-
Gabarito A. A FGV só abordou de outra forma. Geralmente é a padronizada que é fechada.
Diretiva
Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
Ambas apresentam, como vantagens, a facilidade, o aprofundamento dos temas abordados e, como desvantagem, a dificuldade de comparação dos candidatos.
Não diretiva
Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.
Questões fechadas (formulários)
Totalmente padronizada
Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.
Ambas apresentam, como vantagem, a facilidade para comparar os candidatos e, como desvantagem, a dificuldade para aprofundar os temas abordados.
Padronizada apenas quanto às perguntas
As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.
RIBAS (2014)
-
Segundo Chiavenato:
"O entrevistador corre o risco de esquecer ou omitir alguns assuntos ou informações. E uma técnica criticada pela sua baixa consistência devido ao fato de não se basear em um roteiro ou itinerário previamente estabelecido."
Fonte: Gestão de Pessoas - 3 ed. Idalberto Chiavenato.
-
o que são informações viesadas?
-
Viesadas/viés - tendenciosas ;)
-
Entrevista não diretiva - Sem planejamento.Tendênciosa. Pensei dessa forma mais errei a questão.
-
Vantagens e Desvantagens da Entrevista de Seleção
As vantagens da entrevista de seleção são:
1. Permite contato face a face com o candidato.
2. Proporciona interação direta com o candidato.
3. Focaliza o candidato como pessoa.
4. Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.
As desvantagens da entrevista de seleção são:
1. Técnica altamente subjetiva e grande margem de erro e variação.
2. Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista.
3. Difícil comparar vários candidatos entre si.
4. Exige treinamento do entrevistador.
5. Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas.
http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/vantagens-e-desvantagens-da-entrevista-de-selecao.htm
-
copia do libro da prof. Ribas:
3.4.1.2 Erros de entrevista Kinvex (2002) relata que o entrevistador pode ser influenciado pelas suas inclinações pessoais, e conhecê-las ajudará na eficiência das entrevistas. As interferências pessoais ocorrem quando o entrevistador avalia o candidato influenciado por algo não relacionado com a função em questão.
• Enviesamento por afinidade: esta influência ocorre quando o entrevistador está perante um entrevistado que possui algo em comum consigo, por exemplo, hobbies, atitudes, convicções. Esta familiaridade com o candidato tem como consequência a negligência de alguma eventual falha do entrevistado. Desse modo, haverá tendência a beneficiar o candidato. O inverso ocorre na situação oposta, ou seja, quando o entrevistador está perante um entrevistado diferente de si, tem tendência a clivar os aspectos positivos, dando importância apenas aos aspectos negativos dele, atitude que, portanto, não será benéfica para o candidato.
• Interferência das primeiras impressões: esta interferência ocorre quando o entrevistador cria uma imagem definitiva do candidato a partir das primeiras impressões, havendo tendência para procurar mais informação que confirme a impressão inicial, não dando ênfase a qualquer dado que não a confirme.
• Erro de Halo: acontece quando o entrevistador permite que uma característica do candidato influencie a sua perspectiva global sobre ele, generalizando essa característica para outras áreas relevantes à função, por exemplo, a crença de que bons vendedores serão bons gestores de vendas.
• Interferência da “necessidade urgente de preencher vagas”: esta interferência ocorre quando há urgência em preencher uma vaga. O entrevistador tem tendência em baixar os padrões de admissão, conseguindo mais candidatos. O candidato selecionado não é considerado uma boa escolha, mas, devido ao caráter de urgência do recrutamento, este acaba por ser aprovado.
• Efeito de contraste: esta influência ocorre quando, após a entrevista a alguns candidatos péssimos, surge um candidato que é abaixo da média, mas, se comparado aos anteriores, parece razoável, e o entrevistador acaba selecionando este. Para anular essa influência, há que se ter critérios de avaliação fixos e preestabelecidos.
