SóProvas


ID
189076
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase que respeita totalmente o padrão culto escrito é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a resposta é a alternativa a)???

    Segundo o manual de redação oficial da Presidência da República:

    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido
    do cargo respectivo:
    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
    Senhor Senador,
    Senhor Juiz,
    Senhor Ministro,
    Senhor Governador,

    Excelentíssimo ou sua abreviatura Exmo. não é utilizado para Senador, a menos que ele seja Presidente do Congresso Nacional.

  • Excelentissimo Senhor

    -Presidente da Republica

    -Presidente do CN

    -Presidente do STF

    Quem souber a qual seria a resposta ou se não tem resposta, por favor diga ai.

  • O Presidente do Senado é o Presidente do Congresso Nacional. Por isso a FCC considerou o Presidente do Senado como excelentíssimo. 

  • Bem pessoal, questão boa, o emprego do vocativo Sr. (senhor) está corretíssimo e o do Pronome de tratamento tbm.

  •  Também não concordo com o uso do EXMO. para Senadores e a questão não fala se o senador em questão é presidente do Senado. No entanto as outras alternativas possuem erros de gramática, algo inaceitável no padrão culto.

     

     

    b)(...) com questões que não demandem(...) ----  o certo seria demandam

    c) nada a impediria de lhes denunciar ----  O pronome “lhes” não pode ser utilizado para substituir objetos diretos, somente objetos indiretos. como “denunciar” nesse caso específico é VTD então o pronome correto deveria ser o “o,os” não cabendo o uso de “lhe,lhes"

    nada impediria de denunciá-los

    d) erro de concordância verbal: acredito que pode ter consequências--- : acredito que podem ter consequências

    e) erro de concordância verbal: passou-lhe os documentos que nessecitava --- documentos que necessitavam

  • A frase que respeita totalmente o padrão culto escrito é:

    a) Exmo. Sr. Senador, acabo de receber o projeto que Vossa Excelência me encaminhou e pretendo lhe enviar o parecer solicitado no prazo de, no máximo, um mês.

    b) Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandam diretamente sua decisão.

    c) Tais foram as exigências deles, que Maria, ela própria, desistiu da compra, não sem antes avisar que, quaiquer que fossem as alegações, nada a impediria de lhes denunciá-los.

    .d) Cada um de todos aqueles grupos que se cuidem, pois as armadilhas que impuseram um ao outro acredito que podem ter consequências.

     e) Ao se dirigir àquele Senhor, passou-lhe os documentos de que necessitava para ir adiante ao processo já iniciado.

     

  • No manual de redação da presidência consta que o vocativo para Senador é Sr. Senador , entretanto, na questão diz que o remetente da correspondência recebeu o Projeto de lei enviado pelo senador, acredito que aquele que remete o projeto de lei seja o Presidente do Congresso Nacional, logo, trata-se desse cargo e por isso a questão está correta. Letra A.

  • essa questao deveria ser anulada!!!!!!!!! Excelentíssimo Senhor usa-se somente em três casos... Exelentíssimo Senhor (Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional (que salvo engano é o presidente da Câmara e nao do Senado) e   Presidente do STF).

  • Poder Legislativo: Senadores

    Forma de tratamento: Vossa Excelência

    Vocativo: Excelentíssimo Senhor Senador

  • O vocativo para chefes de poder não deve ser abreviado, tem de ser por extenso: Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo. O tratamento também deve ser Vossa Exceencia, sem abreviar.

  • Rodrigo, o Presidente do Congresso Nacional é o Presidente do Senado, o Presidente da câmara é Vice-presidente do Congresso Nacional.

  • Concordo que esta questão deveria ter sido anulada. O vocativo Excelentíssimo Senhor só pode ser usado para Chefes de Poder. No meu ver, se fosse o Presidente do Congresso não seria usado Senador, e sim, Excelentíssio Senhor Presidente do Congresso Senador Fulano de tal.
  • Essa é uma questao de Portugues envolvendo conhecimentos em direito constitucional!!!!Mas pela exclusao dos outros intens pelos erros gramaticais, a gente consegue acertar a questao!
  • ERRADO.

    Mesmo que tal Senador fosse o Presidente do Congresso Nacional o endereçamento correto seria: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional.

    Pessoal, sabe por que o Cespe considerou como certo?

    Apesar de o Manual da Presidência da República dizer que o vocativo EXCELENTÍSSIMO SENHOR só serve para para PRESIDENTE DE PODER, a própria Banca discorda disso. QUEM SE ATREVE CHAMAR UM JUIZ APENAS DE SENHOR? No dia-a-dia nos comunicamos com os juízes chamando-os de EXCELENTÍSSIMO.

