SóProvas


ID
189175
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em função da sua característica principal, consubstanciada na participação da Administração com supremacia de poder, os contratos administrativos são dotados de certas peculiaridades, as quais constituem as chamadas cláusulas

Alternativas
Comentários
  • As cláusulas exorbitantes são cláusulas comuns em contratos administrativos, mas que seriam consideradas ilícitas em contratos entre particulares, pois dão privilégios unilaterais à Administração, colocando-a em posição superior à outra parte, ou seja, as cláusulas exorbitantes são benefícios que a Administração possui sobre o particular.

  • Está explícito a presença das Cláusulas Exorbitantes no Art. 54. 8.666:

    ''Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.''

    Grande abraço e bons estudos

  • Alternativa C - Correta

    Os contratos administrativos têm características singulares que conferem ao Poder Público a possibilidade de alterar, em favor do interesse público, e dentro de certos limites, os termos do contrato. Trata-se das chamadas cláusulas exorbitantes. São elas:

    1) Alteração unilateral na extensão do objeto contratato: o art. 65, §1º da Lei 8.666/93 permite que a Administração aumente ou diminua em até 25% o objeto do contrato.

    2) Extinção Unilateral do Contrato - à Administração é facultado, diante das razões de interesse público, revogar unilateralmente o contrato.

    3) Continuidade na prestação: o art. 78, XV da Lei 8.666/93 obriga o contratado a continuar executando o contrato durante 90 dias, mesmo que a Administração interrompa o pagamento.

    4) Sanções administrativas: o art. 87 prevê a possibilidade de a Administração aplicar as seguintes punições ao particular: advertência, multa, suspensão da participação em licitações e de idoneidade.

  • o que são cláusulas exorbitantes.

    exorbitantes por quê? saem do âmbito do direito privado.

    estas cláusulas exorbitantes= sáo cláusulas comum em contrato administrativo, mas que seria considerados ilícitos em contratos entre particulares, pois dão privilégio unilaterais à Administração, ou seja, são benefícios que a administração possui sobre o particular.

    um pequeno esquema: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEM O PODER DE SUPREMACIA E TERCEIROS SÓ ACEITA AS CLÁUSULAS, COMO FALANDO FAZER O QUÊ?

    BOM ESTUDOS.

  • Cláusulas exorbitantes são, pois, as que excedem do Direito Comum para consignar uma vantagem ou uma restrição à Administração ou ao contratado.
    • A cláusula exorbitante não seria lícita num contrato privado, porque desigualaria as partes na execução do avençado, mas é absolutamente válida no contrato administrativo, desde que decorrente da lei ou dos princípios que regem a atividade administrativa, porque visa a estabelecer uma prerrogativa em favor de uma das partes para o perfeito atendimento do interesse público, que se sobrepõe sempre aos interesses particulares.
    • As cláusulas exorbitantes são inadmissíveis no direito privado, pois colocam uma parte em posição privilegiada
    • As cláusulas exorbitantes podem consignar as mais diversas prerrogativas, no interesse do serviço público, tais como a ocupação do domínio público, o poder expropriatório e a atribuição de arrecadar tributos, concedidos ao particular contratante para a cabal execução do contrato. Todavia, as principais são as que se exteriorizam na possibilidade de alteração e rescisão unilateral do contrato; no equilíbrio econômico e financeiro; na revisão de preços e tarifas; na inoponibilidade da exceção de contrato não cumprido; no controle do contrato e na aplicação de penalidades contratuais pela Administração.
     

  •  cláusulas exorbitantes são benefícios que a Administração possui sobre o particular e que se justificam na supremacia do interesse público sobre o privado (Fonte:  Wikipédia )