-
LETRA B.
A afirmativa correta sobre os componentes do trecho do texto 11 “...desde o recebimento, a organização, a guarda e o encaminhamento de documentos institucionais e de interessados”, é:
a)o segmento “o recebimento, a organização, a guarda e o encaminhamento de documentos” apresenta o problema de não estar construído em paralelismo; NÃO APRESENTA PROBLEMA
b)o termo “de documentos institucionais” complementa todos os termos anteriores: recebimento, organização, guarda e encaminhamento; (CERTO - RECEBIMENTO DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS, ORGANIZAÇÃO DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS...
c)o termo “recebimento” é o único ligado ao conector anterior “desde”; ERRADO - TODOS ESTÃO LIGADOS A DESDE desde o recebimento, DESDE a organização, DESDE a guarda e DESDE o encaminhamento
d) o termo “de interessados” se liga ao termo anterior “institucionais”; ERRADO- encaminhamento de documentos institucionais e de interessados - DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS OU DOCUMENTOS DE INTERESSADOS.
e)o termo “e o encaminhamento” tem valor de adição enquanto “e de interessados” tem valor de alternância.
-
D) A terminologia de interessados e a institucionais estão destacadas; desculpem mas essa questão estava fácil, era só ler uma vez. Acabei me atrapalhando, por quantidade de textos que havia para ler e que eu já sabia que teriam muitos volumes.
-
"de documentos institucionais" é o complemento nominal de todos os termos anteriores.
-
O erro da alternativa "E" é q ambos os termos têm idéia de adição.
-
a) o segmento “o recebimento, a organização, a guarda e o encaminhamento de documentos” apresenta o problema de não estar construído em paralelismo;(Errado, quando o texto coloca " desde o ....." os outros termos precisam está em paralelismo sintático, mudando apenas o gênero do artigo. ....desde o recebimento, a(desde a) organização, a(desde a) guarda e o(desde o) encaminhamento de documentos institucionais e de(documentos dos) interessados)
b) o termo “de documentos institucionais” complementa todos os termos anteriores: recebimento, organização, guarda e encaminhamento;(Certo)
c) o termo “recebimento” é o único ligado ao conector anterior “desde”;(Errado. Todos estão ligados ao desde, ISSO é o paralelismo sintático).
d) o termo “de interessados” se liga ao termo anterior “institucionais”;(Errado, documentos)
e) o termo “e o encaminhamento” tem valor de adição enquanto “e de interessados” tem valor de alternância.(Errado. Ambos possuem valor aditivo. Se o ultimo possuísse valor aditivo então ficaria com uma exclusão de ideias no texto ou de compensação, esso é o valor da alternância).
-
Paralelismo é a correspondência de funções gramaticais e semânticas existentes nas orações. Além de melhorar a compreensão de texto, o fato de respeitar o paralelismo torna a sua leitura mais agradável.
Exemplos:
Não só canta, como bolos é sua especialidade.
Não só canta, como faz bolos com especialidade.
Apenas na segunda oração há a presença de paralelismo. Isso porque há uma relação de equivalência dos termos.
O paralelismo sintático, ou paralelismo gramatical, observa a ligação existente entre as funções sintáticas ou morfológicas dos elementos da oração.
Exemplos:
1) O que espero das férias: viagens, praia e visitar lugares diferentes.
Há aqui uma quebra na estrutura da oração, a partir do momento em que se utiliza o verbo visitar em vez de continuar a sequência morfológica com substantivos.
O ideal seria: O que espero das férias: viagens, praia e visitas a lugares diferentes.
O paralelismo semântico observa a correspondência de valores existentes no discurso.
Exemplos:
1) O evento durou o dia todo e algumas dores nos pés.
O sentido da oração foi interrompido. No que respeita à duração da festa era esperado algo como “O evento durou o dia todo e adentrou a noite.”, por exemplo.
2) Preocupado, perguntou o quanto a namorada gostava dele. Ela respondeu que gostava milhares de reais que ele tinha no banco.
Também neste caso, há ausência de paralelismo. A namorada deveria dizer que gostava muito ou pouco do namorado. Não faz sentido tentar estabelecer uma relação entre valor sentimental e quantia financeira.
-
Essa estava fácil era só fazer a complementação nominal:
desde o recebimento de documentos institucionais, a organização de documentos institucionais, a guarda de documentos institucionais e o encaminhamento de documentos institucionais.
Safo?
Português é uma matéria que quanto mais você souber os bizus é melhor e mais rápido você mata uma questão dessa, evitando perda de tempo.
-
Todos os termos anteriores citados estão ligados a "de documentos institicionais.
Gabarito:B
#avagaéminha
-
Apenas complementando o comentário da colega Fabiana Tomassoni:
O termo “de documentos institucionais” funciona corretamente como Complemento conforme dito na assertiva, e não como Adjunto pois: 1. Refere-se a substantivos abstratos, especificamente ações: o recebimento (ação de receber), a organização (ação de organizar), a guarda (ação de guardar) e o encaminhamento (ação de encaminhar).2. Não indica valor de posse, caso inadmissível aos Complementos Nominais. 3. Tem comportamento passivo (os documentos institucionais são recebidos, são organizados, são guardados e são encaminhados), típico dos Complementos Nominais, em detrimento ao comportamento Ativo dos Adjuntos Adnominais. 4. O termo “de documentos institucionais” é um termo essencial à oração, característica dos Complementos Nominais. A frase “Executar de acordo com instruções e/ou orientações, as rotinas administrativas necessárias à manutenção da Unidade de Trabalho, desde o recebimento, a organização, a guarda e o encaminhamento e de interessados" estaria sintaticamente incorreta pois falta o complemento dos termos "recebimento/organização/guarda/encaminhamento", uma vez que todos os seus respectivos verbos são transitivos diretos. A frase ficaria ainda gramaticalmente incorreta pela repetição indevida da conjunção integrante "e". Por fim ela ficaria semanticamente confusa. Logo, em face das características apresentadas, a assertiva B realmente está correta em classificar "de termos documentais" como Complemento, e não como Adjunto.
-