SóProvas



Questões de Informação Contábil


ID
223090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São características da informação contábil no Setor Público, EXCETO

Alternativas
Comentários
  •  São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.
    (a) Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.
    (b) Compreensibilidade – as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são de difícil compreensão pelos usuários.
    (c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

  •  Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.
    (e) Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.
    (f) Integridade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.
    (g) Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

  •  (h) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.
    (i) Tempestividade – os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários.
    (j) Uniformidade – os registros contábeis e as informações devem observar critérios padronizados e contínuos de identificação, classificação, mensuração, avaliação e evidenciação, de modo que fiquem compatíveis, mesmo que geradas por diferentes entidades. Esse atributo permite a interpretação e a análise das informações, levando-se em consideração a possibilidade de se comparar a situação econômico-financeira de uma entidade do setor público em distintas épocas de sua atividade.
    (k) Utilidade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem atender às necessidades específicas dos diversos usuários.

  •  (l) Verificabilidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem possibilitar o reconhecimento das suas respectivas validades.
    (m) Visibilidade – os registros e as informações contábeis devem ser disponibilizadas para a sociedade e expressar, com transparência, o resultado da gestão e a situação patrimonial da entidade do setor público.

  • Formalidades do registro contábil

    4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público:

    a) Comparabilidade

    b) Compreensibilidade

    c) Confiabilidade

    d) Fidedignidade

    e) Imparcialidade

    f) Integridade

    g) Objetividade

    h) Representatividade

    i) Tempestividade

    j) Uniformidade

    k) Utilidade

    l) Verificabilidade

    m) Visibilidade


ID
646534
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Se um prefeito não tem as informações atualizadas sobre a execução orçamentária no momento de decidir sobre a limitação ou não da emissão de empenho, é porque os registros e informações contábeis não possuem a característica denominada

Alternativas
Comentários
  • NBC T 1 – DAS CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

    1.5 – DA TEMPESTIVIDADE
    1.5.1 – A tempestividade refere-se ao fato de a informação contábil dever chegar ao conhecimento do usuário em tempo hábil, a fim de que este possa utilizá-la para seus fins.
    1.5.2 – Nas informações preparadas e divulgadas sistematicamente, como as demonstrações contábeis, a periodicidade deve ser mantida.
    Parágrafo Único – Quando por qualquer motivo, inclusive de natureza legal, a periodicidade for alterada o ato e suas razões devem ser divulgados junto com a própria informação.
  • Prefeito = Contabilidade Pública = NBCASP - NBC T 16.5 - Registro Contábil (Resolução CFC nº 1.132/08)
    "Tempestividade - os fenômenos contábeis devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil."
  • Resposta e)

    RESOLUÇÃO CFC N.º 1.374/11

    Dá nova redação à NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.

    QC29. Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempode poder influenciá-los em suas decisões. Em geral, a informação mais antiga éa que tem menos utilidade. Contudo, certa informação pode ter o seu atributotempestividade prolongado após o encerramento do período contábil, emdecorrência de alguns usuários, por exemplo, necessitarem identificar e avaliartendências.


  • NBC T 16.5 - REVOGADA

     

    NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL:

     

    Tempestividade
    3.19 Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Ter informação disponível mais rapidamente pode aprimorar a sua utilidade como insumo para processos de avaliação da prestação de contas e responsabilização (accountability) e a sua capacidade de informar e influenciar os processos decisórios. A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil.


    3.20 Alguns itens de informação podem continuar sendo úteis por bastante tempo após a publicação do relatório ou após o encerramento do exercício. Por exemplo, para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão, os usuários dos RCPGs podem precisar avaliar as projeções do desempenho e da prestação de serviços da entidade e a sua conformidade com os orçamentos por vários exercícios. Adicionalmente, o resultado e os efeitos de alguns programas de prestação de serviços podem não ser determináveis até períodos futuros, por exemplo, em relação aos programas em que se tenha a intenção de aprimorar o bem-estar econômico da sociedade, reduzir a incidência de
    determinada doença ou aumentar os níveis de alfabetização de determinados grupos etários.


ID
660484
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em atendimento aos artigos 85 a 106 da Lei no 4.320/64, notadamente os de números 85, 88, 89 e 97, o art. 50, parágrafo 2o , da Lei Complementar no 101/00, bem como o plano de contas aplicado ao setor público da Portaria STN/MF no 467/09 e as normas brasileiras de contabilidade técnicas aplicadas ao setor público estabelecidas na Resolução CFC no 1.132/08, sob a categoria NBC T 16.5, as entidades do setor público devem manter procedimentos uniformes de registros contábeis, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica, como suporte às informações, cuja característica do registro e da informação contábil no setor público, deve observar aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público, entre elas, o quesito os registros contábeis e as informações devem observar critérios padronizados e contínuos de identificação, classificação, mensuração, avaliação e evidenciação, de modo que fiquem compatíveis, mesmo que geradas por diferentes entidades, e esse atributo permite a interpretação e a análise das informações, levando-se em consideração a possibilidade de se comparar a situação econômico-financeira de uma entidade do setor público em distintas épocas de sua atividade refere-se a característica de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    b) Compreensibilidade – as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem 
    ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do 
    ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas 
    complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são 
  • A padronização do registro contábil possibilitará aos usuários acesso a informações consistentes e confiáveis para a tomada de decisão. Esta uniformização deve abranger atos e fatos no âmbito do setor público, em todas as etapas da receita e da despesa, dentre as quais se destacam o planejamento, orçamento, programação financeira, execução orçamentária e financeira, passando pelo controle patrimonial e dos atos que possam afetar o patrimônio.

    Resposta - B
  • Gab. B  Uniformidade.

    Uniformidade – os registros contábeis e as informações devem observar critérios padronizados e contínuos de identificação, classificação, mensuração, avaliação e evidenciação, de modo que fiquem compatíveis, mesmo que geradas por diferentes entidades. Esse atributo permite a interpretação e a análise das informações, levando-se em consideração a possibilidade de se comparar a situação econômico-financeira de uma entidade do setor público em distintas épocas de sua atividade.

    NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

  • NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL (REVOGADA)

     

    NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL:

    3.23 A comparabilidade também difere da uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas semelhantes devem parecer semelhantes e coisas distintas devem parecer distintas. A ênfase demasiada na uniformidade pode reduzir a comparabilidade ao fazer com que coisas
    distintas pareçam semelhantes. A comparabilidade da informação nos RCPGs não é aprimorada ao se fazer com que coisas distintas pareçam semelhantes, assim como ao fazer com que coisas semelhantes pareçam distintas.


ID
665065
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil, nos termos do “Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Reprodução literal da Norma

    RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.135/08
    Aprova a NBC T 16.8 – Controle   Interno          

              

     7. Mapeamento de riscos é a identificação dos eventos ou das condições que podem

    afetar a qualidade da informação contábil.

    Gabarito letra D

    Bons estudos a todos.
     


              
        
  • Estrutura e componentes 5. Estrutura de controle interno compreende ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação; e monitoramento. 6. O ambiente de controle deve demonstrar o grau de comprometimento em todos os níveis da administração com a qualidade do controle interno em seu conjunto. 7. Mapeamento de riscos é a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil. 8. Avaliação de riscos corresponde à análise da relevância dos riscos identificados, incluindo: (a) a avaliação da probabilidade de sua ocorrência; (b) a forma como serão gerenciados; (c) a definição das ações a serem implementadas para prevenir a sua ocorrência ou minimizar seu potencial; e (d) a resposta ao risco, indicando a decisão gerencial para mitigar os riscos, a partir de uma abordagem geral e estratégica, considerando as hipóteses de eliminação, redução, aceitação ou compartilhamento. 10. Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em: (a) procedimentos de prevenção – medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil; (b) procedimentos de detecção – medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil. 11. Monitoramento compreende o acompanhamento dos pressupostos do controle interno, visando assegurar a sua adequação aos objetivos, ao ambiente, aos recursos e aos riscos.12. O sistema de informação e comunicação da entidade do setor público deve identificar, armazenar e comunicar toda informação relevante, na forma e no período determinados, a fim de permitir a realização dos procedimentos estabelecidos e outras responsabilidades, orientar a tomada de decisão, permitir o monitoramento de ações e contribuir para a realização de todos os objetivos de controle interno. 

ID
772900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma das características qualitativas da informação contábil financeira útil é a relevância. Nos termos da Resolução CFC no 1.374/2011, que dá nova redação à NBC TG Estrutura Conceitual, relevância é entendida como a característica qualitativa da informação contábil que

Alternativas
Comentários
  • CPC 00 (R1) - ESTRUTURA CONCEITUAL


    A) CERTA - Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes. 


    B) ERRADA - Esta é a materialidade!

    A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil-financeiro de uma entidade em particular. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que seria julgado material para uma situação particular. 


    C) ERRADA - Esta é a Representação Fidedigna.

    Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível. 


    D) ERRADA - Trata-se da Representação Fidedigna

    O retrato da realidade econômica completo deve incluir toda a informação necessária para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado, incluindo todas as descrições e explicações necessárias


    E) ERRADA - Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionada com um único item. A comparação requer no mínimo dois itens


ID
812605
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    NBC T 16.5

    4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.

    (a) Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.

    (b) Compreensibilidade – as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são de difícil compreensão pelos usuários.

    (c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    (d) Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.

    (e) Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.

    O CONCEITO APRESENTADO NA e) É O SEGUINTEIntegridadeos registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.
     


ID
842884
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São características do registro e da informação contábil:

• comparabilidade;
• compreensibilidade;
• confiabilidade;
• fidedignidade.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.5 - Registro Contábil


    4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público. 


    (a) Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.


    (b) Compreensibilidade – as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são de difícil compreensão pelos usuários.


    (c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão. 


    (d) Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.


ID
867790
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto características qualitativas fundamentais da contabilidade, o valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores.

Os resultados dessas comparações

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro


    QC10. O valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições.


    bons estudos


ID
958132
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O poder que uma entidade pública possui de participar nas decisões políticas, financeiras e operacionais de outra entidade da qual receba recursos financeiros a qualquer título é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Confunde-se com a definição de influência significativa dada pela lei das S/A, no âmbito da contabilidade societária:

    Art. 243. Lei 6.404/76

    "§ 4º Considera-se que há influência significativa quando a investidora detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la."

    Letra E)


ID
958171
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A menor célula de informação no contexto orçamentário para as receitas públicas, que contém todas as informações necessárias para as devidas alocações orçamentárias, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Natureza da receita – visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador, ou seja, acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.

    E ainda, a natureza de receita é a menor célula de informação no contexto orçamentário para as receitas públicas; por isso, contém todas as informações necessárias para as devidas alocações orçamentárias.


ID
1009459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do plano de contas aplicado ao setor público, de acordo com o MCASP.

A aprovação e a execução do planejamento e do orçamento estão entre os registros efetuados em contas com informações de natureza típica de controle.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    A aprovação e a execução do planejamento e do orçamento estão entre os registros efetuados em contas com informações de natureza típica de controle.

    Na verdade os registro referentes a aprovação e execução do planejamento e do orçamento são feitos em contas com informações de natureza ORÇAMENTÁRIA. ( Classes 5 e 6 do PCASP)
  • Acredito, que execução pode até estar no controle, mas aprovação naum.

  • Na verdade só a execução está dentro do controle. O planejamento não.

  • Resposta: Errada.

    Justificativa: Como já comentado pelo colega Charles, mas para quem precisar de maior esclarecimento, como eu precisei...

    "Contas com Informações de Natureza Orçamentária: são as contas que registram, processam e evidenciam os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, representadas pelas contas que registram aprovação e execução do planejamento e orçamento, inclusive Restos a Pagar; 

    Contas com Informações de Natureza Típica de Controle: são as contas que registram, processam e evidenciam os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como outras que tenham função precípua de controle, seja para fins de elaboração de informações gerenciais específicas, acompanhamento de rotinas, elaboração de procedimentos de consistência contábil ou para registrar atos que não ensejaram registros nas contas patrimoniais, mas que potencialmente possam vir a afetar o patrimônio."

    Fontes: MCASP, parte IV.



ID
1015777
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A NBC T 16.8 estabelece referenciais para o Controle Interno como suporte do sistema de informação contábil, no sentido de minimizar riscos e dar efetividade às informações da contabilidade, visando a contribuir para o alcance dos objetivos da entidade do setor público. Em conformidade com essa norma, assinale a alternativa que não apresenta uma finalidade do Controle Interno.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC T 16.8:

    "Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público, com a finalidade de:

    (a)  salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais;

    (b)  dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente;

    (c)  propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada;

    (d)  estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas;

    (e)  contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade;

    (f)  auxiliar na prevenção de práticas ineficientes e antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações."


ID
1178437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na legislação e em instruções aplicáveis à contabilidade pública, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a representatividade, o registro da informação contábil no setor público deve contemplar o detalhamento de todos os fatos relevantes.

Alternativas
Comentários
  • 4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público. 

    ....

    (h) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.  

    Fonte: NBCT 16.1

  • Pelo que vi a NBC 16.1 foi revogada e acho que nesse caso essa questão está desatualizada

  • De acordo com a NBCT 16.5 - Registro Contábil:

    (h) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.

    Por equivalência, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público apresenta como "Representação fidedigna":

    "Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica"

  • A NBC T 16.5 dispunha (essa norma foi revogada):

    São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.
    ...
    (h) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.
    Gabarito: CERTO.
  • Difíceis é paroxítona terminada em ditongo decrescente - I e U são semivogais


ID
1254139
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A estrutura do órgão de controle contábil poderá apresentar as seguintes possíveis características:

Alternativas
Comentários

  • Gabarito C

    centralizada, integrada e descentralizada.

  • Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal

    I. Direta – trata-se das atividades de auditoria executadas diretamente por servidores em exercício nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sendo subdividas em: 


    a) centralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício nos Órgão Central ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. 

    b) descentralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício nas unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. 

    c) integrada – executada conjuntamente por servidores em exercício nos Órgãos Central, setoriais, unidades regionais e/ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.


    http://www.cgu.gov.br/sobre/legislacao/arquivos/instrucoes-normativas/in-01-06042001.pdf

    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

ID
1366309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, de acordo com as normas internacionais de contabilidade.

A relevância da informação contábil está associada à sua integridade, à sua tempestividade e à sua confiabilidade.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

    RES.CFC 750/93:

     

    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

              Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

  • "Art. 6° O Princípio da PORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Parágrafo único. Como resultado da observância do Princípio da OPORTUNIDADE:

    I - desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência;

    II - o registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários;

    III - o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da Entidade em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão." 6ª edição. revista e atualizada. Porto-Alegre, CRCRS: abril, 2008

    O Princípio da oportunidade abarca dois aspectos distintos, mas complementares: a integridade e a tempestividade, razão pela qual, muitos autores preferem denominá-lo de Princípio da universalidade.

    Tem sido confundido algumas vezes, com o da competência. Na oportunidade, o objetivo está na completeza da apreensão das variações, do seu oportuno reconhecimento, enquanto, na competência, o foco está na qualificação das variações diante do Patrimônio Líquido, isto é, na decisão sobre se estas o alteram ou não. Na oportunidade temos o conhecimento da variação, e, na competência, a determinação de sua natureza.

    Quando não é oportuna a informação não pode ser relevante. A informação deve estar disponível para o individuo que deseja tomar uma decisão antes de perder sua influencia sobre a ação.

    leêm este artigo muito bom: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/principios-contabeis-caracteristicas-qualitativas-da-informacao-contabil/65145/


ID
1374136
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto àscaracterísticas do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.

Alternativas
Comentários
  • Integridade – os registros contábeis e as  informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.

  • RESOLUÇÃO CFC Nº.  1.111/07 - Aprova o Apêndice II da Resolução CFC nº.  750/93 sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

    Perspectivas do Setor Público

    1) Princípio da entidade: se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente. A autonomia patrimonial tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos.

    2) Princípio da continuidade: No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.

    3) Princípio da oportunidade: O Princípio da Oportunidade é base indispensável à integridade e à fidedignidade dos processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade pública, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público.

    A integridade e a fidedignidade dizem respeito à necessidade de as variações serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrência, visando ao completo atendimento da essência sobre a forma.

    4) Registro pelo valor original: Valor Original, que ao longo do tempo não se confunde com o custo histórico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensuração com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada – a exemplo de custo histórico, custo histórico corrigido e custo corrente; ou valores de saída – a exemplo de valor de liquidação, valor de realização, valor presente do fluxo de benefício do ativo e valor justo.

    5) Princípio da competência: “Art. 9º   As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento." Aplica-se integralmente ao serviço público.

    6) Princípio da prudencia: As estimativas de valores que afetam o patrimônio devem refletir a aplicação de  procedimentos de mensuração que prefiram montantes, menores para ativos, entre alternativas igualmente válidas, e valores maiores para passivos.

    A aplicação do Princípio da Prudência não deve levar a excessos ou a situações classificáveis como manipulação do resultado, ocultação de passivos, super ou subavaliação de ativos. Pelo contrário, em consonância com os Princípios Constitucionais da Administração Pública, deve constituir garantia de inexistência de valores fictícios, de interesses de grupos ou pessoas, especialmente gestores, ordenadores e controladores.

    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


ID
1396639
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o NBC TSP 16.5, do CFC, a entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas.

O plano de contas deve abranger os itens listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBC T16.5, a  entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda:

    (a) a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas;

    (b) a função atribuída a cada uma das contas;

    (c) o funcionamento das contas;

    (d) a utilização do método das partidas dobradas em todos os registros dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público, de acordo com sua natureza de informação; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (e) contas específicas que possibilitam a apuração de custos; (Excluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (f) tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, a movimentação a débito e a crédito e os subsistemas utilizados.

