA DE PROCESSO: que se percebe no processo utilizado para definir a distribuição das recompensas.
Logo, o nosso gabarito é o item d).
Gabarito: D
-
Essa questão mistura duas teorias da motivação. Vamos “debulhar” o enunciado e responder corretamente.
Os três primeiros trechos do resultado da pesquisa representam a teoria das três necessidades de McClelland.
De acordo com essa teoria, os indivíduos ao longo da vida, a partir dos resultados das suas experiências, vão aprendendo e adquirindo três tipos de necessidade: necessidades de realização, necessidades de poder e necessidades de afiliação.
“os membros da equipe valorizam a cooperação e o bom relacionamento com os pares” – Necessidade de afiliação.
“os membros da equipe desejam mais autonomia para a realização do trabalho” - Necessidade de realização.
“a maioria se considera capaz e gostaria de assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento” – Necessidade de Realização
O quarto e último trecho da pesquisa é relacionado com a Teoria da Equidade de Stancy Adams.
Essa teoria propõe que a ação dos indivíduos é afetada pela percepção de equidade do ambiente.
“os membros da equipe percebem que seus esforços são recompensados da mesma forma que os esforços dos colegas”
A equidade ocorrerá se o indivíduo perceber que a proporção (Recompensa/contribuição) dele é equivalente a dos outros indivíduos. Em português claro: se, na percepção do indivíduo, existe um tratamento igualitário e justo na organização, teremos um ambiente de equidade (justiça de distribuição). Se, por outro lado, na percepção do indivíduo, existir um tratamento diferente entre ele e os demais indivíduos, teremos um ambiente de inequidade.
Conforme exposto, fica claro a alternativa D como correta.
GABARITO: D