SóProvas



Questões de Jornalismo Cidadão


ID
198040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

Os sítios de código aberto permitem que o público comente acerca dos conteúdos jornalísticos já publicados e colabore na elaboração dos mesmos, permitindo, ainda, que o público insira material original nesses sítios.

Alternativas
Comentários
  • O ponto de partida desse modelo foi o Jornalismo de Código Aberto (Open Source). Tendo como exemplo o Slashdot, que é voltado para o público que acompanha o noticiário de tecnologia, ele tem por base única e exclusivamente notícias relatadas por seus leitores.

     

    A dura separação que antes existia entre os que fazem as notícias e os que recebem as informações desapareceu com o mundo virtual. É nesse contexto que surgiu o open journalism, ou jornalismo aberto, no bom português. A pluralidade sugerida pelo termo também dá margem para um vasto campo de possibilidades de atuação, assim como de nomenclaturas: jornalismo cidadãojornalismo colaborativojornalismo de código aberto.

    Com a presença de moderadores, o leitor redige seu material e o cadastra através de um formulário online. As pessoas propõem histórias e a postagem é aberta até mesmo para os que não querem ser identificados.

    Outra importante iniciativa nessa área é o site OhmyNews, exemplo de jornalismo de código aberto de Seul, na Coréia do Sul. Há mais de 10 anos, ele edita matérias de “cidadãos repórteres”, permitindo comentários e contribuições em dinheiro.

    A tecnologia wiki também incorpora esse princípio da reformulação de textos e de novas versões. Com ela, foi possível dar início a projetos como o Wikipedia e o Wikinews. Com esta última, a intenção é conseguir o  mesmo ambiente colaborativo presente na Wikipedia, mas com a função primordial de produzir notícias, não verbetes de uma enciclopédia. Cabe aos leitores produzir pautas e alterar os textos noticiosos. O material produzido tem autoria coletiva.

  • OhmyNews () é uma agência de notícias da  que se diz ser a mais nova e a maior agência do mundo desde . A OhmyNews é uma  cujos proprietários são os  e estações de  que contribuem para a OhmyNews. Vários mídias são assinantes da OhmyNews, pagando uma taxa para usar o material da OhmyNews, mas não são membros da cooperativa.

    O lema da OhmyNews é "Cada cidadão é um repórter".

    É a primeira do seu género mundialmente a aceitar, editar e publicar artigos dos seus leitores, num estilo aberto de reportar notícias.

    "O fenômeno de "jornalismo de cidadãos", na Coréia do Sul, criado em 2000, pela OhmyNews, é outro exemplo. Nesse caso, cerca de cinquenta repórteres e editores profissionais selecionam, editam e complementam artigos noticiosos escritos por mais de 40 mil amadores, desde estudantes da escola fundamental até professores de pós-graduação. Esses voluntários apresentam entre 150 e 200 artigos por dia, que respondem por mais de dois terços do conteúdo da OhmyNews. Para tanto, recebem um pequeno estímulo monetário: se o artigo sair na primeira página, privilégio de uma pequena fração do total, o autor recebe cerca de US$ 20. Por que fazem isso? "Estão escrevendo artigos para mudar o mundo, não para ganhar dinheiro", diz Oh Yeon Ho, fundador do site."

    Trecho retirado do livro "A Cauda Longa - Do mercado de massa para o mercado de nicho". Chris Anderson (2006).

  • "Brambilla salienta que a aplicação deste conceito gerou a nomenclatura jornalismo open source em que as notícias “passam a ser produto de domínio público, tanto na sua elaboração quanto na sua fruição” (BRAMBILLA, 2005a, p.10)"

    Fonte: Práticas de Jornalismo Amador em Plataformas Interativas: uma revisão bibliográfica


ID
198052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

A fusão entre produtores e consumidores (prosumers) de informação jornalística online, embora cause polêmicas, já tem uma denominação corrente que é a de jornalismo cidadão ou colaborativo.

Alternativas
Comentários

  • "Prosumer é um termo originado do inglês que provém da junção de producer (produtor) + consumer (consumidor) ou professional (profissional) + consumer (consumidor).Este neologismo possui dois significados distintos, porém complementares.

    Alvin Toffler, o visionário e escritor da obra A terceira onda, criou este neologismo para indicar o novo papel do consumidor na sociedade pós-modernaO consumidor atual é exigente e acaba forçando a indústria a produzir aquilo que ele quer comprar quebrando, portanto, o paradigma de que a indústria é que detém o poder da cadeia de suprimentos.Este poder conquistado pelo público consumidor advém da alta competitividade dos mercados, sejam eles globais ou locais, e que a todo instante direcionam suas estratégias a fim de satisfazer o cliente e torná-lo cada vez mais lucrativo ao longo do tempo."

    .


ID
295930
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornal coreano OhmyNews, lançado em 2000 por Oh Tem-ho com a proposta de modificar a maneira como as informações são produzidas é um dos mais festejados exemplos de “jornalismo participativo” no ambiente on line. Esse tipo de jornalismo caracteriza-se

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da C ?


ID
405478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de
massa, julgue os itens subsequentes.

Na história recente da imprensa surgiu o chamado jornalismo colaborativo, herdeiro do modelo de jornalismo democrático. Entre os princípios que orientam essa modalidade de jornalismo, incluem-se o interesse público, a participação remunerada do cidadão e a ausência de padrões técnicos convencionais. Como o jornalista é o próprio cidadão, que é pago por sua colaboração como free lancer, um jornal impresso que segue esse padrão não precisa contratar jornalistas profissionais.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Na história recente da imprensa surgiu o chamado jornalismo colaborativo, herdeiro do modelo de jornalismo democrático. Entre os princípios que orientam essa modalidade de jornalismo, incluem-se o interesse público, a participação remunerada do cidadão (gratuita) e a ausência de padrões técnicos convencionais. Como o jornalista é o próprio cidadão, que é pago por sua colaboração (não) como free lancer, um jornal impresso que segue esse padrão não precisa contratar jornalistas profissionais.

    Questão cheia de erros conceituais.
  • Bastou ler "participação remunerada do cidadão" que a mão coçou para marcar "errado". E assim o fiz.

  • Capaz!

  • Na história recente da imprensa surgiu o chamado jornalismo colaborativo, herdeiro do modelo de jornalismo democrático. Entre os princípios que orientam essa modalidade de jornalismo, incluem-se o interesse público, a participação remunerada do cidadão e a ausência de padrões técnicos convencionais. Como o jornalista é o próprio cidadão, que é pago por sua colaboração como free lancer, um jornal impresso que segue esse padrão não precisa contratar jornalistas profissionais.

    ERRADO

    1) a participação do cidadão NÃO é remunerada

    2) o conceito de cidadão, compreendido no jornalismo colaborativo, não é o jornalista, e sim de uma pessoa simples, sem formação jornalística.

