SóProvas


ID
1897534
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de jornalismo colaborativo tem sido bastante discutido atualmente por conta do grande número de blogs e websites alimentados por usuários não-jornalistas. A origem do jornalismo colaborativo remonta ao período da mídia:

Alternativas
Comentários
  • "Em 'We the Media', Gilmor remete as origens do jornalismo cidadão à fundação dos Estados Unidos, no século 18, quando panfletários, como Thomas Paine e os autores anônimos dos Federalist Papers, ganharam destaque imprimindo as próprias publicações. Os avanços, como o sistema de correio postal (e suas taxas de desconto para jornais) juntamente com o telégrafo e o telefone ajudaram as pessoas a disseminar notícias de forma mais abrangente.

     

    Na era moderna, um vídeo do assassinato do presidente John F. Kennedy, nos anos 60, e imagens de policiais espancando Rodney King em Los Angeles, nos anos 80, foram capturados por cidadãos que presenciaram os acontecimentos. Além disso, havia programas de rádio em que os ouvintes podiam ligar para compartilhar seus pontos de vista. Nos jornais, os leitores podiam escrever cartas aos editores em uma coluna específica, os chamados op-ed's (opposite the editorial).

     

    O advento da editoração eletrônica, no final dos anos 80, democratizou a projeção e impressão das próprias publicações, apesar de a distribuição ainda ser limitada.

     

    Com o surgimento da World Wide Web nos anos 90, qualquer pessoa pôde criar uma home page pessoal para compartilhar suas opiniões com o mundo."

     

    Wikipedia

  • Com jornais impressos não podemos esquecer das Cartas de leitores;

  • Discordo do gabarito da banca. O comando da questão é sobre Jornalismo COLABORATIVO. É verdade que desde XVIII, nos Estados Unidos, panfletários e autores anônimos imprimiam as próprias publicações? Sim, é verdade. Mas não é essa a pergunta. Isso não é considerado jornalismo colaborativo