    Letra D.


ID
1412836
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto às formalidades do registro contábil observe a frase: “o registro e informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.”

Segundo a NBCT 16.5 tal afirmativa está vinculada à seguinte característica do registro e da informação contábil:

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.5 - Registro Contábil:

    *Objetividade - o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

    *Representatividade - os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes. 

    *Confiabilidade - o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    *Integridade - os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.

    *Tempestividade - os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários.


ID
1419667
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma entidade do setor público deve manter procedimentos uniformes de registros contábeis, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica, como suporte às informações.

Para que as informações sejam apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades, elas devem apresentar a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO   No.   1132   DE    21 /11 /2008



    NBC T 16 - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

    NBC T 16.5 - REGISTRO CONTÁBIL


    4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.

    (e) Imparcialidade - os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.  


    FÉ em DEUS! Vamos chegar lá! 

  • Resposta B

    -----------------------------------------

     a) confiabilidade. A Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - NBC T16. 5 estabelece que os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem reunir requisitos de verdade e de validade, que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão. Ao fazê-lo, a referida norma expressa a seguinte característica da formalidade do registro contábil: d) confiabilidade

    -----------------------------------------

     b) imparcialidade. De acordo NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBCT 1.6) São características do registro e da informação contábil: a) Comparabilidade, Compreensibilidade, Confiabilidade, Fidedignidade, Imparcialidade, Integridade, Objetividade, Representatividade, Tempestividade, Uniformidade, Utilidade, Verificabilidade, Visibilidade;

    -----------------------------------------

     c) fidedignidade. Identifique e assinale a alternativa que apresenta a característica da informação e do registro contábil, que se consubstanciam no fato que ambos devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem, de acordo com a NBC T 16.5 - Registro Contábil. a) Fidedignidade 

    -----------------------------------------

     d) integridade. A característica do registro e da informação contábil no setor público que materializa o fato de que os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador, é denominada: e)  integridade.

    -----------------------------------------

     e) objetividade. A característica pela qual o registro contábil deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos, preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida é denominada e) Objetividade.

     

     

    #SEFAZAL #questãorespondendoquestões


ID
1432087
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Entre as características do registro e da informação contábil no setor público estão

Alternativas
Comentários
  • MCASP parte IV:

    São características do registro e da informação contábil: 

    Comparabilidade

    Compreensibilidade

    Confiabilidade

    Fidedignidade

    Imparcialidade

    Integridade

    Objetividade

    Representatividade

    Tempestividade

    Uniformidade

    Utilidade

    Verificabilidade

    Visibilidade

    Resposta: letra A

    Bons estudos!

  • Não confundir com os princípios:


    Entidade

    Continuidade

    Oportunidade

    Registro pelo o valor original

    Competência

    Prudência


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!




ID
1458139
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBC T 16.5, entre as características do registro e da informação contábil no setor público, está a comparabilidade, isto é:

Alternativas
Comentários
  • A: COMPARABILIDADE - B: CONFIABILIDADE - C: IMPARCIALIDADE - D: UNIFORMIDADE - E: OBJETIVIDADE.

    Bora estudar.
  • NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

     

    4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.

    (a) Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades. (Item A)

     

    ...

     

    (c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão. (Item B)

    ....

     

    (e) Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades. (Item C)

     

    ...

     

    (g) Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida. (Item E)

     

    ...

    ...

     

    (j) Uniformidade – os registros contábeis e as informações devem observar critérios padronizados e contínuos de identificação, classificação, mensuração, avaliação e evidenciação, de modo que fiquem compatíveis, mesmo que geradas por diferentes entidades. Esse atributo permite a interpretação e a análise das informações, levando-se em consideração a possibilidade de se comparar a situação econômico-financeira de uma entidade do setor público em distintas épocas de sua atividade. (Item D)



  • NBC T 16.5 FOI REVOGADA

    NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    Comparabilidade
    3.21 Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

     

    3.22 A comparabilidade difere da consistência. A consistência se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração, seja de período a período dentro da entidade ou de um único período entre duas ou mais entidades. A comparabilidade é o objetivo, enquanto que a consistência auxilia a atingi-lo. Em alguns casos, os princípios ou políticas contábeis adotados pela entidade podem ser revisados para melhor representar determinada transação ou evento nos RCPGs. Nesses casos, a inclusão de evidenciação ou explicação adicional pode ser necessária para satisfazer às características da comparabilidade.


    3.23 A comparabilidade também difere da uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas semelhantes devem parecer semelhantes e coisas distintas devem parecer distintas. A ênfase demasiada na uniformidade pode reduzir a comparabilidade ao fazer com que coisas distintas pareçam semelhantes. A comparabilidade da informação nos RCPGs não é aprimorada ao se fazer com que coisas distintas pareçam semelhantes, assim como ao fazer com que coisas semelhantes pareçam distintas.

     

    3.24 A informação sobre a situação patrimonial da entidade, o desempenho, os fluxos de caixa, a conformidade com os orçamentos aprovados ou com outra legislação relevante ou com os demais regulamentos relacionados à captação e à utilização dos recursos, o desempenho da prestação de serviços e os seus planos futuros, é necessária para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. A utilidade de tal informação é aprimorada se puder ser comparada com, por exemplo:
    (a) informações financeiras e não financeiras prospectivas anteriormente apresentadas para aquele exercício ou data do relatório;
    (b) informação similar sobre a mesma entidade referente a algum outro exercício ou a algum outro momento no tempo; e

    (c) informação similar sobre outras entidades (por exemplo, entidades do setor público
    prestando serviços semelhantes em jurisdições distintas) para o mesmo exercício.


    3.25 A aplicação consistente dos princípios contábeis, das políticas e da base de elaboração para as informações financeiras e não financeiras prospectivas aprimora a utilidade de qualquer comparação entre os resultados projetados e os reais. A comparabilidade com outras entidades pode ser menos significativa para as explicações da percepção ou opinião dos gestores acerca de fatores relacionados ao desempenho atual da entidade.


ID
1495000
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na NBC TSP 16.5, “as características do registro e da informação contábil no setor público devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.”

O trecho acima refere-se à

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

     

    4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público:

    (c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdadede validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.



ID
1533283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos princípios de contabilidade e dos critérios a serem observados no registro contábil das transações sob a perspectiva do setor público, julgue o item a seguir.

Apenas as transações que tenham efetivamente afetado a situação patrimonial da entidade governamental devem ser reconhecidas e registradas no livro diário e no livro razão, fontes de informações contábeis permanentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Conforme NBCT 16.5, RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.132/08, que trata do Registro Contábil, o Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

     

    Portanto, a questão está equivocada ao afirmar que “apenas as transações que tenham efetivamente afetado a situação patrimonial da entidade governamental devem ser reconhecidas e registradas no livro diário e no livro razão”.


    Ressalta-se, a título complementar, que o Livro Diário e o Livro Razão devem ficar à disposição dos usuários e dos órgãos de controle, na unidade contábil, no prazo estabelecido em legislação específica.


    bons estudos

  • O Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

  • ERRADO.

    Conforme NBC T 16.5:

    8. O Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

    Observe que mesmo com a revogação da NBC T 16.5, ocorrida após a elaboração dessa questão, devem ser registradas todas os fatos contábeis nos referidos livros. Conforme determinação do Código Civil:

     Art. 1.184. No Diário serão lançadas, com individuação, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.


ID
1533310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao sistema de informação de custos no setor público, julgue o item a seguir.

A integração desse sistema ao processo de planejamento e orçamento favorece o controle entre o valor orçado e o valor executado.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.11 - Subsistema de Informação de Custos do Setor Público


    20.   O SICSP deve estar integrado com o processo de planejamento e orçamento, devendo utilizar a mesma base conceitual se se referirem aos mesmos objetos de custos, permitindo assim o controle entre o orçado e o executado. No início do processo de implantação do SICSP, pode ser que o nível de integração entre planejamento, orçamento e execução (consequentemente custos) não esteja em nível satisfatório. O processo de mensurar e evidenciar custos deve ser realizado sistematicamente, fazendo da informação de custos um vetor de alinhamento e aperfeiçoamento do planejamento e orçamento futuros.



    Gab: C


ID
1558240
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao patrimônio público, assinale a alternativa que apresenta os atributos que são a base para a classificação dos elementos patrimoniais em circulante e não circulante.

Alternativas
Comentários

  • Conversibilidade: a qualidade do que pode ser conversível, ou seja, característica de transformação de bens e direitos em moeda.

    Exigibilidade: a qualidade do que é exigível, ou seja, característica inerente às obrigações pelo prazo de vencimento.

    Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até o término do exercício seguinte.

    Não Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis após o término do exercício seguinte.

  • MCASP - Gabarito letra B

    A classificação do ativo e do passivo considera a segregação em “circulante” e “não circulante”, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade, conforme disposto na NBC T 16.6 – Demonstrações Contábeis.

    Q80648. Para a classificação dos elementos patrimoniais, é necessário considerar seus atributos de conversibilidade e exigibilidade. Correto.

    Q348867. Entre os elementos patrimoniais somente os circulantes devem obedecer ao critério de conversibilidade e exigibilidade. Errado.


ID
1603144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBC T 16.5, para suportar as informações, as entidades do setor público devem manter procedimentos uniformes de registros contábeis, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica.

Em tal contexto, os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem, indicando, nas entidades do setor público, a característica do registro e da informação contábil da

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    FORMALIDADES DO REGISTRO CONTÁBIL

    4.  São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.

     

    ...

     

    (d)  Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.


ID
1603147
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que tange à formalização dos registros contábeis, as Normas Contábeis Aplicadas ao Setor Público, ao estabelecerem que os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades, estão contemplando a característica do registro e da informação contábil da

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.5


    São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público:


    (...)


    (e) Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.


ID
1608715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das transações no setor público e os registros contábeis, julgue o item que se segue.


O registro e a informação contábil entre suas diversas características, deve ser útil à transparência, suporte e à tomada de decisões.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    NBCT 16.5

     

    4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.

    (k) Utilidade – os registros contábeis e as informaçõe s apresentadas devem atender às necessidades específicas dos diversos usuários

    (m) Visibilidade – o s registros e as informações contábeis devem ser disponibilizadas para a sociedade e expressar, com transparência, o resultado da gestão e a situação patrimonial da entidade do setor público

    (c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão


    bons esstudos


ID
1702324
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A característica do registro e da informação contábil no setor público que materializa o fato de que os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NBC T 16.1;

    Formalidades do registro contábil

    3 - (...)

    4 - São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público. 

    (a) 

    (...)

    (f) Integridade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador


    Gabarito: E

  • Pequena correção no comentário do colega Dimas

    NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    (Muito importante para provas)


ID
1722796
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das características qualitativas da informação contábil útil, considere:

I. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.

II. A informação contábil-financeira para ser relevante precisa ter valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.

III. Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é útil.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Todos corretos, com base no CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro

    I - QC5. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna

    II - QC7. A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos

    III - QC19. Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno

    bons estudos


ID
1779502
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A informação contábil deve assumir condições denotativas suficientes para facilitar a concretização dos propósitos dos usuários, revestindo-se de atributos essenciais. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta um desses atributos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    única alternativa que apresenta uma característica da informação contábil é a letra C, tempestividade. nesse sentido, dispõe o CPC 00:

    Características Fundamentais (são características críticas)

    1) Relevância → Capaz de fazer diferença nas decisões
    2) Representação fidedigna → Relatório completo, neutro e livre de erro


    Características de melhoria (desejáveis, mas não críticas) CO-CO-TE-VE

    1) Comparabilidade → similaridades entre itens e diferença enter eles
    2) Compreensibilidade. → classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisa.
    3) Tempestividade → ter a informação disponível a tempo de poder influenciá-los nas decisões
    4) Verificabilidade → assegura a representação fidedigna, os observadores podem chegar a um consenso


    clientes externos: demonstrações contábeis.

    clientes internos: relatórios contábil-financeiros.


    bons estudos


ID
1823299
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A norma brasileira de contabilidade aplicada ao setor público, NBC T 16.8, determina que procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC T 16.8:

    10. Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os

    riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação

    contábil, classificando-se em:

    (a) procedimentos de prevenção – medidas que antecedem o processamento de um ato ou um

    fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da

    informação contábil;

    (b) procedimentos de detecção – medidas que visem à identificação, concomitante ou a

    posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.


    Gabarito: Letra A


  • A resposta está na própria pergunta no trecho "são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar".


ID
1844404
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público, EXCETO

Alternativas

ID
1845478
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A característica do registro e da informação contábil do setor público na qual se estabelece que os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    NBC T 16.5  (h) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.


ID
1846705
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Santo André - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema de Informação Contábil é responsável pelo registro e evidenciação dos custos incorridos no processo de geração de receitas operacionais. No registro dos eventos relacionados aos gastos de uma Organização, embora sendo estes corriqueiros, observamos a ocorrência de erros decorrentes do desconhecimento conceituai ou mesmo de embaraços circunstanciais. Assim, quando empregamos o termo Custo, estamos nos referindo ao:

Alternativas
Comentários
  • A) Perda: bem ou serviço consumido de forma anormal ou involuntária. Perdas normis no processo de produção são consideradas parte do custo do produto. Perdas anormais vão direto para o resultado.

    B) Despesa: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.

    C) Investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a periodos futuros.

    D) Custo: gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. CORRETA


ID
1859872
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A característica do registro e da informação contábil no setor público segundo a qual o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida, é a

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.5, item 4 (grifei):


    Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

  • GAB A

    Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.  

    Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão. 

    Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida. 

    Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes

    Uniformidade – os registros contábeis e as informações devem observar critérios padronizados e contínuos de identificação, classificação, mensuração, avaliação e evidenciação, de modo que fiquem compatíveis, mesmo que geradas por diferentes entidades. Esse atributo permite a interpretação e a análise das informações, levando-se em consideração a possibilidade de se comparar a situação econômico-financeira de uma entidade do setor público em distintas épocas de sua atividade.

    Fonte: Colega do QC


ID
1883428
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro e a informação contábil no setor público deverão estar em observância aos princípios e às Normas Contábeis Brasileiras Aplicadas ao Setor Público. Partindo dessa vertente, pode-se afirmar que a característica de que o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais, em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida, refere-se ao princípio da

Alternativas
Comentários
  • Fonte: NBC T 16.5 - Registro Contábil https://www.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_1132.doc

    Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.
    Integridade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.
    Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.
    Tempestividade – os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários.

  • Entendo que a questão foi mal formulada. A objetividade não é um princípio. De acordo com a própria NBC T 16.5 em seu item 4 :"São CARACTERÍSTICAS do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público."

     

  • VER COMENTÁRIOS DO NAYTON BARBOSA

  • Letra A

  • Norma revogada


ID
1889281
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à elaboração dos registros e à geração das informações contábeis, o contador deve ter em vista possibilitar a análise da situação patrimonial da entidade pública ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.

Essa recomendação refere-se à seguinte característica do registro e da informação contábil no setor público:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    NBCTSP Estrutura conceitual

     

    Comparabilidade

    Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação

    bons estudos

  • (a) Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades. 

    (b) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    (c) Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

    (d) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.

    (e) Uniformidade – os registros contábeis e as informações devem observar critérios padronizados e contínuos de identificação, classificação, mensuração, avaliação e evidenciação, de modo que fiquem compatíveis, mesmo que geradas por diferentes entidades. Esse atributo permite a interpretação e a análise das informações, levando-se em consideração a possibilidade de se comparar a situação econômico-financeira de uma entidade do setor público em distintas épocas de sua atividade.

     

     

  • Caract. qualitativas (de melhoria) da informação = "CO.CO TE.VE" + Fundamentais (Relevância E Repres.Fidedigna)

    Grave as "palavras CHAVE"

    (CO)mparabilidade = semelhanças e diferenças

    (CO)mpreensibilidade = clareza e concisão

    (TE)mpestividade = integridade e oportunidade

    (VE)rificabilidade = consenso (OU Capacidade de verificação OU Suportabilidade/Serv.Púb. = MCASP)

    Bons estudos.


ID
1929778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do campo de aplicação e dos objetivos da contabilidade pública, julgue o item a seguir.

Cabe aos tribunais de contas garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social, sendo-lhes facultado observar as normas e técnicas próprias da contabilidade aplicada ao setor público.

Alternativas
Comentários
  • Não é facultado aos Tribunais de Contas observar as normas da contabilidade, é OBRIGATÓRIO.

  • Campo de aplicação ANTIGO (NBC T 16.1)

    Integralmente: Entidades governamentais (inclui estatais dependentes), serviços sociais e conselhos profissionais.

    - Parcialmente: demais entidades (inclui estatais indeoendentes), pessoas físicas equiparadas

     

    Campo de aplicação ATUAL (Estrutura conceitual)

    Obrigatório: Governos nacionais, estaduais e distritais, órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público) e fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta inclusive as empresas estatais dependentes)  - os que estão inclusos no orçamento fiscal e seguruidade social.

    Facultativo: demais entidades e entidades Independentes - os que estão inclusas no orçamento de investimento.

    Ex. OSCIP e fundações privadas

     

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • RESOLUÇÃO: 

    Pessoal, essa questão exige conhecimento da NBC T 16.1, já revogada, para ser respondida. De acordo com essa norma, um dos OBJETIVOS da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é FORNECER aos usuários o necessário suporte para instrumentalização do controle social.

    Também, segundo a NBC T 16.1, as entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte ESCOPO:

    (a) INTEGRALMENTE, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;

    (b) PARCIALMENTE, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.

