-
Do Manual de Estruturas da Associação Brasileira de Cimento Portland
"Estacas tipo Strauss - Elemento de fundação escavado mecanicamente, com o emprego de uma camisa metálica recuperável, que define o diâmetro das estacas. O equipamento utilizado é leve e de pequeno porte, facilitando a locomoção dentro da obra e possibilitando a montagem do equipamento em terrenos de pequenas dimensões. A perfuração é feita através da queda livre da piteira com a utilização de água. O furo geralmente é revestido. Atingida a profundidade de projeto, o furo é limpo e concretado. Durante a concretagem, o apiloamento do concreto e a retirada cuidadosa do revestimento devem ser observados, para que não haja interrupção do fuste."
-
a) ERRADA Hélice Continua: executada mediante a introdução de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado simultaneamente com a sua retirada, sendo que a armadura é introduzida após a concretagem.
b) ERRADA: Estaca Raiz: armada e preenchida com cimento e areia, executada por meio de perfuração rotativa, revestida integralmente por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.
c) ERRADA: Estacas pré-moldadas:constituída de segmentos de concreto pré-moldado e introduzida no terreno por meio de golpes de martelo de gravidade, de explosão, hidráulico ou vibratório
d) ERRADA: Estaca Franki: executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca. Esta estaca possui base alargada.
e) Certa: executada por perfuração do solo com uma sonda e revestimento total com camisa metálica, realizando o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto.
-
Estaca Strauss:
-> Executada por perfuração/escavação;
-> revestimento por camisa metálica;
-> Causa pouca ou nenhuma vibração;
-> Não recomendada para solos coesivos, não recomendada pra atravessar o nível d'água.
-
DESPENCA!!!!!
Estaca Hélice Contínua Monitorada : estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução, por rotação, de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado simultaneamente com a sua retirada, sendo que a armadura e introduzida após a concretagem da estaca.
Estaca Raiz: estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada através de perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.
Estaca pré-moldada ou pré-fabricada de concreto: estaca constituída de segmentos de concreto pré-moldado ou pré-fabricado e introduzida no terreno por golpes de martelo de gravidade, de explosão, hidráulico ou martelo vibratório. Para fins exclusivamente geotécnicos não há distinção entre estacas pré-moldadas e pré-fabricadas, e para os efeitos desta Norma elas serão denominadas pré-moldadas.
Estaca Franki: estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e integralmente armada.
Estaca Strauss: estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com Simultâneo apiloamento do concreto.
"TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!