    3) apesar de haver a colaboração de cidadãos, um jornal padrão precisa SIM contratar jornalistas profissionais.

  • Vale destacar que o jornalismo colaborativo não é tão recente quanto a questão tenta induzir o candidato a achar.


ID
596848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à utilização das redes sociais como ferramenta de
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo cidadão ou jornalismo colaborativo é forte concorrente ao jornalismo tradicional, pois, caracterizado por grande credibilidade, representa a voz dos cidadãos, não estando sujeito a linhas editoriais, seja de empresa, seja de governo.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em "forte concorrente ao jornalismo tradicional". Apesar de ter ganhado força com o surgimento de ferramentas de edição e publicação na internet e a popularização de celulares e câmeras digitais, o jornalismo cidadão ainda não possui a credibilidade e constância que o jornalismo tradicional possui. 

  •  

    erro = não estando sujeito a linhas editoriais, seja de empresa, seja de governo

  • O taxista que informa pelo celular que tal rua está alagada é forte concorrente do conglomerado Globo ?

  • errada

    o jornalismo público é a intenção de não apenas se servir dos fatos sociais no que eles apresentam de dramático, mas agregar aos valores/notícia (news values) tradicionais elementos de análise e de orientação do público quanto a soluções dos problemas, organizações neles especializadas e indicações de serviços à disposição da comunidade: endereços, telefones úteis, faxes, e-mails, sites etc. (SILVA, 2002)

  • Acredito que um outro erro da questão é afirmar que o jornalismo público goza de grande credibilidade, até porque existem as fake news.


ID
596854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à utilização das redes sociais como ferramenta de
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O uso das redes sociais por repórteres amadores deu origem a uma nova categoria de difusor de notícias, o jornalista multimídia, que se caracteriza pela agilidade, autonomia e versatilidade, mas também pela superficialidade e falta de compromisso ético em relação aos órgãos de classe.

Alternativas
Comentários
  • O uso das redes sociais por repórteres amadores deu origem a uma nova categoria de difusor de notícias, o jornalista multimídia

    O correto seria: JORNALISTA CIDADÃO

    Além disso, o jornalista multimídia se caracteriza pela agilidade, autonomia e versatilidade, MAS NÃO SE CARACTERIZA pela superficialidade e falta de compromisso ético em relação aos órgãos de classe. O Jornalista multimídia é aquele que além de escrever, pesquisa, correr atrás de fontes, fotografa, filma e edita. Enfim, o jornalista multimídia que aquele que domina diferentes ferramentas.


ID
606499
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma teoria interacionista do jornalismo vê as notícias como um(a)

Alternativas
Comentários
  • Teoria Interacionista interagir (in-te-ra-gir) Agir mutuamente, exercer interação; interatuar. Construção social da notícia https://pt.slideshare.net/MarianaCastro12/teorias-do-jornalismo-interacionista


ID
606532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O avanço da Internet causa modificações no jornalismo, tanto na forma de produção quanto nos veículos. Mais recentemente, tem-se feito presente um questionamento quanto ao próprio futuro da atividade jornalística. Isso está ligado ao crescimento dos blogues, por permitirem que

Alternativas
Comentários
  • Sei que tá um pouco tarde pra responder esse comentário, mas você se equivocou. Agentes policiais, mesmo de folga/licença/férias TEM o dever de prender em flagrante quando presenciarem um delito!


ID
777283
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo o estudo desenvolvido por Ana Maria Brambilla, o OhmyNews é uma empresa de comunicação sediada no centro de Seul, que à época de sua pesquisa dispunha de um staff profissional de, apenas, 54 jornalistas. Ao abrir espaço para o público submeter notícias para que fossem publicadas ao lado do material produzido pelo seu staff, o OhmyNews adotou o modelo de

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Jornalismo open source significa simplesmente jornalismo de "fonte aberta", ou franca, na qual as fontes (sources) podem participar com o envio de pautas e até mesmo notícias a serem editadas pelos profissionais, é uma forma de jornalismo colaborativo, muito comum em tempos de mídias digitais.

  • O jornalismo colaborativo (ou cidadão) foi reconhecido por players – inclusive da mídia de massa – após a criação do noticiário sul‐coreano OhmyNews. A ideia de fazer de cada cidadão um repórter foi adotada em inúmeras partes do mundo, despertando no público um olhar seletivo diante da realidade. Essa consciência de registrar fatos e de submeter esse material aos canais de conteúdo colaborativo de sites jornalísticos foi amadurecida com a popularização das iniciativas dos veículos em tornarem‐se abertos às contribuições do público.

    Para Entender as Mídias Sociais, Ana Brambilla

    Com o mesmo sentido colaborativo, foi criado em 1997 o Slashdot, uma comunidade de pessoas interessadas em informática. Esse site seria o primeiro dos sites de open source journalism (OSJ) ou citizen journalism. Depois dele, surgiram muitos outros, como o Indymedia ou Centro de Mídia Independente (CMI), que se ramifica por muitos países; o Ohmy News, site coreado de jornalismo (...).

    Ana Regina Rego em Estratégias de Comunicação Nas Mídias Sociais

  • letra a

    O termo Jornalismo Open Source foi cunhado por Andrew Leonard,do site Salon.com, em artigo de 1999. O significado modificou-se e ampliou-se desde então, sendo hoje utilizado para descrever as formas de publicação on-line alternativas à mídia tradicional e ao jornalismo profissional. Ohmy News, baseado na Coréia do Sul, é hoje o mais bem-sucedido exemplo de jornalismo cidadão na ativa, no estilo Open Source, commédia de 700 mil visitantes e 2 milhões d epage views por dia.

    "hard news", que é o relato objetivo de fatos relevantes para a vida política, econômica e cotidiana.

    new journalism – uma revolução que resgatou a literatura dentro do tradicional jornalismo norte-americano.

    A teoria Agenda Setting, ou Teoria do Agendamento, estuda basicamente a influência das pautas da mídia na preocupação do público


ID
781156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.

Ao denunciarem práticas ameaçadoras à sociedade — como, por exemplo, o consumo de crack —, os meios de comunicação operam de acordo com a abordagem funcionalista da comunicação social.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Na teoria funcionalista, a comunicação é um subsistema, funcional, e tem como principal função reforçar os modelos de comportamento existentes no sistema social. O campo de interesse dessa teoria é a dinâmica do sistema social e o papel que nela desempenham as comunicações de massa.

     

    fonte: http://rpconcurseira.blogspot.com/2016/06/teoria-funcionalista.html

  • Teoria Funcionalista aborda globalmente os meios de comunicação de massa no seu conjunto. "(…) A questão de fundo já não são os efeitos, mas as funções exercidas pela comunicação de massa na sociedade" (WOLF, 2009, p. 25), o que a distancia das teorias precedentes. Consiste, resumidamente, em definir a problemática dos mass media a partir do ponto de vista do funcionamento da sociedade e da contribuição que os mass media dão a esse funcionamento. Dessa forma, "(…) a Teoria funcionalista representa uma importante etapa na crescente e progressiva orientação sociológica da 'communication research.' (WOLF, 2009, p. 26)



ID
834130
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de cidadania atual parte de estudos clássicos que compreendem esse termo como:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.

    Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática;  é estar em pleno gozo das disposições constitucionais.

    Notem que a questão se baseia no conceito clássico do termo; existem, contudo, outras definições.
  • Se fosse CESPE a letra "B" estaria ERRADA

     

    Como estender direitos políticos a "toda" população? Um menor de 16 anos, por exemplo, faz parte da população, mas não tem direitos políticos e é considerado abolutamente incapaz!

  • Para que essa palavra "atual" no enunciado? Só pra complicar?

    Ou seria apenas mau Português e o examinador tentou dizer "O conceito atual de cidadania..."?

    Da forma como escreveu, fiquei perdendo tempo imaginando um estrangeiro que atualmente tivesse a cidadania deste país ou coisa parecida.

  • Segundo a Fcc, se trata de uma condição essencialmente política, na qual seus protagonistas concebem o mundo como um ambiente de direitos e responsabilidades recíprocas e se realizam neles como sujeitos de vontade.

  • Em resposta ao Elcio Tenório (que já está concursado e nem lerá mais esse texto rsrs) a banca ressaltou o fato de se referir ao conceito atual de cidadania porque, para os gregos antigos, os inventores da democracia, apenas aqueles que tinham direito ao voto eram considerados cidadãos. Escravos e mulheres, por exemplo, não tinham direito ao voto e não eram considerados cidadãos.

    O conceito atual está melhor representado no comentário do colega Klaus Serra.


ID
1122571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em meados do ano de 2013 diversas manifestações populares aconteceram em um grande número de cidades do país e foram objeto de atenção midiática, política e social. Além da variedade de pautas e estratégias de expressão da opinião, esses eventos colocaram em evidência a relevância das novas tecnologias e formas de mediação em rede.

Considerando a centralidade da comunicação digital nesses processos, julgue os itens

O coletivo Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), que cobriu as manifestações por todo o país de forma colaborativa, transmitindo em tempo real via streaming, é um exemplo de “pós-TV", pois se baseia em uma ambiência digital que subverte o modelo de produção televisiva tradicional e o papel da audiência.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação digital é a que mais tem se modificado, a cada nova ferramenta, surge um novo jeito de se comunicar.
    A questão descreve corretamente a atuação desse canal que ganhou destaque nas manifestações de junho.

     

    vale a pena dar uma lida para fins de exemplificação da atuação dos repórteres do Mídia NINJA

    http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/o_jornalismo_em_tempo_real_da_midia_ninja/


ID
1139074
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A CNN, depois de concluir que o iReporters foi uma boa solução, em março de 2011, lançou o Open Story para incrementar a colaboração dos usuários. No Open Story, os leitores são vistos como produtores de conteúdo e disseminadores do conteúdo produzido - seja por seus pares ou pelos jornais - como se fossem filtros da informação apurada. Os jornalistas atuam mais como cartógrafos da informação do que como gatekeepers.

(Adaptado de: www.herdeirosdocaos.wordpress.com)

O lançamento da emissora se insere no chamado Jornalismo

Alternativas
Comentários
  • A questão é bem didática no conceito de jornalismo colaborativo: "os leitores são vistos como produtores de conteúdo e disseminadores do conteúdo  produzido".

  • A grande maioria das perguntas deste concurso da Assembleia Legislativa de Pernambuco é bem fácil. Eles devem estar desesperados para preencher o cargo. Mais fácil que isso só se for para agente penitenciário. 


ID
1184539
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A ideia de transformar internautas comuns em repórteres é uma prática adotada mundialmente, o que faz com que o cidadão possa, eventualmente, assumir o papel de jornalista. Com a popularização do uso da tecnologia na rede mundial, uma nova tendência se evidenciou no Brasil, com canais não dependentes dos grandes veículos cumprindo o papel de mídias.

Que momento político-social da história vivida no Rio de Janeiro, nos últimos tempos, retratou essa realidade?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_jornalismo_em_tempo_real_da_midia_ninja


ID
1329403
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Lingüística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt e a Escola de Paio Alto. O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de 1970, quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias anteriores. Assim, surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martin- Barbero, que apresenta uma percepção diferenciada para a relação existente entre emissor e receptor de determinada mensagem. Qual?

Alternativas
Comentários
  •  A teoria das Mediações nos apresenta uma percepção diferenciada para a relação existente entre emissor e receptor de determinada mensagem. De acordo com o teórico Martin - Barbero, o público deixa de ser visto como uma “esponja”. Ou seja, o público passa a ser também parte “participativa” do processo de comunicação de determinada mensagem.http://perspectivaemjornalismo.blogspot.com.br/2009/04/teoria-das-mediacoes-em-3-pontos-chave.html



ID
1437895
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Compartilhamento, produção de conteúdo colaborativo e ação efetiva é uma sequência de ações citadas por Clay Shirky através da qual pode-se entender a dinâmica de fenômenos como:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito aqui deve estar errado porque não tem um "a" na biografia dele falando sobre Occupy Wall Street, apesar de citar questões de militância civil, mas há dezenas de tratados, palestras e artigos dele sobre wikipedia, mídia cooperativa e até redes sociais. http://en.wikipedia.org/wiki/Clay_Shirky

  • Imaginei que fosse Wiki.....

  • Occupy Wall Street ('Ocupe Wall Street'), OWS, é um movimento de protesto contra a a desigualdade econômica e social, aganância, a corrupção e a indevida influência das empresas - sobretudo do setor financeiro - no governo dos Estados Unidos. Iniciado em 17 de setembro de 2011, no Zuccotti Park, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova York, o movimento ainda continua, denunciando a impunidade dos responsáveis e beneficiários da crise financeira mundial. Posteriormente surgiram outros movimentos Occupy por todo o mundo.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Occupy_Wall_Street


    Declaração do Clay Shirky sobre o movimento Occupy: https://personaldemocracy.com/media/clay-shirky-tea-party-occupy-wall-st-and-beyond

  • Nunca ouvi falar disso... quando vi "colaborativo" já fui direto no Wiki...

  • Complementando a resposta da colega que definiu o movimento "Occupy Wall Street", o determinante para a letra D fosse considerada correta foi o trecho "ação efetiva". Sem isso, a resposta poderia ter sido a opção "Wiki".

  • Acertei porque "ação efetiva" tem tudo a ver com "occupy", diferentemente do que ocorre nos wikis e redes sociais.

