SóProvas



Questões de Técnicas de reunião e entrevista


ID
160912
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à seleção de pessoal, o administrador pode optar entre o recrutamento interno e o externo. É INCORRETO afirmar que o recrutamento

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ANULADA pois há 2 asertivas incorretas:

    a) interno é mais econômico que o externo. CORRETO

    b) interno é mais rápido que o externo. CORRETO

    c) externo tem o mesmo nível de segurança que o do interno. INCORRETO

    d) externo é uma fonte de motivação para os funcionários.  INCORRETO

    e) interno desenvolve a competição entre os funcionários. CORRETO

  • na resposta d,  é desmotivação e não motivação, por isso ela também é correta, porém a incorreta é a letra c.



ID
268999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão de pessoas.

A forma mais adequada de mapear competências nas organizações é utilizando-se entrevistas individuais e grupos focais.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errrada porque há vários instrumentos. A restrição implica em erro. Segundo Carlos Xavier: 

    4. Mapeamento das competências: nesta etapa a organização deve identificar as competências que possui atualmente, as competências necessárias para a execução de sua estratégia e, por fim, o gap (diferença) entre as competências atuais e asnecessárias. 

  • Para mapear as competências necessárias podem ser usados: análise documental, código de ética, entrevistas, observações, questionários.
    Para mapear as competências existentes usa-se a avaliação de desempenho.

  • ATENÇÃO: A questão não deixa claro se quer mapear as competências necessárias ou as existentes

    Complementando a BelaWhitch e a Vanessa IPD:

    QUESTIONÁRIO é a tecnica de pesquisa mais ultilizada para realizar o mapeamento de competências relevantes a determinado contexto ou estratégia organizacional. (Comp. Necessárias)

    (Comp. Disponíveis) Existem diversas técnicas quantitativas e qualitativas.

    Fonte: A.Ribas e Salim 4ªED 2016 Pág 92.

    Questão confusa e incompleta só podendo estar errada!

     

  • Instrumentos utilizados para mapeamento (identificação) das competências NECESSÁRIAS:

    - Análise documental;

    - Entrevista;

    - Grupo focal;

    - Observação;

    - Questionário.

    Instrumentos utilizados para mapeamento (identificação) das competências DISPONÍVEIS na organização:

    - Avaliação de desempenho (360º ou avaliação por múltiplas fontes)

    - Testes

    - Simulações 

    Fonte: A. Ribas & Cassiano Salim - Gestão de Pessoas para Concurso

    Meu entendimento acerca da questão:

    "A forma mais adequada de mapear competências nas organizações é utilizando-se entrevistas individuais e grupos focais"

    O objetivo de se realizar o grupo focal, com mediação do gestor e etc, é para acelerar o processo em relação às entrevistas individuais. Se a alternativa utilizasse o conectivo "OU" a questão poderia estar correta (Digo poderia estar correta, pois não conheço direito a banca CESPE; se alternativas incompletas não retritivas podem ser consideradas corretas). Contudo, utilizando-se a banca do conectivo de ADIÇÃO "e", automaticamente invalida a assertiva, pois OU a organização irá utilizar entrevistas individuais OU grupos focais.

    Este foi o meu entendimento! Aceito opniões contrárias respeitosas e/ou que agreguem valor à discussão!

    AVANTE!!!

  • Não existe mais adequada, vai depender da situação.

  • DUAS QUESTÕES DO CESPE QUE SERVEM DE BASE PARA O FUNDAMENTO DESTA.

     

    CESPE: "O mapeamento de competências nas organizações procura identificar as competências relevantes para o alcance dos objetivos organizacionais a partir de técnicas de coleta e análise de dados como entrevistas, grupos focais, questionários e estatísticas, entre outros mecanismos." (CERTO)

     

    CESPE: "Entre as estratégias que podem ser utilizadas para identificar as competências organizacionais e humanas, incluem-se a pesquisa documental, a coleta de dados com pessoas-chave da organização, as entrevistas, a observação, os grupos focais e o questionário estruturado."(CERTO)

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Na administração ou gestão de pessoas não existe uma melhor forma para lidar com tal situação. Como as pessoas e situações são diferentes, cada um requer uma forma ou uma técnica a ser usada.

  • Colegas que postam questões semelhantes nem são gente, são anjos ; )

  • Errado. As questão se restringiu a apenas 2 formas, porém existem outras mais. Além do mais, não existe a mais adequada, pois varia conforme a situação. Senão, vejamos:

    As principais ferramentas da Gestão por Competências são:

    I. Mapeamento e Mensuração por Competências: Consiste no estudo de mercado e de competências disponíveis para captação. Nesta etapa a organização deve identificar as competências que possui atualmente, as competências necessárias para a execução de sua estratégia e, por fim, o gap (diferença) entre as competências atuais e as necessárias.

    Diversas são as técnicas para o mapeamento de competências, dentre elas são:

    a)Pesquisa Documental - análise do conteúdo da missão, visão, valores e objetivos e demais documentos relativos à estratégia organizacional;

    b)Entrevista Individual - Indivíduos que possuem maior conhecimento acerca da organização são selecionados para responderem um questionário sobre as percepções que possuem quanto às competências de grande importância e relevância, necessárias à organização

    c)Entrevista Coletiva ou Grupo Focal - O entrevistador atua como uma espécie de moderador do grupo (que varia de 6 a 12 pessoas), coordenando as discussões com o único intuito de identificar as competências relevantes. O próprio entrevistador é quem deverá montar o seu próprio roteiro de questões, e ele mesmo realiza o registro dos dados obtidos na discussão grupal.

    d)Observação - Consiste na análise do trabalho, no registro tanto dos resultados obtidos quanto do que realmente é necessário para o seu alcance.

    Se)Imulações - Dada a análise de mercado e suas tendências, o objetivo aqui é antever e criar suposições sobre o futuro do trabalho e do ambiente do trabalho.

    f)Questionários Estruturados - Geralmente o mais utilizado pelas empresas e consiste num questionário em que os participantes respondem sobre o grau de relevância das competências existentes e apresentadas pela organização. 
     

    Bons estudos!

  • O mapeamento de competências tem como propósito identificar o gap ou lacuna de competências, ou seja, a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

     

    Dentre as técnicas de mapeamento, o questionário é o mais utilizado.

     

    No entanto, a técnica a ser escolhida irá depender de vários contextos organizacionais, não havendo que se falar em técnica mais adequada.

     

    São as seguintes as principais técnicas de mapeamento de competências:

     

    Ø     entrevista – é realizado um roteiro de perguntas aos indivíduos selecionados de maior conhecimento da organização e sua percepção na busca de respostas quanto às competências de relevância para a organização;

     

    Ø     entrevista coletiva ou grupo focal – o entrevistador é o moderador do grupo de 6 a 12 pessoas e atua na coordenação das discussões de temas direcionados na obtenção de seus anseios na tentativa de identificar as competências relevantes. - Nesse caso, o entrevistador deverá montar seu roteiro de questões e registro de dados;

     

    Ø     observação – pode ser participante (o entrevistador faz parte da equipe) ou não participante (o entrevistador é um mero espectador), todavia, não se dispensa a confiança e o aspecto amistoso nesta relação, na análise de comportamentos peculiares dos envolvidos;

     

    Ø     questionário: é o mais utilizado no mapeamento de competências nas organizações, requerendo a análise documental, observação e entrevista na procura de aspectos para sua composição.

