-
OUTCOME - também conhecido como construído, de colheita, de fim, de resultado, lagging, resultante, item de controle, de efeito, caracteriza-se por ser um indicador menos gerenciável e que se origina da “torcida” (oração, pensamento positivo etc.) dos gestores, caso não haja seus desdobramentos em indicadores drivers.
- Mede efeito após um certo tempo;
- Serve para verificar se os objetivos estão sendo atingidos;
- A cada outcome deve ser adicionado um ou mais drivers.
DRIVER - indicador também conhecido como construtor, de plantação, de meio, de esforço, leading, direcionador, item de verificação, de causa, caracteriza-se pela possibilidade de ser gerenciado pela cobrança, já que consiste em um esforço particularizado capaz de construir outro indicador maior.
- Mede a causa antes do efeito (outcome) acontecer;
- Serve para verificar se os planos ligados aos fatores críticos de sucesso estão sendo cumpridos.
Fonte: Sistema de Indicadores - Excelência em gestão (FNQ)
-
Os indicadores de resultados são:
eficiência(meio): recursos utilizados e produtos e serviços gerados
eficacia: (fim): resultados alcançados
efetividade: impactos gerados.
ou seja, medem o efeito após um certo tempo.
-
Indicadores estratégicos permitem mensurar a estratégia. Eles podem ser de dois tipos: o outcomes, que medem um efeito após certo tempo, e os drivers, que medem causa antes do efeito.
Fonte: Gestão Dinâmica de Projetos: LifeCycleCanvas. https://books.google.com.br/books?id=e4eiDAAAQBAJ&pg=PA23&lpg=PA23&dq=%22medem+o+efeito+ap%C3%B3s+um+certo+tempo%22&source=bl&ots=u4NDGLUlxw&sig=BHZ7hmXvnnmfldTN5rNULlUHGVI&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwing_705dfOAhXIEZAKHahYDp0Q6AEIIzAC#v=onepage&q=%22medem%20o%20efeito%20ap%C3%B3s%20um%20certo%20tempo%22&f=false
-
A C está errada pois é um indicador de esforço chamado de Execução. Ela se refere à realização de processos, projetos e planos de ação conforme o que foi estabelecido.
-
Gabarito "B"
Indicadores direcionadores e Indicadores de resultados
O pressuposto de uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos é que existam métricas bem elaboradas e que sejam capazes de prover suporte à criação de indicadores de problemas organizacionais. Indicadores poder ser categorizados em:
Indicadores direcionadores (drivers): Monitoram a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.
Indicadores de resultados (outcome): Monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado.
Essa categorização dos indicadores de processos auxilia o gestor interagir (ou não) no resultado atuando nas medições dos indicadores direcionadores. Vejamos um exemplo fictício; uma determinada pessoa que possui a vontade de emagrecer e estabelece uma meta de perder 5% do peso por mês até chegar no seu objetivo final de atingir 80 quilos. Perder os 5% do peso por mês se caracteriza em um indicador de resultado, sendo que ele não está medindo nenhuma ação para chegar nessa meta. Esta pessoa sabe que se correr diariamente 5 quilômetros, isso ajudará ela atingir o seu objetivo e com isso define essa meta. Este é um indicador direcionador, que auxilia no atingimento da meta.
Se ele atingir a meta de correr diariamente 5 quilômetros, no final do mês quando for verificar o seu indicador de resultado saberá que está atingindo o objetivo por conta do indicador direcionador e não ficará apenas na gestão de “torcer” para alcançar o seu objetivo.
https://gaussconsulting.com.br/blog/gerenciamento-por-indicadores/
-
qual o erro da E?
-
A b) tá certa, mas não vejo erro na e). Fica confuso.
-
Penso eu que o indicador da letra E seria de eficiência (serviços entregues x recursos alocados). Posso entregar todos os serviços, mas alocando muitos recursos, de modo a ter prejuízo, por exemplo. O resultado almejado ocorreria, mas não seria eficiente, pois não é o indicador adequado.