  • Égua, marquei A com tanta certeza! kkkkkk


ID
1437964
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A colaboração do público em produtos jornalísticos desenvolvidos para as redes digitais está em significativa expansão. Com relação ao processo de participação da audiência

Alternativas
Comentários
  • A Evolução da Web

     

    Web 1.0: Sites com conteúdos estáticos, produzidos maioritariamente por empresas e instituições, com pouca interatividade entre os internautas. Altavista, Geocities, Yahoo, Cadê, Hotmail, DMOZ eram as grandes estrelas da internet.

     

    Web 2.0: Conteúdos produzidos pelo próprios internautas, maior interatividade online através de Blogs e sites como o Youtube, Flick, etc.

     

    A Web 3.0 ou Websemântica é a terceira geração da Internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de "A Web Inteligente".


ID
1488391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das práticas do jornalismo digital, julgue o item a seguir.

Uma das vantagens do jornalismo participativo, modalidade em que pessoas sem formação jornalística participam ativamente da produção de conteúdos noticiosos, é possibilitar aos jornais que o praticam maior conexão com seus públicos.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo disso é quando os veículos de comunicação divulgam WhatsApp para que o leitor/telespectador possar dar sugestões de pauta.


ID
1619557
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise a questão, e julgue o item.


Sobre jornalismo colaborativo, a partir das premissas do livro "Webjornalismo – Política e Jornalismo em Tempo Real" – (Borges, 2009), é uma tendência de desenvolvimento da internet enfatizar a troca de informações e a colaboração dos internautas em sites e serviços virtuais.


Alternativas

ID
1775575
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com Sônia Ambrósio de Nelson, em A reconfiguração da mídia e da cultura, a internet causa um grande impacto em todos os níveis de informação, principalmente no webjornalismo, porque disponibiliza um jornalismo alternativo e diferente dos veículos tradicionais e permite a participação do cidadão no processo de tratamento da informação. Surge, então, uma nova forma de produção jornalística, na qual o público participa e dá outra dinâmica às rotinas das redações, elaborando o que se convencionou chamar de jornalismo 

Alternativas
Comentários
  • O Jornalismo Cidadão também é conhecido como Jornalismo Colaborativo, Jornalismo Democrático ou ainda Jornalismo Open Source (código fonte aberto). Seu conceito é baseado em cidadãos leigos, sem formação jornalística, participando de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações.


ID
1777036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação às mídias digitais e às mídias sociais, julgue o item subsecutivo.

O uso do aplicativo WhatsApp por veículos noticiosos pode ser compreendido como uma ferramenta na produção colaborativa de notícias.

Alternativas

ID
1777969
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As rádios comunitárias estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, sendo que em muitas localidades no interior do país são o único veículo de comunicação do município. As rádios comunitárias NÃO

Alternativas
Comentários
  • As rádios comunitárias não são emissoras de FM que apresentam alta potência. 

    "O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida." http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/redes-digitais-da-cidadania/170-sem-categoria/22023-radio-comunitaria

  • E a antena tem de estar junto ao estúdio e ter altura máxima de 30m, a contar do nível da rua.


    Quanto ao tempo de concessão: Atualmente, as concessões de radiodifusão têm a duração de 10 anos.


ID
1857502
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De modo geral, as grandes redes de TV aberta no Brasil têm procurado novos formatos e linguagens para dialogar com os telespectadores. O padrão de qualidade cede lugar à participação dos colaboradores, com o envio de registro de flagrantes e depoimentos gravados com dispositivos móveis. Desse modo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    De modo geral, as grandes redes de TV aberta no Brasil têm procurado novos formatos e linguagens para dialogar com os telespectadores. O padrão de qualidade cede lugar à participação dos colaboradores, com o envio de registro de flagrantes e depoimentos gravados com dispositivos móveis. Desse modo, é correto afirmar que: 

    Eu sei que muitos responderam B e D, mas entendam que as palavras chaves Flagrante e Depoimentos e o fato de se compartilhar isso, refere se a prestação de serviço. Uma vez que remete a denúncia. Entederam?

    A opção D até cabe, mas não responde tão bem quanto a C.

     

    Jaá a opção B, ela foi uma das mais clicadas, não confere com a realidade dos altos investimentos da TV para atender as novas tendências. Pensem assim : Como pode ser que haja menos investimento, se hoje vemos HDTV,  Programas inovadores, TV 4K etc.

    ;) 

     

  • Oi, Felipe. Obrigado pelo empenho em esclarecer a questão. De qualquer forma, a FGV força um viés de interpretação que extrapola o conhecimento.

  • Aqui em Fortaleza as Tvs estão colocando os Repórteres cinematográficos (que antes usavam câmeras caras), a gravar usando celulares. OBS: o SBT, a Record, etc... além do mais, videos-conferências, entrevistas por vídeo acontecem mais, menos ida a tv às ruas, e menos gastos pra isso. por isso respondi B,


ID
1897534
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de jornalismo colaborativo tem sido bastante discutido atualmente por conta do grande número de blogs e websites alimentados por usuários não-jornalistas. A origem do jornalismo colaborativo remonta ao período da mídia:

Alternativas
Comentários
  • "Em 'We the Media', Gilmor remete as origens do jornalismo cidadão à fundação dos Estados Unidos, no século 18, quando panfletários, como Thomas Paine e os autores anônimos dos Federalist Papers, ganharam destaque imprimindo as próprias publicações. Os avanços, como o sistema de correio postal (e suas taxas de desconto para jornais) juntamente com o telégrafo e o telefone ajudaram as pessoas a disseminar notícias de forma mais abrangente.

     

    Na era moderna, um vídeo do assassinato do presidente John F. Kennedy, nos anos 60, e imagens de policiais espancando Rodney King em Los Angeles, nos anos 80, foram capturados por cidadãos que presenciaram os acontecimentos. Além disso, havia programas de rádio em que os ouvintes podiam ligar para compartilhar seus pontos de vista. Nos jornais, os leitores podiam escrever cartas aos editores em uma coluna específica, os chamados op-ed's (opposite the editorial).

     

    O advento da editoração eletrônica, no final dos anos 80, democratizou a projeção e impressão das próprias publicações, apesar de a distribuição ainda ser limitada.

     

    Com o surgimento da World Wide Web nos anos 90, qualquer pessoa pôde criar uma home page pessoal para compartilhar suas opiniões com o mundo."

     

    Wikipedia

  • Com jornais impressos não podemos esquecer das Cartas de leitores;

  • Discordo do gabarito da banca. O comando da questão é sobre Jornalismo COLABORATIVO. É verdade que desde XVIII, nos Estados Unidos, panfletários e autores anônimos imprimiam as próprias publicações? Sim, é verdade. Mas não é essa a pergunta. Isso não é considerado jornalismo colaborativo


ID
1897540
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Diversas iniciativas de comunicação cidadã e mídia independente são viáveis economicamente hoje em razão das redes de contato feitas no ambiente digital, que permitem o uso de ferramentas coletivas como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    O que é o crowdfunding? 

