SóProvas


ID
1893448
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), o balanço patrimonial está subdividido nos grupos de ativo circulante, ativo não circulante, passivo circulante e passivo não circulante e patrimônio líquido. São exemplos de contas classificadas no passivo circulante:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    PASSIVO CIRCULANTE - Compreende as obrigações conhecidas e estimadas que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: tenham prazos estabelecidos ou esperados dentro do ciclo operacional da entidade; sejam mantidos primariamente para negociação; tenham prazos estabelecidos ou esperados no curto prazo; sejam valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for fiel depositaria, independentemente do prazo de exigibilidade.

     

    *OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIAS E ASSISTENCIAIS A PAGAR A CURTO PRAZO: Compreende as obrigações referentes a salários ou remunerações, bem como benefícios aos quais o empregado ou servidor tenha direito, aposentadorias, reformas, pensões e encargos a pagar, benefícios assistenciais, inclusive os precatórios decorrentes dessas obrigações , com vencimento no curto prazo.

     

    *EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS A CURTO PRAZO: Compreende as obrigações financeiras externas e internas da entidade a titulo de empréstimos, bem como as aquisições efetuadas diretamente com o fornecedor, com vencimentos no curto prazo.

    FORNECEDORES E CONTAS A PAGAR A CURTO PRAZO Compreende as obrigações junto a fornecedores de matérias-primas, mercadorias e outros materiais utilizados nas atividades operacionais da entidade, bem como as obrigações decorrentes do fornecimento de utilidades e da prestação de serviços, tais como de energia elétrica, água, telefone, propaganda, alugueis e todas as outras contas a pagar, inclusive os precatórios decorrentes dessas obrigações, com vencimento no curto prazo.

     

    *OBRIGAÇÕES FISCAIS A CURTO PRAZO Compreende as obrigações das entidades com o governo relativas a impostos, taxas e contribuições com vencimento no curto prazo.

     

    *OBRIGAÇÕES DE REPARTIÇÃO A OUTROS ENTES Compreende os valores arrecadados de impostos e outras receitas a serem repartidos aos estados, Distrito Federal e Municípios.

     

    *PROVISÕES A CURTO PRAZO Compreende os passivos de prazo ou de valor incertos, com prazo provável no curto prazo.

     

    *DEMAIS OBRIGAÇÕES A CURTO PRAZO Compreende as obrigações da entidade junto a terceiros não inclusas nos subgrupos anteriores, com vencimento no curto prazo, inclusive os precatórios decorrentes dessas obrigações, com vencimento no curto prazo.

     

  • Não entendi pq alternativa B) "precatório a pagar (CP) e depósitos restituíveis" está errada. Ambas correspondem a obrigações a serem paga; o próprio texto disse que os precatórios em questão são de curto prazo; e os depósitos restiruíveis, mesmo que sob o aspecto orçamentário são extra, patrimonialmente entram no BP. Se alguém puder ajudar, fico grato :)

  • De acordo com o Mcasp a letra B está correta: Recolhimento do IRRF Natureza da informação: patrimonial D 1.1.1.1.x.xx.xx Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional (F) C 1.1.3.5.x.xx.xx Depósitos restituíveis e valores vinculados – Conta Especial