SóProvas


ID
1895542
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

A criminalística, como uma disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecos relativos ao crime ou à identidade do criminoso, está diretamente relacionada à preservação do local do crime. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    Atenção quanto ao item E em que a banca trocou os conceitos de vestígio/indício.

     

    Conforme está no CPP - "Art. 239.  Considera-se indício a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias."

  • A) A inobservância dos procedimentos adequados de preservação não invalida o local examinado como prova material a ser utilizada pelo Poder Judiciário.

    B) Cabe a ele a identificação de autores e coautores.

    C) CORRETA

    D) A autoridade policial, ao tomar conhecimento de uma infração penal, deve tomar medidas no sentido de preservar o corpo de delito (a autoridade policial).

    E) O indício é definido, no Código de Processo Penal Brasileiro, como a circunstância conhecida e provada que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.

  • Conforme dados abaixo, o erro da alternativa D está em dizer que a autoridade deve acionar a equipe de perícia e omitir que ele deve dirigir-se ao local.

    D) A autoridade policial, ao tomar conhecimento de uma infração penal, deve (dirigir-se ao local do crime) tomar edidas no sentido de preservar o corpo de delito, acionando de imediato a equipe de perícia externa para esse objetivo.

    “Art. 6º CPP Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá:

    I – dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais;

    Art. 169 CPP. Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infração, a autoridade providenciará imediatamente para que não se altere o estado das coisas até a chegada dos peritos, que poderão instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos.”

    Dois termos são fundamentais em locais de crime para a concretização de ações periciais de sucesso: preservar e isolar. Ambos os termos, executados, em geral, pelos primeiros agentes de segurança pública a chegarem na ocorrência, mostram-se fundamentais para que o andamento das ações seguintes se torne célere, legal e disponível, resultando na elucidação do crime.

    O local de crime representa a região a qual os agentes da segurança pública devem proteger e preservar. Possibilita-se, assim, o posterior exame pericial in loco mais idôneo e fiel ao fato possível.

    A preservação do local de crime é então essencial para a ação da perícia. O primeiro profissional a chegar na ocorrência, deve ter em mente que, em uma cena bem preservada, a análise pericial pode definir autorias e indicar elementos probatórios.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/56384/preservando-o-local-de-crime

  • A alternativa C é o gabarito da questão.Essa questão menciona a definição de Criminalística no seu texto inicial, e depois mistura vários assuntos que vamos estudar mais a frente, mas já adianto alguns pontos para vocês. Na letra A está errado afirmar que mesmo que o local seja inidôneo não será possível a perícia. Na letra B, se for possível a demonstração material por meio de provas técnicocientíficas do grau de participação de cada um deles, será possível identificar autores. Na letra D, é a autoridade (Delegado) quem vai preservar o local. Na letra E, na verdade é o indício que fato conhecido e provado.

    fonte: Estratégia Concursos