    Crowdfunding, modelo que permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas.

    A premissa é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta em uma plataforma online e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa – se o projeto anunciado for um filme, por exemplo, os “investidores” podem receber uma cópia gratuita em primeira mão.

     

    http://exame.abril.com.br/pme/noticias/fenomeno-do-crowdfunding-ganha-forca-no-brasil 

    Boa sorte e bons estudos!

  • letra b

    crowdfunding, ou financiamento coletivo.

    Venture Capital e Private Equity. Venture Capital (VC) é um tipo de fundo de investimento focado em capital de crescimento para empresas de médio porte

    O capital de risco consiste em fundos de investimento alocados para atividades especulativas e refere-se aos fundos usados ​​para investimentos de alto risco e alta recompensa, como mineração junior ou estoques emergentes de biotecnologia.


     

  • Para ajudar com exemplos sobre a ideia do crowdfunding, é algo parecido com os atuais membros que apoiam canais no YouTube (ou seja, mandam dinheiro para que o conteúdo continue sendo criado) ou os financiamentos que existem em plataformas como o Kickstarter.


ID
2072902
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de Itabirito - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em 2010, o número de pessoas conectadas no mundo ultrapassou 3 bilhões, segundo o instituto Gartner. Atualmente, os telefones inteligentes, conhecidos como smartphones, possibilitam, entre outras coisas, a conexão em alta velocidade e a capacidade de fotografar e divulgar instantaneamente. Com isso, surgiu um termo para nomear a participação da audiência diante da divulgação dos fatos cotidianos.
A expressão ficou conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • "O Jornalismo Cidadão [ou jornalismo colaborativo, jornalismo democrático, citizen journalismnetworked journalism (jornalismo em rede), grassroots journalism (jornalismo de raiz), jornalismo amador, jornalismo participativo, jornalismo open source] consiste na participação ativa dos próprios cidadãos - leigos, sem formação jornalística - no processo de produção e divulgação de notícias e informações.

    Não se confunde com o Jornalismo Comunitário (Community Journalism) ou o Jornalismo Cívico (Civic Journalism), que caracterizam um jornalismo profissional voltado para o cidadão.

    O Jornalismo Cidadão ganhou força nos últimos anos com o advento das ferramentas de edição e publicação na internet (como wikis, blogs) e a popularização dos celulares equipados com câmeras digitais, além de outras novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs)."


ID
2199970
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a Comunicação de Massa, escolha a alternativa correta:

I) Explica-se o termo “comunicação de massa” pela ideia de transmitir e disseminar uma mensagem para o maior número de pessoas possível. Para que isso ocorra, é necessário que os meios utilizados para a transmissão consigam atingir uma grande população. Portanto, podemos considerar que a televisão, o rádio, os jornais e mais recentemente, a internet, são mídias de comunicação de massa.

II) A característica dessa comunicação é que a mensagem parte de um único emissor para inúmeros receptores, o que torna o envio da mensagem mais ágil, fácil e amplo. Muitos estudiosos consideram que esse tipo de interação não pode ser considerado comunicação, pois em seu significado mais arcaico, comunicação é uma via de mão dupla, sendo assim, essas mídias deveriam apenas ser chamadas de veículos de massa.

III) Hoje em dia, o meio de comunicação de massa mais “democrático” é a Internet, pois você pode tanto receber quanto emitir uma mensagem, podendo atingir grandes públicos, tornando-se assim um formador de opinião também.

Alternativas
Comentários
  • Metade da população brasileira não tem acesso à internet e ainda assim é comunicação de massa mais democrática?

  • Concordo com a Amanda. Para além da questão estatística que a minha xará comentou (sobre a falta de acesso à internet por grande parte da população), a internet é sempre tratada por teóricos e examinadores de bancas em oposição aos meios de comunicação de massa. Bem estranho esse gabarito


ID
2265469
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As tecnologias digitais potencializaram a ideia de jornalismo cidadão, muito presente no rádio. Com a internet, a construção da notícia pode se dar de forma colaborativa com o público, no sentido de ter informações com maior agilidade enviadas por dispositivos móveis pelo próprio cidadão, não necessariamente com o envio de um repórter. A esse respeito pode-se considerar que as informações enviadas pelo cidadão
I. são confiáveis e podem ser imediatamente publicadas, assim que chegam.
II. carecem de apuração como qualquer outra fonte de notícia.
III. devem ser apuradas com maior agilidade para não perder o tempo da notícia.
IV. impõem desafios para o controle da qualidade da produção da notícia.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2295667
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo que apresenta segmentação e atividades especializadas é aquele que se conhece por jornalismo especializado. Não são formas de jornalismo especializado o

Alternativas
Comentários
  • Opinativo é um gênero do jornalismo, não uma de suas segmentações.

    Associativo é um tipo do jornalismo (que congrega voluntários), não uma de suas segmentações.

  • Jornalismo Literário também é um gênero. E agora, IADES?


ID
2341687
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um conceito recorrente nas discussões acerca da comunicação e do jornalismo contemporâneo é a noção de ubiquidade, quer seja dos meios de comunicação quer seja dos seus usuários. Em relação às discussões sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    O termo “Muckraking”, que não tem tradução direta para o português, define a  investigação e a exposição de escândalos, desvios de conduta e corrupção, principalmente na política, feita por jornalistas.

    Creio que o erro da alternativa é dizer que o jornalismo muckraking surge com a miniaturização dos meios de registro de voz e imagem. Pelo contrártio, ele surge com a melhoria e expansão dos recursos de captação de voz e imagem.

  • LETRA C, e não D.

  • C) o muckraking journalism surge na virada do século com as práticas advindas do ciberjornalismo e com a miniaturização dos meios de registro de voz e imagem

    Acho que o erro seria porque o muckraking journalism surgiu em 1890-1920, então não poderia ter práticas advindas do ciberjornalismo.

  • letra c

    Nos EUA, a “idade do ouro” do jornalismo se associa ao nome de “muckraking”, expressão que conjuga as palavras “turfa” (muck) e “ancinho” (rake). A caneta, como ancinho, revolvia a turfa aglomerada na base da escala social pelas malfeitorias dos piratas da alta sociedadeSerge Halimi. Fonte: https://diplomatique.org.br/os-muckrakers-quando-a-imprensa-norte-americana-era-viva/

    O termo muckraker surgiu a partir da união da palavra inglesa muck(sujeira, esterco, imundície, porcaria) e raker(investigador, escarafunchador). Ou seja, a palavra foi utilizada para designar aquele que mexe e procura em meio à sujeira. Conforme Reese (2010),o termo foi criado pelo então presidente norte-americano Theodore Roosevelt5durante um discurso proferido em 14 de abril de 1906, em uma referência à imprensa popular que estava realizando uma série de denúncias e investigações contra a elite norte-americana sem poupar quem quer que fosse. Fonte: Revista Científica de Comunicação Social do Centro Universitário de Belo Horizonte


ID
2385742
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As plataformas digitais facilitam as possibilidades de expressão e manifestação públicas como nunca antes visto na história humana. Portanto, trata-se de um lugar privilegiado em que se pode praticar e se pratica o jornalismo contemporâneo, com a contribuição de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C. 

