SóProvas


ID
1894954
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Rosana - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Prefeitura Municipal de Rosana pretende contratar artistas para a realização de um espetáculo no aniversário da cidade. Para realizar tal contratação, os agentes públicos responsáveis pela organização do show

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)

     

    De acordo com a L8666:

     

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

     

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • podem realizar a contratação direta, por inexigibilidade de licitação, por previsão expressa da Lei Federal n° 8.666/93, que impõe apenas como requisito que o artista contratado seja consagrado pela crítica ou pelo público.

    CONTRATADO DIRETAMENTE OU POR MEIO DE EMPRESÁRIO EXCLUSIVO. O "APENAS" FICOU ESQUISITO, MAS NÃO INVIABILIZA A QUESTÃO, VISTO QUE AS OUTRAS ALTERNATIVAS ESTÃO HORRÍVEIS.

  •  

    " Não obstante a licitação seja a regra definida por lei para as contratações públicas, em determinadas situações, o prórpio texto legal regulamenta e admite celebração de contratos sem realização do prévio procedimento" (Matheus Carvalho)

    " a dispensa e a inexigiblidade de licitação configuram situações que a administração pode contratar sem a necessidade re relização de procedimento licitatório. São situações de contratação direta" (M. C.)

    No caso dos artistas consagrados pela crítica especializada ou pela opinião pública, a previsão legal encontra-se no artigo 25, inciso III, como hipótese de inxigiblidade. 

    Obs.: Dispensa e inexigiblidade se diferem. No caso da inexigibliade a competição é impossível e as hipóteses previstas em lei são exemplificativas. A licitação será inexigível quando for inviável a a realização de competição entre interessados, ou seja, quando ausente um dos pressupostos da licitação, que se dividem em lógicos, jurídicos ou fáticos. No caso da dispensa, o Poder Público encontra-se diante de situação em que é plenamente possível a realização do procedimento licitátório mediante a competição, no entanto, a lei dispõe que é desnecessária a execução do certame. São hipóteses taxativas ou exaustivas, não se admitindo qualquer ampliação analógica.

     

  • Questão bisonha! A Lei fala em Artista consagrado pela crítica ou pela opinião pública. 

    Muito mal elaborada.

  • Letra E

  • Muito mal elaborada a questão, só foi por eliminação.

  • GABARITO: E

    Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • Mal elaborada descreve essa questão.

  • Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.