     

    by neto..

  • O mapeamento de competências é situacional (contingencial), logo não existe um mapeamento melhor.

  • Gab: ERRADO

    Cada organização deve se adequar e aplicar estratégias de acordo com suas necessidades. Logo, não há padrões ótimos, tampouco gerais de exemplo.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
280552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do recrutamento e da seleção, julgue os próximos itens.

Ao adotar um processo decisório na seleção de pessoal, embasado nas características negativas de um cargo, o gerente de RH deverá elaborar um perfil profissiográfico utilizando a técnica de incidentes críticos.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa de anulação do Cespe:

    A redação do item mostrou-se confusa, uma vez que atribuiu à técnica de incidentes críticos como sendo baseada 
    apenas em fatores negativos. Desse modo, opta-se pela anulação do item. 
  • Não entendi o motivo da anulação do Cespe, o item está erradíssimo não a razão para anulá-lo.
    Conforme Chiavenato, a técnica de incidentes críticos consiste na anotação sistemática e critériosa que os gerentes devem fazer a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram um excelente ou péssimo desempenho no trabalho. Essa técnica visa localizar as características desejáveis (que melhoram o desempenho) e as indesejáveis (que pioram o desempenho) que deverão ser investigadas no processo seletivo dos futuros candidatos ao cargo.
    Quando o item diz, deverá elaborar um perfil profissiográfico (são os atributos psicológicos e fisícos necessários para o preenchimento do cargo), isso significa a obrigatoriedade de se adotar um processo decisório na seleção de pessoal, embasado nas características negativas de um cargo. Na verdade, o item estaria correto se tivesse adicionado as características positivas ao cargo além das negativas.
    Por esse motivo, item é errado, aliás, estaria correto se tivesse adicionado as características positivas ao cargo além das negativas, o que não é o caso.


ID
331426
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando as técnicas de coleta e registro de informações para se obter informação a respeito de um sistema, existem três técnicas principais, a saber: entrevista, questionário e observação pessoal. Após a aplicação de uma ou mais dessas técnicas, o analista deve processá- las na seguinte sequência:

Alternativas

ID
335626
Banca
IESES
Órgão
CRA-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre testes aplicados em processos de seleção de pessoal, pode-se afirmar:

I. Teste prático é utilizado, em geral, para avaliar um determinado conhecimento ou prática de trabalho. Adequado para atividades técnicas e operacionais.

II. Teste de simulação tem a propriedade de avaliar candidatos em determinadas situações práticas do dia-a-dia

III. Teste psicológico é o instrumento que permite ao psicólogo prospectar, mensurar e avaliar características específicas do indivíduo.

IV. Os testes de personalidade são utilizados para conhecer o sistema endógeno dos indivíduos, formado por características unas que determinam o perfil comportamental de cada um.

Sobre as proposições, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
337042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ainda no que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção de pessoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d) A revisão da demanda e a previsão da oferta de RH constituem a primeira etapa do processo de captação e seleção de pessoas.

  • ?????????????????????

  • O processo de Recrutamento de Pessoas está intimamente ligado ao Mercado de Trabalho de Mercado de Recursos Humanos e assim como em todo mercado existe a relação Oferta e a Procura. Chiavenato (2014)

  • Melhor resposta: a de GRATIDÃO! NOMEADA!

  • Por que a assertiva B está errada?

    Para pensar em recrutamento e seleção, supõe-se que a empresa detecte a necessidade de suprir determinadas lacunas de competências, a serem preenchidas por profissional (demanda). Depois que percebeu isso é que a empresa vai analisar o mercado de trabalho (vagas em aberto ou empresas procurando) e o mercado de RH (profissionais procurando).

    Lembre-se: o que supre uma necessidade não é a pessoa em si, mas as competências que a pessoa possui e as emprega na realização de objetivos organizacionais.


ID
337117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação às características e estratégias de identificação e formação de banco de talentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro da E, embora a B esteja de fato correta...


ID
766198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A entrevista individual, normalmente utilizada no recrutamento e na seleção de pessoas, deve ser realizada com apoio de roteiros com perguntas abertas e fechadas, em um processo de comunicação com interações rápidas e superficiais.

Alternativas
Comentários
  • Encontrei 2 erros:
    1 - A entrevista não é utilizada no recrutamento, e sim na seleção.
    2 - Nunca vi uma entrevista ter interações rápidas e superficiais, haja vista que seu objetivo é conhecer a pessoa.

  • Gab: E 

    A palavra recrutamento já mata a questão. Entrevista é somente na seleção. 

  • ERRADO

    ==========================================

    1. Entrevista Individual é utilizada na SELEÇÃO e não no recrutamento;


    2. Entrevista que avalia características interpessoais e de personalidade deve utilizar as Perguntas ABERTAS já que são aquelas utilizadas para maior aprofundamento dos temas; 


    ----

    a) Perguntas ABERTAS = aprofundamento dos temas  / dificuldade em comparar candidatos

    a.1) Diretiva = perguntas a critério do entrevistador, de acordo com as respostas dada, ainda que se pergunte mais para um do que para outro, determina-se apenas as respostas que serão dadas;

    a.2) Não-Diretiva/Aleatória/Informal/Exploratória = não há planejamento nem das perguntas nem das respostas;



    b) Perguntas FECHADAS = facilidade de comparar candidatos / dificuldade de aprofundar temas;

    b.1) Totalmente Estruturada/Direta = perguntas padronizadas  

    b.2) Padronizada quanto às perguntas = perguntas estruturadas, mas que permitem respostas abertas 

  • SÓ TEM UM ERRO: ENTREVISTA NÃO FAZ PARTE DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO, MAS SIM DO PROCESSO DE SELEÇÃO.

     

                                                                     MODALIDADES DE ENTREVISTAS


    ENTREVISTA DE TRIAGEM: TÉCNICA MAIS RÁPIDA E SUPERFICIAL; SERVE PARA VERIFICAR SE O CANDIDATO DISPÕE DOS REQUISITOS E DAS QUALIFICAÇÕES ANUNCIADAS PELAS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO (EX.: DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO, TRANSPORTE, FORMAÇÃO), SEM AVALIAR AS COMPETÊNCIAS.

     

    ENTREVISTA TÉCNICA: TÉCNICA REALIZADA PELO GERENTE DE LINHA E ABORDA ASPECTOS TÉCNICOS RELACIONADOS AO TRABALHO.


    ENTREVISTA DE SELEÇÃO: TÉCNICA MAIS PROFUNDA E COMPLEXA BUSCA AVALIAR A QUALIFICAÇÃO, O POTENCIAL E A MOTIVAÇÃO DO CANDIDATO PARA OCUPAR O CARGO.

     

    ENTREVISTA COMPORTAMENTAL/POR COMPETÊNCIAS: QUAIS COMPORTAMENTOS O CANDIDATO TEVE NO PASSADO DIANTE DE UMA SITUAÇÃO QUE ELE VIVENCIOU.


    ENTREVISTA SITUACIONAL: O ANALISTA DE RH DEVERÁ DESCREVER UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA QUE PODE VIR A ACONTECER NO FUTURO.

