SóProvas


ID
1889506
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Os Beatles eram um mecanismo de criação. A força propulsora desse mecanismo era a interação dialética de John Lennon e Paul McCartney. Dialética é diálogo, embate, discussão. Mas também jogo permanente. Adição e contradição. Movimento e síntese. Dois compositores igualmente geniais, mas com inclinações distintas. Dois líderes cheios de ideias e talento. Um levando o outro a permanentemente se superar.

      As narrativas mais comuns da trajetória dos Beatles levam a crer que a parceria Lennon e McCartney aconteceu apenas na fase inicial do conjunto. Trata-se de um engano. Mesmo quando escreviam separados, John e Paul o faziam um para o outro. Pensavam, sentiam e criavam obcecados com a presença (ou ausência) do parceiro e rival.

      Lennon era um purista musical, apegado a suas raízes. Quem embarcou na vanguarda musical dos anos 60 foi Paul McCartney, um perfeccionista dado a experimentos e delírios orquestrais. Em contrapartida, sem o olhar crítico de Lennon, sem sua verve, os mais conhecidos padrões de McCartney teriam sofrido perdas poéticas. Lennon sabia reprimir o banal e fomentar o sublime.

      Como a dialética é uma via de mão dupla, também o lado suave de Lennon se nutria da presença benfazeja de Paul. Gemas preciosas como Julia têm as impressões digitais do parceiro, embora escritas na mais monástica solidão.

      Nietzsche atribui caráter dionisíaco aos impulsos rebeldes, subjetivos, irracionais; forças do transe, que questionam e subvertem a ordem vigente. Em contrapartida, designa como apolíneas as tendências ordenadoras, objetivas, racionais, solares; forças do sonho e da profecia, que promovem e aprimoram o ordenamento do mundo. Ao se unirem, tais forças teriam criado, a seu ver, a mais nobre forma de arte que jamais existiu.

      Como criadores, tanto o metódico Paul McCartney como o irrequieto John Lennon expressavam à perfeição a dualidade proposta por Nietzsche. Lennon punha o mundo abaixo; McCartney construía novos monumentos. Lennon abria mentes; McCartney aquecia corações. Lennon trazia vigor e energia; McCartney impunha senso estético e coesão.

Quando os Beatles se separaram, essa magia se rompeu. John e Paul se tornaram compositores com altos e baixos. Fizeram coisas boas. Mas raramente se aproximaram da perfeição alcançada pelo quarteto. Sem a presença instigante de Lennon, Paul começou a patinar em letras anódinas. Não se tornou um compositor ruim. Mas os Beatles faziam melhor. Ironicamente, o grande disco dos ex-Beatles acabou sendo o álbum triplo em que George Harrison deglutiu os antigos companheiros de banda, abrindo as comportas de sua produção represada durante uma década à sombra de John e Paul. E foi assim, por estranhos caminhos antropofágicos, que a dialética de Lennon e McCartney brilhou pela última vez.

(Adaptado de: DANTAS, Marcelo O. Revista Piauí. Disponível em: http://revistapiaui.estadao.com.br/materia/beatles. Acesso em: 20/02/16) 

O elemento que justifica a flexão verbal da frase está sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • A) gemas preciosas têm

    b) o lado suave se nutria

    c) os mais conhecidos teriam sofrido

    d) a força propulsora era

    e) tais forças teriam criado GABARITO

  • O  verbo na língua portuguesa, flexiciona-se em : número, pessoa, modo, tempo e voz. 

    Observe o trecho do poema de Gonçalves Dias:

    “Minha terra tem palmeiras
    Onde canta o sabiá
    As aves que aqui gorjeiam
    Não gorjeiam como lá.

     

    As palavras grifadas “tem, cantar, gorjeiam” expressam ações, situando-as no tempo, e concordam com os respectivos termos da oração ou frase . Os verbos podem indicar:

    A – Estado (modo de ser ou estar) Exemplo: Não estou triste, estou quieta.

    B – Mudança de estado: Exemplo: O menino virou homem.