    Aqueles que contribuem são - cidadãos ouvintes, leitores, espectadores, internautas que sugerem matérias aos meios tradicionais, dado o acúmulo de informações circulantes na sociedade e a disseminação de tecnologias que podem ajudar na produção de pautas nos meios tradicionais. 

  • Mais uma vez funcionou a "a mais longa é a correta"


ID
2579128
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Com a evolução das tecnologias digitais, principalmente a expansão da internet, ocorreram importantes mudanças nos processos comunicacionais em que os receptores passaram a ser, também, emissores das mensagens. Surge a comunicação hipermidiática que é caracterizada por processos descentralizados de mediação social, da qual o jornalismo colaborativo é exemplo”.

(BALDESSAR, M.J. et al. Jornalismo colaborativo: produção de notícias do cidadão repórter no iReport.com da CNN. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1658-2.pdf).


Sobre jornalismo colaborativo é correto afirmar:

Alternativas

ID
2579146
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“O dilema do jornalista de educação hoje também se assemelha ao de saúde ou meio ambiente. São todos temas essenciais, e com cada vez mais necessidade de repórteres que tratem esses temas com o mesmo rigor do jornalismo científico e com a mesma sensibilidade de um repórter que trata de temas sociais extremamente relevantes” (GOIS, A. Jornalistas brasileiros organizam congresso pioneiro para fortalecer jornalismo de educação no país.

https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18505-jornalistas-brasileiros-organizam-congresso-pioneiro-para-fortalecer-jornalismo-de-edu).


Sobre jornalismo e educação é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • http://jeduca.com.br/

  • A Jeduca foi criada em 2016 com o objetivo de ajudar a qualificar o trabalho dos repórteres que cobrem educação. São mais de 500 membros em todo o País que formam uma rede de troca de informações e que têm a possibilidade de consultar, gratuitamente, uma editora pública que auxilia na discussão de pautas e abordagens. http://jeduca.com.br/

     

    FONTE: http://www.fmss.org.br/educacao-em-pauta-com-o-jeduca/


ID
2640784
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma das consequências do incremento do jornalismo colaborativo proporcionado pela evolução tecnológica na última década é a (o)

Alternativas
Comentários
  • letra c

    fac símile - Do latim fac simile, isto é, fazer igual. Designa reprodução idêntica de um documento. A Folha procura publicar fac símile do todo ou de parte de documento sempre que presume existir curiosidade do leitor sobre seu aspecto ou autenticidade. Veja fax.



    "faits-divers" - Em francês, fatos diversos. Expressão usada para designar notas e notícias com alto potencial de atração para o leitor. Exemplos: crime envolvendo família de classe média ou alta; casamento de personalidade; morte de pessoa famosa. Veja empatia (no cap. Produção).

     

    fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_f.htm


ID
2643145
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As emissoras de televisão aberta têm buscado criar nos telejornais editorias mais rentáveis para atrair mais público e anunciantes. A pesquisadora Samaria Araujo de Andrade confirma, em sua obra Jornalismo em mutação (2015), a identificação de um recurso que vem sendo comprovadamente utilizado para renovar a estrutura desses telejornais. Identifique qual das respostas a seguir descreve esse recurso.

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo em Mutação, de Samária Araújo de Andrade


    Dentro dos telejornais, o investimento no formato “série de reportagens” também permite trabalhar determinados segmentos de público e o interesse de certos anunciantes, em busca das editorias mais rentáveis. As séries permanecem alguns dias no ar, por volta de uma semana, sempre dentro do espaço dos telejornais. Elas funcionam na mesma lógica dos programas de temporada: se têm audiência e conquistam anunciantes, podem voltar a ser tema; se não alcançam o pretendido resultado, saem do ar sem problema, pois se trata apenas de uma série, enquanto o telejornal é uma estrutura que permanece. Como se tratam de produtos de bem simbólico, a criação de novos programas e novas séries dentro dos telejornais já existentes é bem aceita e até recomendável, para alimentar a criatividade e necessidade de inovação requerida pelo setor.


ID
2727709
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Recentemente, quando das manifestações de junho e julho de 2013 no Brasil, além das redes de comunicação independentes que se formaram graças aos celulares conectados na internet, um veículo de mídia alternativa, a Mídia Ninja, ganhou destaque por sua atuação durante as passeatas de protesto e reivindicações.

PERUZZO, Cecília. Matrizes. jul./dez. 2013.


Considerando esse fragmento de texto, avalie as afirmações a seguir, sobre o Mídia Ninja.


I. Conquistou credibilidade junto ao público porque transmitia imagens e sons ao vivo dos acontecimentos, o que por vezes confrontou a versão da mídia tradicional.

II. Serviu de fonte para a mídia tradicional.

III. Atuou na cobertura das manifestações de 2013, seguindo a lógica e as ferramentas das mídias alternativas tradicionais.

IV. O smartphone foi um suporte importante na sua cobertura, o que aponta para uma redefinição das práticas das mídias alternativas.


Então, a sequência CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) , que se apresenta como uma rede de jornalistas independentes, é fruto de um grupo organizado chamado Coletivo Fora do Eixo (Rede de produtores culturais das cidades de Cuiabá-MT, Rio Branco-AC, Uberlândia-MG e Londrina-PR), nasceu com a proposta de levar eventos culturais a cidades fora do eixo Rio-São Paulo.

    Ganhou visibilidade nas manifestações que tomaram as ruas do país em junho de 2013. Ativista, apresenta um enfoque jornalístico que diverge da cobertura que a grande mídia se propõe.

     

    FONTE: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2015/04/ELIANA-NATIVIDADE-CARLOS.pdf

  • Mídia Ninja e credibilidade? Risos. 

  • Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) é uma rede descentralizada de mídia de esquerda, com atuação em mais de 250 cidades no Brasil. Sua abordagem é conhecida pela militância sociopolítica, declarando-se ser uma alternativa à imprensa tradicional. O grupo ganhou repercussão internacional na transmissão dos protestos no Brasil em 2013. Atualmente, além das transmissões em fluxo de vídeo em tempo real, pela Internet, usando câmeras de celulares e uma unidade móvel, a rede possui um portal de notícias. A estrutura da Mídia Ninja faz uso das redes sociais, como Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr e Instagramna divulgação de notícias.

    Wikipedia


ID
2882989
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O produto jornalístico é resultado não somente do trabalho de jornalistas, mas também das relações que se estabelecem com fontes e com o público. Considerando essa informação, o item.


O modelo da comunicação de massa, difundido pela Internet, marca uma relação de transmissão entre emissor e receptor, cabendo ao público o papel de observador passivo da informação.