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • "A entrevista individual, normalmente utilizada no recrutamento e na seleção de pessoas, deve ser realizada com apoio de roteiros com perguntas abertas e fechadas, em um processo de comunicação com interações rápidas e superficiais."

     

    Erros em negrito.

  • Gab: ERRADO

    A entrevista é na seleção. Entenda que o recrutamento apenas "atrai" candidatos à vaga.

  • toda vez que a banca diz: DEVE SER em vez de PODE SER, a tendência de estar errada é GRANDE


ID
1093615
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O instrumento de pesquisa que é usado para levantar informações, utilizado quando se deseja que se façam críticas e sugestões e que permite ao pesquisador obter conhecimento mais profundo da unidade ou cargo em análise é:

Alternativas

ID
1094371
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
PGM - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nas técnicas de seleção, o tipo de entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não identifica as questões, deixando as perguntas a critério do entrevistador, é a:

Alternativas
Comentários
  • - Entrevista de triagem

    Geralmente é feita por um rápido contato telefônico ou online. O objetivo é verificar os requisitos mínimos e indispensáveis do profissional para concorrer a uma determinada vaga.

    - Entrevista coletiva

    Vários candidatos se apresentam e respondem a algumas questões diante do grupo todo.

    - Entrevista diretiva

    Nesse tipo, o entrevistador utiliza um roteiro com uma série de questões, cuja complexidade vai aumentando gradualmente.

    - Entrevista não-diretiva

    É feita com base na relação entre o entrevistador e o entrevistado. Ocorre num clima mais descontraído, mas sempre exigindo uma postura profissional do candidato. As questões são elaboradas no momento, de acordo com as respostas.

    - Entrevista por competências

    Também é realizada com base na relação entrevistador-entrevistado, mas com a elaboração prévia de estratégias que contemplem a análise de todas as competências necessárias à atuação em determinado cargo.

    - Entrevista com o gestor

    É a oportunidade que o candidato tem para conhecer seu futuro chefe. Na maioria dos casos é uma entrevista técnica, onde será avaliado o conhecimento específico do candidato para a posição almejada.


  • O examinador elaborou a questão baseado no entendimento de Chiavenato:

    "Entrevista diretiva é a entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador. É aplicada para conhecer certos conceitos pessoais dos candidatos e que demandam certa liberdade para que o entrevistador possa captá-los adequadamente. O entrevistador precisa saber formular as questões de acordo com o andamento da entrevista para obter o tipo de resposta ou informação requerida. A entrevista diretiva é uma entrevista de resultados. "

    Fonte: Gestão de Pessoas - Chiavenato

    Portanto, assertiva "A".

  • ENTREVISTA TOTALMENTE PADRONIZADA: PERGUNTAS E RESPOSTA PADRÃO

    ENTREVISTA PADRONIZADA NAS QUESTÕES: QUESTÕES PADRÃO RESPOSTA ABERTA

    ENTREVISTA DIRETIVA: RESPOSTA DESEJADA MAS NÃO ESPECIFICA AS QUESTÕES

    ENTREVISTA NÃO DIRETIVA: LIVRE


ID
1129156
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considere as informações abaixo.

Na coluna da esquerda, quatro etapas do processo de seleção; na coluna da direita, quatro características associadas a cada uma dessas etapas.

Etapas de Seleção

1. Entrevista
2. Testes (provas) de Seleção
3. Verificação de Referências e Recomendações
4. Exame Médico

Características das Etapas de Seleção

I. ação que permite o cotejo das informações prestadas pelo candidato.
II. técnica mais utilizada em seleção de pessoal no Brasil, permite contato face a face.
III. ação que permite verificar se o candidato está fisicamente apto a desempenhar as funções essenciais do cargo.
IV. instrumento que tenta mensurar algumas características (conhecimentos, habilidades) do candidato.

Apresenta, corretamente, a relação entre etapas e características:

Alternativas
Comentários
  •  e) 1-II; 2-IV; 3-I; 4-III.

  • Mapas Mentais de Administração para Concursos: Recrutamento e Seleção

    http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2016/01/gestao-de-pessoas-recrutamento-e-selecao.html

  • 1. Entrevista - técnica mais utilizada em seleção de pessoal no Brasil, permite contato face a face. (realmente!)
    2. Testes (provas) de Seleção - instrumento que tenta mensurar algumas características (conhecimentos, habilidades) do candidato. (os testes podem ser para aferir conhecimentos, mensurar aptidões, etc)
    3. Verificação de Referências e Recomendações - ação que permite o cotejo das informações prestadas pelo candidato. (se você vai buscar referências e recomendações, você vai comparar informações)
    4. Exame Médico - ação que permite verificar se o candidato está fisicamente apto a desempenhar as funções essenciais do cargo. (óbvio)

     

    obs: significado de cotejo: 

    substantivo masculino

    ato, processo ou efeito de cotejar pessoas, coisas, elementos etc. diversos, investigando-lhes possíveis semelhanças e/ou diferenças; comparação.

  • Gab: E) 1-II; 2-IV; 3-I; 4-III.

  • Vamos complementar cada uma das colunas.

    O que é cotejo? substantivo masculino, ato, processo ou efeito de cotejar pessoas, coisas, elementos etc. diversos, investigando lhes possíveis semelhanças e/ou diferenças; comparação.

    A ação que permite o cotejo (ou comparação) das informações prestadas pelo candidato é a verificação de testes e recomendações.

    A técnica mais utilizada em seleção de pessoal no brasil é a entrevista.

    A ação que permite verificar se o candidato está fisicamente apto a desempenhar as funções essenciais do cargo é o exame médico.

    O instrumento que tenta mensurar algumas características do candidato é o teste de seleção.

    Com isso temos 1-II, 2-IV, 3-1, 4-III. Alternativa correta é a letra E.

    Gabarito: E


ID
1382404
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um analista de recursos humanos sugeriu o uso da técnica de entrevista em um processo seletivo.
Dentre as reconhecidas vantagens da técnica, o analista argumentou erroneamente que a técnica permite

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    Comparar subjetivamente vários candidatos.

  • não entendo. pq a entrevista não permite comparar objetiva os candidatos...se em todo processo a última etapa é sempre a entrevista com o gestor??? sendo assim para ele decidir ele ñ deveria ser objetivo?

  • Ana acho que a entrevista não é objetiva pq o entrevistador vai estar analisando o entrevistado do ponto de vista dele, de forma subjetiva. Uma prova é objetiva, mas uma entrevista não.

  • Todas as entrevistas são carregadas de subjetividade!

  • Obrigada, Julia.

  • "(...) a entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas."

    " Apesar do seu forte componente subjetivo e impreciso, a entrevista pessoal é aquela que mais influencia a decisão final(...)"

    Chiavenato, gestão de pessoas.

  • Acertei essa questão, mas meu raciocínio não teve a ver com a questão "subjetividade x  objetividade" em relação a entrevista, como muitos colegas já comentaram. Marquei a letra A porque ela diz que a entrevista permite comparar objetivamente vários funcionários, porém lembrei da dinâmica de grupo. Se o objetivo é comparar vários funcionários (independente se for de forma subjetiva ou objetiva), penso que a dinâmica de grupo se encaixa melhor a tal finalidade do que a entrevista. Bom, não sei se esse pensamento está correto, de acordo com a literatura, mas foi dessa forma que pensei para chegar na resposta. Se estiver errado, comentem por favor! Um abraço e bons estudos!!

