SóProvas


ID
1889281
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à elaboração dos registros e à geração das informações contábeis, o contador deve ter em vista possibilitar a análise da situação patrimonial da entidade pública ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.

Essa recomendação refere-se à seguinte característica do registro e da informação contábil no setor público:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    NBCTSP Estrutura conceitual

     

    Comparabilidade

    Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação

    bons estudos

  • (a) Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades. 

    (b) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    (c) Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

    (d) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.

    (e) Uniformidade – os registros contábeis e as informações devem observar critérios padronizados e contínuos de identificação, classificação, mensuração, avaliação e evidenciação, de modo que fiquem compatíveis, mesmo que geradas por diferentes entidades. Esse atributo permite a interpretação e a análise das informações, levando-se em consideração a possibilidade de se comparar a situação econômico-financeira de uma entidade do setor público em distintas épocas de sua atividade.

     

     

  • Caract. qualitativas (de melhoria) da informação = "CO.CO TE.VE" + Fundamentais (Relevância E Repres.Fidedigna)

    Grave as "palavras CHAVE"

    (CO)mparabilidade = semelhanças e diferenças

    (CO)mpreensibilidade = clareza e concisão

    (TE)mpestividade = integridade e oportunidade

    (VE)rificabilidade = consenso (OU Capacidade de verificação OU Suportabilidade/Serv.Púb. = MCASP)

    Bons estudos.