-
1. Estat. Que contém ou acarreta viés (3); tendencioso: estimador viesado.
GAB - A
-
Por ser mais subjetiva, tende a gerar erros de avaliação (viés).
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Esta questão trata da técnica de seleção mais cobrada: entrevista pessoal. Vamos revisar sobre este tema?
ENTREVISTA PESSOAL: É a técnica de seleção mais amplamente utilizada. Apesar de carecer de base cientifica e se situar como a técnica mais subjetiva e imprecisa de seleção, a entrevista pessoal é aquela que mais influência na decisão final a respeito dos candidatos. Ocorre quando um gerente da empresa ou membro da área de Gestão de Pessoas entrevista o candidato e anota suas impressões sobre ele.
As entrevistas podem ser:
PADRONIZADAS – quando totalmente estruturada e com um roteiro anteriormente definido, ou seja, com perguntas fechadas (questionamentos e respostas padrões).
PADROZINADAS APENAS QUANTO ÀS PERGUNTAS – o entrevistador só define que questionamentos vai fazer aos candidatos.
DIRETIVAS – determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as perguntas a serem feitas, ou seja, deixa os questionamentos a critério do entrevistador, que vai criando-as a partir do andamento da entrevista e de como a conversa se desenvolve.
NÃO DIRETIVAS OU EXPLORATÓRIAS – entrevista totalmente livre, em que não se especifica nem as perguntas e muito menos as respostas esperadas. O seu maior problema é que aflora ainda mais o caráter subjetivo e impreciso das entrevistas, restando passível de muito vieses (ou erros de avaliação), como o efeito de generalização, preconceitos, tendenciosidade, o entrevistador pode fazer perguntas diferentes aos candidatos (dificultando a comparaçao posterior) etc.
Pelo que percebemos do enunciado, então, é que se trata de uma entrevista exploratória. Assim, julguemos os itens:
a) Correto, pelas explicações dadas acima acerca das entrevistas não diretivas ou exploratórias.
b) Errado, pois isto vai depender das perguntas que o entrevistador fizer. Às vezes, por nem ter se planejado antes, acaba fazendo poucas perguntas e que nem sejam tão produtivas.
c) Errado, já que isto depende da escolha das perguntas que o entrevistador vá fazer.
d) Errado. Qualquer entrevista permite ter o minimo de conhecimento do candidato, a depender da perguntas elaboradas.
e) Errado. As entrevistas acrescentam informações às contidas nos currículos e testes, a depender das perguntas elaboradas.
Gabarito: A
-
questao lixo caiu em uma prova n teve resposta
-
A entrevista de seleção é a técnica de seleção de pessoal mais utilizada no Brasil e tem como uma de suas vantagens permitir o contato face a face.
Vamos analisar as alternativas.
Alternativa A. Certo. A entrevista é uma técnica subjetiva, com forte margem de erro e variação, por isso a entrevista tende a perder o viés (rumo).
Alternativa B. Errado. O tempo da entrevista pode variar entre os candidatos.
Alternativa C. Errado. A focalização como pessoa humana do candidato é uma vantagem da entrevista, dessa forma pode-se conhecer suas diferenças individuais.
Alternativa D. Errado. Pelo contrário, o método da entrevista proporciona interação direta com o candidato, permitindo a avaliação do comportamento e reações.
Alternativa E. Errado. A entrevista pode proporcionar mais informações importantes do que as descritas no currículo.
Quer lembrar as vantagens e desvantagens da entrevista? Veja:
GABARITO: A
-
GAB A
Vantagens da entrevista:
- Permite contato direto, face a face com o candidato;
- Proporciona interação direta com o candidato;
- Focaliza o candidato como pessoa humana e suas diferenças individuais;
- Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.
Desvantagens da entrevista:
- Técnica altamente subjetiva e forte margem de erro e variação;
- Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista;
- Difícil comparar vários candidatos entre si;
- Exige treinamento do entrevistador;
- Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)