  • A pegadinha da banca: a objetividade. Não, a entrevista é subjetiva. Gabarito A.

ID
1458079
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A seleção de pessoas é um processo de comparação entre duas variáveis: comparar o perfil do candidato (que se identifica por meio das técnicas de seleção) com o que é exigido para o cargo (essas informações virão da análise e descrição do cargo). São técnicas de seleção: entrevista de seleção, provas de conhecimento/ capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnica de simulação. Diante do exposto, é correto afirmar que se entende por testes psicométricos a seguinte conduta:

Alternativas
Comentários


  • Testes Psicométricos

    Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento do que se referem às aptidões da pessoa. Os testes psicométricos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. Os resultados dos testes de uma pessoa são comparados com padrões de resultados em amostras representativas para obter resultados em percentil.

    Os testes psicométricos focalizam principalmente as aptidões. Servem para determinar os quantos elas estão presentes em cada pessoa, com a finalidade de prever o seu comportamento em determinadas formas de trabalho.

    Enquanto as provas de conhecimentos ou capacidades medem a capacidade atual de realização e habilidades, os testes psicométricos medem as aptidões individuais, para oferecer um prognóstico futuro do seu potencial de desenvolvimento.

    Geralmente, os candidatos recebem uma bateria de testes psicométricos para avaliar suas diferentes aptidões e um teste de nível mental.

    Fonte:http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/testes-psicometricos.htm



  • a) técnicas de simulação

    b) testes de personalidade

    c) técnica de incidentes críticos (mas não tem nada a ver com Recrutamento & Seleção)

    d) entrevista comportamental ou por competência

    e) resposta

  • Testes psicológicos: valência, preditor e validade. 

  • o psicométrico seria a mesma coisa que testes psicológicos? pq o primeiro mesmo eu não achei no meu material.

  • Estudei muito, mas entendi pouco a respeito desse teste psicométrico. Então, para não errar questões observei esse padrão:
    Teste Psicométrico
    :
    "Comparar o Resultado de UM com o de OUTROS"
    Palavras Chave:
    Objetiva e Padronizada de uma Amostra do Comportamento
    Pesquisa Estática

  • Teste psicológico é a mesma coisa que teste psicométrico?

  • A psicometria é a parte da Psicologia que busca mensurar as características psicológicas dos indivíduos. Esse tipo de teste identifica perfil comportamental, e capacidade cognitiva que podem indicar como a pessoa irá reagir em situações de pressão, trabalho em equipe e suas próprias entregas - Os testes são comparados uns com os outros para que se siga um padrão.


ID
1897966
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um gerente de marketing precisa selecionar um candidato para uma vaga na sua equipe. Recebeu, por indicação, quatro currículos com nível de formação adequado e experiência compatível com o cargo. O gerente resolveu marcar uma entrevista, “uma conversa para conhecer melhor os candidatos”, para escolher o mais adequado à vaga.

Esse tipo de entrevista desestruturada, como instrumento de seleção, tem como desvantagem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. A FGV só abordou de outra forma. Geralmente é a padronizada que é fechada. 

    Diretiva
    Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
    Ambas apresentam, como vantagens, a facilidade, o aprofundamento dos temas abordados e, como desvantagem, a dificuldade de comparação dos candidatos.
    Não diretiva
    Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.
    Questões fechadas (formulários)
    Totalmente padronizada
    Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.
    Ambas apresentam, como vantagem, a facilidade para comparar os candidatos e, como desvantagem, a dificuldade para aprofundar os temas abordados.
    Padronizada apenas quanto às perguntas
    As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.
     

    RIBAS (2014)

  • Segundo Chiavenato:

     

    "O entrevistador corre o risco de esquecer ou omitir alguns assuntos ou informações. E uma técnica criticada pela sua baixa consistência devido ao fato de não se basear em um roteiro ou itinerário previamente estabelecido."

     

     

    Fonte: Gestão de Pessoas - 3 ed. Idalberto Chiavenato.

  • o que são informações viesadas?

  • Viesadas/viés - tendenciosas ;)

  • Entrevista não diretiva - Sem planejamento.Tendênciosa. Pensei dessa forma mais errei a questão.

  • Vantagens e Desvantagens da Entrevista de Seleção

    As vantagens da entrevista de seleção são:
    1. Permite contato face a face com o candidato.
    2. Proporciona interação direta com o candidato.
    3. Focaliza o candidato como pessoa.
    4. Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.

    As desvantagens da entrevista de seleção são:
    1. Técnica altamente subjetiva e grande margem de erro e variação.
    2. Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista.
    3. Difícil comparar vários candidatos entre si.
    4. Exige treinamento do entrevistador.
    5. Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas.

     

    http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/vantagens-e-desvantagens-da-entrevista-de-selecao.htm

  • copia do libro da prof. Ribas:

    3.4.1.2 Erros de entrevista Kinvex (2002) relata que o entrevistador pode ser influenciado pelas suas inclinações pessoais, e conhecê-las ajudará na eficiência das entrevistas. As interferências pessoais ocorrem quando o entrevistador avalia o candidato influenciado por algo não relacionado com a função em questão.

    • Enviesamento por afinidade: esta influência ocorre quando o entrevistador está perante um entrevistado que possui algo em comum consigo, por exemplo, hobbies, atitudes, convicções. Esta familiaridade com o candidato tem como consequência a negligência de alguma eventual falha do entrevistado. Desse modo, haverá tendência a beneficiar o candidato. O inverso ocorre na situação oposta, ou seja, quando o entrevistador está perante um entrevistado diferente de si, tem tendência a clivar os aspectos positivos, dando importância apenas aos aspectos negativos dele, atitude que, portanto, não será benéfica para o candidato.

    Interferência das primeiras impressões: esta interferência ocorre quando o entrevistador cria uma imagem definitiva do candidato a partir das primeiras impressões, havendo tendência para procurar mais informação que confirme a impressão inicial, não dando ênfase a qualquer dado que não a confirme.

    Erro de Halo: acontece quando o entrevistador permite que uma característica do candidato influencie a sua perspectiva global sobre ele, generalizando essa característica para outras áreas relevantes à função, por exemplo, a crença de que bons vendedores serão bons gestores de vendas.

    • Interferência da “necessidade urgente de preencher vagas”: esta interferência ocorre quando há urgência em preencher uma vaga. O entrevistador tem tendência em baixar os padrões de admissão, conseguindo mais candidatos. O candidato selecionado não é considerado uma boa escolha, mas, devido ao caráter de urgência do recrutamento, este acaba por ser aprovado.

    • Efeito de contraste: esta influência ocorre quando, após a entrevista a alguns candidatos péssimos, surge um candidato que é abaixo da média, mas, se comparado aos anteriores, parece razoável, e o entrevistador acaba selecionando este. Para anular essa influência, há que se ter critérios de avaliação fixos e preestabelecidos. 

     

  • 1. Estat. Que contém ou acarreta viés (3); tendencioso: estimador viesado.

    GAB - A

  • Por ser mais subjetiva, tende a gerar erros de avaliação (viés).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Esta questão trata da técnica de seleção mais cobrada: entrevista pessoal. Vamos revisar sobre este tema?

