-
escala/abrangência/área de cobertura: PAN, WAN, LAN, MAN
Exemplos de meios físicos: raio laser, par-trançado, cabo coaxial, cabo de fibra-óptica, espectro de rádio terrestre, e, espectro de rádio por satélite
topologia de dados: barramento, anel, estrela, topologia em malha (mesh), topologia sem fios, topologia em espinha dorsal (backbone), topologia em estrela hierárquica ou árvore
-
Caramba, eliminei a letra B por não ter visto ainda essa referência de espinha como topologia de cabos.
Estudando e aprendendo.
-
B.
Voce pode verificar que em exercicios anteriores a FCC utiliza bastante esse termo "backbone (espinha dorsal)"
Redes de computadores Andrew S. Tanenbaum, usa essa mesma terminologia
-
nunca ouvi falar dessa topologia espinha, Tanenbaum usa a terminologia Backbone, e interpreta esse termo como espinha dorsal, mas ele nao chama de "topologia espinha"
-
Raio Laser é meio Físico? Achei que o meio físico era a fibra, o ar, o cabo metálico...
-
Fui por eliminação mesmo, Escala --> Seria PAN ou WAN, ou seja, só poderia ser as letras "B" e "C", Meio físico só teria agora o "laser" e topologia "espinha" mais nunca estudei essa topologia
-
Acertei por eliminação,
Quando o enunciado falou I. Escala (Abrangência) por eliminação ficou somente A e B .
II. Meio físico,quando vi Multicasting na letra C lembrei que ele é a comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes, desta forma não pode ser um meio fisico , ficando somente a Letra B.
B: WAN; raio laser; em espinha.
C: PAN; Multicasting; em rede.
-
Prezados,
A abrangência de uma rede é classificada conforme seu tamanho , podendo ser PAN , LAN, WAN , etc. A alternativa A, D e E estão erradas por conta disso.
O meio físico é o meio pelo qual a rede irá trafegar, pode ser por cabo de cobre, laser em caso de fibra , etc.
A topologia dos cabos é como os cabos se organizam na arquitetura da rede , podendo ser organizados em anel , barramento , estrela, espinha dorsal, etc.
Portanto a alternativa correta é a letra B.
-
LAN – Rede local, alta velocidade e sem dependência.
MAN – Rede metropolitana alta velocidade e depende das autoridades municipais.
WAN – Rede de alta abrangência baixa velocidade e dependente de autoridades
Topologias de Redes
Ponto-a-ponto
A topologia mais simples é representada por dois computadores conectados entre si, utilizando um meio de transmissão qualquer, sendo chamada então de ligação ponto-a-ponto.
Barra, barramento ou BUS
Essa configuração todas as estações ligam-se ao mesmo meio de transmissão.
Anel ou Ring
Em uma rede com topologia em anel, os sinais circulam na rede em um único sentido e cada estação serve como repetidora, retransmitindo os sinais para o próximo dispositivo de rede até que seja encontrado o destinatário
Topologia Estrela ou Star
Em uma rede com topologia em estrela, todas as estações estão conectadas a um dispositivo concentrador, um switch, por exemplo.
CABEAMENTO DE REDES
Cabeamento Coaxial
O cabo é conhecido no mercado como coaxial de 50 Ohms e é facilmente encontrado e não muito complicado. Para se trabalhar com ele deve-se de preferência usar as terminações para solda, pois é mais difícil de haver mau contato e não se necessita de ferramentas especiais (Alicate Crimpador). Os cabos coaxiais adequados normalmente trazem estampadas marcas que o identificam como RG-58 e também sua impedância de 50 Ohms.
Par Trançado
O par trançado é um meio de transmissão antigo, mas muito utilizado para aplicações de comunicações. Consiste em dois fios idênticos de cobre, enrolados em espiral, cobertos por um material isolante, tendo ambos a mesma impedância para a terra, sendo desse modo um meio equilibrado.