    Entidade do Setor Público é o conjunto: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem DINHEIROS, BENS E VALORES PÚBLICOS, na execução de suas atividades. 

    Portanto, observa-se que os tribunais de contas estavam inseridos no escopo integral, visto que são órgãos da administração direta.  Logo, eles são obrigados, e não facultados como afirmou o item, a observar as normas e técnicas próprias da contabilidade aplicada ao setor público.

    Vale mencionar que, à luz das normas atuais (a NBC TSP – Estrutura Conceitual), os Tribunais de Contas também são obrigados a aplicar as normas de Contabilidade Pública. Vamos ver nosso resumo esquemático:

    Observação

    À época da prova, a NBC T 16.1 ainda estava em vigor. Caso a prova fosse hoje, a assertiva deveria ser anulada, em virtude da revogação da referida norma. 

    Apesar de ser um pouco antiga, consideramos importante resolver a questão, de modo que o candidato tenha capacidade de reconhecer o conteúdo da NBC T 16.1, solicitando a anulação da questão caso esta norma venha a ser objeto de cobrança em concursos.

    Gabarito: ERRADO


ID
1989121
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A estrutura de Governança, nas esferas pública ou privada, consiste nos mecanismos utilizados pela entidade com a finalidade de mitigar o conflito de agência entre os gestores e os acionistas, na esfera privada, e entre os gestores e a sociedade, na esfera pública. Essa estrutura também reduz a possibilidade de ocorrência de fraudes e erros. Os princípios que regem a implantação desses mecanismos são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Transparência - Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que condizem à preservação e à otimização do valor da organização.

     

    Equidade - Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas. 

     

    Prestação de Contas (accountability) - Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis.  

     

    Responsabilidade Corporativa - Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.

     

    Conformidade: A organização deve respeitar integralmente as leis, normas e regulamentações aplicáveis aos seus negócios.

     

    Fonte: IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

     

  • Princípios da Governança Corporativa = "C - A - R - E - T - E"

    (C)ompliance = (conformidade)

    (A)ccountability = dever de prestar contas

    (R)esponsabilidade

    (E)quidade

    (T)ransparência

    (É)tica

    Bons estudos.


ID
2125663
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às características qualitativas da informação contábil-financeira útil, com base na estrutura conceitual básica da Contabilidade (Resolução Nº 1.374/11 do Conselho Federal de Contabilidade), é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Resolucão 1374/11

    item QC11. A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil-financeiro de uma entidade em particular. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que seria julgado material para uma situação particular.

     

  • QC8. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados. A informação contábil-financeira não precisa ser uma predição ou uma projeção para que possua valor preditivo. A informação contábil-financeira com valor preditivo é empregada pelos usuários ao fazerem suas próprias predições.

     

    QC12. Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível.

  • para conhecimento:

     

    Na CONTABILIDADE PÚBLICA:

    Materialidade
    3.32 A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício. A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade. Os RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.


ID
2151721
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a NBCT 16.5 - Registros Contábeis, qual das alternativas a seguir apresenta as características do registro e da informação contábil no setor público que expõe: os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes?

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.5 - Registros Contábeis

     

    (h) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.

  • Revogada a partir de 1º/1/2017 pela NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL, conforme publicação no DOU de 4/10/2016, Seção 1


ID
2192275
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Decorrente da necessidade de padronizar os procedimentos contábeis nos três níveis de governo, com o objetivo de orientar e dar apoio à gestão patrimonial na forma estabelecida na Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, analise os conceitos e definições apresentados a seguir e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    NBC T 16.5

    5. A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda:

    (a) a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas;

    (b) a função atribuída a cada uma das contas;

    (c) o funcionamento das contas;

    (d) a utilização do método das partidas dobradas em todos os registros dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público, de acordo com sua natureza de informação;
    e) (Excluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (f) tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, a movimentação a débito e a crédito e os subsistemas utilizados.
     

  • A partir de 1º de janeiro de 2017 a NBC T 16.5 foi revogada pela  NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público.

    Link: http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2016/NBCTSPEC

  • Questão chata de grande


ID
2231551
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Identifique e assinale a alternativa que apresenta a característica da informação e do registro contábil, que se consubstanciam no fato que ambos devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem, de acordo com a NBC T 16.5 - Registro Contábil.

Alternativas
Comentários
  • A norma NBC T 16.5 foi revogada pela NBC TSP - Estrutura Conceitual.

    Representação Fidedigna (3.10):

    "Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica."

     

  • a) Gabarito.

    b) Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.

    c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    d) Integridade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.

    e) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.

  • Norma Revogada


ID
2239537
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, a entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda os seguintes pontos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A (?)

     

    Não entendi direito esta questão, estou deixando alguma palavra passar batido? A alternativa a é compilação dos itens b, c e e do item 5 da NBC T16.5

     

    NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL 

     

    5. A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda:

    (a)  a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas; (D)

    (b)  a função atribuída a cada uma das contas;

    (c)  o funcionamento das contas;

    (d)  a utilização do método das partidas dobradas em todos os registros dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público, de acordo com sua natureza orçamentária, financeira, patrimonial e de compensação nos respectivos subsistemas contábeis; (C)

    (e)  contas específicas que possibilitam a apuração de custos;

    (f)  tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, a movimentação a débito e a crédito e os subsistemas utilizados. (B)

  • conforme comentario da colega Paula, pedimos ajuda dos mestres!!

  • Gabarito A

    ...bem como contas específicas que possibilitam a apuração de custos... (Revogado em 2013 - CFC 1437/13)


ID
2451448
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“Os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários”.

De acordo com a NBC T 16.5, qual das alternativas a seguir apresenta a característica do registro e da informação contábil no setor público apresentados na frase acima?

Alternativas
Comentários
  •             1.5 – DA TEMPESTIVIDADE

                 1.5.1 – A tempestividade refere-se ao fato de a informação contábil dever chegar ao conhecimento do usuário em tempo hábil, a fim de que este possa utilizá-la para seus fins.

                1.5.2 – Nas informações preparadas e divulgadas sistematicamente, como as demonstrações contábeis, a periodicidade deve ser mantida.

                Parágrafo único. Quando por qualquer motivo, inclusive de natureza legal, a periodicidade for alterada, o fato e suas razões devem ser divulgados junto com a própria informação.

    http://www.portaldeauditoria.com.br/normascrc/normasbrasileirasdecontabilidade785.htm

  • Pontos importantes: momento de ocorrência e em tempo hábil = tempestividade, característica de melhoria da informação, conforme CPC 00

  •  Características Qualitativas de Melhoria são:

    – Comparabilidade: As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Consequentemente, a informação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser comparada com informação similar sobre outras entidades e com informação similar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

    – Verificabilidade: Significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna. Informação quantificável não necessita ser um único ponto estimado para ser verificável. Uma faixa de possíveis montantes com suas probabilidades respectivas pode também ser verificável.

    – Tempestividade: Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

    – Compreensibilidade: Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.


ID
2471281
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilidade aplicada ao setor público, julgue o item.

A neutralidade da informação contábil no setor público significa que ela não poderá influenciar o comportamento de seus usuários.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    NBCTSPEC


    A neutralidade da informação contábil corresponde à ausência de viés. Isso significa que a seleção e a apresentação das informações financeiras e não financeiras não devem ser feitas com a intenção de se atingir um resultado particular predeterminado, por exemplo, para influenciar a avaliação dos usuários acerca da prestação de contas e responsabilização (accountability) por parte da entidade, para uma decisão ou julgamento que está para ser feito, ou, ainda, para induzir a determinado comportamento

    bons estudos

  • Complementando,

     

    NBC TSP EC,

     

    3.14 A informação neutra representa fielmente os fenômenos econômicos e outros fenômenos que ela se propõe a representar. Contudo, exigir que a informação incluída nos RCPGs seja neutra não significa que não haja propósito ou que não influencie algum comportamento. A relevância é uma característica qualitativa, e, por definição, a informação relevante é capaz de influenciar as avaliações e as decisões dos seus usuário.
     


ID
2587996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo as normas brasileiras de contabilidade técnicas aplicadas ao setor público (NBC TSP), a estrutura conceitual propõe bases de mensuração para todas as transações ou para os eventos relacionados aos ativos sob o controle das entidades do setor público. Uma dessas bases de mensuração é o denominado valor em uso, que consiste no

Alternativas
Comentários
  • NBCs TSP

    As seguintes bases de mensuração para os ativos são identificadas e discutidas à luz da informação que fornecem sobre o custo de serviços prestados, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, além da extensão na qual fornecem informação que satisfaça as características qualitativas:

    (a) custo histórico;

    (b) valor de mercado (*);

    (c) custo de reposição ou substituição;

    (d) preço líquido de venda;

    (e) valor em uso.

    Valor em uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.

  • a) valor de mercado

    b) custo de reposição

    c) preço líquido de venda

    d) ITEM CORRETO

    e) custo histórico

  • Bases de mensuração do ativo

     

    a)       Custo histórico: é a importância fornecida para se adquirir ou desenvolver um ativo, o qual corresponde ao caixa ou equivalentes de caixa ou o valor de outra importância fornecida à época de sua aquisição ou desenvolvimento. No modelo do custo histórico, os ativos devem ser inicialmente reconhecidos pelo custo incorrido na sua aquisição, podem ser reduzidos ao se reconhecer a redução ao valor recuperável.

     

    b)       Valor de mercado: é o montante pelo qual um ativo pode ser trocado entre partes cientes e dispostas, em transação sob condições normais de mercado. Na aquisição, o valor de mercado e o custo histórico são os mesmos, caso os custos da transação sejam ignorados e a transação seja uma transação com contraprestação.

     

    c)       Custo de reposição ou substituição: é o custo mais econômico exigido para a entidade substituir o potencial de serviços de ativo na data do relatório.

     

    d)       Valor em uso: é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.

  • Pessoal, vamos lembrar da nossa tabela sobre bases de mensuração de ativos:

    Ficou fácil de saber que é a alternativa D) que está certa!

    Mesmo assim, vamos analisar as demais alternativas.

    A alternativa A) está errada, pois ela caracteriza o valor de mercado.

    A alternativa B) está errada, pois ela caracteriza o custo de reposição ou substituição.

    A alternativa C) está errada, pois ela caracteriza o preço líquido de venda.

    A alternativa E) está errada, pois ela caracteriza o custo histórico.

    Gabarito: LETRA D

  • Ativo:

    Valor em uso - valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes tanto do ativo, caso este continue a ser utilizado, quanto do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.


ID
2729983
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Figura entre as características do registro e da informação contábil no setor público, previstas na NBCT 16.5., a

Alternativas
Comentários
  • Ver pg 22 http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/11/setor_publico.pdf

  • Gab B


    São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.

    (a)  Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.

    (b)      Compreensibilidade – as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são de difícil compreensão pelos usuários.

    (c)  Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    (d) Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.

    (e)  Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.

    (f)  Integridade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.

    (g)  Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

    (h)  Representatividade

    (i)   Tempestividade

    (j)   Uniformidade

    (k)  Utilidade

    (l)   Verificabilidade

    (m) Visibilidade

  • norma revogada, questão desatualizada.

  • norma revogada, questão desatualizada.


ID
2732971
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as normas vigentes no Brasil, a relevância é uma das características qualitativas obrigatoriamente presentes nas Demonstrações Contábeis. Dentre os seus requisitos, tem-se que a relevância auxilia o usuário da informação contábil em todos os itens a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • resposta Letra D. É uma caracteristica quantitativa.

  • Caracteristicas da Relevância: Valor preditivo, Valor confirmatorio e Materialidade!

    Letra D

  • Questão sobre uma das características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG)

    Segundo a NBC TSP – Estrutura Conceitual, as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Dica! Para quem também estuda Contabilidade Geral (CGE) recomendo sempre comparar os conceitos de Contabilidade Pública com os de CGE, pois muitos são semelhantes, dado a recente convergência com as normas internacionais e a aproximação que se faz das duas matérias. Um bom exemplo são as características qualitativas da informação, que são as mesmas trazidas pela NBC TG Estrutura Conceitual (CGE), com algumas sutis diferenças, por exemplo: somente na CGE se menciona a divisão das características em fundamentais e de melhoria.

    Dica! Para decorar as características qualitativas das informações no Setor Público, lembrem-se: ReRe Com2TV
    Representação fidedigna
    Relevância
    Comparabilidade
    Compreensibilidade
    Tempestividade
    Verificabilidade

    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas, procurando pela INCORRETA que não se refere a relevância:

    A) Correto, a relevância auxilia o usuário da informação na previsão de eventos futuros, especialmente quando possui valor preditivo, conforme a norma:
    3.8 Os RCPGs podem apresentar informação acerca dos objetivos, custos e atividades previstas de prestação de serviços, além do montante e das fontes de recursos que se destinam a serem alocadas na prestação de serviços no futuro. Tal informação voltada para o futuro tem valor preditivo e é relevante para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. A informação sobre fenômenos econômicos e outros que existam ou já tenham ocorrido também pode ter valor preditivo ao auxiliar a formar expectativas sobre o futuro. Por exemplo, a informação que confirma ou refuta expectativas passadas pode reforçar ou alterar expectativas sobre o desempenho e os resultados da prestação de serviços que possam ocorrer no futuro.

    B) Correto, essa é a principal característica da informação relevante, ser capaz de influenciar na tomada de decisão, conforme a norma:
    3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.

    C) Correto, a relevância não auxilia o usuário da informação somente na previsão de eventos futuros, mas também na avaliação de eventos passados, especialmente pelo seu valor confirmatório, conforme a norma:
    3.7 As informações financeiras e não financeiras têm valor confirmatório se confirmarem ou alterarem expectativas passadas (ou presentes). Por exemplo, a informação é relevante, para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão, se confirmar as expectativas sobre questões, tais como: a extensão na qual os gestores cumpriram as suas responsabilidades pelo uso eficiente e eficaz dos recursos; a realização dos objetivos especificados da prestação de serviços; e o cumprimento da legislação e de regulamentos orçamentários, além de outro

    D) Incorreto, a materialidade é uma restrição acerca da informação incluída nos RCPGs e não se relaciona necessariamente com a característica qualitativa da relevância. A relevância não se propõe a demonstrar que tanto itens materiais quanto imateriais devem ser considerados, mas sim aqueles que fazem a diferença na tomada de decisões. Segundo a norma:
    3.3 As restrições inerentes à informação contida nos RCPGs são a materialidade, o custo benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas


    Gabarito do Professor: Letra D
  • Questão sobre uma das características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG)

    Segundo a NBC TSP – Estrutura Conceitual, as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Dica! Para quem também estuda Contabilidade Geral (CGE) recomendo sempre comparar os conceitos de Contabilidade Pública com os de CGE, pois muitos são semelhantes dado a recente convergência com as normas internacionais e a aproximação que se faz das duas matérias. Um bom exemplo são as características qualitativas da informação, que são as mesmas trazidas pela NBC TG Estrutura Conceitual (CGE), com algumas sutis diferenças, por exemplo: somente na CGE se menciona a divisão das características em fundamentais e de melhoria.

    Dica! Para decorar as características qualitativas das informações no Setor Público, lembrem-se: ReRe Com2TV

    Representação fidedigna

    Relevância

    Comparabilidade

    Compreensibilidade

    Tempestividade

    Verificabilidade

    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas, procurando por pela INCORRETA que não se refere a relevância:

    A) Correto, a relevância auxilia o usuário da informação na previsão de eventos futuros, especialmente quando possui valor preditivo, conforme a norma:

    3.8 Os RCPGs podem apresentar informação acerca dos objetivos, custos e atividades previstas de prestação de serviços, além do montante e das fontes de recursos que se destinam a serem alocadas na prestação de serviços no futuro. Tal informação voltada para o futuro tem valor preditivo e é relevante para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. A informação sobre fenômenos econômicos e outros que existam ou já tenham ocorrido também pode ter valor preditivo ao auxiliar a formar expectativas sobre o futuro. Por exemplo, a informação que confirma ou refuta expectativas passadas pode reforçar ou alterar expectativas sobre o desempenho e os resultados da prestação de serviços que possam ocorrer no futuro.

    B) Correto, essa é a principal característica da informação relevante, ser capaz de influenciar na tomada de decisão, conforme a norma:

    3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.

    C) Correto, a relevância não auxilia o usuário da informação somente na previsão de eventos futuros, mas também na avaliação de eventos passados, especialmente pelo seu valor confirmatório, conforme a norma:

    3.7 As informações financeiras e não financeiras têm valor confirmatório se confirmarem ou alterarem expectativas passadas (ou presentes). Por exemplo, a informação é relevante, para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão, se confirmar as expectativas sobre questões, tais como: a extensão na qual os gestores cumpriram as suas responsabilidades pelo uso eficiente e eficaz dos recursos; a realização dos objetivos especificados da prestação de serviços; e o cumprimento da legislação e de regulamentos orçamentários, além de outro

    D) Incorreto, a materialidade é uma restrição acerca da informação incluída nos RCPGs e não se relaciona necessariamente com a característica qualitativa da relevância. A relevância não se propõe a demonstrar que tanto itens materiais quanto imateriais devem ser considerados, mas sim aqueles que fazem a diferença na tomada de decisões. Segundo a norma:

    3.3 As restrições inerentes à informação contida nos RCPGs são a materialidade, o custo benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas

    Gabarito do Professor: Letra D


ID
2733016
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As características qualitativas da informação contábil-financeira útil traduzem os tipos de informação requeridas e consideradas mais úteis pelos usuários (investidores, credores por empréstimos, governo, funcionários, entre outros), existentes ou em potencial, para tomada de decisões acerca da entidade analisada. Nesse contexto, para ser útil a informação contábil-financeira necessita ser relevante e representar fidedignamente o que se propõe a representar e a utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. De acordo com essa breve contextualização, analise as afirmativas, referentes às características qualitativas da informação contábil útil, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.
( ) Tempestividade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
( ) A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo.
( ) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra "C"

     

    ) Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.

