SóProvas


ID
1887475
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Barbacena - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma organização que possui sistema autoritário coercitivo, apresenta aspectos de arbitrariedade e rigidez (CHIAVENATO, 2011). Nesse tipo de contexto um parecer sobre as relações interpessoais abrangeria os seguintes pontos:


I- O trabalho é feito em equipes.

II- A organização tolera as relações pessoais.

III-Contatos informais não são bem vistos pelas chefias.

IV-Há uma tentativa de repressão das relações interpessoais.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização, são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. As principais consequências negativas deste tipo de liderança são a submissão, a dependência, a inibição e a desmotivação. Pode ter algumas consequências positivas principalmente ao nível da rapidez na tomada de decisões. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.

    Fonte: http://knoow.net/cienceconempr/gestao/estilos-de-lideranca-de-likert/

  • Não conseguir entender o que a questão realmente queria saber. Achei confuso

    Gabarito letra B

  • Dica para mim, mas que pode servir a outros... ler rapidamente a questão e responder feito um raio pq conhece o tema pode ser perigoso...

    Não sei onde diabos eu li um "não" na assertiva II, por isso acabei por errar o gabarito... Melhor eu ler com mais atenção.

  • É em uma organização que possui sistema autoritário coercitivo...li rapidão e nem me atentei a isso kkk facepalm

  • Características do sistema autoritário-coercitivo:

     

    - autocrático

    - muito arbitrário

    - centralizado

    - verticais e descendentes

     

    Considerando estas características, poderíamos tirar logo de caras as assertivas I e II, ficando somente a III e a IV

     

    LETRA B

  • I- O trabalho é feito em equipes. o certo seria tarefas!

    II- A organização (não) tolera as relações pessoais.

    III-Contatos informais não são bem vistos pelas chefias.

    IV-Há uma tentativa de repressão das relações interpessoais.

  • ✿ Os quatro estilos de Likert ou Sistemas de administração

    Likert continuou a desenvolver estudos sobre liderança. Ele aprofundou conceito e abordagem no entendimento desse tipo de comportamento. Era defensor da gestão participativa, ou seja, defendia que a gestão eficaz é fortemente orientada para subordinados, apoiando-se na comunicação para que exista maior concentração de ideias e de objetivos. Ele propôs quatro tipos de liderança, baseados no estilo de autoridade do líder. Essa abordagem ficou conhecida como os quatro estilos de Likert, Sistemas Gerenciais de Likert ou Sistemas 4 de Likert.

    O sistema proposto pelo autor possui quatro variáveis: processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Os sistemas são:

    Sistema 1 – Autoritário-coercitivo: O líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito. Geralmente, é encontrado em instituições com mão de obra intensiva, com nível de escolaridade mais baixo e tecnologia rudimentar. Por exemplo: seguimento voltado para a construção.

    Sistema 2 – Autoritário-benevolente: O líder toma as decisões, mas permite que os subordinados possuam alguma liberdade ou flexibilidade no desempenho das tarefas. Encontrado em empresas industriais com mão de obra e tecnologia mais especializada e apurada, mas ainda com controle sobre o comportamento das pessoas. Ex.: indústria, linhas de montagem.

    Sistema 3 – Consultivo: O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objetivos e tomar as decisões. É, geralmente, utilizado em empresas de serviços, como bancos e financeiras, e áreas administrativas das empresas industriais mais organizadas.

    Sistema 4 – Participativo: Apresenta como principal característica o envolvimento total dos empregados na definição dos objetivos das decisões. É o estilo recomendado por Likert, sendo, no entanto, ainda pouco encontrado na prática. É encontrado em empresas de sofisticada tecnologia, de pessoal especializado e preparado, desenvolvendo atividades extremamente complexas. Ex.: consultorias em administração e engenharia, propaganda.

    ➥ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração 

  • li rápido apenas tolera relações pessoais rssss