    ENTREVISTA PESSOAL: É a técnica de seleção mais amplamente utilizada. Apesar de carecer de base cientifica e se situar como a técnica mais subjetiva e imprecisa de seleção, a entrevista pessoal é aquela que mais influência na decisão final a respeito dos candidatos. Ocorre quando um gerente da empresa ou membro da área de Gestão de Pessoas entrevista o candidato e anota suas impressões sobre ele.

    As entrevistas podem ser:

    PADRONIZADAS – quando totalmente estruturada e com um roteiro anteriormente definido, ou seja, com perguntas fechadas (questionamentos e respostas padrões).

    PADROZINADAS APENAS QUANTO ÀS PERGUNTAS – o entrevistador só define que questionamentos vai fazer aos candidatos.

    DIRETIVAS – determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as perguntas a serem feitas, ou seja, deixa os questionamentos a critério do entrevistador, que vai criando-as a partir do andamento da entrevista e de como a conversa se desenvolve.

    NÃO DIRETIVAS OU EXPLORATÓRIAS – entrevista totalmente livre, em que não se especifica nem as perguntas e muito menos as respostas esperadas. O seu maior problema é que aflora ainda mais o caráter subjetivo e impreciso das entrevistas, restando passível de muito vieses (ou erros de avaliação), como o efeito de generalização, preconceitos, tendenciosidade, o entrevistador pode fazer perguntas diferentes aos candidatos (dificultando a comparaçao posterior) etc. 

    Pelo que percebemos do enunciado, então, é que se trata de uma entrevista exploratória. Assim, julguemos os itens:

    a) Correto, pelas explicações dadas acima acerca das entrevistas não diretivas ou exploratórias.

    b) Errado, pois isto vai depender das perguntas que o entrevistador fizer. Às vezes, por nem ter se planejado antes, acaba fazendo poucas perguntas e que nem sejam tão produtivas.

    c) Errado, já que isto depende da escolha das perguntas que o entrevistador vá fazer.

    d) Errado. Qualquer entrevista permite ter o minimo de conhecimento do candidato, a depender da perguntas elaboradas.

    e) Errado. As entrevistas acrescentam informações às contidas nos currículos e testes, a depender das perguntas elaboradas.

    Gabarito: A

  • questao lixo caiu em uma prova n teve resposta

  • A entrevista de seleção é a técnica de seleção de pessoal mais utilizada no Brasil e tem como uma de suas vantagens permitir o contato face a face.

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Certo. A entrevista é uma técnica subjetiva, com forte margem de erro e variação, por isso a entrevista tende a perder o viés (rumo).

    Alternativa B. Errado. O tempo da entrevista pode variar entre os candidatos.

    Alternativa C. Errado. A focalização como pessoa humana do candidato é uma vantagem da entrevista, dessa forma pode-se conhecer suas diferenças individuais.

    Alternativa D. Errado. Pelo contrário, o método da entrevista proporciona interação direta com o candidato, permitindo a avaliação do comportamento e reações.

    Alternativa E. Errado. A entrevista pode proporcionar mais informações importantes do que as descritas no currículo.

    Quer lembrar as vantagens e desvantagens da entrevista? Veja:

    GABARITO: A

  • GAB A

    Vantagens da entrevista:

    1. Permite contato direto, face a face com o candidato;
    2. Proporciona interação direta com o candidato;
    3. Focaliza o candidato como pessoa humana e suas diferenças individuais;
    4. Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.

    Desvantagens da entrevista:

    1. Técnica altamente subjetiva e forte margem de erro e variação;
    2. Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista;
    3. Difícil comparar vários candidatos entre si;
    4. Exige treinamento do entrevistador;
    5. Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
1970488
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As técnicas de Gestão por Competências tomam por base a criação de um perfil de competências para cada cargo dentro da empresa, utilizando como ferramenta o mapeamento de competências, facilitando a implantação de políticas de pessoal e de planos de carreira. Na dimensão relativa ao recrutamento propriamente dito, é comum a utilização da entrevista comportamental, na qual, entre outros aspectos,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como B. Até cogitei o C. 

     

    RIBAS (2014) - 

    .1 Entrevista comportamental x entrevista situacional
    Ainda existe muita confusão no que tange aos conceitos de entrevista comportamental e entrevista situacional. Veja o esquema abaixo, que elucida essa questão.

    Questão de Concurso
    (FCC/TRE-AP/Analista Judiciário/2011) A entrevista comportamental com foco em competências é estrategicamente estruturada para
    a) pesquisar momentos na vida da pessoa no qual ela apresentou dificuldades para concluir tarefas.
    b) investigar o conhecimento técnico da pessoa na resolução de uma situação-problema.
    c) pesquisar a estrutura de aprendizagem que irá possibilitar o desenvolvimento de competências.
    d) analisar situações onde a pessoa demonstrou elevada motivação para lidar com as relações interpessoais.
    e) investigar o comportamento passado da pessoa em uma situação similar da competência a ser investigada.
    Gabarito: e. A entrevista comportamental busca informações do comportamento passado, levando em consideração que tais comportamentos serão replicados no futuro, em situações semelhantes.

  • Entrevista comportamental ou target

    A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos.

    Fonte: Livro: Gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim 

    Gabarito: B

  • qual o problema da A ?

  • Wendel, o que me ajudou a decidir é que, conforme menciona a questão, a gestão por competências utiliza um perfil do cargo com as competências necessárias e a partir desse mapeamento de competências tem se o perfil de profissional necessário para a empresa. Então na entrevista comportamental o candidato é questionado sobre o comportamento que teve em situações similares as que irá enfrentar no cargo, a fim de verificar se o comportamento do candidato se adequa à competência necessária do cargo.

     

    Mas não respondi sem pensar, olhei muito para a alternativa A, o que me ajudou a decidir a questão foram as palavras chaves: 

    perfil de competências para cada cargo dentro da empresa,  entrevista comportamental, o candidato é questionado sobre situações similares que envolveram a competência investigada, levando em consideração que tais comportamentos serão repetidos em situações semelhantes no futuro

     

    GAB: B

  • O problema da letra "A" está em "situações críticas". 

  • COMENTÁRIO PROF. ADRIEL (Estratégia Concursos e Tec Concursos).

     

    A resposta é a letra B.

     

    A entrevista comportamental busca, essencialmente, verificar no repertório de experiências do candidato, as situações já vivenciadas por ele que sejam semelhantes, próximas, similares às que ele provavelmente terá na posição para a qual será contratado.

     

    Assim, a estrutura desse tipo de entrevista evita que ele crie cenários que nunca existiram, tornando hipotéticas soluções para as quais ele nunca vivenciou. Acredita-se que o candidato buscará aplicar soluções semelhantes para situações semelhantes. Com base em experiências já vividas e soluções já apresentadas em situações análogas, pode-se dizer que, se ele resolveu assim uma vez, tenderá a agir da mesma maneira em situações próximas a essas.

     

    A diferença básica entre a entrevista comportamental e a entrevista situacional é que na entrevista comportamental questiona-se sobre comportamentos passados para analisar aplicações semelhantes no futuro; já na entrevista situacional, questiona-se sobre situações críticas (não necessariamente já vivenciadas pelo candidato), para análise do comportamento em determinadas situações.

     

    Portanto, a alternativa A refere-se à entrevista situacional.

     

    GABARITO: B.

