SóProvas


ID
18961
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b) ONDE ESTÁ O ERRO ?

    Economia de escala
    é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços.

    Ela ocorre quando a expansão da capacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção.

    Como resultado, o custo médio do produto tende a ser menor com o aumento da produção. Mais especificamente, existem economias de escala se, quando se aumentam os fatores produtivos (trabalhadores, máquinas, etc.), a produção aumenta mais do que proporcionalmente. Por exemplo, se forem duplicados todos os fatores produtivos, a produção mais do que duplicará.  
  • Imagino que o erro da letra 'b' seja na parte dos fatores de 'produção fixos'... Se são fixos, não haverá aumento na quantidade.
  • No curto prazo, os fatores de producao fixo nao se alteram. Visto isso, a alternativa estaria correta se fosse:aumento da produção é mais que proporcional ao aumento da quantidade dos fatores de produção variáveis.
  • b) Ocorrem economias de escala no curto prazo,

    Errado, pois economias de escala ocorrem apenas no longo prazo.

  • Pelo gabarito, letra A é a correta.
  • Só uma observação: alguns responderam aqui como se a questão estivesse pedindo a alternativa errada, quando na verdade apenas uma é correta, de acordo com a questão.
  • RESPOSTA: A

    Seja a seguinte função de produção do tipo Cobb-Douglas:

    F (K,L) = A KaLb

    Se a função é homogênea de grau 1, então a soma dos expoentes a + b = 1.

    No curto prazo, considere-se que o fator K seja fixo e o L, variável.

    Como o expoente b do fator L deve ser menor que 1, segue-se que a produtividade marginal do fator variável é decrescente no curto prazo.

    A produtividade marginal é calculada por meio da derivada da função produção em relação ao fator variável, neste caso. Ela deverá assumir o seguinte aspecto: Ab KaLb-1. Como b - 1 < 0, isso implica que ela será matematicamente decrescente no curto prazo.
  • Em termos matemáticos poderíamos fazer assim:

    1) A função de produção homogênea de grau um como uma Cobb-Douglas ==> y = f(K,L) = K0,1L0,9 (a soma dos expoentes é igual à um);

    2) Supondo o fator L (trabalho) como o fator variável, temos que a produtividade marginal do trabalho é igual à PMgL = (0,9).K0,1.L(-0,1)

    3) O fator multiplicativo (0,9) informa que qualquer que seja o aumento de mão-de-obra, ampliará a produção, mas à taxas decrescentes (mantido o fator K constante, é claro)!
       
    Resposta correta: Letra "a".
  • Os dois comentários anteriores explicam bem por que a alternativa a) é a correta. Vamos focar, então, nos erros das demais alternativas:
    b) Ocorrem economias de escala no curto prazo, quando o aumento da produção é mais que proporcional ao aumento da quantidade dos fatores de produção fixos.
    -> No curto prazo, pressupõe-se que apenas os fatores de produção variáveis variem. Para entender isso, é mais fácil imaginar uma fábrica. Dentro dela, existem trabalhadores (fator variável) e a linha de produção (fator fixo). Em uma semana, o que é mais fácil: demitir/contratar trabalhadores ou expandir a linha de produção (isto é, comprar e instalar máquinas, mudar as máquinas existentes para um novo galpão, etc.)? Naturalmente, a primeira opção é mais viável. No curto prazo, apenas os fatores de produção variáveis mudam. Assertiva errada por se referir ao aumento dos fatores de produção FIXOS no CURTO PRAZO.
    c) A reta de isocusto corresponde ao lugar geométrico das combinações de quantidades de dois fatores fixos que implicam o mesmo volume de produção.
    -> A reta de ISOCUSTO (iso->igual, ou seja, custo igual) representa combinações diferentes de produção que geram o mesmo CUSTO. Sua contrapartida é a ISOQUANTA (quantidade igual), curva que associa diferentes combinações de insumos que geram a mesma QUANTIDADE produzida (ou volume de produção). Assertiva errada por trocar os conceitos de ISOCUSTO e ISOQUANTA.
    d) Ocorrem deseconomias de escala quando, dada uma proporção de aumento da quantidade dos fatores de produção variáveis, a quantidade produzida do bem X se eleva na mesma proporção.
    -> Com deseconomias de escala, o que ocorre é que você aumenta a quantidade de fatores de produção, mas a quantidade produzida se eleva em proporção MENOR do que o aumento nos fatores. Exemplo simples para ilustrar: você aumenta a quantidade de trabalhadores em 10%, mas sua produção se eleva em apenas 2%. Assertiva errada por associar DESECONOMIA com MESMA PROPORÇÃO.
    e) No longo prazo, a combinação ótima de fatores de produção é obtida quando a taxa marginal de substituição técnica for superior à razão entre seus preços relativos.
    -> A combinação ótima de fatores ocorre quando a Taxa Marginal de Substituição Técnica (inclinação da isoquanta) é IGUAL à razão entre seus preços relativos (inclinação da isocusto). Graficamente, essa igualdade (TMST=Px/Py) garante que a Isoquanta tangencie a isocusto. Para os que preferem a Teoria do Consumidor, a situação é análoga à do consumidor que maximiza sua utilidade ao igualar sua Curva de Indiferença à restrição orçamentária. Nesse caso, a TMS=Px/Py. 
  • Segundo o Professor Héber Carvalho: "