    Tempestividade (o correto é COMPARABILIDADE) é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

    V  ) A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo.

    F  ) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la. (Ao contrário, os benefícios produzidos pela informação devem compesar seus custos decorrentes)

     

  • (...)se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível(...)

    O enunciado dessa questão é a resposta da antepenúltima, é exatamente o que a pergunta pede.

  • (...)se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível(...)

    O enunciado dessa questão é a resposta da antepenúltima, é exatamente o que a pergunta pede.

  • Questão sobre as características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG)

    Segundo a NBC TSP – Estrutura Conceitual, as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Dica! Para quem também estuda Contabilidade Geral (CGE) recomendo sempre comparar os conceitos de Contabilidade Pública com os de CGE, pois muitos são semelhantes dado a recente convergência com as normas internacionais e a aproximação que se faz das duas matérias. Um bom exemplo são as características qualitativas da informação, que são as mesmas trazidas pela NBC TG Estrutura Conceitual (CGE), com algumas sutis diferenças, por exemplo: somente na CGE se menciona a divisão das características em fundamentais e de melhoria.

    Dica! Para decorar as características qualitativas das informações no Setor Público, lembrem-se: ReRe Com2TV

    Representação fidedigna
    Relevância
    Comparabilidade
    Compreensibilidade
    Tempestividade
    Verificabilidade

    Feita a revisão, já podemos cada alternativa, classificando em V ou F:

    (Verdadeiro) Esses são os três atributos da representação fidedigna, informação completa, neutra (ausência de viés) e livre de erro material (sem erros relevantes). Conforme a norma:
    3.10 Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica.

    (Falso) Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. O que a alternativa descreve é a característica de comparabilidade:
    3.21 Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

    (Verdadeiro) Essa é uma característica qualitativa da informação que é verificável, direta ou indiretamente, gerando esse consenso geral, de dois observadores. Conforme a norma:
    3.26 A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos RCPGs representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. A suportabilidade, ou seja, a qualidade referente àquilo que dá suporte a algo, algumas vezes é utilizada para descrever esta qualidade, quando aplicada em relação à informação explicativa e à informação quantitativa financeira e não financeira prospectiva divulgada nos RCPGs. Quer referida como verificabilidade ou como suportabilidade, a característica implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa (...)

    (Falso) Os custos deverão ser justificados pelos benefícios gerados pela divulgação da informação, não o contrário, conforme a norma:
    3.35 A informação contábil impõe custos, e seus benefícios devem justificá-los. Avaliar se os benefícios da informação justificam seus custos é, com frequência, uma questão de julgamento de valor, pois não é possível identificar todos os custos e todos os benefícios da informação incluída nos RCPGs

    A sequência está correta em V, F, V, F.

    Gabarito do Professor: Letra C

  • Características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil.

    Relevância - Informação contábil-financeira capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Deve conter:

    • Valor preditivo - pode ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
    • Valor confirmatório - serve de feedback para avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).

    Materialidade é um aspecto da relevância se a omissão da informação ou sua divulgação distorcida puder influenciar decisões.

    Representação fidedigna - precisa ter três atributos, ser completa, neutra e livre de erro. Ser só fidedigno não garante que será útil. Não significa exatidão em todos os aspectos.

    • Completa - toda informação necessária (inclusive assuntos complexos)
    • Neutra - desprovida de viés de seleção ou na apresentação da informação contábil-financeira
    • Livre de erros - não há erros ou omissões no fenômeno retratado

    Características qualitativas de melhoria - melhoram a utilidade da informação que é relevante e é representada com fidedignidade

    • Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
    • Verificabilidade - Ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar. Diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna.
    • Comparabilidade - permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles, requer 2 itens.
    • Compreensibilidade serve para classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.

    Consistência auxilia a comparabilidade refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. auxilia a comparabilidade

    Os benefícios produzidos pela informação devem compensar seus custos decorrentes


ID
2738521
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Cotia - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a estrutura conceitual contábil, as características qualitativas de melhoria da informação contábil-financeira útil são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Características Qualitativas Fundamentais são:

    - Relevância

    - Representação fidedigna

     

    Características Qualitativas de Melhoria são:

    - Comparabilidade

    - Verificabilidade

    - Tempestividade

    - Compreensibilidade.

  • Macete:

    O MELHOR só a CVC TEM.

    MELHOR só a Comparabilidade Verificabilidade Compreensibilidade TEMpestividade.

  • RRF CCVT

  • Notem como esse assunto se repete quando o assunto é Estrutura Conceitual. Mais uma vez, vamos recorrer ao nosso resumo esquemático sobre características qualitativas de melhoria da informação contábil-financeira:

    Vamos analisar as alternativas.

    A alternativa A) está errada, pois inclui indevidamente a veracidade como característica qualitativa de melhoria da informação contábil-financeira.

    A alternativa B) está errada, pois inclui indevidamente a conversibilidade, a concordância e a uniformidade como características qualitativas de melhoria da informação contábil-financeira.

    A alternativa C) está errada, pois nenhuma das características mencionadas constituem características qualitativas de melhoria da informação contábil-financeira.

    A alternativa D) está certa, pois todas as características mencionadas constituem características qualitativas de melhoria da informação contábil-financeira, conforme nosso resumo esquemático acima.

    A alternativa E) está errada, pois, das características mencionadas, apenas a comparabilidade constitui uma característica qualitativa de melhoria da informação contábil-financeira.

    Portanto, está certa a letra D).

    Gabarito: LETRA D

  • Havia o casal REgina e REginaldo. Eram recém-casados, todos os chamavam de RE-RE (RElevância e REpresentação Fidedigna, as características fundamentais)

    Eles estavam tão inlove que sempre assistiam juntos às séries na TV. Só tinham uma TV (TempestiVidade). Entretanto, cada um tinha seu COMPtudador, para trabalhar e conversar com os amigos nas redes sociais. Então eram dois COMPtudadores (COMParabilidade e COMPreensibilidade).

  • Letra (d)

    Características Qualitativas Fundamentais são:

    - Relevância

    - Representação fidedigna

     

    Características Qualitativas de Melhoria são:

    - Comparabilidade

    - Verificabilidade

    - Tempestividade

    - Compreensibilidade.

    Princípios Contábeis

    -> Entidade

    -> Continuidade

    -> Oportunidade

    -> Registro pelo valor original

    -> Competência

    -> Prudência


ID
2763763
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das características qualitativas da Informação Contábil constantes no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer influência, mesmo quando não têm valor confirmatório ou preditivo.
( ) A representação fidedigna é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.
( ) A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.
( ) A tempestividade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.
( ) A informação contábil é sempre necessária no setor público, hoje mais ainda, por causa da necessidade de transparência e alto índice de corrupção, independentemente do seu custo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    (F) 3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.

     

    (F) 3.17 A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.

     

    (V) 3.6 [...] A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.

     

    (F) 3.21 Comparabilidade é qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômeos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

     

    (F) 3.35 A informação contábil impõe custos, e seus benefícios devem justificá-los. Avaliar se os benefícios da informação justificam seus custos é, com frequencia, uma questão de julgamento de valor, pois não é possível identificar todos os custos e todos os benefícios da informação incluída nos RCPGs.

     

    Fonte: NBC TSP Estrutura Conceitual


ID
2777416
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as características qualitativas de melhoria que aumentam a utilidade da informação.

Alternativas
Comentários
  • Dica:

    O MELHOR só a CVC TEM.

    O MELHOR só a Comparabilidade Verificabilidade Compreensibilidade TEMpestividade.

    Deus no comando!!!

  • Gabarito: letra D.

     

    Características Qualitativas Fundamentais: relevância e representação fidedigna.

     

    Características Qualitativas de Melhoria: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.

     

    Fonte: NBC TG - Estrutura Conceitual (http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/04/NBC_TG_COMPLETAS03.2013.pdf).

  • Características Qualitativas de Melhoria - CCVT

     Comparabilidade

    Identificar e compreender similaridades e diferenças entre os itens.

    Não significa uniformidade.

    Consistência: Auxilia a alcançar a comparabilidade.


    Compreensibilidade

    Informação classificada, caracterizada e apresentada com clareza e concisão.


    Verificabilidade

    Assegura que a informação representa fidedignamente o fenômeno a que se propõe a representar.

    Verificação Direta: Observação direta.

    Verificação Indireta: Utilização de modelos, fórmulas ou técnicas para cálculo, de posse dos dados de entrada.


    Tempestividade

    Informação disponível a tempo para que os usuários possam tomar as decisões.

    Informação influencia na decisão dos usuários.


    FONTE: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/13602/moraes-junior/comentarios-sobre-o-cpc-00-parte-5


ID
2851759
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o Balanço na Contabilidade Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. A finalidade básica da Contabilidade é o controle contábil.
II. A escrituração não é uma técnica contábil.
III. Balanço financeiro é o demonstrativo que apresenta os restos a pagar do exercício, computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • i - correto

    ii - é uma técnica contábil

    iii - correto



    gabarito letra E.


  • I) A contabilidade aplicada ao setor público é o ramo da ciência contábil que aplica no processo gerador de informações os princípios e normas contábeis direcionadas ao controle do patrimônio público.


    II) As técnicas contábeis são: Escrituração, Demonstrações Contábeis, Análise de balanços e auditoria.


    III) No balanço financeiro,os restos a pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária, para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. (Lei 4320/64)

  • MARQUEI SÓ A III A finalidade básica da Contabilidade é o controle contábil.?? contábil é sinônimo de Patrimonio ??? RECURSO NELES !!!

  • Também marquei somente o item III, porque achei que a finalidade da contabilidade não era somente o controle contábil.

    finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos ocorridos no patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações

  • Discordo do gabarito.

    I. A finalidade básica da Contabilidade é o controle PATRIMONIAL. 

  • Mal elaborada, cabe recurso, não a toa a estatística desta questão nos mostra a quantidade de erros.

  • Também marquei somente a III

  • GABARITO: E


ID
2854027
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere aos aspectos de contabilidade pública, julgue o item subsequente.


No âmbito do Setor Público, a baixa do valor contábil de um item do ativo imobilizado somente pode ocorrer por sua alienação.

Alternativas
Comentários
  • Conceito: Segundo o Pronunciamento Técnico CPC27, o valor contábil de um item do ativo imobilizado deve ser baixado:

    a) Por ocasião de sua alienação;

    b) Quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros com a sua utilização ou alienação.


    http://www.afixcode.com.br/blog/baixa-de-ativo-imobilizado/

  • No que se refere aos aspectos de contabilidade pública, julgue o item subsequente. 

    No âmbito do Setor Público, a baixa do valor contábil de um item do ativo imobilizado somente pode ocorrer por sua alienação. ERRADO

    _____________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

    5.5. BAIXA DO VALOR CONTÁBIL DE UM ITEM DO ATIVO IMOBILIZADO


    A baixa do valor contábil de um item do ativo imobilizado deve ocorrer por sua alienação ou quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços com a sua utilização ou alienação. Quando o item é baixado, os ganhos ou perdas decorrentes desta baixa devem ser reconhecidos no resultado patrimonial.

    Os ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser determinados pela diferença entre o valor líquido da alienação, se houver, e o valor contábil do item.


    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 175


ID
2854045
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere aos aspectos de contabilidade pública, julgue o item subsequente.


Um ativo deverá ser reconhecido no patrimônio público quando for provável que benefícios futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser determinado em bases confiáveis.

Alternativas
Comentários
  • CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis – Segunda Parte


    Posição Patrimonial e Financeira

    Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial financeira são Ativos, Passivos e Patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:


    Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo.


    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.


    Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.


    Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade.


    Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída ou redução de ativos ou incrementos em passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição de resultado ou de capital aos proprietários da entidade.

  • Essa questão se enquadra com Contabilidade Geral, na parte de Reconhecimento de Elementos Patrimoniais.

    RECONHECIMENTO DE ATIVOS

    Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade.

    Gravem! São dois os requisitos para que um ativo seja reconhecido no balanço

    1)     PROBABILIDADE DE GERAÇÃO DE BENEFÍCIOS FUTUROS.

    2)     CUSTO OU VALOR PODE SER DETERMINADO PARA A ENTIDADE

    RECONHECIMENTO DE PASSIVOS

    Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade.

    Uma obrigação com fornecedores, por exemplo, gerará saída de recursos envolvendo benefícios econômicos? Sim, o dinheiro do caixa (este caixa é um benefício econômico da empresa).

    Esta mesma obrigação pode ser estimada com segurança? Geralmente, esperamos que sim.

    Portanto, satisfeitos os requisitos para reconhecimento de um passivo.

  • No meu entender essa questão não está errada, mas sim incompleta, pois não mencionou que para ser ativo o bem tem que está sob controle da entidade. Segundo o MCASP, são três as características básicas de um ativo:

    1) Bem controlado pela entidade

    2) Decorrente de eventos passados.

    3) Capacidade de gerar benefícios econômicos futuros.

  • Olá, pessoal.

    Creio que o item envolva a interpretação dos Capítulos 5 e 6 da NBC TSP - Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016.

    Não os trouxe aqui para os comentários, pois ficaria muito poluído. Mas vale a leitura atenta dos referidos capítulos até podendo se estender a alguns pontos do Capítulo 7 para melhor consolidação do assunto.

    Isso foi o que entendi ao ler a norma e confrontar com a cobrança do item. Por favor, caso não o seja, peço que me informem.

  • Gabarito : CERTO

  • RESOLUÇÃO:

                  Exatamente! Segundo o MCASP, um ativo deve ser reconhecido quando: 

    a)     Satisfizer a definição de ativo, isto é, quando se demonstrar que o ativo é: 1) controlado pela entidade; 2) é resultado de eventos passados; e 3) tem potencial de serviços ou capacidade de gerar benefícios econômicos.

    b)     Puder ser mensurado, observando as características qualitativas, e considerando as restrições sobre a informação contábil.

    Gabarito: CERTO

  • CONCORDO COM VOCÊ NICOLAS, POIS, O "DEVERÁ" REMETE QUE SERÁ POR ,APENAS, ESSES DOIS REQUISITOS E É NECESSÁRIO 3:

    1) Bem controlado pela entidade

    2) Decorrente de eventos passados.

    3) Capacidade de gerar benefícios econômicos futuros.


ID
2922295
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição da natureza das informações de controle.

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala em ATOS e FATOS é ORÇAMENTÁRIO.

    Quando se fala em FATOS é PATRIMONIAL.

    Quando se fala em ATOS é de CONTROLE.

    LETRA "C"

  • Resposta D. PCASP 5º EDIÇÃO PAG 15

    Contas com Informações de Natureza Típica de Controle: são as contas que registram, processam e evidenciam os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como outras que tenham função precípua de controle, seja para fins de elaboração de informações gerenciais específicas, acompanhamento de rotinas, elaboração de procedimentos de consistência contábil ou para registrar atos que não ensejaram registros nas contas patrimoniais, mas que potencialmente possam vir a afetar o patrimônio. 

  • A letra C esta incorreta. A resposta esperada seria "Registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público (ESP)." da letra D.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Alexandre Violato Peyerl

    O QUE É PLANO DE CONTAS: 

    Q1129150 Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários. (CERTO)

    ===

    OBJETIVOS DO PCASP:

    Q1129153 

    Q563008

    Q1724024

    ===

    Secretaria do Tesouro Nacional (STN): 

    ⇒ Órgão central de contabilidade da União Q1709627 / Q26631 / Q303922

    ⇒ É competente para a edição de normas gerais para consolidação das contas públicas. Q790269

    ⇒ É responsável por criar, alterar, excluir, codificar, especificar, desdobrar e detalhar as contas contábeis. Q792407 / Q1811612

    ⇒ Estabelece nível mínimo a partir do qual os entes poderão detalhar as contas do PCASP de acordo com suas peculiaridades. Q1174087

    ===

    Estrutura do PCASP 

    Natureza da Informação Contábil (Q1698121)

    ➢  Natureza  de  informação  patrimonial 

    ➢  Natureza de informação orçamentária  

    ➢  Natureza de informação de controle Q1275347 / Q1057251

    Subsistemas de informação contábil, que são 4: (Q302616)

    ➢ Orçamentário Q1155022 / Q1275347

    ➢ Patrimonial Q278197 / Q498326 / Q1393090 / Q773618

    ➢ Custos Q394652 / 

    ➢ Compensação Q507841 / Q1691905 / Q494521

    ===

    OBJETIVOS DO PCASP:  

    a. Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público;  

    b. Distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle;  

    c. Atender à administração direta e à administração indireta das três esferas de governo, inclusive quanto às peculiaridades das empresas estatais dependentes e dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS);  

    d. Permitir o detalhamento das contas contábeis, a partir do nível mínimo estabelecido pela STN, de modo que possa ser adequado às peculiaridades de cada ente;  

    e. Permitir a consolidação nacional das contas públicas;  

    f. Permitir a elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) e dos demonstrativos do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF);  

    g.  Permitir  a  adequada  prestação  de  contas,  o  levantamento  das  estatísticas  de  finanças públicas,  a  elaboração  de  relatórios  nos  padrões  adotados  por  organismos  internacionais  –  a exemplo do Government Finance Statistics Manual (GFSM) do Fundo Monetário Internacional (FMI), bem como o levantamento de outros relatórios úteis à gestão;  

    h. Contribuir para a adequada  tomada de decisão e para a  racionalização de custos no  setor público; e  

    i. Contribuir para a transparência da gestão fiscal e para o controle social.  


