SóProvas


ID
1889341
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o seu resultado. Uma entidade deve reconhecer uma variação patrimonial quantitativa quando:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    a) adquire um veículo;  VP qualitativa orçamentária
     

    b) aliena ativos imobilizados;  VP qualitativa orçamentária
     

    c) apropria juros incorridos; CERTO: VP quantitativa orçamentária diminutiva
     

    d) contrata uma apólice de seguro; transação administrativa extraorçamentária
     

    e) contrata uma operação de crédito.  VP qualitativa orçamentária

    bons estudos

  • Para resolver essa questão basta vermos a definição de variação patrimonial quantitativa:

    Agora vamos analisar as alternativas:

              A alternativa A) está errada, pois quando um veículo é adquirido pelo Poder Público, ocorre uma entrada de um bem (aumento do ativo) e uma saída de recursos (diminuição do ativo), não impactando o patrimônio líquido. Portanto, trata-se de uma Variação Patrimonial Qualitativa.

              A alternativa B) está errada, pois quando um ativo imobilizado é alienado pelo Poder Público, ocorre uma saída de bens (diminuição do ativo) e uma entrada de dinheiro (aumento do ativo), não impactando o patrimônio líquido. Portanto, trata-se de uma Variação Patrimonial Qualitativa.

              A alternativa C) está certa, pois a apropriação de juros enseja o surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo, o que caracteriza a realização de uma VPD.

              A alternativa D) está errada, pois quando se contrata uma apólice de seguro pelo o Poder Público, há uma saída de recursos (diminuição do ativo) e um ganho de direitos (aumento do ativo), não impactando o patrimônio líquido. Portanto, trata-se de uma Variação Patrimonial Qualitativa.

              A alternativa E) está errada. Uma operação de crédito é basicamente um “empréstimo”. Desse modo, há uma entrada de recursos (aumento do ativo) em troca do surgimento de uma obrigação (aumento do passivo), não impactando o patrimônio líquido. Portanto, trata-se de uma Variação Patrimonial Qualitativa.

    Gabarito: LETRA C