SóProvas


ID
1895479
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no previsto no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta a respeito da redação de correspondência oficial.

Alternativas
Comentários
  • D)

    1.4. Concisão e Clareza

            A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.

            O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

            Procure perceber certa hierarquia de idéias que existe em todo texto de alguma complexidade: idéias fundamentais e idéias secundárias. Estas últimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalhá-las, exemplificá-las; mas existem também idéias secundárias que não acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas.

            A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

            a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

            b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

            c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

            d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.


  • a) Em uma correspondência enviada a Senador da República, deve-se empregar o seguinte vocativo: Excelentíssimo Senhor Senador. ERRADO. O vocativo "Excelentíssimo Senhor" é utilizado para Chefes de Poder (Executivo, Legislativo e Judicário), seguido do respectivo cargo. Ex.: Excelentíssimo Senhor Presidente da República

    b) A forma de tratamento adequada a uma correspondência oficial encaminhada a um delegado de polícia é a seguinte: Doutor Delegado de Polícia. ERRADO. O MRPR também diz que doutor não é forma de tratamento – é, na verdade, título acadêmico. Mas que pode ser utilizados para médicos e advogados. No entanto, a pessoa citada não está exercendo a função de advogado, mas de Delegado de Polícia.

    c) Ao encaminhar um documento oficial ao secretário de Segurança do estado, o perito criminal deve utilizar o seguinte fecho: Atenciosamente. ERRADO. O MRPR diz que deve ser utilizado o fecho "Respeitosamente", pois trata-se de uma autoridades (hierarquicamente) superiores, incluindo se fosse o caso o Presidente da República.

    d)Decorre, entre outros aspectos, do próprio assunto das correspondências oficiais o fato de elas caracterizarem-se pela impessoalidade. CERTO.

    e) O memorando é a modalidade de comunicação adequada à comunicação dirigida, pela Administração, aos administrados. ERRADO. Memorando é para unidades administrativas de um mesmo orgão.


  • Gabarito: D.


    A impessoalidade se relaciona com a clareza. A impessoalidade evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto:

    O uso do padrão culto de linguagem deve ser em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

    A formalidade e a padronização possibilitam a imprescíndivel uniformidade dos textos;

    A concisão faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.

    A comunicação para o Secretário de Segurança Pública feita pelo Perito deve ter o fecho Respeitosamente.

    O memorando é uma comunicação utilizada para unidades administrativas de um mesmo órgão.

  • Preciosidades do professor Arenildo Santos: "Daum, daum, daum"; "questão podre"...kkkk

  • Qual seria a maneira correta de se referir a um Senador?