SóProvas


ID
1888144
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa industrial é proprietária de três imóveis evidenciados em seu Balanço Patrimonial, sendo que os objetivos definidos pela empresa para cada um são:


Imóvel 1 − está sendo utilizado pela empresa para suas atividades administrativas.

− Imóvel 2 − é mantido pela empresa, mas não está sendo utilizado em suas atividades. Atualmente está alugado para terceiros em um contrato com prazo de 5 anos.

− Imóvel 3 − ainda é mantido pela empresa, mas está destinado para venda. Corresponde ao prédio onde a empresa concentrava anteriormente suas atividades administrativas. No entanto, a empresa ainda não iniciou um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano de venda.


Na divulgação do seu Balanço Patrimonial, a empresa deve evidenciar o Imóvel 1, o Imóvel 2 e o Imóvel 3, respectivamente, no grupo do ativo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    I - Imobilizado
    Lei 6.404 Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo
    IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens

    II - Investimentos
    Nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 28, propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício - ou parte de edifício - ou ambos) mantida (peio proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aiuguei ou para valorização do capitai ou para ambas,

    III - Realizável no longo prazo
    São classificadas como Ativo Realizável a Longo Prazo as contas de direitos sem prazo de vencimento. Ou seja, quando não se determina o prazo de vencimento do direito, em contabilidade, entende-se como de longo prazo. Isso que acontece quando a empresa tem um imóvel destinado para venda, mas não tem o programa definido para localizar um comprador e concluir o plano de venda

    CPC 31 Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada
    8. Para que a venda seja altamente provável, o nível hierárquico de gestão apropriado deve estar comprometido com o plano de venda do ativo, e deve ter sido iniciado um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano. Além disso, o ativo mantido para venda deve ser efetivamente colocado à venda por preço que seja razoável em relação ao seu valor justo corrente. Ainda, deve-se esperar que a venda se qualifique como concluída em até um ano a partir da data da classificação, com exceção do que é permitido pelo item 9, e as ações necessárias para concluir o plano devem indicar que é improvável que possa haver alterações significativas no plano ou que o plano possa ser abandonado

    bons estudos

  • O"Ativo Não Circulante Mantido para Venda", desde que a venda seja altamente provável, é reconhecido no "Ativo Circulante".

    Porém a questão disse " No entanto, a empresa ainda não iniciou um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano de venda", ou seja, a venda não é altamente provável, então não é reconhecida no ativo circulante.


      Não encontrei dispositivo q dissesse para reconhecer no realizável a longo prazo, mas por eliminação, chegamos a LETRA C.

  • Entendo que o RLP funciona como uma conta transitória para receber o imóvel que deixa de ter relação direta com a atividade da empresa, até o momento em que as condições para sua oferta no mercado estejam definidas,

  • Segundo o art. 179, IV, da Lei n° 6.404/76, são classificados no Ativo Imobilizado os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.

    Com isso, conclui-se que o Imóvel 1 será classificado no Imobilizado.

    Segundo o CPC 28 – Propriedade para Investimento:

    Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para:

    (a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou

    (b) venda no curso ordinário do negócio.

    Assim, o Imóvel 2 será classificado em Investimentos.

    Com isso ficamos entre as alternativas A e D.

    O CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada diz que:

    6. A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.

    7. Para que esse seja o caso, o ativo ou o grupo de ativos mantido para venda deve estar disponível para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser altamente provável.

    8. Para que a venda seja altamente provável, o nível hierárquico de gestão apropriado deve estar comprometido com o plano de venda do ativo, e deve ter sido iniciado um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano. Além disso, o ativo mantido para venda deve ser efetivamente colocado à venda por preço que seja razoável em relação ao seu valor justo corrente. Ainda, deve-se esperar que a venda se qualifique como concluída em até um ano a partir da data da classificação, com exceção do que é permitido pelo item 9, e as ações necessárias para concluir o plano devem indicar que é improvável que possa haver alterações significativas no plano ou que o plano possa ser abandonado.

     Perceba que o enunciado disse que “a empresa ainda não iniciou um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano de venda”. Com isso, conclui-se que não estamos falando de um ANC Mantido para Venda, o que descarta a hipótese de classificação do Imóvel 3 no Ativo Circulante.

    Com isso, resta a alternativa C como correta.