    O caso geral e mais comum é quando a produtividade marginal do fator de produção variável (estamos considerando o curto

    prazo, onde só um fator varia) é decrescente. Ao mesmo tempo, a função de produção Cobb-Douglas homogênea de grau 1 também representa este o caso geral, mais comum, mais usado. A meu ver, a assertiva estaria errada pelo uso da palavra estritamente. Dependendo do emprego do fator de produção, podemos ter produtividade marginal crescente. Assim, o uso da palavra estritamente tornaria a assertiva errada. No entanto, conforme veremos, as outras alternativas são escandalosamente mais erradas. Por isso, devemos marcar a alternativa A, que é a menos ruim.

  • a) Perfeito! Se temos uma função de produção do tipo Cobb-Douglas homogênea de grau 1, cada insumo está elevado a um expoente positivo inferior a 1 e a soma deles é igual a 1 (por exemplo, 0,3 e 07). Neste caso, ambos os fatores terão produtividade marginal decrescente, pois tanto o expoente de A quanto o de B são, individualmente, menores que 1.

    b) Podemos parar antes da vírgula já! Rendimentos de escala só ocorrem no longo prazo (e não no curto, como afirmou a questão)

    c) Essa é a definição de isoquanta. A isocusto é a combinação de diferentes quantidades de fatores que implicam no mesmo custo de produção.

    d) Errado! Há deseconomias de escala se a variação da quantidade de insumos causa variação menos do que proporcional na produção. Ou seja, se dobramos os insumos e a produção menos do que dobra.

    e) Não mesmo! A combinação ótima se dá quando a TMST é IGUAL à razão entre os preços dos insumos.

    Resposta: A

  • Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos

    09/03/2020 às 22:27

    a) Perfeito! Se temos uma função de produção do tipo Cobb-Douglas homogênea de grau 1, cada insumo está elevado a um expoente positivo inferior a 1 e a soma deles é igual a 1 (por exemplo, 0,3 e 07). Neste caso, ambos os fatores terão produtividade marginal decrescente, pois tanto o expoente de A quanto o de B são, individualmente, menores que 1.

    b) Podemos parar antes da vírgula já! Rendimentos de escala só ocorrem no longo prazo (e não no curto, como afirmou a questão)

    c) Essa é a definição de isoquanta. A isocusto é a combinação de diferentes quantidades de fatores que implicam no mesmo custo de produção.

    d) Errado! Há deseconomias de escala se a variação da quantidade de insumos causa variação menos do que proporcional na produção. Ou seja, se dobramos os insumos e a produção menos do que dobra.

    e) Não mesmo! A combinação ótima se dá quando a TMST é IGUAL à razão entre os preços dos insumos.

    Resposta: A