-
Na vdd, a E estaria mais correta se relacionasse a entrega de resultados à um parâmetro preestabelecido, que até poderia ser, mas não genericamente, recursos aplicados. Nessa linha de raciocínio, aplicando-se o parâmetro correto as alternativas B, C, D e E estariam atendidas.
-
Os indicadores de resultado são os que medem o efeito após certo tempo. É o momento pós-concurso, quando o concurseiro avaliar como foi o seu desempenho na prova, se existe chances de nomeação, etc.
Os indicadores de esforço são aqueles que mede a causa antes do efeito, ou seja, é o momento do estudo do concuseiro, quando ele pode adotar como indicador, por exemplo, as horas líquidas de estudo.
Vejamos cada uma das alternativas:
Alternativa A. Errado. Mede a causa antes do efeito são os indicadores de esforço.
Alternativa B. Correto. A alternativa descreve exatamente o conceito de indicadores de resultado.
Alternativa C. Errado. O acompanhamento do dia a dia (planos estão sendo executados) ainda não temos o resultado, ou seja, é o concuseiro estudando dia após dia e nada da prova. Ainda estamos no âmbito dos indicadores de esforço.
Alternativa D. Errado. Planos de ação, projetos e iniciativa (tudo antes do resultado), logo temos indicadores de esforço.
Alternativa E. Errado. Serviços entregues e recursos alocados ?! Opa! Aí já começamos a falar sobre resultado. É concurseiro chorando as pitangas: “eu me dediquei tanto para esse concurso (insumos) para ter esse resultado?”. Estamos tratando da eficiência: relação insumos e resultados (outcomes), que é um dos indicadores de resultado.
Note que o enunciado pede o conceito dos indicadores de resultado (geral) e a alternativa traz um conceito de um desses indicadores que é a eficiência (específico). Assim, é o famoso + ou – certo. Se não tivéssemos uma alternativa melhor que trouxesse exatamente o conceito geral, sem dúvida, a alternativa E seria o gabarito.
Gabarito: B
-
Examinador, tem mãe?
-
Para resolução da
questão, faz-se necessário o conhecimento do Programa Nacional de Gestão
Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, sendo mais especificamente cobrado os
seus indicadores.
Diante disso, vamos a
uma breve explicação.
O GESPÚBLICA,
programa nacional de gestão pública e desburocratização, editou, em 2010, um
documento chamado Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para
Construção de Indicadores.
O referido documento
indica a utilização pela administração pública, em seus diversos níveis, de um
modelo para gestão do desempenho bastante difundido, chamado de 6Es do
desempenho, vinculando seis categorias de indicadores a elementos da cadeia de
valor.
Neste guia, foi apresentado
o modelo dos 6Es do desempenho, que é composto pelas dimensões de esforço e de resultado, desdobradas em outras dimensões do
desempenho.
As dimensões de
esforço são economicidade, execução e excelência; e as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e
efetividade.
Por fim, cabe
ressaltar que os indicadores de esforço analisam as causas previamente ao
efeito, ou seja, atuam de forma proativa. Por outro lado, os indicadores de
resultado são utilizados após o efeito já ter acontecido e possibilitam saber
se o efeito buscado foi alcançado.
Ante o exposto, a
alternativa correta é a letra B, uma vez que é o indicador de resultado que é
utilizado para medir o efeito após um certo tempo, ou seja, posterior ao
acontecimento.
Por fim, é importante
frisar que o decreto n.º 9.094, de 17 de julho de 2017 revogou o
decreto n.º 5.378, de 23 de fevereiro de 2005.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
A opção “E” faz referência à Eficiência. A questão pede em relação aos indicadores de resultado. Ou seja, deve ser uma opção que englobe os 3: eficiência, eficácia e efetividade. A opção “B” é a mais completa para isso.