  • O que estranhou-me foi o enunciado mencionar "relativa ao recrutamento", quando, acredito, deveria ser relativo a seleção.

    Alguém explica?

  • Nomeando os tipos de testes e de entrevistas de cada alternativa:

     

    A) Entrevista Situacional

     

    B) Entrevista Comportamental (gabarito)

     

    C) Técnica de simulação

     

    D) Teste psicométrico

     

    E) Teste de personalidade

     

    Fonte: Andreia Ribas (2013)

     

    -----------------------//----------------------------

     

    É comum a confusão entre entrevista comportamental e entrevista situacional...

     

    Podemos pensar da seguinte forma: a gestora ou o gestor quer saber o comportamento da candidata ou do candidato, e comportamentos podem ser descritos se previamente vividos. Comportamento = passado

     

    Já quando a gestora ou o gestor quer saber como a candidata ou o candidato agiria, ela/ele cria uma situação hipótetica para então observar a reação (comportamento hipótetico) da pessoa. Situação = futuro (hipótese)

     

    [Não sei se expliquei tão bem, gestão de pessoas é uma matéria meio nebulosa mesmo, então eu costumo criar esses "macetes" (quase que teorizando por minha conta) para não esquecer na hora da prova...]

     

    =)

  • Cleyton, bem lembrado. De acordo com os teóricos e as teóricas de Gestão de Pessoas, essa fase de testes e entrevistas se dá na Seleção, não no Recrutamento.

     

    O enunciado está equivocado mesmo. Trem doido essa matéria e mais ainda quem elabora as provas. 

    =/

  • Entrevista:

    *) Comportamental - Situação PASSADA ---alternativa B "situações similares que envolveram"

    *) Situacional - Situação FUTURA --- alternativa A "qual seria"

     

    This is the end

  • http://www.e-konomista.pt/a...

    gabarito letra b

    A entrevista comportamental consiste num método de seleção que foca os comportamentos de um candidato em ambiente laboral e baseia-se no princípio de que comportamentos passados permitem prever performances futuras em situações semelhantes.

    A sua introdução remonta à década de 70 (por psicólogos industriais) e surgiu da necessidade de melhorar os métodos de seleção. Este é um tipo de entrevista que se tem vindo a tornar bastante popular entre os recrutadores, já que permite analisar as capacidades dos candidatos em termos de comunicação, liderança ou relacionamento interpessoal por exemplo.

  • Como me Comportei ? =  Comportamental

    Como Serei? = Situacional.

     

     

     

  • Métodos de Seleção Por Competências:

     

     

        >Entrevista Situacional: é indagado ao candidato qual seria o seu comportamento em situações críticas, avaliando a capacidade de enfrentamento em casos hipotéticos. 

     


        >Entrevista Comportamental:  o candidato é questionado sobre situações similares que envolveram a competência investigada, levando em consideração que tais comportamentos serão repetidos em situações semelhantes no futuro. 

     


        >Técnica de simulação: são realizadas dinâmicas de grupo, nas quais o candidato é instigado a apontar quais seriam as competências necessárias para o desempenho da função requerida.

     


         >Teste psicométrico: são avaliadas as competências técnicas do candidato, mediante a resolução de problemas e casos práticos, sempre em caráter prospectivo e hipotético. 

     


        >Teste de personalidade: são aplicados testes psicométricos, objetivando avaliar o comportamento, aptidões e personalidade do candidato. 

  • MACETE:

     

    FORMAS DE ENTREVISTAS

     

    ComPortamental = Situações Passadas

     

    SitUacional = Situações fUturas

     

     

    GABARITO LETRA B

  • a) situacional

    b) comportamental

    c) simulação

    d) psicométrico

    e) personalidade

  • Seleção por competências -> entrevista comportamental baseada em competências.
    entrevista comportamental-> questiona os comportamentos passados, se já agiu de forma semelhante.
    entrevista situacional -> questiona os comportamentos em situações críticas, como ele agiria em determinada situação.

     

    GAB LETRA B

  • Há um erro no enunciado da questão: não se trata de uma técnica/método de recrutamento, mas de seleção.

  •  a) é indagado ao candidato qual seria o seu comportamento em situações críticas, avaliando a capacidade de enfrentamento em casos hipotéticos.  Situacional: questiona os comportamentos do candidato em situações críticas, como ele agiria em determinadas situações. 

     

     b) o candidato é questionado sobre situações similares que envolveram a competência investigada, levando em consideração que tais comportamentos serão repetidos em situações semelhantes no futuro.  Comportamental: questiona os comportmentos passados, se o cadidato já agiu de forma semelhante em situações PASSADAS.

     

     

     

     

    Fonte: Ribas


ID
1982956
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Suponha que, no curso de um processo seletivo para a contratação de um gerente de projetos, tenha sido realizada uma entrevista na qual o mesmo foi indagado sobre ações realizadas e resultados obtidos em experiências profissionais anteriores. O candidato foi selecionado por ter demonstrado excelente performance em sua atividade anterior, não ligada a gestão de projetos, mas que fez o entrevistador presumir que aquelas mesmas características favoráveis ao bom desempenho na função pretérita estariam presentes também em outras competências do candidato, necessárias ao bom desempenho na posição a ser preenchida. A situação narrada indica a aplicação de

Alternativas
Comentários
  • “Efeito Halo” é um termo criado pelo psicólogo americano chamado Edward Thorndike, que afirmava que o cérebro humano julga, analisa e tira conclusões de uma pessoa a partir de uma única característica, e formula um estereótipo global do indivíduo com este único fator (....)

    No ambiente corporativo, é preciso estar ainda mais cauteloso. Isso porque o efeito halo se trata de uma interferência que pode prejudicar ou valorizar um colaborador indevidamente. "

    http://www.jrmcoaching.com.br/blog/entenda-o-que-e-o-efeito-halo-na-avaliacao-desempenho/

    No caso da questão, o entrevistador julgou que o candidato era apto a vaga apenas porque este teve excelente performace na experiência profissional anterior, mesmo a anterior nem envolver gestão de projetos.

  • Gabarito: Letra E.

     

    A entrevista situacional se consiste em avaliar o profissional por meio de situações já vividas: crises, conquistas, erros cometidos. Ao acompanhar a narração de cada momento deste, vivido pelo candidato, o avaliador tem condição de medir o grau de iniciativa, responsabilidade, comprometimento com suas tarefas e equilíbrio diante de problemas.

     

    *Obs: A professora Giovana Carranza (EVP) explica que DESCRIÇÃO COMPORTAMENTAL e SITUACIONAL são equivalentes. Mas, caindo em provas as duas opções, deve-se optar pela DESCRIÇÃO COMPORTAMENTAL (pelo menos na FCC).

     

    Efeitos de Contraste: Não avaliamos as pessoas isoladamente. Nossa reação a uma pessoa é sempre influenciada pelas outras pessoas que encontramos recentemente. Uma ilustração de como o efeito de contraste funciona é uma situação de entrevistas com um conjunto de candidatos a emprego. A avaliação de qualquer candidato pode sofrer distorções por causa de sua posição na ordem de chamada. Ele poderá ser beneficiado se o candidato anterior for medíocre, ou prejudicado se o antecessor for brilhante.