ID
2939254
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. Com relação às características qualitativas da informação contábil, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8 Edição

    6.2.2. Representação fidedigna

    Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica.

  • GAB.: C

    Características Qualitativas da Informação Contábil:

    Relevância - Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil;

    Representação Fidedigna - A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material;

    Comparabilidade - Qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos;

    Verificabilidade (suportabilidade) - Qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos RCPGs representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar;

    Tempestividade - Significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão;

    Compreensibilidade - Qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.

    Lembrando que na Contabilidade Pública, as características qualitativas não se dividem em Características Qualitativas Fundamentais e de Melhoria.

  • Conforme a (NBC TSP) – Estrutura Conceitual

    As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Relevância

    "As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos".

    Representação fidedigna

    "Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material". 

    Compreensibilidade

    "A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. As demonstrações contábeis devem apresentar a informação de maneira que corresponda às necessidades e à base do conhecimento dos usuários, bem como a natureza da informação apresentada. A compreensão é aprimorada quando a informação é classificada e apresentada de maneira clara e sucinta". 

     Tempestividade

    "Significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins do objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil. [...] A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil". 

    Comparabilidade

    "É a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos". 

    Verificabilidade

    "É a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. Essa característica implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa, em que a informação representa os fenômenos econômicos e de outra natureza, os quais se pretende representar sem erro material ou viés; ou o reconhecimento apropriado, a mensuração ou o método de representação foi aplicado sem erro material ou viés".

    A questão trocou o conceito de representação fidedigna por verificabilidade. Portanto, a C está incorreta.

    Gabarito C

  • Gabarito letra C, lembrando que pede a INCORRETA.

    Lembrando que na Contabilidade prevalece a ESSÊNCIA SOBRE A FORMA LEGAL.

    A expressão "primazia da essência sobre a forma", significa que na escrituração contábil, as normas contábeis devem prevalecer sobre as exigências legais.

    Bons estudos.


ID
2939311
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com Padoveze (2015), o sistema de informação contábil, assim como os demais sistemas de controladoria e finanças, é classificado como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    O sistema de informação contábil deve ser estruturado pelo Controller (profissional responsável pela controladoria) para atender as necessidades informacionais de todo o processo de gestão da empresa.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2939314
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Padoveze (2015) segrega os sistemas de informações contábeis em três grandes áreas e subsistemas. Sob a perspectiva desse autor, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguem explica esta questao, por favor. ?

  • "Sob a perspectiva desse autor"

    É piada só pode.


ID
2940274
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A NBC 16.5 – Registro Contábil - estabelece critérios para o registro contábil dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público. O fato de que os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades, constitui uma característica do registro e da informação contábil no setor público que denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • O texto faz referência a característica de Comparabilidade.

  • Comparabilidade: Os usuários devem poder comparar as informações contábeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências na sua posição patrimonial e financeira e no seu desempenho. Os usuários devem também ser capazes de comparar os dados contábeis de diferentes entidades a fim de avaliar, em termos relativos, a sua posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira.

    LETRA C

    Ao infinito e além!


ID
2940334
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As informações financeiras e não financeiras são de boa qualidade caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. Trata-se da seguinte característica da informação contábil:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª PÁG. 22

    Relevância

    As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela. 

    GAB. A

  • Letra A


ID
2941660
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Representação Fidedigna é uma das características qualitativas fundamentais da informação contábil financeira útil. Segundo a Resolução CFC n.º 1.374/11, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A realidade retratada precisa ser completa,NEUTRA e livre de erro para ser representação perfeitamente fidedigna.

  • Completa, neutra e livre de erro.


ID
2941750
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a resolução CFC n.º 1.374/11, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CPC 00

    A. OB9. [...]. Contudo, a administração não precisa apoiar-se em relatórios contábil-financeiros de propósito geral uma vez que é capaz de obter a informação contábil-financeira de que precisa internamente

    B. OB7. Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não são elaborados para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação;

    C. OB6. Entretanto, relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, necessitam. Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como, por exemplo, condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.

    D. OB8. Usuários primários individuais têm diferentes, e possivelmente conflitantes, desejos e necessidades de informação

    GAB. C


ID
2941753
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A relevância é uma das características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil. segundo a resolução CFC n.º 1.374/11, uma informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. ao discorrer sobre essa característica qualitativa, de acordo com a resolução supracitada, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CPC 00

    A. ERRADO

    QC7. A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.

    B. CERTO

    QC11. [...]. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que seria julgado material para uma situação particular

    C. ERRADO

    QC8. [...]. A informação contábil-financeira não precisa ser uma predição ou uma projeção para que possua valor preditivo.

    D. ERRADO

    QC6. [...]. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes.

    GAB. B

  • Questão horrenda.

    "Ao discorrer sobre essa característica qualitativa, de acordo com a resolução supracitada, é CORRETO afirmar:"

    E a resposta remete a uma RESTRIÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL (Materialidade), e não a uma característica qualitativa.

  • A materialidade é uma aspecto da Relevância.


ID
2943430
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O objetivo principal da informação contábil é fornecer informação para fins de prestação de contas e tomada de decisão. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das características qualitativas de uma informação contábil pública, segundo o MCASP (2017).

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª Edição

    As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

  • A. ERRADA. Conservadorismo contábil.

    Não existe tal terminologia.

    B. ERRADA. Custo-benefício empresarial.

    Alternativa sem sentido.

    C. ERRADA. Custos glosados.

    Glosa nada mais é que um custo não operacionalizado. Exemplo: A Coca cola faz a entrega de um pedido a um comerciante, nesse momento o comerciante percebe que duas caixas de coca em lata estão estouradas devido ao transporte. Mesmo assim ele recebe o pedido com desconto pela avaria nas caixas. O departamento contábil faz uso de glosa para registrar o fato contábil, que nada mais é que fazer o cancelamento (contábil) de alguma parte da nota fiscal.

    D. ERRADA. Irrelevância.

    O correto devia ser relevância.

    E. GABARITO. Tempestividade.

    Conforme o Mcasp 8ª Ed. São atributos qualitativo: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

  • custo beneficio é uma característica qualitativa da informação contábil da contabilidade publica, porem a alternativa B não esta correta. alternativa correta E.

  • Características qualitativas

     

    Fundamentais (FIRE):

     

    FIdedignidade

     

    RElevância

     

     

    De melhoria (TV COCO):

     

    Tempestividade

     

    Verificabilidade

     

    COmparabilidade

     

    COmpreensibilidade

  • Para resolver essa questão, basta recorrermos ao nosso resumo esquemático sobre características qualitativasda informação contábil. Vejamos:

    Agora ficou fácil saber que a letra E) é a certa! Tudo bem que a questão ajudou um pouquinho uma vez que as demais alternativas não têm muita relação com as características qualitativas da informação contábil, mas para a maioria das questões sobre este assunto, basta lembrar dos resumos esquemáticos sobre características qualitativasrestrições, bem como sobre seus conceitos.

    Dessa forma, a alternativa corretaé a letra E).

    Gabarito: LETRA E

  • Características Qualitativas Úteis:

    Relevância;

    Representação Fidedigna.

    Características Qualitativas de Melhoria:

    Compreensibilidade;

    Comparabilidade;

    Tempestividade;

    Verificabilidade.

    Segue o Mnemônico para ajudar na memorização:

    ReRe CoCoTeVe


ID
2950609
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Ao tratar das bases para mensuração de ativos, a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público aborda a lógica de mensuração a valores históricos e valores correntes.


A mensuração a valores correntes:

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público

    Mensurações a valor corrente

    7.22 As mensurações a valor corrente refletem o ambiente econômico vigente na data de apresentação do relatório.

    7.23 Existem 4 bases de mensuração a valor corrente para os ativos:

    (a) valor de mercado;

    (b) custo de reposição ou substituição;

    (c) preço líquido de venda; e

    (d) valor em uso. 

    Gab. D

  • Bases de mensuração para ativos: custo histórico, valor de mercado, custo de reposição ou substituição, preço líquido de venda e valor em uso.

    Bases de mensuração para os passivos: Custo histórico, valor de mercado, custo de cumprimento da obrigação, custo de liberação, preço presumido.

    Valor corrente inclui: valor de mercado, custo de reposição ou substituição, preço líquido de venda e valor em uso.

    *Valor em uso em uso não é observável. Logo A descartada.

    *Valor de mercado não é especifico para a entidade. Logo B descartada.

    *Custo de resposição e custo histórico são valores de entrada. Logo C descartada.

    *Valor em uso é uma das bases. Logo E descartada.

  • Sou bizonho

  • Pessoal, a EC estabelece em seu Capítulo 7 – Mensuração de Ativos e Passivos nas Demonstrações Contábeis que existem quatro bases de mensuração a valor corrente para os ativos, quais sejam:

    Vamos também relembrar das bases de mensuração dos ativos de forma geral:

    Agora vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada, pois dentre as bases de mensuração a valor corrente, tem-se o valor em uso, que não é observável no mercado e o valor de mercado (em mercado inativo), o qual depende da técnica de atribuição de valor para ser uma base de mensuração observável ou não no mercado.

    A alternativa B) está errada, pois dentre as bases de mensuração a valor corrente, tem-se o valor de mercado (quando o mercado é aberto, ativo e organizado), o qual consiste em uma base de mensuração não específica para a unidade e o valor de mercado (em mercado inativo), o qual depende da técnica de atribuição de valor para ser uma base de mensuração específica ou não à entidade.

    A alternativa C) está errada, pois dentre as bases de mensuração a valor corrente, tem-se o valor de mercado (quando o mercado é aberto, ativo e organizado), que é uma base de mensuração baseada em preços de entrada e saída e o custo de reposição ou substituição, que é uma base de mensuração baseada em preços de entrada.

    A alternativa D) está certa, pois, de fato, o valor de mercado e a custo de reposição incluem-se nas bases de mensuração a valor corrente.

    A alternativa E) está errada, pois o valor em uso é uma das bases de mensuração a valor corrente.

    Gabarito: LETRA D

  • Essa questão versa sobre a NBC TSP - Estrutura Conceitual.

    A Estrutura Conceitual define que quatro bases de mensuração para os ativos devem ser feitas a valor corrente. São elas:



    Fonte: elaboração própria baseado na NBC TSP - Estrutura Conceitual.

    Tendo isso em mente, vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está errada, pois valor em uso não é observável e o valor de mercado em mercado inativo depende da técnica de atribuição de valor para ser considerado observável ou não.

    B) Essa alternativa está errada, pois valor de mercado, quando o mercado é aberto, ativo e organizado, não é uma base de mensuração específica para a entidade e quando o mercado é inativo depende da técnica de atribuição de valor para ser considerado específico ou não.

    C) Essa alternativa está errada, pois custo de reposição ou substituição é uma base de mensuração de entrada e o valor de mercado, quando mercado é ativo, aberto e organizado, pode ser de entrada ou de saída.

    D) Essa alternativa está certa, pois, de fato, ambas as bases de mensuração são a valor corrente.

    E) Essa alternativa está errada, pois o valor em uso está dentre as bases de mensuração de ativos a valor corrente.


    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Gabarito: D

    A Estrutura Conceitual destaca que as outras bases de mensuração dos ativos são bases de mensuração a valor corrente:

    • valor de mercado;
    • custo de reposição ou substituição;
    • preço líquido de venda; e
    • valor em uso.
  • GABARITO: D

    7.23        Existem quatro bases de mensuração a valor corrente para os ativos:

    (a)    valor de mercado;

    (b)    custo de reposição ou substituição;

    (c)    preço líquido de venda; e

    (d)    valor em uso.

    ATIVO: VM, CR, PLV, VU


ID
2960935
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), julgue o item que se segue.


A representação fidedigna é uma das características qualitativas que os relatórios contábeis devem oferecer. Para tanto, a neutralidade é essencial para que a informação contábil não vise a um resultado particular predeterminado, influenciando positivamente o usuário.

Alternativas
Comentários
  • A representação fidedigna é uma característica qualitativa fundamental e um de seus requisitos é que ela seja neutra:

    "QC14. Um retrato neutro da realidade econômica é

    desprovido de viés na seleção ou na apresentação da informação contábil-financeira. Um retrato neutro não deve ser distorcido com contornos que possa receber dando a ele maior ou menor peso, ênfase maior ou menor, ou qualquer outro tipo de manipulação que aumente a probabilidade de a informação contábil-financeira ser recebida pelos seus usuários de modo favorável ou desfavorável. Informação neutra não significa informação sem propósito ou sem influência no comportamento dos usuários. A bem da verdade, informação contábil-financeira relevante, por definição, é aquela capaz de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários."

    Fonte: Pronunciamento Conceitual Básico

  • Para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade a transação que foi registrada. Portanto, as características qualitativas fundamentais são: RELEVÂNCIA e REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA. Uma informação é fidedigna quando contiver três atributos: A informação deve ser completa, neutra e livre de erro. Não é possível alcançar a perfeição, mas o objetivo é que a informação prestada maximize esses três atributos.

    A informação será completa quando trouxer, por exemplo, a descrição da natureza do item patrimonial, o seu valor, explicações adicionais de fatos relevantes etc.

    A informação será neutra quando for desprovida de qualquer viés que possa vir a distorcer a tomada de decisão por parte do usuário da informação. Contudo, de acordo com o Pronunciamento, uma informação neutra não significa que será sem propósito ou sem influência no comportamento dos usuários.

  • Correto

    As características qualitativas da informação contábil são:

    RELEVÂNCIA = Informação capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. Possui valor confirmatório, preditivo ou ambos.

    REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA = A informação precisa ser COMPLETA, NEUTRA e LIVRE DE ERRO MATERIAL

    COMPARABILIDADE = Comparar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos

    VERIFICABILIDADE/SUPORTABILIDADE = Assegura que a informação representa fielmente os fenômenos econômicos

    TEMPESTIVIDADE = Informação disponível em tempo útil

    COMPREENSIBILIDADE = Compreender o significado da informação

  • Errei por considerar representação fidedigna como característica fundamental, pois as características qualitativas são verificabilidade, tempestividade, compreensibilidade e comparabilidade. Pelo menos para contabilidade geral isso é o cobrado


ID
2973535
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Pau dos Ferros - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Informação contábil capaz de fazer a diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não levá-la em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes.

Considerando-se as características qualitativas da informação contábil-financeira útil, marque a alternativa que se refere à descrição supracitada.

Alternativas
Comentários
  • Relevância segundo o MCASP

    As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.

  • GAB.: D

    Tempestividade: Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

    Representação fidedigna: Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.

    Comparabilidade: As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Consequentemente, a informação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser comparada com informação similar sobre outras entidades e com informação similar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

    Relevância: uma informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Ela será capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. (Gabarito)

    Verificabilidade: Significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna. Informação quantificável não necessita ser um único ponto estimado para ser verificável. Uma faixa de possíveis montantes com suas probabilidades respectivas pode também ser verificável.


ID
2973538
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Pau dos Ferros - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a NBC TSP EC (Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público) assinale a proposição CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    1.2B Em caso de eventual conflito entre esta NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL e outra NBC TSP, prevalecem as disposições específicas vigentes nestas últimas em relação às constantes na primeira. As referências às NBC TSP, para os efeitos desta Estrutura Conceitual e das demais NBC TSP, abrangem, também, as NBC T 16 nas partes não revogadas destas últimas.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
2974327
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Porto Velho - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A alternativa que, de acordo com ao NBC TG - Estrutura Conceitual, apresenta exemplos de características de melhoria da informação contábil é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    NBC TG - Estrutura Conceitual

    3.2 As características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

  • CPC 00

    Divisão das características qualitativas da informação contábil financeira em: 

     

    (a) características qualitativas fundamentais : relevância e representação fidedigna; e  

    (b) características qualitativas de melhoria: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade

  • Macete -->

    características qualitativas de melhoria:

    CO CO TE VE

    comparabilidade, compreensibilidade, tempestividade e verificabilidade

  • O melhor(ia) só a ComparabilidadeVerificabilidadeCompreensibilidade Tempestividade.

    O melhor só a CVC tem.

    Fé!!!

  • GABARITO E

    CPC 00: Divisão das características qualitativas da informação contábil financeira em:

    Características qualitativas fundamentais: Relevância e representação fidedigna.

    Características qualitativas de melhoria: Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.


ID
2983483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos relatórios contábeis de propósitos gerais (RCPG), das entidades do setor público, que representam documentos de prestação de contas para com a sociedade, julgue o item a seguir.


Os RCPG são divulgados com o propósito específico de atender às exigências de transparência determinadas pelos órgãos fiscalizadores de controle externo.

Alternativas
Comentários
  • Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG)

    1.4 Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários. 

    ERRADO

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO.

    Apesar da necessidade de publicação dos relatórios (na verdade obrigatoriedade), o propósito é dar transparência à sociedade e não particularmente atender exigência dos tribunais de contas (controle externo)

  • (ERRADO)

    Relatórios contábeis de propósitos gerais (RCPG);

    Nada de atender à exigências de propósitos específicos.

  • Para o controle externo já tem o RREO (executivo) e o RGF (todos)

  • Boa tarde.
    A questão também poderia ser classificada como Contabilidade Geral, mas a mesma está mencionando ente público.
    Obrigado pela consideração.
    Bons estudos.


  • RCPGs: fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização (accountability).

    Gabarito Errado.

  • Propósitos gerais de prestação de contas, responsabilização e subsídio à tomada de decisões

  • Os RCPG são divulgados com o propósito específico de atender às exigências de transparência determinadas pelos órgãos fiscalizadores de controle externo. (Errado, pois não atendem a necessidades específicas).