    C – Fenômeno: Exemplo: Choveu fortemente ontem, mas hoje chuvisca.

    Verbo é uma palavra variável que expressa ação, estado (e suas mudanças) fenômenos situados no tempo.

    Flexões

    Na língua portuguesa, o verbo é a palavra que contem o maior número de flexões.

     

     

    Ao se unirem, tais forças teriam criado, a seu ver, a mais nobre forma de arte que jamais existiu.

    Houve a flexão de tais forças, para ocorrer a concordância com ordenadoras, objetivas, racionais, solares; forças do sonho e da profecia.

     

    ALTERNATIVA "E"  

     

    BONS ESTUDOS 

     

    " Algum dia direi: Não foi fácil, mas consegui!"

     

     

  • alguem pode explicar os itens?

  • Na verdade a questao ta querendo o sujeito, pois o verbo vai flexionar sempre para concorda com o sujeito da oração.

    a) Errada, pois  flexina para concordar com gemas preciosas 

    b) Errada , pois nao existe sujeito preposicionado ( de lennon)

    c)Errada, pois flexiona para concordar com os mais conhecidos padroes de McCartney

    d) errada, pois flexiona para concordar com a força propulsora.

    E) correta.Quem teriam criado a mais nobre forma de arte? Sujeito= tais forças.Dessa forma o verbo ter  vai para o plural para concordar com o sujeito.

  • a)Gemas preciosas como Julia têm as impressões digitais do parceiro... (4°parágrafo)   (ERRADO)   OBS.  O sujeito  é Gemas

     

    b)... também o lado suave de Lennon se nutria da presença benfazeja de Paul. (4° parágrafo)    (ERRADO)   OBS. O sujeito  é lado

     

    c) Em contrapartida, sem o olhar crítico de Lennon, sem sua verve, os mais conhecidos padrões de McCartney teriam sofridoperdas poéticas. (3°parágrafo)    (ERRADO)   OBS. O sujeito  é  os mais conhecidos

     

    d)A força propulsora desse mecanismo era a interação dialética de John Lennon e Paul McCartney. (1° parágrafo)   (ERRADO)   OBS. O sujeito  é  A força

     

    e)... tais forças teriam criado, a seu ver, a mais nobre forma de arte... (5°parágrafo)    (CORRETO)   

  • a) Gemas preciosas como Julia têm as impressões digitais do parceiro... (4°parágrafo)

    b) ... também o lado suave de Lennon se nutria da presença benfazeja de Paul. (4° parágrafo) . INCORRETA, NÃO PODE O SUJEITO VIM PREPOSICIONADO.

     c) Em contrapartida, sem o olhar crítico de Lennon, sem sua verve, os mais conhecidos padrões de McCartney teriam sofrido perdas poéticas. (3°parágrafo) 

     d) A força propulsora desse mecanismo era a interação dialética de John Lennon e Paul McCartney. (1° parágrafo) 

     e) ...tais forças teriam criado, a seu ver, a mais nobre forma de arte... (5°parágrafo) 

  • a) Gemas preciosas como Julia têm as impressões digitais do parceiro... (4°parágrafo)

     

    b) ... também o lado suave de Lennon se nutria da presença benfazeja de Paul. (4° parágrafo) 

     

    c) Em contrapartida, sem o olhar crítico de Lennon, sem sua verve, os mais conhecidos padrões de McCartney teriam sofrido perdas poéticas. (3°parágrafo) 

     

    d) A força propulsora desse mecanismo era a interação dialética de John Lennon e Paul McCartney. (1° parágrafo) 

     

    e) ... tais forças teriam criado, a seu ver, a mais nobre forma de arte... (5°parágrafo) 

  • Mania da fcc querer complicar as coisas... eu viajando na questão sendo que ela somente quer o sujeito do verbo.

  • Errar por não entender o que a banca quer é osso...

  • Essa é uma das mil e uma maneiras que a FCC quer dizer '' procure o sujeito do verbo sublinhado''...