     

    Percepção Seletiva: Todas as características que fazem com que uma pessoa, um objeto ou um evento se sobressaia aumentam a probabilidade de que ele seja percebido. É impossível para nós assimilar tudo o que vemos ( apenas alguns estímulos podem ser assimilados). Como não podemos observar tudo o que se passa à nossa volta, nós nos empenhamos em uma percepção seletíva. Percebemos um pouco de cada vez. Mas este pouco não é escolhido aleatoriamente; na verdade, é escolhido seletivamente, de acordo com nossos interesses, experiências passadas e atitudes. A percepção seletiva nos permite uma "leitura rápida" dos outros, mas com o risco de obtermos uma figura imprecisa. Como sempre vemos aquilo que queremos ver, podemos tirar conclusões erradas de uma situação ambígua.

     

    Efeito de Halo: Quando construímos uma impressão geral de alguém com base em uma única característica — como sua inteligência, sociabilidade ou aparência —, acontece o efeito de halo. Este fenômeno ocorre com frequência quando os alunos avaliam seus professores. Os estudantes podem dar mais evidência a um único traço, como entusiasmo, e deixar que sua avaliação do professor seja totalmente baseada nesta característica.

     

    Projeção: É mais fácil julgar os outros se pressupormos que eles são parecidos conosco. Por exemplo, se você quer desafios e responsabilidade em seu trabalho, pressupõe que os outros também querem o mesmo. Se você é honesto e confiável, presume que as outras pessoas também são assim. Esta tendência, chamada de projeção, pode distorcer as percepções que temos delas.

  • Entrevista comportamental

    O entrevistador focará nas suas características pessoais a fim de checar se são compatíveis com o cargo proposto. Os pontos em destaque são: experiência, comportamento, conhecimento, habilidades sempre ligadas à área profissional.

    “Efeito Halo” é um termo criado pelo psicólogo americano chamado Edward Thorndike, que afirmava que o cérebro humano julga, analisa e tira conclusões de uma pessoa a partir de uma única característica, e formula um estereótipo global do indivíduo com este único fator — como aparência, vestimenta, postura, fala e etc.

  • Comportamental --> situações passadas.

    Efeito halo --> generalização.

  • Vide Jus, Daniel está correto. Efeito halo é sim de generalização. Leniência é quando o avaliador é pouco rigoroso, 'puxando pra cima' o desempenho do avaliado. 

  • Comportamental: questiona os comportmentos passados, se o cadidato já agiu de forma semelhante em situações PASSADAS.

     

    Situacional: questiona os comportamentos do candidato em situações críticas, como ele agiria em determinadas situações. 

     

     

    Fonte: Ribas

  • Observe os seguintes trechos:

    “entrevista na qual o mesmo foi indagado sobre ações realizadas e resultados obtidos em experiências profissionais anteriores”

    Entrevista sobre comportamento do candidato em situações do passado/pretéritas = entrevista comportamental, por isso o gabarito é a alternativa E.

    Uma dica para não confundir entrevista comportamental com situacional:

    Para relembrar os diferentes tipos de entrevista, veja o esquema a seguir:

    Gab:E


ID
1983064
Banca
EXATUS
Órgão
Ceron - RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

I - Observação direta é o método de análise de cargo que consiste na observação direta e dinâmica do ocupante em pleno exercício de suas funções.

II - Questionário é o método no qual é solicitado ao pessoal que preencha um questionário de análise de cargo respondendo, por escrito, todas as indicações possíveis sobre o ocupante do cargo.

III - Entrevista direta é o método que consiste em recolher os elementos relativos ao cargo em que se pretende analisar, através de um contato direto e verbal com seu ocupante ou com seu chefe direto.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra C.

     

    Questionário é o método no qual é solicitado ao pessoal que preencha um questionário de análise de cargo, respondendo por escrito, as indicações sobre o cargo, seu conteúdo e suas características. Ou seja, não é para apenas responder as indicações (mesmo que todas), mas também é preciso informar o conteúdo e as características do cargo.

  •  

    O questionário é prenchido pelo ocupante do cargo ,ou pelo seu supervisor ou por ambos em conjunto. Não há que se falar em solicitar ao pessoal que prencha o questionário, a fim de apontar as características do ocupante do cargo. Ou o supervisor deste o faz, ou o próprio empregado o faz.

  • Métodos de coleta de dados sobre cargos:

    1 - Entrevista Método utilizado para buscar dados a respeito dos cargos e determinar deveres e responsabilidades

    Vantagens

    Amplamente utilizado;

    Proporciona oportunidade para mostrar as possíveis frustrações que o cargo impõe;

    Um método simples e rápido para obter informação.

    Desvantagens 

    Pode apresentar distorções de informações;

    Ocupante pode exagerar certas responsabilidades, enquanto minimiza outras;

    Ocupante pode legitimar sua visão do cargo para obter vantagens pessoais quanto à remuneração

    2- Questionário - proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionário.

    Vantagens:

    Mais econômico

    Mais abrangente, distribuído a todos ocupantes de cargos

    Ideal para cargos de alto nível

    Desvantagens

    Contraindicado para cargos de baixo nível

    Exige planejamento e cuidadosa montagem

    Tende a ser superficial e distorcido

    3 - Observação - Analise direta daquilo que o ocupante do cargo esta fazendo. Aplicável a cargos simples e rotineiros e repetitivos.

    Vantagens

    Veracidade dos dados obtidos

    Não requer paralisação do ocupantes do cargo

    Ideal para cargos simples e repetitivos

    Desvantagens

    Custo elevado

    Contraindicado para cargos que não sejam simples.

    FONTE: RIBAS 

  • GABARITO LETRA C

    Acredito que o erro esteja em todas as indicações possíveis sobre o ocupante do cargo(PESSOA).

    As indicações devem ser sobre o cargo e não sobre o seu potencial ocupante. Todas as indicações possíveis ficou muito abrangente e genérico não focando especificamente no termo características  e conteúdo do ocupante do cargo.

    Com esta ideia de todas as indicações sobre o ocupante teríamos um tempo maior para coleta de informações , não sendo recomendado o questionário e sim a entrevista.

  • Acredito que somente a III pode ser verdadeira.

    Observação, Questionário e Entrevista são métodos de descrição do cargo e não de análise.

  • No rigor do literatura, a a) estaria errada por não ser ferramenta de análise de cargos. O examinador deve ter considerando o substantivo "análise" no seu caráter geral.

  • 2 colegas disseram que essas não são ferramentas de análise e sim de DESCRIÇÃO.

    Na verdades,elas são ferramentas sim de ANÁLISE.

    No livro da Ribas,consta que são ferramentas da Etapa:EXECUÇÃO, que está presente na FASE DA ANÁLISES DE CARGOS


ID
2105437
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No bojo do processo de recrutamento e seleção de pessoal, uma das abordagens comumente utilizadas consiste em questionar o candidato a respeito de sua conduta e reações em determinadas situações pretéritas, na forma de entrevista denominada

Alternativas
Comentários
  • ...O que diferencia a entrevista comportamental dos demais tipos de entrevista é que é realizada a análise da performance passada como indicador de qual será o desempenho no futuro. Conforme o comportamento manifestado, analisa-se se o candidato será ou não competente para desempenhar a tarefa inerente ao cargo que está sendo pleiteado...