Alternativas
Comentários
  • (...) o dispositivo comunicacional designa a relação entre os participantes da comunicação. Podemos distinguir três grandes categorias comunicacionais: um-todos, um-um e todos-todos. (...) O ciberespaço torna disponível um dispositivo comunicacional original, já que ele permite que comunidades constituam de forma progressiva e de maneira cooperativa um contexto comum (dispositivo todos-todos).

    Cibercultura, Pierre Lévy, p. 63

  • Gabarito: Errado


ID
2883076
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item.


A interatividade é uma marca do webjornalismo de primeira geração que trouxe os primeiros conteúdos multimídia pensados para a Internet e explorou as possibilidades de maior participação do público.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Machado (2009), o Jornalismo Digital está em sua quarta geração:

    Primeira Geração (transposição ou reposição): transposição do jornalismo impresso para a internet. Reaproveitamento dos conteúdos dos meios tradicionais. Entre 1995 e 1997.

    Segunda Geração (metáfora): Metáfora dos meios tradicionais. Interatividade, hipertextos, etc. Entre 1997 e 1999.

    Terceira Geração (webjornalismo): Lançamentos de produtos de jornalísticos na web, disseminação de recursos tecnológicos (blogs, celulares, tablets, etc). Entre 1999 e 2002.

    Quarta Geração: Desenvolvimento de produtos articulados em torno de bases complexas de dados. De 2002 aos dias atuais.


ID
2932441
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A mesa da Câmara convocou os jornalistas contratados para que apresentassem uma proposta de mídia que facilitasse a interatividade dos munícipes e, com isso, permitisse que a edilidade tivesse mais agilidade na resposta aos anseios dos moradores. Os profissionais sugeriram a criação de um jornal online que permitisse que a notícia fosse apropriada, lida, modificada, distribuída e referenciada, sem nenhum custo para o leitor. Isto é, foi apresentada uma proposta de Jornalismo

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo Open Source (código fonte aberto) é também é conhecido Jornalismo Cidadão (citizen journalism), Jornalismo Colaborativo ou Jornalismo Democrático.

    GAB D


ID
2988847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito dos gêneros de redação relativos ao jornalismo factual e opinativo, julgue o item a seguir.


Com o advento das possibilidades de interação em tempo real entre pessoas do público e profissionais de imprensa, surgiu num novo gênero redacional, o jornalismo colaborativo no qual a produção de textos conta com a participação direta de coautores externos às redações.

Alternativas
Comentários
  • gênero redacional

  • Penso que o enunciado foi mal escrito.

  • JUSTIFICATIVA - CERTO. De fato, em tempo real ou “no ar”, redatores e apresentadores divulgam textos ou veiculam áudios e vídeos enviados por pessoas do público ou elaborados com a participação delas. Trata-se de um novo contexto, em que as tradicionais cartas de leitores, quando oportuno, ganham difusão imediata.

  • jornalismo colaborativo - ou jornalismo cidadão - está em voga atualmente (com o advento da internet) e é feito, muitas vezes, pela participação de populares mesmo.


ID
2997037
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia os textos a seguir.

                    Atualização do Facebook e Twitter da UFG


Mantidos pela Ascom, o Facebook/UFG (criado em fevereiro de 2012) e o Twitter/UFG (criado em julho de 2009) destinam-se à divulgação de novidades sobre serviços, ensino e pesquisa. As notícias postadas são curtas e objetivas. A partir de 2014, os comentários dos internautas são quantificados e analisados pela Ascom, de modo a levantar as preferências do usuário. A Ascom também passou a estudar a linguagem específica destes veículos para adequação do conteúdo, de forma a ter maior alcance das notícias nessas redes. Em setembro de 2014, a UFG chega a 42 mil curtidas no Facebook e 25,3 mil seguidores no Twitter.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Disponível em:<http://www.ascom.ufg.br /up/84/o/Apresenta%C3%A7%C3%A3o_dos_servi%C3%A7os_da_Ascom_final_site.pdf  . Acesso em: 5 abr. 2015.


               Jornalismo profissional domina as redes sociais


O jornalismo profissional predominou entre os links compartilhados por usuários de redes sociais nas eleições de outubro. É o que mostra levantamento feito pela Folha a partir de postagens com links no Facebook e no Twitter durante dez dias ao final do pleito brasileiro, quando as redes sociais registraram recordes de interação entres seus participantes.

FOLHA DE S. PAULO. 9 nov. 2014. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/ poder/2014/11/1545424-jornalismo-profissional-domina-redes-sociais.shtml>. Acesso em: 5 abr. 2015.


Os textos apresentados indicam que 

Alternativas
Comentários
  • Por que a D e não a C?

  • Em "We the Media",[2] Gilmor remete as origens do jornalismo cidadão à fundação dos Estados Unidos, no século 18, quando os panfletários, como Thomas Paine e os autores anônimos dos Federalist Papers, ganharam destaque imprimindo as próprias publicações. Os avanços, como o sistema de correio postal (e suas taxas de desconto para jornais) juntamente com o telégrafo e o telefone ajudaram as pessoas a disseminar notícias de forma mais abrangente.

    Na era moderna, um vídeo do assassinato do presidente John F. Kennedy, nos anos 60, e imagens de policiais espancando Rodney King em Los Angeles, nos anos 80, foram capturados por cidadãos que estavam presenciaram os acontecimentos. Além disso, havia programas de rádio onde os ouvintes podiam ligar para compartilhar seus pontos de vista para um público muito maior. Nos jornais, os leitores podiam escrever cartas aos editores em uma coluna específica, os chamados op-ed's (opposite the editorial). O advento da editoração eletrônica, no final dos anos 80, democratizou a projeção e impressão das próprias publicações, apesar de a distribuição ainda ser limitada.

    Fonte: Wikipédia

     

  • Colocaria a letra B. A letra C peca por conferir à internet o advento do jornalismo participativo; de fato, a internet ampliou e facilitou a interação, mas antes já existia. A letra D me soa estranha até porque os dois textos mostram como os JORNALISTAS e não os usuários produzem informação jornalística. Os usuários interagem, compartilham e conferem credibilidade às informações compartilhadas. Têm também papel criativo, mas não a ponto de deixar os jornalistas como mero editores.

  • Sinceramente, nenhuma das alternativas atende de fato ao que está nos textos, pois eles não falam em Jornalismo Colaborativo/Participativo, nem na avaliação do material (pelo jornalista) enviado pelas pessoas. A questão fala de interação, e gestão e crescimento dos perfis institucionais nas redes sociais.

  • letra d

    fonte: https://www.labeurb.unicamp.br/rua/paginasartigo/viewpagina?numeroPagina=1&artigo_id=130

  • Questão muito mal elaborada. Até temalguma parte de verdade em algumas das alternativas mas todas extrapolam e nenhuma delas tem relação com os textos usados como referência.