    Usuários dos RCPG'.s

    Os RCPG's elaborados para atender necessidades de informações dos usuários de serviços e provedores de recursos com a finalidade de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão, podem também fornecer informações úteis para outros indivíduos ou entidades para propósitos distintos. (,,,)

    As organizações que possuem a prerrogativa de exigir a elaboração de relatório contábil estruturado para atender as suas necessidades específicas de informação fornecida podem também utilizar a informação fornecida pelos RCPGs para os seus propósitos (...)

    Mesmo que esses outros indivíduos ou entidades encontrem informações úteis nos RCPGs, eles não são usuários primários desses relatórios. Assim, os RCPG's não são elaborados e divulgados para atender a necessidades de informações específicas ou particulares.

    Fonte: NBC TSP, item 2.6 (usuários dos RCPG's)

  • Questão sobre as finalidades do Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG), conforme a NBC TSP EC.

    Vamos começar definindo o que são os RCPGs, segundo a NBC TSP – Estrutura Conceitual:

    "1.4 Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários."

    Precisamos lembrar, nesse contexto, que a elaboração e a divulgação de informação contábil não são um fim em si mesmas. O propósito dessas atividades é fornecer informações úteis aos usuários em geral dos RCPGs, sejam eles os cidadãos, os membros do poder Legislativo ou os próprios órgãos de controle.

    Atenção! Isso não quer dizer que os RCPGs não fazem parte das exigências de transparência que podem ser determinadas pelos órgãos de controle externo. Essa exigência tem fundamento na lei. Diversos RCPGs da entidade, como o Balanço Orçamentário e o Balanço Patrimonial por exemplo, acabam auxiliando a responsabilização dos gestores públicos pelo controle externo.  

    O que a NBC TSP EC diz nesse trecho é que os RCPG não são divulgados com o propósito específico de atender às finalidades de determinados grupos ou pessoas, sejam elas quem for (órgãos de controle externo, controle interno, gestores públicos, etc.).

    Feita a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Os RCPG são divulgados com o propósito específico de atender às exigências de transparência determinadas pelos órgãos fiscalizadores de controle externo.

    Os RCPG são divulgados com o propósito de atender às necessidades de informação dos usuários em geral.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2983486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos relatórios contábeis de propósitos gerais (RCPG), das entidades do setor público, que representam documentos de prestação de contas para com a sociedade, julgue o item a seguir.


Os RCPG possuem os atributos da completude de informações, pois apresentam não somente dados relativos à prestação de contas em relação aos recursos aplicados, mas também quanto às condições econômicas do país, orçamentos e políticas públicas adotadas para a melhoria das condições sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    NBC TSP Informação fornecida pelos RCPGs

    Situação patrimonial, desempenho e fluxos de caixa

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO.

    As informações relativas às condições econômicas do país devem ser buscadas adicionalmente pelo usuário da informação, pois os relatórios contábeis apresentam os aspectos orçamentários, financeiros e patrimoniais da entidade. As políticas públicas são parte integrante dos relatórios (são vistas em relatórios próprios ou plano plurianual).

  • item 2.31 da NBC TSP Estrutura Conceitual -  é improvável que os RCPGs forneçam todas as informações que os usuários necessitem para fins de prestação de contas...consequentemente, os usuários dos serviços e os provedores de recursos podem também considerar informação de outras fontes, inclusive os relatórios sobre as condições econômicas atuais e projetadas, orçamentos e conjunturas governamentais, além de informação sobre as iniciativas de políticas governamentais não relatadas nos RCPGs.

  • RCPGs (DCASPs) DIFERENTE Políticas púb. (Orçamento-programa).

    Bons estudos.

  • GAB: ERRADO

    COMPLEMENTANDO

    Quais são as informações fornecidas pelos RCPGs?? -> (NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL)

    ->Situação patrimonial, desempenho e fluxos de caixa. (2.14 – 2.17)

    ->Informação orçamentária e cumprimento da legislação ou outra regulamentação relativa à captação e à utilização de recursos. (2.18 – 2.21)

    ->Resultado da prestação de serviços ( 2.22 – 2.24 )

    ->Informações financeiras e não financeiras prospectivas (2.25 – 2.27)

    ->Informação explicativa (2.28 ) 

    OBS.: 2.31 - [...] é improvável que os RCPGs forneçam todas as informações que os usuários necessitem para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Consequentemente, os usuários dos serviços e os provedores de recursos podem também considerar informação de outras fontes, inclusive os relatórios sobre as condições econômicas atuais e projetadas, orçamentos e conjunturas governamentais, além de informação sobre as iniciativas de políticas governamentais não relatadas nos RCPG

  • ◙ RCPG's:

    ► Fornecem informações necessárias para dar suporte ao cumprimento da obrigação do governo ou de outra entidade do setor público na prestação de contas;

    ► Fornecem informações úteis para a tomada de decisão;

    ► Apresentam os aspectos orçamentários, financeiros e patrimoniais da entidade; As políticas públicas são parte integrantes dos relatórios (são vistas em relatórios próprios ou plano plurianual);

    ◙ Visto que os RCPG's podem não fornecer todas as informações que os usuários necessitem, consequemente, eles poderão considerar informações de outras fontes, inclusive relatórios sobre as condições econômicas atuais e projetadas, orçamentos e conjunturas governamentais, além de informações sobre as iniciativas de políticas governamentais não relatadas nos RCPGs.

    ◙ Informações fornecidas pelos RCPGs (NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL):

    • Situação patrimonial, desempenho e fluxos de caixa;

    • Informação orçamentária e cumprimento da legislação ou outra regulamentação relativa à captação e à utilização de recursos;

    • Resultado da prestação de serviços;

    • Informações financeiras e não-financeiras prospectivas;

    • Informação explicativa;

    =====

    Fonte: Luis Kayanoki, TEC; Comentários, TEC; Comentários, QC;

  • Questão sobre o Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG), conforme a NBC TSP EC.

    Vamos começar definindo o que são os RCPGs, segundo a NBC TSP – Estrutura Conceitual:

    1.4 Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários.

    Precisamos lembrar, nesse contexto, que a elaboração e a divulgação de informação contábil não são um fim em si mesmas. O propósito dessas atividades é fornecer informações úteis aos usuários dos RCPGs.

    Dessa forma, os RCPGs têm papel significativo em endereçar essas necessidades de informações dos usuários. Entretanto, segundo a norma, é improvável que os RCPGs forneçam todas as informações que os usuários necessitem para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.

    Atenção! Isso ocorre porque os relatórios contábeis apresentam os aspectos orçamentários, financeiros e patrimoniais das entidades do setor público. Qualquer informação fora desses aspectos deve ser buscada adicionalmente pelo usuário da informação.

    Nesse sentido, a norma técnica dispõe:

    2.31 Os RCPGs têm papel significativo em fornecer a informação necessária para dar suporte ao cumprimento da obrigação do governo ou de outra entidade do setor público em prestar contas, assim como o de fornecer informação útil para a tomada de decisão. Entretanto, é improvável que os RCPGs forneçam todas as informações que os usuários necessitem para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Consequentemente, os usuários dos serviços e os provedores de recursos podem também considerar informação de outras fontes, inclusive os relatórios sobre as condições econômicas atuais e projetadas, orçamentos e conjunturas governamentais, além de informação sobre as iniciativas de políticas governamentais não relatadas nos RCPGs.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar os ERROS da afirmativa:

    Os RCPG possuem os atributos da completude de informações, pois apresentam não somente dados relativos à prestação de contas em relação aos recursos aplicados, mas também quanto às condições econômicas do país, orçamentos e políticas públicas adotadas para a melhoria das condições sociais.

    Os RCPG não apresentam com completude os dados de que todos os usuários da informação possam necessitar, justamente porque se trata de um relatório contábil de propósito geral. Informações sobre as condições econômicas e políticas públicas, por exemplo, devem ser buscadas adicionalmente pelos usurários.

    Essas informações poderiam ser encontradas nos instrumentos de planejamento do Governo (planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento, PPA, LDO e LOA) ou mesmo nos relatórios sobre as contas do Presidente da República desenvolvido pelo TCU.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Segue conceito para aqueles que não conhecem o que significa RCPGs assim como eu!

    Os principais usuários dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) - como são conhecidos – são: Aqueles que utilizam os serviços oferecidos pelo Governo e pelas entidades do setor público; Os provedores dos recursos que financiam esses serviços.

  • São as Estatísticas de Finanças Públicas (EFP) do Setor Governo Geral (SGG) que têm o propósito de permitir a análise macroeconômica do país.


ID
2983489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos relatórios contábeis de propósitos gerais (RCPG), das entidades do setor público, que representam documentos de prestação de contas para com a sociedade, julgue o item a seguir.


Além da prestação de contas, os RCPG podem ser fonte de subsídio para a avaliação do desempenho em termos de custos dos serviços prestados.

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP

    Prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão

    2.10 A informação fornecida nos RCPGs para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) subsidia e contribui para a tomada de decisão. Por exemplo, as informações sobre os custos, a eficiência ou a eficácia das atividades de prestação de serviços no passado, o montante e as fontes de recuperação de custos e os recursos disponíveis para dar suporte às atividades futuras, são necessárias para o atendimento da prestação de contas e responsabilização (accountability).

  • JUSTIFICATIVA - CERTO.

    A informação fornecida nos RCPG para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) subsidia e contribui para o processo de tomada de decisão. Por exemplo, as informações sobre os custos ou a eficácia das atividades de prestação de serviços, as fontes de recuperação de custos, os recursos disponíveis para dar suporte às atividades futuras, todos esses dados são necessários para o atendimento da prestação de contas e responsabilização. Essa informação também é útil para a tomada de decisão pelos usuários dos relatórios, inclusive de doadores e patrocinadores.

  • Gabarito: certo

    Questão: Além da prestação de contas, os RCPG podem ser fonte de subsídio para a avaliação do desempenho em termos de custos dos serviços prestados.

    1.3. PROPÓSITO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    As demonstrações contábeis são a representação estruturada da situação patrimonial, financeira e do desempenho da entidade. As demonstrações contábeis no setor público devem proporcionar informação útil para subsidiar a tomada de decisão e a prestação de contas e responsabilização (accountability) da entidade quanto aos recursos que lhe foram confiados, fornecendo informações:

    a) sobre as fontes, as alocações e os usos de recursos financeiros;

    b) sobre como a entidade financiou suas atividades e como supriu suas necessidades de caixa;

    c) úteis na avaliação da capacidade de a entidade financiar suas atividades e cumprir com suas obrigações e compromissos;

    d) sobre a condição financeira da entidade e suas alterações; e

    e) agregadas e úteis para a avaliação do desempenho da entidade em termos dos custos dos serviços, eficiência e cumprimento dos seus objetivos.

    Fonte: MCASP, 2019

  • Alan Brito, como vc encontrou essas justificativas do cespe?

  • Luciana Zibe em algumas provas o Cespe coloca as justificativas, basta vc ir no site deles.

  • RCPG significa Relatório Contábil de Propósito Geral

  • Essa questão versa sobre a NBC TSP - Estrutura Conceitual.

    A Estrutura Conceitual dispõe o seguinte:

    2.10 A informação fornecida nos RCPGs para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) subsidia e contribui para a tomada de decisão. Por exemplo, as informações sobre os custos, a eficiência ou a eficácia das atividades de prestação de serviços no passado, o montante e as fontes de recuperação de custos e os recursos disponíveis para dar suporte às atividades futuras, são necessárias para o atendimento da prestação de contas e responsabilização (accountability).

    [...]

    3.8 Os RCPGs podem apresentar informação acerca dos objetivos, custos e atividades previstas de prestação de serviços, além do montante e das fontes de recursos que se destinam a serem alocadas na prestação de serviços no futuro. [...]

    Além disso, o MCASP, 8ª ed., págs. 404 e 405, dispõe acerca das demonstrações contábeis (que também se enquadram como RCPGs) o seguinte:

    1.3. PROPÓSITO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    As demonstrações contábeis são a representação estruturada da situação patrimonial, financeira e do desempenho da entidade. As demonstrações contábeis no setor público devem proporcionar informação útil para subsidiar a tomada de decisão e a prestação de contas e responsabilização (accountability) da entidade quanto aos recursos que lhe foram confiados, fornecendo informações:

    a. sobre as fontes, as alocações e os usos de recursos financeiros;
    b. sobre como a entidade financiou suas atividades e como supriu suas necessidades de caixa;
    c. úteis na avaliação da capacidade de a entidade financiar suas atividades e cumprir com suas obrigações e compromissos;
    d. sobre a condição financeira da entidade e suas alterações; e
    e. agregadas e úteis para a avaliação do desempenho da entidade em termos dos custos dos serviços, eficiência e cumprimento dos seus objetivos.

    Portanto, tem-se que o item está certo.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    RCPGs

    Que tipo de informações fornecem?

    • Desempenho do governo ou de outra entidade do setor público;

    • Orienta avaliações de questões, como, por exemplo:

    - se a entidade adquiriu recursos com economicidade e os utilizou com eficácia e eficiência para atingir seus objetivos de prestação de serviços;

    • Custos de prestações de serviços;

    • Montantes e fontes de recuperação desses custos (de serviços) durante o exercício - isso auxilia os usuários a determinar se custos operacionais foram recuperados a partir de: (exemplos) tributos; cobranças aos usuários; contribuições; transferências; ou se houve financiamento pelo nível de endividamento da entidade;


ID
2983492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos relatórios contábeis de propósitos gerais (RCPG), das entidades do setor público, que representam documentos de prestação de contas para com a sociedade, julgue o item a seguir.


Uma restrição às informações contidas nos RCPG diz respeito à materialidade; admite-se tal restrição em razão da impossibilidade de se determinar um valor padrão para que determinado dado seja ou não material.

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP

    Restrições acerca da informação incluída nos RCPGs

    3.32 A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício. A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade. Os RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.

  • JUSTIFICATIVA - CERTO.

    São previstas restrições, em razão da impossibilidade de se obter materialidade padronizada, bem como tempestividade em todas as informações prestadas. A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização, ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPG elaborados para aquele exercício. A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade. Os RCPG podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.

  • Gab: CERTO

    De acordo com o MCASP em sua 8ª ediçao:

    6.3. RESTRIÇÕES ACERCA DA INFORMAÇÃO INCLUÍDA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    6.3.1. Materialidade

    A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.

    6.3.2. Custo-benefício

    6.3.3. Equilíbrio entre as características qualitativas

  • Restrições das informações dos RCPGs é CEM

    Custo Benéficio

    Equilíbrio entre caractéristicas qualitativas

    Materialidade

  • A questão está certa! De acordo a NBC TSP Estrutura Conceitual, “as restrições inerentes à informação contida nos RCPGs são a materialidade, o custo-benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas”. Não é possível determinar um limite uniforme a partir do qual uma informação seja material.

    Gilson Nogueira

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Essa questão versa sobre a NBC TSP Estrutura Conceitual. 

    Em seu capítulo 3, a Estrutura Conceitual traz características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósitos Gerais (RCPG), dentre elas, a materialidade.

    Segundo a Estrutura Conceitual, a informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício.

    A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade.

    No entanto, a Estrutura Conceitual traz algumas restrições acerca da informação contida nos RCPGs. Uma vez que esses relatórios podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.

    Assim, tem-se que o item está certo.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • A informação é material se puder influenciar no dever de prestar contas, ou se puder influenciar a tomada de decisão dos usuários. Não tem como definir um limite uniforme, pois vai depender de cada entidade. Uma informação material para um ente, pode não ser para outro, a depender da natureza e do montante analisado. A materialidade é específica para cada entidade, por isso é uma restrição da informação, vai depender de cada caso.

    Gab. C


ID
2999419
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os órgãos da Administração Direta devem manter sistemas de informação contábil refletido em plano de contas claro e objetivo. Esse plano de contas tem por finalidade evidenciar as seguintes informações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A.

    Um bom plano de contas deve seguir alguns preceitos básicos para ser funcional e ao mesmo tempo completo. Assim podemos afirmar que o plano de contas ideal deve:

    1. Incluir o maior número possível de contas que possam ser utilizadas no ramo específico de atividade para o qual foi elaborado.

    2. Ser planejado de forma a permitir a inclusão de qualquer conta nova sem alterar a codificação das já existentes.

    3. Facilitar a elaboração de balancetes e balanços, evidenciando o Ativo, o Passivo e os resultados, mediante o simples relacionamento das contas, segundo a codificação planejada.

    4. Utilizar codificação que facilmente identifique as contas e que exija a menor quantidade possível de dígitos.

    5. Distinguir claramente as contas patrimoniais das de resultado, evidenciando as características próprias de cada Entidade (comercial, industrial, bancária, de serviços, de transportes, social, pública etc.).

    6. Facilitar o levantamento de informações específicas para fins administrativos (custos, liquidez financeira, rotação de capitais, investimento específicos etc.), para fins fiscais (lucro tributável, impostos recuperáveis ou a recolher etc.), ou para fins de divulgação (Lei nº 6.404, de 15/12/1976 – Lei das Sociedades por Ações) e dezenas de outros regulamentos específicos para determinados tipos de empresas: bancos, seguros, financeiras, corretores, consórcios etc.

  • Desde quando o objetivo da CASP é apurar lucro gente? Plmds
  • Os órgãos da Administração Direta não buscam a obtenção de lucros, e sim, o de aplicar os recursos adquiridos na disponibilização ou na prestação de serviços públicos aos cidadãos, logo a alternativa "A" (Lucro do Período) é a correta.