    O CESPE já organizou um concurso público em que no exemplo da pergunta sobre REDAÇÃO OFICIAL possuía o vocativo "EXCELENTÍSSIMO JUIZ"

    BONS ESTUDOS PARA NÓS.
  • Comentário objetivo:

    a) Exmo. Sr. Senador, acabo de receber o projeto que Vossa Excelência me encaminhou e pretendo lhe enviar o parecer solicitado no prazo de, no máximo, um mês.   CORRETA!  
    OBS: Em que pesem os comentários abaixo, creio que a intenção da banca não foi se ater ao tipo de tratamento dado ao Presidente, Senador, etc. Creio que foi uma questão meramente pronominal.

    b) Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandem diretamente vossa SUA decisão.

    c) Tal TAIS foram as exigências deles, que Maria, ela própria, desistiu da compra, não sem antes avisar que, qualquer QUAISQUER que fossem as alegações, nada a impediria de lhes OS denunciar.

    d) Cada um de todos aqueles grupos que se cuidem, pois as armadilhas que impuseram um ao outro UNS AOS OUTROS acredito que pode PODEM ter consequências.

    e) Ao se dirigir àquele Senhor, passou-lhe os documentos que necessitava para ir adiante ao COM O processo já iniciado.



  • Senadores
    Pronome de tratamento: VOSSA EXCELÊNCIA.
    Vocativo: Senhor + cargo respectivo 

    Cuidado para não confundir vocativo, com pronome de tratamento.
  • Não se assuste em colocar a crase antes de “aquele”, por se tratar de um termo masculino, pois o que é levado em consideração é o “a” do início. 
  • a) Exmo. Sr. Senador, acabo de receber o projeto que Vossa Excelência me encaminhou e pretendo lhe enviar o parecer solicitado no prazo de, no máximo, um mês.

    Está incorreta SOMENTE pelo emprego do vocativo "Excelentíssimo Senhor" SENADOR; este deveria receber o vocativo: "Senhor". A questão refere-se a alternativa que atende TOTALMENTE ao padrão culto escrito, portanto a questão deveria ser anulada, pois não há alternativa que satisfaça essa exigência. 

    b) Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandem DEMANDAM diretamente vossa SUA decisão.

    c) Tal TAIS foram as exigências deles, que Maria, ela própria, desistiu da compra, não sem antes avisar que, qualquer QUAISQUER que fossem as alegações, nada a impediria de lhes denunciá-LOS.

    d) Cada um de todos aqueles grupos que se cuidem CUIDE, pois as armadilhas que impuseram um ao outro UNS AOS OUTROS acredito que pode PODEM ter consequências.

    e) Ao se dirigir àquele Senhor, passou-lhe os documentos que necessitava para ir adiante ao COM O processo já iniciado.

  • Perceber que o enunciado da questão não sugere que o texto esteja de acordo com as normas de redação das correspondências oficiais, logo a alternatica "A" está correta. Caso contrário deveria ser usado o vocativo "Senhor Senador", em vez de "Exmo".
  • Segundo a Gramática do Nílson Teixeira de Almeida:

    Vossa Excelência --> Altas autoridades do governo e oficiais das Forças Armadas.


    Saúde e Paz !!!




  • Gabarito errado.
    De acordo com o Manual
    Excelentíssimo senhor é usado somente para Chefes de poder ( Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal)
    As demais autoridades são tratadas de senhor seguido do cargo

  • uma questão dessas é um CRIME, e devia ser considerado crime hediondo..kkkkkkkk

    Segundo o manual de redação oficial da Presidência da República:

    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido
    do cargo respectivo:
    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
    Senhor Senador,
    Senhor Juiz,
    Senhor Ministro,
    Senhor Governador,

    Excelentíssimo ou sua abreviatura Exmo. não é utilizado para Senador, a menos que ele seja Presidente do Congresso Nacional.

  • Galera, o enunciado da questão pede para avaliar SOMENTE O PADRÃO CULTO, portanto a letra A está correta.

    A frase que respeita totalmente o padrão culto escrito é:
    a) Exmo. Sr. Senador, acabo de receber o projeto que Vossa Excelência me encaminhou e pretendo lhe enviar o parecer solicitado no prazo de, no máximo, um mês. CERTO
    b) Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandem demandam diretamente vossa sua decisão.
    c) Tais foram as exigências deles, que Maria, ela própria, desistiu da compra, não sem antes avisar que, quaiquer que fossem as alegações, nada a impediria de lhes denunciá-los.
    d) Cada um de todos aqueles grupos que se cuidem, pois as armadilhas que impuseram um ao outro acredito que pode podem ter consequências.
    e) Ao se dirigir àquele Senhor, passou-lhe os documentos de que necessitava para ir adiante ao processo já iniciado.
    Não importa se o vocativo não se aplica ao senador, isso não prejudica o padrão culto.

  • Questão lixo, questão feita por amador, questão padrão banca de municipio! A FCC não é essa!!!
  • Ja ouviram falar de melhor resposta?

    pois é, pois é, pois é.
  • ....as armadinhas que impôs um ao outro (um impôs ao outro, e não impuseram)

  •  e)Ao se dirigir àquele Senhor, passou-lhe os documentos que necessitava para ir adiante ao processo já iniciado.

     

    QUEM  VAI ADIATE, VAI ADIANTE DE ALGUMA COISA .