SóProvas


ID
1887334
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado no PCASP um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Esse mecanismo consiste na utilização do 5º nível das contas de natureza patrimonial utilizado para identificar os saldos recíprocos.


As contas que forem identificadas no 5º nível com o dígito 4 - Intra OFSS - Estado, representam as operações que: 

Alternativas
Comentários
  • No MCASP6 é descrito que:

    5º Nível (Subtítulo) – Consolidação

     

    x.x.x.x.4.xx.xx - INTER OFSS – ESTADO

     

    Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um estado.
     

    Alternativa C

  • A questão falou Intra Ofss... Está equivocada por isso errei pois Intra é do mesmo ente. Deve ter sido erro de digitação ou a questão é anulável.


  • Giovanni Pacelli          

    https://www.youtube.com/watch?v=ykeQbn4qsCM

  • Geralmente, quando há erro de digitação da banca (nesse caso, ao invés de colocar INTER OFSS – Estado, colocou INTRA), mas, de alguma forma, é possível, por parte do candidato, "supor" esse erro e resolver a questão, as bancas não anulam.

     

    Nesse caso concreto, apesar de ter colocado INTRA OFSS - Estado, o dígito 4 e o "estado" permitem ao candidato que conhece bem o MCASP saber que houve esse erro por parte da banca e resolver a questão.

     

    Apesar de achar isso nenhum pouco profissional, é o que tenho visto com frequência por ai em várias bancas diferentes.

     

    Ademais,

    MCASP, 6ª edição, página 287:

     

    x.x.x.x.4.xx.xx

    INTER OFSS – ESTADO

    Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um estado.

     

    Gabarito C

  • Segundo MCASP 7ª Edição:

     

    x.x.x.x.2.xx.xx - INTRA OFSS (conforme o enunciado da questão, de modo que o gabarito correto seria a alternativa B): Compreende  os  saldos  que  serão  excluídos  nos demonstrativos  consolidados  do  Orçamento Fiscal  e  da  Seguridade  Social  (OFSS)  do  mesmo ente. 

     

    x.x.x.x.4.xx.xx - INTER OFSS – ESTADO: Compreende  os  saldos  que  serão  excluídos  nos demonstrativos  consolidados  do  Orçamento 
    Fiscal  e  da  Seguridade  Social  (OFSS)  de  entes públicos  distintos,  resultantes  das  transações entre o ente e um estado.

     

    QUESTÃO EQUIVOCADA.

  • Pessoal, lembrem-se do mecanismo que utiliza o 5º nível (subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP para viabilizar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis governamentais, com a adequada elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP e do Balanço do Setor Público Nacional – BSPN. Isso ocorre da seguinte forma:

    Assim, tem-se que as contas que forem identificadas com o dígito 4 no 5º nível compreendem os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um estado. Assim, está correta a alternativa C).

    Gabarito: LETRA C

  • Acho que não foi erro, foi sacanagem mesmo para demonstrar que sabe que o dígito "4" é INTER OFSS – ESTADO, ou seja, entes distintos.

  • A questão entra em contradição ao afirmar que o nível 4 é Intra - OFSS. Portanto, não permite um julgamento objetivo, pois a depender da informação que o candidato considera (nível 4 ou informação Intra - OFSS) o gabarito é alterado.

  • COLOCOU INTRA, NÃO TEM CONVERSA, QUESTÃO ERRADA E PONTO FINAL, O QUE ELA PEDIU ABSOLUTAMENTE NÃO EXISTE, DEIXEM DE SER CAPACHO DE BANCA Q ASSIM VCS NÃO PASSAM NEM PRA NÍVEL FUNDAMENTAL.

  • Banca claramente INDUZIU CLARAMENTE AO ERRO!!! O comando de uma questão é ASSERTIVO, não uma mera hipótese! O comando deve ser tomado por VERDADE! Não há que se falar em "o candidato chegaria à resposta por outro meio"!