ID
3023752
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Torcedores.com, à primeira vista, parece mais uma página especializada em esportes – mas há uma diferença considerável: eles apostam pesado nas informações postadas por parte de seus leitores. O site, fundado no final de 2013, permite que qualquer um possa enviar notícias. Todo o conteúdo enviado passa pela curadoria da equipe editorial do site, que analisa a veracidade e originalidade dos textos. Esse modelo de edição é chamado de jornalismo

Alternativas
Comentários
  • Colaborativo, e, inclusive um ótimo site para escrever e ganhar uma graninha hehe.


ID
3043576
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Heródoto e Lima (2001), afirmam que o rádio propagado por ondas eletromagnéticas está com seus dias contados em decorrência da força de atração da Internet.


Sobre as consequências advindas dessa novidade tecnológica no meio radiofônico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) Cada pessoa consegue, ao mesmo tempo, fazer as vezes de operador, programador, comunicador e editor-chefe do conteúdo da emissora por ela mesma montada.

( ) A segmentação de assuntos veiculados nas web rádios diminui em função da pouca variedade de preferências de seus idealizadores e executores.

( ) O ouvinte-internauta passa a sair em busca do diferencial, este residindo, entre outros aspectos, na identificação com quem fala.

( ) A interatividade oferece aos ouvintes meios mais eficazes para que influam no conteúdo da programação radiofônica.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
3269182
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O termo wiki na língua havaiana significa rápido.

Na comunicação on-line virou sinônimo de

Alternativas
Comentários
  • D

  • Ex: Wikipedia


ID
3269188
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As novas tecnologias de comunicação trouxeram para o cotidiano da profissão um novo modelo de jornalismo, que insere o leitor/ouvinte/espectador no cotidiano das redações dos veículos tradicionais.

A essa prática deu-se o nome de Jornalismo

Alternativas

ID
3269194
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Alguns sites de webjornalismo oferecem espaço para a produção de uma escrita coletiva, com a participação do público.

O texto coletivo postado, que demanda o trabalho de uma equipe de editores que decide o que publicar e trabalhar na organização e gerenciamento das contribuições, é denominado hipertexto

Alternativas
Comentários
  • "(...) Já o hipertexto colagem constitui uma atividade de escrita coletiva, mas demanda mais um trabalho de administração e reunião das partes criadas em separado do que um processo de debate e invenção cooperada (nesses casos, uma pessoa ou uma pequena equipe de editores pode decidir o que publicar e trabalhar na organização e gerenciamento das contribuições (..)"

    FONTE

    Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia

    Alex Fernando Teixeira Primo

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Raquel da Cunha Recuero

    Universidade Católica de Pelotas


ID
3269299
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quando o uso das tecnologias digitais se consolida como um meio popularizado de produção e veiculação de conteúdo, a comunicação de informação adquire um caráter também amador. Muitas vezes, percebe-se uma troca de papéis entre receptor e emissor, configurando um processo de comunicação definido como colaborativo ou participativo. Esse viés descentralizado, no entanto, traz com ele uma visibilidade involuntária decorrente do próprio ambiente midiatizado e corriqueiro da internet, que possibilita uma incidência maior de desgastes.

Portanto, diminui-se a margem de erros no processo de comunicação de uma organização e, consequentemente, aumenta-se a atenção dedicada à(ao)

Alternativas

ID
3269692
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um novo contexto comunicacional surge com as redes digitais globais, na medida em que os usuários passam a ser tanto emissores quanto receptores de mensagens.

Esse contexto é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Autocomunicação de massas é um conceito de Manuel Castells.

    “Autocomunicação porque traz autonomia na emissão de mensagens, autonomia na seleção da recepção de mensagens, autonomia na organização de redes sociais próprias e na organização de um hipertexto cognitivo e formativo em que estão todas as informações digitalizadas". E, para explicar como essa autocomunicação assume as características de mídia “de massas", Castells afirma que “se pode alcançar potencialmente uma audiência massiva através das redes de redes". Com isso, o sociólogo ressignifica o conceito tradicionalmente aplicado a mídias de emissão unilateral, como televisão e rádio, cujas mensagens o receptor recebe em “estado vegetativo".

    Fonte: https://www.fronteiras.com/noticias/a-autocomunicacao-de-massas-segundo-castells-1427130204


ID
3336328
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia os textos 1 e 2 a seguir.


Texto 1

“Neste novo sistema midiático, da era digital, o receptor também é emissor, com poder e controle sobre o conteúdo. O jornalismo está deixando de ser monopólio do jornalista. O jornalismo tem que descer de seu pedestal, pois não é mais feito de cima para baixo.”

CALMON. MediaOn, 2007. Jornalismo do cidadão – quem és tu? Frederico Correia. p. 11.


Texto 2

“Os jornalistas-cidadãos simplesmente não têm os recursos necessários para nos trazer notícias confiáveis. Falta-lhes não somente expertise e formação, mas relações e acesso à informação. Afinal, um CEO ou um político pode se recusar a colaborar com o cidadão médio, mas seria um tolo caso se recusasse a atender ao telefonema de um repórter ou editor do Wall Street Journal.

KEEN, Andrew. O culto do amador, 2007. p. 49.


Considerando os textos 1 e 2 e com relação ao jornalismo-cidadão, analise as afirmativas a seguir.

I. No texto 1, o autor explicita que o cidadão também pode produzir notícia, compartilhá-la e divulgá-la.

II. No texto 2, o autor aponta que os jornalistas, além do diploma e do conhecimento, têm também notoriedade e facilidade de acesso às fontes.

III. O texto 2 aponta que os jornais convencionais possuem força financeira e credibilidade para obter acesso às fontes.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
3600169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes a webjornalismo, jornalismo colaborativo e interação com o público.


O podcast, também denominado audiocast, transformou-se em opção ao rádio tradicional. Para ter acesso à audição ou à 
produção de um audiocast, é necessário utilizar programas que gravem, editem e toquem música no formato digital.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    O podcast, também denominado audiocast, transformou-se em opção ao rádio tradicional. Para ter acesso à audição ou à produção de um audiocast, é necessário utilizar programas que gravem, editem e toquem música no formato digital.

  • hahahaha...questão copiada e colada do livro da Magaly Prado. Realmente, qd a gente lê esse trecho, gera uma ambiguidade. Por isso, a questão foi anulada.

  • O Spotify, por exemplo, não edita músicas. Basta você ter uma conta para acessar os podcasts.


ID
4828642
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o Jornalismo Cidadão, também conhecido como Jornalismo Democrático ou Jornalismo Open Source, o pesquisador João Correia (2010) afirma que ele resulta de propostas concretas para reforçar a ligação do jornalismo com a vida cívica. Marque a única opção que NÃO diz respeito a uma vantagem do Jornalismo Cidadão, segundo o autor citado.

Alternativas