SóProvas


ID
18910
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Max Weber é considerado como um dos mais influentes precursores de diversas teorias das organizações. Nesse sentido, considere:

I. Weber desenvolveu uma teoria das organizações formais, fundamentada em um modelo mecanicista, mais próxima das teorias clássicas.
II. A teoria das organizações de Weber é baseada na articulação entre organização formal e informal.
III. A teoria weberiana das organizações se aproxima mais da teoria clássica das organizações, pois enfatiza a eficiência e a hierarquia.
IV. A teoria estruturalista das organizações diferencia-se da abordagem weberiana por enfatizar a relação entre análise intra-organizacional e inter-organizacional.
V. A teoria weberiana das organizações aproxima-se mais das abordagens humanistas, pois enfatiza o comportamento efetivo das pessoas na organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • 42) LETRA C.

    MAX WEB TEORIA BUROCRATICA, NAO É MAIS USADA PORQUE TEM MUROSIDADE NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS.

    OS PRINCIPAIS ENFOQUE DA TEORIA BUROCRATICA DE MAX WEBER:

    .ORGANIZAÇÃO FORMAL BUROCRATICA ( RIGIDA )
    . RACIONALIDADE ORGANIZACIONAL.

    A SUA ENFASE É NA ESTRUTURA.

    MAIS DETALHES, PODE LER NO LIVRO CHIAVENATO, MUITO BOM.
  • Margareth, a Teoria da Burocracia de Weber é ainda usada sim, mas não na sua forma pura, como todas as demais teorias. Uma repartição pública, por exemplo, tende a ser mais burocrática que uma empresa de consultoria, mas isso não significa o abandono total da teoria.
  • I) Certo. A teoria  de Weber é a burocrática, que se baseia em formalidades e hierarquia bem definida, assim como o modelo mecanicista, que enxerga a organização como um conjunto de peças, imitando uma máquina.

    II) Errado. Como dito no comentário acima, Weber tratava as organizações de maneir formal.

    III) Certo. As teorias clássicas davam ênfase nas tarefas (administração cietífica de Taylor) e ênfase na estrutura (teoria clássica de Fayol). Ao contrário da teoria das relações humanas, que dava ênfase às pessoas. Weber, dava ênfase a estrutura e não se preocupada com as pessoas.

    IV) Certo. A teoria estruturalista é um desdobramento da teoria burocrática de Weber. Esta olhava só para dentro da organização (relação intra-organizacional) e não se preocupava com as pessoas. A teoria estruturalista, apesar de dar ênfase a estrutura da organização, tentou olhar mais para as relações humanas e se preocupar com a relação entre as organizações (inter-organizacional).

    V) Errado. Conforme dito anteriormente, a teoria weberiana não olhava para as relações humanas. Dava ênfase apenas na estrutura da organização.

    Gabarito: letra C.

    Se tiver algo errado, por favor me corrijam. Abraços.
  • Max Weber inspirou o modelo burocrático, em substituição ao patrimonialista, no qual o patrimônio público se confundia com o patrimônio privado do governante, predominando a pessoalidade. Para que isso não mais acontecesse, Max Weber propôs um modelo em que predominava a IMPESSOALIDADE: o patrimônio público é público, e não pode se confundir com o privado. Surge, então, a administração burocrática, contra o nepostismo.
    As principais características do modelo burocrático são: formalidade (deve-se seguir normas, e o administrador não pode misturar sua vida privada como acontecia na administração patrimonialista); impessoalidade (a norma é aplicada de forma igual para todos; não pode haver privilégios à pessoa do administrador); profissionalização (prepondera a meritocracia; o administrador administra porque é profissional, e não por causa de sua pessoa; tchau, nepotismo!).
  • Questão muito fácil, quem já leu sobre Weber uma vez na vida sabe que a proposição II está errada, o que automaticamente elimina todas as outras alternativas.