ID
3010651
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A divulgação de informações financeiras e não financeiras das atividades de prestação de serviços, de desempenho e/ou dos resultados durante o exercício são necessárias ao governo ou outra entidade do setor público para:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Uma classificação de publicidade é a publicidade passiva. Como o nome bem esclarece, é a situação em que o registrador aguarda a consulta a ser formulada na sua serventia. Portanto, a publicidade é passiva para o registrador e ativa para o interessado, que é obrigado a procurar o ofício de registro a fim de obter certidão para tomar ciência de determinado título, documento ou assento presente no sistema registral. Por regra geral, qualquer interessado pode requerer uma certidão, sem que haja necessidade de justificar o pedido ou demonstrar qualquer relação com as partes às quais o documento faz referência.

  • GABA a)

    Objetivos CASP é fornecer informações aos usuários, em apoio aos processos de:

    >> Prestação de contas

    >> Instrumentalização do controle social

    >> Apoio à tomada de decisão

    >> Transparência da gestão fiscal


ID
3033301
Banca
UFMT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinado município arrecadou receitas de impostos no valor de R$ 2.450.000,00. De acordo com a Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o recebimento de impostos é contabilizado nas naturezas das informações contábeis:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Letra C

    Peguei um exemplo de lançamento no Manual para facilitar a compreensão. Essa arrecadação foi após o fato gerador da receita.

    Na arrecadação, registra-se a receita orçamentária e procede-se à baixa do ativo registrado.

    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)

    C 1.1.2.2.x.xx.xx Créditos Tributários a Receber (P)

    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar

    C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita Realizada

    Natureza da informação: controle

    D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de Recursos

    C 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)

  • FONTE: MCASP pg 21.

    a. Segregação das informações orçamentárias e patrimoniais:

    no PCASP as contas contábeis são classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam –

     orçamentária,patrimonial e de controle, de modo que os registros orçamentários não influenciem ou alterem os registros patrimoniais, e vice-versa.

  • Não existe natureza da informação ativo, passsivo , PL e financeira.

  • GABA c)

    Natureza financeira JÁ ERA, foi absorvida pela patrimonial.

  • Conforme o MCASP 8ª

    O PCASP está estruturado de acordo com as seguintes naturezas das informações contábeis:

    "a. Natureza Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

    b. Natureza Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.

    c. Natureza de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle".

    Vamos colocar como exemplo o fato gerador do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ocorre no dia 1º de janeiro de cada ano conforme o próprio MCASP. 

    No momento da arrecadação

    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.1.1.1. Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)

    C 1.1.2.1. Créditos Tributários a Receber (P)

    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.1.1. Receita a Realizar

    C 6.2.1.2. Receita Realizada

    Natureza da informação: controle

    D 7.2.1.1. Controle da Disponibilidade de Recursos

    C 8.2.1.1.1. Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR) 

    Como se vê, só há 3 naturezas: orçamentária, patrimonial de controle. No recebimento do imposto (arrecadação), as 3 categorias da natureza são utilizadas.

    Gabarito C


ID
3038635
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma das características qualitativas, aborda que distorções ou omissões na informação contábil, podem influenciar as decisões econômicas dos usuários. Identifique e marque essa característica nas alternativas a seguir.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi! Não seria fidedigno??

  • Gabarito B (Questionável), concordo com o colega Thiago.

    Vide CPC 00

  • ficou subentendido.Concordo com o Thiago

  • Fidedignidade eu acho que não é característica qualitativa.

  • A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância...

  • Errei essa, mas nunca mais!

    6.2.1. Relevância

    As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.

    MCASP, P. 24.

  • GABA b)

    Característica QUALItativa que pode influenciar as decisões econômicas dos usuários é a RELEVÂNCIA.

  • REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA

    -é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material.

    completa: toda a informação necessária

    neutra: ausência de viés

    livre de erro material: não há erros ou omissões no fenômeno retratado

    X

    RELEVÂNCIA [itens 3.6 a 3.9 da NBC TSP - Estrutura Conceitual]

    -capacidade de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil, para tanto, deve ter:

    valor confirmatório: confirmarem/alterarem expectativas passadas/presentes.

    valor preditivo: [relacionada com o futuro]

    ↳ ou ambos

  • Em 08/01/22 às 19:01, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 18/10/21 às 23:09, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 24/01/21 às 18:33, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 23/07/20 às 18:02, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 25/01/20 às 11:18, você respondeu a opção D.


ID
3052159
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
Lemeprev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que indica entidades que devem obrigatoriamente observar as normas e técnicas próprias da contabilidade aplicada ao setor público:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Letra B

    As normas estabelecidas no MCASP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público. Estão compreendidos no conceito de entidades do setor público: os governos nacional (União), estaduais, distrital (Distrito Federal) e municipais e seus respectivos poderes (abrangidos os tribunais de contas, as defensorias e o Ministério Público), órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público), fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta (inclusive as empresas estatais dependentes).

    Não são todas as fundações.

    Conselhos profissionais é facultativo.

    Da adm indireta apenas as dependentes.

  • GABA c)

    Conselhos profissionais, que são autarquias federais, integrantes da adm. indireta.

    estão no escopo OBRIGATÓRIO da contabilidade pública.

  • Olha, pelo que eu estudei há uma divergência no que se refere aos conselhos profissionais, pois parte considera o entendimento do CFC que tem trata como OBRIGATÓRIO já que eles são considerados autarquias. Porém há a corrente que defende o entendimento do STN em que aos conselhos, aplica-se FACULTATIVAMENTE as normas da CASP

    Como o comando não foi claro, fica essa dúvia. Eu marquei letra C, porém o gabarito é letra B.


ID
3060010
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Contabilidade Pública é o ramo da Ciência Contábil que aplica na Administração Pública as técnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatórios periódicos, considerando as normas do Direito Financeiro, os princípios gerais de finanças públicas e os princípios da contabilidade. Referindo-se às ações pertinentes à Contabilidade Pública, pode-se afirmar como CORRETO, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra B

    A Lei 4.320/1964 prevê a elaboração do Balanço Orçamentário e dispõe que ele demonstrará as

    receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    Esse confronto entre receitas e despesas é obrigatório.

  • Além de ser obrigatório é essencial para fins gerenciais.


ID
3065920
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Tangará da Serra - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

NÃO se aplica a obrigatoriedade das disposições da Estrutura Conceitual e das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público a

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP - Gabarito letra A

    Esta estrutura conceitual e as demais NBCs TSP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público quanto à elaboração e divulgação dos RCPGs. Estão compreendidos no conceito de entidades do setor público: os governos nacionais, estaduais, distrital e municipais e seus respectivos poderes (abrangidos os tribunais de contas, as defensorias e o Ministério Público), órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público), fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta (inclusive as empresas estatais dependentes). 

  • Estrutura Conceitual e as demais NBCs TSP

    ↳Obrigatório: empresas estatais Dependentes Deve aplicar CASP

    ↳Facultativo: empresa estatais iNdependentes ↣ Não aplica CASP

  • Estrutura Conceitual e as demais NBCs TSP

    ↳Obrigatório: empresas estatais Dependentes  Deve aplicar CASP

    ↳Facultativo: empresa estatais iNdependentes ↣ Não aplica CASP

  • GABA a)

    Lembrando que os escopos integral e parcial >> JÁ ERAM <<

    Atualmente, temos os escopos obrigatório e facultativo.

  • As empresas estatais INDEPENDENTES poderão aplicar a Estrutura Conceitual e as demais NBCs TSP de maneira facultativa ou por determinação dos respectivos órgãos reguladores, fiscalizadores e congêneres. Aplicam também a Lei nº 6.404/1976.

  • Trata-se da obrigatoriedade das disposições da Estrutura Conceitual e das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público com observância do MCASP 8ª; Acórdão TCU Plenário 991, de 06 de maio de 2019; Acórdão TCU Plenário 1567, de 17 de junho de 2020 e LRF.

    Conceitos iniciais:

    → Empresa controlada (empresa pública ou sociedade de economia mista) é estatal dependente se ela recebe recursos financeiros do ente controlador para pagamento de despesas com pessoal ou despesas com custeio em geral ou despesas de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

    → Estatais independentes são todas as entidades públicas controladas que não se enquadram na definição acima.

    Temos:

    ✓ Se a empresa recebe recursos para pagamento de pessoal→é estatal dependente.

    ✓ Se a empresa recebe recursos para custeio em geral→é estatal dependente.

    ✓ Se a empresa recebe recursos para investimento→é estatal dependente.

    ✓ Se a empresa apenas recebe recursos para aumento de participação acionária do controlador→é estatal independente.

    Quadro-resumo:

    Campo de Aplicação da Contabilidade Pública Aplicada ao Setor Público (CASP) 

    Entidade-------------------------→Estrutura Conceitual--------→MCASP ---→Consta na LOA?

    ✓ Administração direta---------------→Obrigatório---------------→Obrigatório-----→Sim. OFSS.

    ✓ Empresa Estatal Dependente---→Obrigatório---------------→Obrigatório-----→Sim. OFSS.

    ✓ Empresa Estatal Independente-→Facultativo---------------→Facultativo------→Sim. OI.

    ✓ Conselhos Profissionais-----------→Obrigatório---------------→Facultativo------→Não.

    ✓ Sistema S-----------------------------→Obrigatório--------------→Obrigatório------→Não.

    Obs.: OI: Orçamento de Investimento.

    Obs.: OFSS: Orçamento Fiscal e de Seguridade Social.

    Resolução: NÃO se aplica a obrigatoriedade das disposições da Estrutura Conceitual e das Normas Brasileiras de CASP apenas às ESTATAIS INDEPENDENTES.

    Gabarito: Letra A.


ID
3065989
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Tangará da Serra - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às características qualitativas da informação, incluída nos RCPG são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil, que é o de fornecer informação para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Quanto à característica REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA, analise as afirmativas.

I - Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar.
II - A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno não é neutra, sem completude, podendo conter até certo grau erro material.
III - A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica.
IV - A informação contábil pode conter estimativas com julgamento de valor dos gestores e, para representar fielmente o fenômeno econômico ou de outra natureza, a estimativa não necessita ser baseada em dados apropriados, mas apenas e somente refletir as informações financeiras.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Questão sem GABARITO!!! Alternativas corretas I e III

    Quanto à característica REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA:

    I - Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. 

    II - A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno não é neutra, sem completude, podendo conter até certo grau erro material. 

    Conforme NBC TSP Estrutura conceitual; A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material.

    III - A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica. 

    IV - A informação contábil pode conter estimativas com julgamento de valor dos gestores e, para representar fielmente o fenômeno econômico ou de outra natureza, a estimativa não necessita ser baseada em dados apropriados, mas apenas e somente refletir as informações financeiras.

    Conforme NBC TSP Estrutura conceitual; A informação contábil pode conter estimativas com julgamento de valor dos gestores e, para representar fielmente o fenômeno econômico ou de outra natureza, a estimativa deve ser baseada em dados apropriados, e cada um deles precisa refletir as informações financeiras.

  • Gabarito absurdo dessa banca. Faltou um breve estudo da contabilidade básica, para saberem que a informação precisa ser neutra.

  • A pessoa que formulou essa questão não sabe nada de contabilidade.

  • É um absurdo a segunda afirmação estar correta


ID
3082507
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 05/02/2018, uma entidade pública arrecadou receita de aluguel no valor de R$ 30.000,00, cujo fato gerador ocorreu no mês de janeiro de 2018. De acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, para o registro do valor arrecadado em 05/02/2018 foram utilizadas, entre outras, contas pertencentes às classes 

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra D

    a. Registro da previsão da receita no momento da aprovação da Lei Orçamentária:

    Natureza da informação: orçamentária

    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão Inicial da Receita

    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar

    b. Registro da arrecadação da receita durante a execução do orçamento:

    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar

    C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita Realizada

    Natureza da informação: controle

    D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de Recursos

    C 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)

    Dava pra fazer por eliminação:

    4 e 5, sendo estas pertencentes à natureza da informação orçamentária. 4 é conta de natureza patrimonial e não orçamentária.

    5 e 6, sendo estas pertencentes à natureza da informação de controle. 5 e 6 pertencem a classe de natureza da informação orçamentária.

    5 e 6, sendo estas pertencentes à natureza da informação patrimonial. 5 e 6 pertencem a classe de natureza da informação orçamentária.

    7 e 8, sendo estas pertencentes à natureza da informação orçamentária. 7 e 8 pertencem a classe de natureza da informação de controle.

  • Patrimonial

    1- Ativo

    2- Passivo

    3- VPD

    4- VPA

    Orçamentário

    5- Controle da Aprovação do Planejamento e Orçamento

    6- Controle da Execução do Planejamento e Orçamento

    Controle

    7- Controles Devedores

    8- Controles Credores

    fonte: Pagina 20

    http://www.contabilidade.ro.gov.br/data/uploads/2018/05/M%C3%B3dulo-1-Plano-de-Contas-Aplicado-ao-Setor-P%C3%BAblico.pdf

  • Os lançamentos são fechados dentro das classes 1 a 4; 5 e 6 ou 7 e 8

    Lançamentos patrimoniais: apenas debitam e creditam contas das classes 1, 2, 3 e 4.

    1 – Ativo

    2 – Passivo/PL

    3 – VPD

    4 – VPA

    Lançamentos orçamentários: apenas debitam e creditam contas das classes 5 e 6.

    5 – Planejamento

    6 – Execução

     Lançamentos de controle: apenas debitam e creditam contas das classes 7 e 8.

    7 – Controle devedor

    8 – Controle Credor

    Quando for feito o lançamento contábil do fato, o registro deve ser feito pelo método das partidas dobradas e os lançamentos devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação.

    Fonte: Apostila prof. Claudio Zorzo

  • Observando a regra de integralidade, nem precisa ler a questão. (salvo a modéstia).

    Lançtos intragrupos (1,2,3,4, Patrimonial), (5,6 Orçamentária) e (7,8 Controles)

    Bons estudos

  • Gabarito: D

    O PCASP é dividido em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam:

    • Patrimonial: 1 - Ativo; 2 - Passivo e PL; 3 - VPD; 4 - VPA.
    • Orçamentária: 5 - Controles da aprovação do planejamento e orçamento; 6 - Controles da execução do planejamento e orçamento.
    • Controle: 7 - Controle devedores; 8 - Controle credores.

ID
3088003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A comparabilidade da informação financeira

Alternativas
Comentários
  • MCASP:

    Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação. A informação sobre a situação patrimonial da entidade, o desempenho, os fluxos de caixa, a conformidade com os orçamentos aprovados ou com outra legislação relevante ou com os demais regulamentos relacionados à captação e à utilização dos recursos, o desempenho da prestação de serviços e os seus planos futuros, é necessária para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão

  • NBC - TSP - Letra A

    Para complementar o comentário da colega, coloquei essa parte da NBC TSP que fala da comparabilidade, consistência e uniformidade.

    Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

    A comparabilidade difere da consistência. A consistência se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração, seja de período a período dentro da entidade ou de um único período entre duas ou mais entidades. A comparabilidade é o objetivo, enquanto que a consistência auxilia a atingi-lo. Em alguns casos, os princípios ou políticas contábeis adotados pela entidade podem ser revisados para melhor representar determinada transação ou evento nos RCPGs. Nesses casos, a inclusão de evidenciação ou explicação adicional pode ser necessária para satisfazer às características da comparabilidade.

    A comparabilidade também difere da uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas semelhantes devem parecer semelhantes e coisas distintas devem parecer distintas. A ênfase demasiada na uniformidade pode reduzir a comparabilidade ao fazer com que coisas distintas pareçam semelhantes. A comparabilidade da informação nos RCPGs não é aprimorada ao se fazer com que coisas distintas pareçam semelhantes, assim como ao fazer com que coisas semelhantes pareçam distintas.

  • Gabarito: A

    a) A comparabilidade da informação financeira constitui a relação entre dois ou mais itens de informação.

    A comparabilidade não é uma qualidade de um item individual de informação, mas, ao contrário, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

    b) refere-se à utilização dos mesmos princípios contábeis.

    A consistência se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração, seja de período a período dentro da entidade ou de um único período entre duas ou mais entidades.

    c) auxilia na consecução do objetivo de consistência.

    A comparabilidade é a meta, e a consistência auxilia atingir esta meta. 

    d) demanda que todas as informações sejam uniformes.

    A comparabilidade também difere da uniformidade. 

    e) é necessária apenas para permitir comparação com outras entidades.

    Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.

    Fonte: NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL - ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL DE PROPÓSITO GERAL PELAS ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO

  • Oie pessoal! Para quem gosta de marcar na "Lei seca", segue:

    A) Nosso gabarito - MCASP página 25 - A comparabilidade não é uma qualidade de um item individual de informação, mas, ao contrário, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

    B) NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL item 3.22.

    A consistência se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração, seja de período a período dentro da entidade ou de um único período entre duas ou mais entidades.

    C) NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL item 3.22.

    A comparabilidade é o objetivo, enquanto que a consistência auxilia a atingi-lo

    D) NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL item 3.23 - A comparabilidade também difere da uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas semelhantes devem parecer semelhantes e coisas distintas devem parecer distintas.

    E) NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL item 3.21 - Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

  • A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

    Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.

     A comparabilidade difere da consistência e da uniformidade.

    A consistência se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração, seja de período a período dentro da entidade ou de um único período entre duas ou mais entidades. A comparabilidade é o objetivo, enquanto que a consistência auxilia a atingi-lo.

  • Vamos analisar a questão.

    Essa questão exige conhecimentos das características qualitativas da informação contábil, as quais são descritas na NBC TSP - Estrutura Conceitual.

