Alternativa A. Errado. Treinamentos pontuais não são capazes de promover mudanças mais profundas quanto aos valores e crenças pessoais. Caso não haja um ambiente e uma cultura organizacional que valorize a diversidade, a tendência é que os indivíduos percebam as diferenças como um problema e, assim, cria-se um nível maior de conflito.
Alternativa B. Errado. A democratização das decisões é uma medida de uma gestão participativa, ou seja, uma medida que visa engajar mais os empregados. Não se trata, no entanto, de uma medida necessariamente voltada para a diversidade.
Alternativa C. Errado. A busca pela melhoria das relações interpessoais, novamente, é essencial para qualquer líder e organização. Entretanto, não está voltada para a diversidade.
Alternativa D. Errado. A alternativa ressalta a diversidade a partir dos cargos que as pessoas ocupam. A diversidade, no entanto, é mais ampla e não se trata de considerar apenas os papéis exercidos, mas cada indivíduo. João e Pedro, ainda que exerçam os mesmos papéis, não são iguais e, assim, a liderança deve reconhecer suas diferenças e orientá-los na busca dos objetivos em comum.
Alternativa E. Certo. Uma das vertentes da gestão da diversidade é abolir a discrição do acesso a cargos e das diferenças salariais em razão de critérios discriminatórios. Nesse sentido, a seleção deve ser pautada em critérios objetivos.
Sobre a gestão da diversidade, lembre-se que ela é pautada em duas frentes, basicamente: a) assegurar acesso a empresa a todos, sem discriminações; b) liderar os membros do grupo reconhecendo suas diferenças e os orientando na busca dos objetivos em comum.
Gabarito: E