SóProvas


ID
1891447
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O PPA 2012-2015, denominado “Plano Mais Brasil”, incluiu uma dimensão participativa com a finalidade de torná-lo um importante instrumento de interação do Estado com o cidadão.

Esse processo participativo sustentou-se no(a):

Alternativas
Comentários
  • Errei. Como podemos saber tão particular, penso que só tendo lido as diretrizes do orçamento em questão.
  • Nem tendo lido meu caro. :)

  • FGV querendo ser diferentona.

  • É possível responder esse tipo de questão apenas com a utilização do bom senso, mesmo sem ter lido a norma em apreço.

    1º Se a questão afirma que O PPA 2012-2015, É denominado “Plano Mais Brasil” podemos concluir que se trata do PPA da união;

    2º A letra A pode ser excluída pois o orçamento participativo só se aplica aos munícipios e como o PPA é da união não poderia adotar o orçamento participativo;

    3º As letras B e E em nada inclui uma dimesão participativa no PPA;

    4º Entre as letras C e D a que mais inclui uma dimesão participativa no PPA para interação do Estado com o cidadão é a letra D.

    Muitas questões podem ser mais facilmente respondidas pelo conhecimento dos itens errados ao invés da alternativa correta. Faça sua prova com calma e saiba administrar o tempo para não fazê-la rápido demais e cair em todas as pegadinhas, ou lento demais e não conseguir responder todas as questões.

  • Carlos Junior,

     

    Muito bom o seu raciocínio lógico! Concurso público também envolve isso, afinal de contas, em todas as provas que fizermos vamos encontrar questões como essas.

     

    Obrigado por compartilhar sua experiência, me foi bastante útil!

  • Acerta-se por eliminação.

  • Três iniciativas brasileiras vencem prêmio global da ONU de serviço público

    Publicado em 24/06/2014

    Um projeto na esfera federal e dois na estadual – Rio Grande do Sul e Pernambuco – foram premiados pelo combate à pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável. A premiação será em Seul.

    Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU

    Um projeto na esfera federal e dois na esfera estadual – Rio Grande do Sul e Pernambuco – estão entre os contemplados com um prêmio global da ONU que reconhece projetos inovadores no combate à pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável. A cerimônia de premiação ocorrerá esta semana, de 23 a 26 de junho, durante um encontro em Seul, na Coreia do Sul.

    O Fórum, o Dia e a Cerimônia de Premiação das Nações Unidas para o Serviço Público vão homenagear 19 iniciativas de 14 países que se destacaram por projetos de implementação de soluções inovadoras visando à melhoria da prestação de serviços públicos e à promoção do desenvolvimento sustentável.

    Um dos prêmios foi destinado ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e à Secretaria-Geral da Presidência da República, para a iniciativa “Fórum Interconselhos”, que estimula a participação social no monitoramento dos Planos Plurianuais (PPA). No último PPA, foram apresentadas 629 contribuições da sociedade civil, das quais 77% foram incorporadas integralmente. Como inovação, foi constituída uma instância de monitoramento do PPA pela sociedade civil – o Fórum Interconselhos –, que reúne periodicamente representantes dos diversos conselhos para avaliar o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas.

    http://www.onu.org.br/tres-iniciativas-brasileiras-vencem-premio-global-da-onu-de-servico-publico/

  • chute no escuro

  • IBGE

    Raciocinei da mesma forma que o Carlos, mas na hora de escolher fui na C, por causa das OSC.

    Alguém me ajuda!?