SóProvas


ID
1891414
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Batista et al. (2010), ao proporem o Modelo de GC para a administração pública, identificaram que a mobilização sistemática do conhecimento nas organizações públicas requer, no mínimo, cinco atividades principais: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar.

O conhecimento agrega valor apenas quando é:

Alternativas
Comentários
  • Identificar: a organização pública deve identificar as competências essenciais e as lacunas do conhecimento para alcançar os objetivos estratégicos. Após a identificação, poderá definir sua estratégia de GC, bem como elaborar e implementar seu PGC.

    Criar: a eliminação das lacunas do conhecimento ocorre quando a organização converte este conhecimento (tácito em explícito) e cria um novo. Esta criação pode ocorrer nos níveis individual, da equipe e organizacional.

    Armazenar: o principal objetivo do armazenamento é a preservação – com vistas à sua reutilização – do conhecimento organizacional. No entanto, nem sempre é possível armazenar este conhecimento. A explicitação e o armazenamento de experiência e especialidade profissional são tarefas difíceis, porque são formas de conhecimento tácito. O armazenamento deve assegurar a rápida recuperação do conhecimento.

    Compartilhar: o compartilhamento é crucial na GC porque promove a aprendizagem contínua e a inovação; portanto, ajudar a organização a alcançar seus objetivos. A promoção de cultura de compartilhamento é fundamental para que esta se torne prática corrente na organização.

    Aplicar: para que o conhecimento agregue valor, é necessário aplicá-lo nos processos de apoio e finalísticos. Assim, o conhecimento contribuirá para melhorar os produtos e os serviços organizacionais.

     

    Fonte: http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1941.pdf, quadro 1 da página 13

  • d) o erro nesta alternativa acredito que seja o fato de dizer que se deve manter a qualidade atual, quando na verdade busca-se atingir um nível mais satisfatório dos produtos e serviços.

  • Coloquem gabarito....

    Letra E

  • agora somos obrigado a saber o que é GC ou PGC ?? ah então vou colocar.. crc/cfc/IRPJ/CSLL/IRRF/CAAGED/RAIS/DCTF/DIPJ/DAS/DEFIS/DASN/ ETC.. o banca vagaba , digita por extenso o que significa !!

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento do Modelo de Gestão do Conhecimento (GC) para a administração pública, sendo mais especificamente cobrado a atividade aplicação do processo.
    Diante disso, vamos a uma breve contextualização.

    Segundo Batista et al. (2010), a atividade “aplicar" do Modelo de Gestão do Conhecimento para a administração pública estabelece que “o conhecimento agrega valor apenas quando é aplicado nos processos de apoio, processos finalísticos e, consequentemente, melhora produtos e serviços da organização pública". (Batista, 2010, p. 64).
    Além da atividade aplicar temos outras quatro descritas abaixo, segundo Batista et al. (2010)

    ·         Identificar: as competências essenciais da organização pública, assim como as lacunas do conhecimento devem ser identificadas para que a organização alcance seus objetivos estratégicos.

    ·         Criar: a organização pública elimina as lacunas do conhecimento por meio da conversão do conhecimento e a criação de novo conhecimento.

    ·         Armazenar: o armazenamento permite a preservação do conhecimento organizacional. Existem várias formas de armazenamento. No entanto, nem sempre é possível armazenar o conhecimento

    ·         Compartilhar: o compartilhamento do conhecimento promove a aprendizagem contínua e a inovação e, consequentemente, permite atingir os objetivos organizacionais.

    Portanto, dado que a questão é praticamente uma transcrição de uma atividade do processo de gestão do conhecimento, a única alternativa possível é a letra “E".
    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte:

    Batista, Fábio Ferreira Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão/Fábio Ferreira Batista. – Brasília: Ipea, 2012.