SóProvas


ID
1896520
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   O mundo vive hoje um turbilhão de sentimentos e reações no que diz respeito aos refugiados. Trata-se de uma enorme tragédia humana, à qual temos assistido pela TV no conforto de nossas casas.

    Imagens dramáticas mostram famílias inteiras, jovens, crianças e idosos chegando à Europa em busca de um lugar supostamente mais seguro para viver. Embora os refugiados da Síria tenham ganhado maior destaque, existem ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

    Dentro da América Latina, vemos grandes migrações, uma marcha de pessoas que buscam o refúgio, mas que terminam em uma espécie de exílio.

    O Brasil, que sempre se destacou por sua capacidade de acolher diferentes culturas, apresenta uma das sociedades com maior diversidade. Podemos afirmar nossa capacidade de lidar com o multiculturalismo com bastante naturalidade, embora, muitas vezes, a questão seja tratada de maneira superficial. Por outro lado, o preconceito existente, antes disfarçado, deixou de ser tímido e passou a se manifestar de forma aberta e hostil.

     Comparado a outros países, o Brasil não recebe um número elevado de refugiados, e a maioria da sociedade brasileira aceita-os, acreditando que é possível fazer algo para ajudá-los, mesmo diante do momento crítico da economia e da política.

     Diante desse cenário, destacam-se as iniciativas de solidariedade, de forma objetiva e praticada por jovens estudantes de nossas universidades. Com a cabeça aberta e o respeito ao diferente, muitos deles manifestam uma visão de mundo que permite acreditar em transformações sociais de base.

(Soraia Smaili, Refugiados no Brasil: entre o exílio e a solidariedade. Em: cartacapital.com.br. 02.02.2016. Adaptado)

Mantendo-se o sentido da conjunção e respeitando-se a norma-padrão, o trecho – Embora os refugiados da Síria tenham ganhado maior destaque, existem ainda os refugiados africanos e os latino-americanos. – está corretamente reescrito com os verbos no pretérito em:

Alternativas
Comentários
  • A conjunção embora = ainda que - Não tem jeito - "Decorem as conjuções! " Professor Fernando Pestana

     

  • Obrigado Marcelo.

  • Ainda que os refugiados da Síria tivessem ganhado maior destaque, havia ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

    A

  • O imperfeito do subjuntivo é o tempo que se associa ao futuro do pretérito do indicativo quando se expressa circunstância de condição ou concessão. Observem a desinência modo-temporal “SSE”.

     

    Adendo -   CONJUNÇÕES

     Concessivas -> embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

     Condicionais: ->  se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

     

  • "Embora" = conjunção concessiva.

    As alternativas C, D e E podem ser eliminadas pois não pertencem a mesma categoria de conjunções.

    Nas alternativas A e B, as conjunções "Posto que" e "Ainda que" são concessivas, no entando o verbo deve estar no subjuntivo, seguido de indicativo, o que elimina a alternativa "B".

  • Embora os refugiados da Síria tenham ganhado maior destaque, existem ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

    Ainda que os refugiados da Síria tivessem ganhado maior destaque, havia ainda os refugiados africanos e os latino-americanos.

     

    Embora - Concessiva  /  Ainda que - Concessiva

    Tivessem - Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    Havia - No sentido de existir: Impessoal

     

    GAB LETRA A

  • Dá pra matar a questão só dominando os conectivos.

    Conectivos de Concessão:
    Embora, conquanto, não
    obstante, ainda que, mesmo
    que, se bem que, posto que,
    por mais que, por pior que,
    apesar de que, a despeito de,
    malgrado, em que pese


     

  • Este é o tipo de questão que eu entrego na mão de Deus! :(

    Fiz de tudo para entender como resolver esses verbos, mas não consigo.

     

  • Dá pra acertar a questão tão somente através da análise do verbo Haver, tanto no seu viés impessoal quando utilizado no sentido de existir, quanto na tentativa de substituí-lo por "ter" no sentido de "existir", fato que viola a norma culta.

  • Sempre que tiver uma Conjunção Concessiva o verbo deverá ficar no Subjuntivo.

    A) Ainda que (Conjunção Concessiva) Tivessem (Preterito imperfeito do subjuntivo) GABARITO.

    B) Posto que (Conjunção Concessiva) Tiveram (Preterito Perfeito do Indicativo)

    C) Se Bem que (Conjunção Concessiva) Teriam (Futuro do Preterito do Indicativo)

    D) À medida que (Conjunção Proporcional) e a questão queria Concessiva

    E) Já que (Conjunção Concessiva) Tiveram (Preterito Perfeito do Indicativo)

     

    Corrijam-me se eu estiver errado.

  • Fiz analisando o verbo haver

  • Rodrigo, JA QUE é conjunção causal.

  • GABARITO: LETRA A

    ? ? Embora os refugiados da Síria tenham ganhado maior destaque, existem ainda os refugiados africanos e os latino-americanos ? conjunção subordinativa concessiva e verbo "existir" sendo pessoal, queremos o mesmo sentido e correção gramatical mantida.

    A) Ainda que os refugiados da Síria tivessem ganhado maior destaque, havia ainda os refugiados africanos e os latino-americanos ? correto, conjunção subordinativa concessiva e verbo mantido corretamente no singular.

    B) Posto que os refugiados da Síria tiveram ganhado maior destaque, têm ainda os refugiados africanos e os latino-americanos ? o verbo "ter", conforme a norma-padrão, não pode ser usado no lugar do verbo "haver".

    C) Se bem que os refugiados da Síria teriam ganhado maior destaque, haviam ainda os refugiados africanos e os latino-americanos ? verbo "haver" com sentido de "existir" é um verbo impessoal e deve ser mantido no singular (=havia).

    D) À medida que os refugiados da Síria tinham ganhado maior destaque, tinha ainda os refugiados africanos e os latino-americanos ? conjunção subordinativa proporcional, não queremos essa ideia.

    E) Já que os refugiados da Síria tiveram ganhado maior destaque, haveria ainda os refugiados africanos e os latino-americanos ? conjunção subordinativa causal, não queremos ideia de causa.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Fique na dúvida nessa questão, claro que o Gabarito A é o mais correto devido a conjunção, mas o verbo "haver" deveria estar grafado no futuro do pretérito do indicado devido a correlação verbal do verbo "tivessem"