-
Operação de Crédito de Longo Prazo ..................................................................................................... 250
Alienação de bens imóveis ...................................................................................................................... 470
Amortização de Empréstimos concedidos ............................................................................................... 160
Transferência financeira do Estado ao município para construção de duas creches .............................. 220
Total ................................................................................................................................................... 1.100
-
Alguem sabe me dizer como se classifica o ganho na alienação do imobilizado?
-
Viviane, por se tratar de receita derivada de ganho relativo a bem de capital, acredito que seria receita de capital. Discordo portanto do gabarito. Quanto a questão orçamentária, poderia se prever tranquilamente na elaboração do orçamento se na venda do bem, durante o ano, haveria ganho ou perda de capital.
-
Viviane, o ganho(receita) ou perda(despesa) na alienação do imobilizado, será classificada como uma receita corrente (Variação Patrimonial Aumentativa) ou uma despesa corrente (Variação Patrimonial Dimunitiva). Receita ou despesa corrente, portanto.
Fonte: MCASP, 6ª Edição.
Páginas 330 e 331.
-
Obrigada pessoal!
-
Ganhos com alienação de imobilizado: conta pertencente ao PCASP > Valorização Patrimonial Aumentativa: Ganhos com Alienação de Imobilizado: 4.6.2.2.x.xx.xx
-
Olhem a questão Q596930 da FCC também. Lá não foi considerado os ganhos como receita corrente. Aqui a FCC não considerou esses ganhos como receita de capital.
Ou seja, os Ganhos com alienação de bens imóveis/imobilizado NÃO SÃO RECEITA DE CAPITAL E NÃO SÃO RECEITA CORRENTE. (estou considerando somente o que a FCC deu como certa nas suas questões. Não vou entrar no mérito do que está, ou não, escrito no MCASP).
-
Como seria a classificação de " Cancelamento de Dívida Passiva "????
-
Minha interpretação: Ganhos com alienação de Imobilizado é Receita Corrente - Receita Patrimonial (o estado utiliza seu patrimônio para obter lucro)
2.3. Receita Corrente - Patrimonial: é o recurso arrecadado por meio da utilização do patrimônio público, seja decorrente de bens imobiliários ou mobiliários, ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. Podemos citar como espécie de receita patrimonial as compensações financeiras, concessões e permissões, dentre outras.
-
Letra A.
Alguns comentários aqui estão equivocados. Cuidado!
**Ganhos com Alienação não é receita de capital nem corrente, mas variação patrimonial aumentativa (VPA). Da mesma forma se classifica a doação de bens imóveis.
**Ganho com Alienação de Bens Imóveis e doação de bens imóveis: trata-se de Variação Patrimonial AUMENTATIVA.
Vejamos:
"Alienação de imóveis" é o valor que efetivamente entrou = Receita de Capital
'Ganho na alienação' é a diferença entre o valor de venda e o valor contábil, ou seja, é o lucro da venda = Variação Patrimonial Aumentativa. Se esse ganho for considerado como receita (corrente ou de capital) haverá duplicidade!
Assim, temos:
Operação de Crédito de Longo Prazo .............................................................................. 250
Alienação de bens imóveis ................................................................................................ 470
Amortização de Empréstimos concedidos ................................................................... 160
Transferência financeira do Estado ao município para construção de duas creches .................. 220
Total ................................................................................................................................... 1.100
Fonte: MCASP 2017, MTO 2018 e PALUDO 2017
-
Essa questão versa sobre receitas públicas.
Vejamos um resumo esquemático:
Fonte: elaboração própria baseada no MCASP.
− Operação de Crédito de Longo Prazo: receita orçamentária de capital (operação de crédito) no valor de 250.
− Obras de pavimentação de ruas e avenidas: não é receita orçamentária.
− Alienação de bens imóveis: receita orçamentária de capital (alienação de bens) no valor de 470.
− Cancelamento de Dívida Passiva: não é receita orçamentária.
− Recebimento, em doação, de bens imóveis: não é receita orçamentária (não há arrecadação). Entretanto, é uma Variação Patrimonial Aumentativa.
− Contribuição de Melhoria decorrentes de obras públicas: receita orçamentária corrente.
− Amortização de Empréstimos concedidos: receita orçamentária de capital (amortização de empréstimos) no valor de 160.
− Concessões e permissões de uso de bens públicos.
− Ganhos com alienação de imobilizado: não é receita orçamentária. Entretanto, é uma Variação Patrimonial Aumentativa. Aqui, a ênfase é patrimonial em "ganhos" e não orçamentária, como ocorreu anteriormente.
− Transferência financeira do Estado ao município para construção de duas creches: receita orçamentária de capital (transferências de capital) no valor de 220.
Assim, o total de receitas de capital é: 250 + 470 + 160 + 220 = 1.100, que corresponde à alternativa A.
Gabarito do Professor: Letra A.