    Conforme a NBC TSP - Estrutura Conceitual, as características qualitativas da informação contábil são as seguintes:



    Dispõe essa norma que a comparabilidade é  qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

    Note que a comparabilidade pressupõe, portanto, a relação entre dois ou mais itens de informação, o que corresponde à alternativa A.


    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Gabarito: A

    A) constitui a relação entre dois ou mais itens de informação.

    Correto. Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.

    B) refere-se à utilização dos mesmos princípios contábeis.

    Trata-se da consistência, que se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração.

    C) auxilia na consecução do objetivo de consistência.

    Na verdade é a consistência que auxilia da consecução do objetivo da comparabilidade.

    D) demanda que todas as informações sejam uniformes.

    Comparabilidade difere da uniformidade. A ênfase demasiada na uniformidade pode reduzir a comparabilidade ao fazer com que coisas distintas pareçam semelhantes.

    E) é necessária apenas para permitir comparação com outras entidades.

    Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.


ID
3098623
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os usuários dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) de um determinado ente público apresentaram uma reclamação para a autoridade competente quanto ao fato de a informação contábil contida em tais relatórios ter sido disponibilizada para tais usuários após ela ter perdido a sua capacidade de ser útil para fins de tomada de decisão. De acordo com a NBC TSP – Estrutura Conceitual, a característica qualitativa objeto da reclamação dos usuários foi a

Alternativas
Comentários
  •  NBC TSP – Estrutura Conceitual

    3.2 As características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    3.19 Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Ter informação disponível mais rapidamente pode aprimorar a sua utilidade como insumo para processos de avaliação da prestação de contas e responsabilização (accountability) e a sua capacidade de informar e influenciar os processos decisórios. A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil.

    Gab. C

  • Gabarito: C

    Características qualitativas - atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.

    Relevância: influenciam significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

    Representação fidedigna: completa, neutra e livre de erro material.

    Compreensibilidade: permite que os usuários compreendam o seu significado de maneira clara e sucinta.

    Tempestividade: disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.

    Comparabilidade: possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.

    Verificabilidade: representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.

    Restrições inerentes à informação contida nos RCPGs

    Materialidade: a informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability).

    Custo-benefício: não é possível identificar todos os custos e todos os benefícios da informação incluída nos RCPGs

    Alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas: o equilíbrio ou a compensação (trade-off) entre as características qualitativas pode ser necessário para se alcançar os objetivos da informação contábil


ID
3100420
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às características-chave de entidade do setor público que reporta a informação contábil, considere:

I. Ser uma pessoa jurídica de direito privado de forma que possa captar ou empregar recursos, adquirir e administrar ativos, incorrer em obrigações e realizar atividades para atingir os objetivos da prestação de serviços.
II. Ser uma entidade que capta recursos da sociedade ou em nome desta e/ou utiliza recursos para realizar atividades em benefício dela.
III. Existir usuários de serviços ou provedores de recursos dependentes de informações contidas nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.
IV. Integrar o orçamento de investimentos na qualidade de empresa estatal não dependente nos últimos três exercícios financeiros.

De acordo com a NBC TSP (Estrutura Conceitual), são características-chave de entidade do setor público que reporta a informação contábil o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAl

    4.3 As características-chave de entidade do setor público que reporta a informação contábil são:

    (a) ser uma entidade que capta recursos da sociedade ou em nome desta e/ou utiliza recursos para realizar atividades em benefício dela; e

    (b) existir usuários de serviços ou provedores de recursos dependentes de informações contidas nos RCPGs para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.

    Gab. C


ID
3133774
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Registro - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Informação contábil-financeira é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração.

Considerando as características qualitativas da informação contábil-financeira útil, abordadas pela Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TG, é correto afirmar que o texto trata da informação contábil-financeira

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL, DE 23.09.2016

    3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.


ID
3153883
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na hipótese de omissão ou divulgação distorcida de valores e de informações que venham a influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação, tal fato será classificado, diante das características qualitativas fundamentais, como

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP CONCEITUAL

    3.32 A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício. A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade. Os RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.

  • Essa característica se aplica à Relevância também, mas a banca queria a literalidade da norma. Essa definição literal de Materialidade está na NBC TSP Estrutura Conceitual.

    Literalidade, literalidade, literalidade... Haja memória!!!

  • Questão sobre as características qualitativas da informação contábil. Na hipótese apresentada pelo comando da questão, temos mais exatamente uma restrição inerente à informação contábil. Vejamos o que o MCASP 8 diz sobre o assunto:

    O objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil é fornecer informação para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. 
    As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade. 
    As restrições inerentes à informação são a materialidade, o custo-benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas. 
    Cada uma das características qualitativas é integrada e funciona em conjunto com as outras. Entretanto, na prática, talvez não seja possível alcançar todas as características qualitativas e, nesse caso, um equilíbrio ou compensação entre algumas delas poderá ser necessário.As restrições inerentes à informação são a materialidade, o custo-benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas.
    Voltando a hipótese apresentada pelo comando da questão, vemos um caso de restrição inerente à informação, qual seja, a materialidade. Ainda, de acordo com o MCASP 8:

    A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.
    Logo, em caso de omissão ou divulgação distorcida de valores e de informações que venham a influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação, tal fato será classificado como restrição quanto a materialidade. Veja que não é qualquer omissão, mas aquela que possa influenciar decisões.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.
    São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.
    As restrições inerentes à informação são a materialidade, o custo-benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas.
    Na hipótese apresentada pelo comando da questão, temos um caso de restrição inerente à informação, qual seja, a materialidade. A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.

    Gabarito: Item D.
  • Na hipótese de omissão ou divulgação distorcida de valores e de informações que venham a influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação, tal fato será classificado, diante das características qualitativas fundamentais, como

    Restrições acerca da informação incluída nos RCPGs

    Materialidade

    3.32 A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do

    dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os

    usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício. A materialidade

    depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades

    de cada entidade. Os RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do

    cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas

    sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível

    especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.

    Custo-benefício

    3.35 A informação contábil impõe custos, e seus benefícios devem justificá-los. Avaliar se os

    benefícios da informação justificam seus custos é, com frequência, uma questão de

    julgamento de valor, pois não é possível identificar todos os custos e todos os benefícios da

    informação incluída nos RCPGs.

    NBC TSP CONCEITUAL

  • Materialidade (Estrutura Conceitual):

    Informação é material => se a sua omissão ou distorção puder influenciar accountability OU as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício.

    Materialidade => depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade.

    RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa:

    => do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência

    => e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro

    Não é possível => especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material

    Questão:

    "Na hipótese de omissão ou divulgação distorcida de valores e de informações que venham a influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação, tal fato será classificado, diante das características qualitativas fundamentais, (....)

    GAB D

  • Características qualitativas: relevância, representação fidedigna, compreensibilidade, tempestividade, comparabilidade e verificabilidade

    Restrições inerentes à informação: materialidade, custo-benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas


ID
3232942
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade, NBC TSP Estrutura Conceitual - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, são considerados bases de mensuração para os ativos:
I. Custo histórico e valor de mercado;
II. Custo de reposição ou substituição;
III. Custo histórico e valor justo;
IV. Preço líquido de venda e valor em uso;
V. Custo corrente e valor presente.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    7.6 As seguintes bases de mensuração para os ativos são identificadas e discutidas à luz da informação que fornecem sobre o custo de serviços prestados, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, além da extensão na qual fornecem informação que satisfaça as características qualitativas:

    (a) custo histórico;

    (b) valor de mercado(*);

    (c) custo de reposição ou substituição;

    (d) preço líquido de venda;

    (e) valor em uso. 

    (*) Justificativa em relação à adoção do valor de mercado em substituição ao valor justo (fair value): 

    Esta estrutura conceitual não propôs o valor justo (fair value) como uma das bases de mensuração para ativos e passivos. Em substituição, propôs o valor de mercado, o qual foi definido do mesmo modo que o valor justo, ou seja, o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo extinto, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em transação sem favorecimentos. 

    Gab. E

  • Estava eu no mercado enquanto vi uma senhora contando uma historia para o repositor de mercadorias quando me deparei com o preço do sabão não quero mais usar.

    Monte sua história comigo deu certo!! ;)

  • Um mnemônico para quem se liga em aprender assim, para mim parece mais fácil.

    Uso a CHave do PLV para Repor o Mercado- (valor de uso, custo histórico, preço liquido de venda, custo reposição e valor de mercado.

    Gab.E


ID
3236851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo o MCASP, as características qualitativas da informação contábil devem apresentar utilidade para os usuários e suportar os objetivos dessa mesma informação limitada pelas restrições de sua inclusão nas demonstrações contábeis.

Sob esse enfoque técnico-conceitual, a omissão de uma informação que influenciou o cumprimento do dever de prestar contas é considerada, nos dizeres do MCASP, como

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª

    6.3. RESTRIÇÕES ACERCA DA INFORMAÇÃO INCLUÍDA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    6.3.1. Materialidade

    A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.

    6.3.2. Custo-benefício

    A informação contábil impõe custos, e seus benefícios devem justificá-los. A aplicação da restrição custo-benefício envolve avaliar se os benefícios de divulgar a informação provavelmente justificam os custos incorridos para fornecê-la e utilizá-la. Ao fazer essa avaliação, é necessário considerar se uma ou mais características qualitativas podem ser sacrificadas até certo ponto para reduzir o custo.

    6.3.3. Equilíbrio entre as características qualitativas

    As características qualitativas funcionam, conjuntamente, para contribuir com a utilidade da informação. Por exemplo, nem a descrição que represente fielmente um fenômeno irrelevante, nem a descrição que represente de modo não fidedigno um fenômeno relevante resultam em informação útil. Do mesmo modo, para ser relevante, a informação precisar ser tempestiva e compreensível.

    Em alguns casos, o equilíbrio ou a compensação (trade-off) entre as características qualitativas pode ser necessário para se alcançar os objetivos da informação contábil. A importância relativa das características qualitativas em cada situação é uma questão de julgamento profissional. A meta é alcançar o equilíbrio apropriado entre as características para satisfazer aos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

    Gab. E


ID
3243412
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É uma característica do registro e da informação contábil no Setor Público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público, a

Alternativas
Comentários
  • Pensei que as informações deviam atender as necessidades dos usuários em geral, e NÃO necessidades específicas dos diversos usuários.

  • A questão usa como base a NBC T 16.5 já revogada pela NBC TSP Estrutura Conceitual, questão devia ser nula.

    Fonte: https://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2016/NBCTSPEC&arquivo=NBCTSPEC.doc

    Entretanto, no item 4 da norma, tem-se o seguinte:

    4. São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância

    aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.

    [...]

    (b) Compreensibilidade – as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são de difícil compreensão pelos usuários.

    (c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    [...]

    (h) Representatividade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.

    (i) Tempestividade – os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários

    (k) Utilidade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem atender às necessidades específicas dos diversos usuários.

    _________________________________________________________________________________________________

    https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-tsp-do-setor-publico/

  • Essa questão versa sobre a NBC T 16.5, revogada a partir de 1º/01/2017. Atualmente é a NBC TSP - Estrutura Conceitual que dispõe sobre as características qualitativas da informação contábil.

    Em todo o caso, vamos analisar as alternativas à luz da já revogada NBC T 16.5:

    A) Essa alternativa está errada, pois, segundo a compreensibilidade, as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são de difícil compreensão pelos usuários.

    B) Essa alternativa está errada, porque, segundo a confiabilidade, o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    C) Essa alternativa está errada, porque, segundo a representatividade, os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes.

    D) Essa alternativa está errada, porque, segundo a tempestividade, os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários.

    E) Essa alternativa está certa, porque está de acordo com a definição de utilidade constante da NBC T 16.5 (já revogada).


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3247180
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É importante compreender os diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP), de modo a interpretar corretamente as informações contábeis. Assinale a alternativa que apresenta os aspectos da contabilidade aplicada ao setor público.

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra B

    Nesse contexto, é importante compreender os diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP) – orçamentário, patrimonial e fiscal, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis.


ID
3257503
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da legislação e das práticas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, julgue o item.

Entre as características qualitativas da informação incluída nos relatórios contábeis de propósito geral, destaca-se a relevância, segundo a qual as informações financeiras e não financeiras podem exercer influência quando têm valor preditivo, ainda que alguns usuários não as considerem ou já estejam cientes delas.

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP - Estrutura Conceitual - Gabarito Certo

    Relevância

    3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.

  • Sempre me complico nessas questões pois considero apenas comparabilidade, compreensibilidade, verificabilidade e tempestividade como característica qualitativa.

    E representação fidedigna e relevância como característica fundamental

  • 6.2. CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

    6.2.1. Relevância

    As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela. (MCASP 8ª)

  • Conforme a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL, item 3.2, "as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade".

    3.6 "As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela". 

    Gabarito Certo


ID
3257521
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da legislação e das práticas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, julgue o item.

A comparabilidade é uma característica do registro e da informação contábil no Setor Público com base na qual é possível a análise da situação patrimonial das entidades de forma estática e ao longo do tempo, bem como das diferenças entre as entidades.

Alternativas
Comentários
  • Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação. A informação sobre a situação patrimonial da entidade, o desempenho, os fluxos de caixa, a conformidade com os orçamentos aprovados ou com outra legislação relevante ou com os demais regulamentos relacionados à captação e à utilização dos recursos, o desempenho da prestação de serviços e os seus planos futuros, é necessária para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. (Fonte: MCASP 8ª edição)

    Gab: CERTO

  • RECO TV

  • Conforme a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL, item 3.2, "as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade".

    3.21 "Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação".

    Para comparação, os itens devem estar estáticos na temporalidade para melhor avaliar semelhanças e diferenças. Caso contrário, seria inviável tal procedimento.

    Gabarito Certo

  • NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    FORMALIDADES DO REGISTRO CONTÁBIL

    4.(a) Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.


ID
3317581
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Amparo - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os critérios de escrituração, tratamento e divulgação dos atos e fatos contábeis ocorridos em entidades do setor público estão baseados basicamente nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público.

De acordo com a norma brasileira de contabilidade, NBC TSP Estrutura Conceitual, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP - Gabarito letra C

    1.2A Os requisitos obrigatórios relacionados ao reconhecimento, mensuração e apresentação das transações e outros eventos e atividades evidenciados nos RCPGs são especificados nas demais NBCs TSP, aplicando-se, subsidiariamente, os conceitos descritos nesta estrutura conceitual.

  • Alguém poderia me citar o fundamento de que a alternativa "b" esteja certa?

  • A letra 'b' é a transcrição do item 20A da NBC TSP Estrutura Conceitual.

  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público.

    Introdução

    Relacionamento com as estatísticas de finanças públicas (EFP)

    20. Muitos governos produzem dois tipos de informações financeiras ex-post: (a) Estatísticas de Finanças Públicas (EFP) do Setor Governo Geral (SGG), com o propósito de permitir a análise macroeconômica e a tomada de decisão; e (b) Demonstrações Contábeis de Propósito Geral (Demonstrações Contábeis) para a prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão ao nível da entidade, incluindo as demonstrações contábeis consolidadas do governo.

    20A. Os objetivos das informações contábeis e das estatísticas de finanças públicas são distintos e podem ocasionar interpretações diferentes para o mesmo fenômeno, mas deve-se buscar, sempre que possível, o alinhamento entre essas informações.


ID
3317680
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Amparo - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As características qualitativas da informação incluída nos relatórios contábeis de propósito geral das entidades do setor público (RCPGs) são predicados que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.

Com relação às características qualitativas descritas na NBC TSP Estrutura Conceitual, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • C

  • Uma informação financeira ou não financeira é tempestiva se for capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

    Ela não é tempestiva, mas sim relevante.

  • Relevância: Uma informação financeira ou não financeira é relevante se for capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

    Representação Fidedigna: a fidedignidade da informação contábil é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material.

    Compreensibilidade: é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. Assim, espera-se que os usuários dos RCPGs tenham conhecimento razoável das atividades da entidade e do ambiente no qual ela funciona, que sejam preparados para lerem os RCPGs e revisem e analisem a informação apresentada com a diligência apropriada. (gabarito)

    Tempestividade: significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.


ID
3319567
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as características qualitativas da informação incluída no Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG), considere as afirmativas a seguir.


I. As características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e o custo-benefício.

II. Cada uma das características qualitativas é integrada e funciona em conjunto com as outras características, de modo a fornecer informação útil nos RCPGs para cumprir os objetivos da informação contábil.

III. Na prática, sempre será possível alcançar todas as características qualitativas, não havendo a necessidade de um equilíbrio ou compensação entre algumas delas.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    I - As características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    III - Cada uma das características qualitativas é integrada e funciona em conjunto com as outras características, de modo a fornecer informação útil nos RCPGs para cumprir os objetivos da informação contábil. Entretanto, na prática, talvez não seja possível alcançar todas as características qualitativas e, nesse caso, um equilíbrio ou compensação entre algumas delas poderá ser necessário.

  • Custo Benefício é RESTRIÇÃO


ID
3325756
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP Estrutura Conceitual, as características qualitativas da informação incluídas nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral da Entidade do Setor Público são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.
Com relação a essas características, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) compreensibilidade

    b) Comparabilidade

    c) GABARITO

    d) Tempestividade

  • Gabarito: C

    Relevância: uma informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.

  • GAB: C

    relevância: Ser capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. Informação deve ter valor confirmatório, valor preditivo, ou ambos.

    representação fidedigna: é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material.

    compreensibilidade: é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. A compreensão é aprimorada quando a informação é classificada e apresentada de maneira clara e sucinta.

    tempestividade: significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas.

    comparabilidade: é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.

    verificabilidade: qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos RCPGs representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.

  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    Relevância

    3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.