    Vale a pena a leitura do artigo http://www.convibra.org/upload/paper/2013/34/2013_34_7551.pdf

  • Gabarito Letra A

    Tipos de entrevistas

    Questões abertas
    1-Diretiva

    Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador
    2-Não diretiva
    Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.

    Questões fechadas (formulários)
    1-Totalmente padronizada

    Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.
    2-Padronizada apenas quanto às perguntas
    As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.

    Entrevista comportamental ou target
    A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos.

    Entrevista situacional
    Questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação

    fonte: Andréia ribas, Gestão de Pessoas para Concursos
    bons estudos

  • Qual é sua conduta?

    Quais são suas reações?

    Como você se comporta em determinadas situações pretéritas?

     

  • ComPortamental = Situações Passadas

    SitUacional = Situações fUturas

  • Comportamental: Questiona os comportamentos passados se o candidato já agiu de forma semelhante em situações passadas.

    Situacional: Questiona os comportamentos do candidato em situações críticas, como ele agiria em determinadas situações.

     

    Livro: gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Ramalho.

  • Entrevista comportamental ou target


    A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos.

     

    Andréia ribas, Gestão de Pessoas para Concursos

     

     

  • Se quiser o CAR (contexto + ação + resultado) é a entevista comportamental ou target.

  • A diferença entre uma entrevista comportamental e situacional:

    Entrevistas Comportamental: Baseadas em situações já vividas pelo candidato dentro de uma organização.

    Entrevista Situacional: O candidato é colocado numa situação hipotética para ver como ele reagiria. 

  • GAB. A

    Falar em entrevista comportamental (experiência em cargos que ocupou) tem que lembrar do CAR - Contexto - Ação - Resultados. É uma entrevista mais obejetiva e sistemática.

    Outro tipo de entrevista cobrada: Entrevista de stress: objetivo é deixar o candidato estressado.

     

  • Entrevista comportamental ou target

    A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos. (" CAR")
     

     

    Entrevista situacional

    Questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação.

     

     

    Fonte: Ribas

     

  • Comportamental: como agiu

    Situacional: como agiria 

  • a entrevista comportamental vem sendo uma ferramenta cada vez mais praticada pelos profissionais da área de recrutamento e seleção, buscando identificar de forma objetiva, focada e assertiva, as competências essenciais para o cargo, no candidato, tornando o resultado do processo mais eficaz. Esta metodologia pode ser entendida como uma ferramenta que busca contemplar experiências concretamente vividas pelo candidato, que possam oferecer subsídios para a predição do comportamento futuro do mesmo. Esta ferramenta pressupõe a realização de uma investigação de comportamentos passados para averiguar se, em situações específicas em que o uso de determinados comportamentos foi necessário, o candidato utilizou os mesmos.

     

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Comportamental = Situações pretéritas.

  • Comportamental: questiona os comportmentos passados, se o cadidato já agiu de forma semelhante em situações PASSADAS.

     

    Situacional: questiona os comportamentos do candidato em situações críticas, como ele agiria em determinadas situações. 

     

     

    Fonte: Ribas

  • comportamental, target, por competência.

  • ...questionar o candidato a respeito de sua conduta e reações em determinadas situações pretéritas = passado

    Comportamental: Questiona os comportamentos passados

    Gabarito: letra A

  • Existem vários tipos de entrevista. A entrevista que busca avaliar o comportamento do candidato em situações pretéritas é denominada de entrevista comportamental, por isso o gabarito é a alternativa A.

    Uma dica para não confundir entrevista comportamental com situacional:

    Para relembrar os diferentes tipos de entrevista, veja o esquema a seguir:

    Gab:A


ID
2207917
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Recrutamento e Seleção é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Sobre esse tema leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O recrutamento de pessoal é feito mediante divulgação em veículos que possam atingir o público-alvo.
II. A seleção de pessoal pode contar com entrevistas a fim de observarem se o candidato possui as características necessárias para preencher os requisitos dos cargos.
III. Os pré-requisitos dos cargos estão disponíveis no Plano de Cargos e Salários da empresa.

Alternativas
Comentários
  • D) 18.2. Recrutamento e seleção de pessoas
    Um dos processos mais importantes, o processo de agregar pessoas é composto pelas atividades de recrutamento e seleção. Dessa forma, necessitamos atrair aqueles que têm o perfil que a organização precisa para cada cargo, do modo mais rápido e menos dispendioso possível.
    18.2.18. Recrutamento
    As pessoas não nascem associadas a uma organização. Assim sendo, existe a necessidade de que “algo” as atraia para uma empresa em particular. As organizações precisam comunicar para o público externo que existe uma necessidade de pessoal e atrair pessoas que tenham o perfil desejado para a vaga.
    Essa atividade inclui, naturalmente, a comunicação e a atração das pessoas. Dessa maneira, quanto mais pessoas com um perfil desejado sejam atraídas para o processo seletivo, melhor desempenho teve o recrutamento.
    De acordo com Marras,9 são três os principais fatores que afetam as necessidades de recrutamento de uma organização: o turnover (rotatividade de funcionários), o aumento de quadro planejado e o aumento de quadro circunstancial (como a contratação de vendedores temporários no Natal, por exemplo).
    Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.
    Já o recrutamento externo ocorre quando a empresa busca atrair pessoas de fora dela.

  • Os pré-requisitos ficam na DESCRIÇÃO dos cargos, que esses ficam no PCCR. GAB D

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de recrutamento e seleção de pessoas. Dito isso, vejamos como as afirmativas apresentadas podem ser julgadas.

    I. correto. O recrutamento de pessoal é feito mediante divulgação em veículos que possam atingir o público-alvo. 

    • O recrutamento, segundo Chiavenato (2014), corresponde ao processo em que a organização atrai candidatos, no Mercado de Recursos Humanos – MRH, para abastecer seu processo seletivo. Por meio do recrutamento, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. É como se ela dissesse; “Ei, há vagas disponíveis aqui, veja se você pode trabalhar aqui”. Do ponto de vista de aplicação, o recrutamento pode ser:

    II. correto. A seleção de pessoal pode contar com entrevistas a fim de observarem se o candidato possui as características necessárias para preencher os requisitos dos cargos. 

    • As entrevistas são uma das técnicas utilizadas para selecionar pessoas, elas podem ser utilizadas na triagem inicial dos candidatos no recrutamento, como entrevista pessoal inicial na seleção, como entrevista técnica para avaliar conhecimentos técnicos e especializados, como entrevista de aconselhamento e orientação profissional, como entrevista de avaliação do desempenho, como entrevista de desligamento na saída dos funcionários, etc.

    III. correto. Os pré-requisitos dos cargos estão disponíveis no Plano de Cargos e Salários da empresa.

    • As atividades deste item pertencem aos processos de aplicar pessoas, que são utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    Após analisarmos os itens, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Chiavenato, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP : Manole, 2014.


ID
2259592
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As dinâmicas de grupo, também conhecidas como técnicas vivenciais, têm como objetivo identificar nos candidatos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Hoje em dia, muitas entrevistas de emprego contêm uma vertente de dinâmica de grupo, onde a capacidade de interação de um indivíduo com o grupo é avaliada. Essa área é cada vez mais valorizada, porque pessoas que são boas em dinâmicas de grupo normalmente trabalham bem em equipe, uma característica muito procurada no contexto de trabalho nos dias de hoje

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica_de_grupo

  •  

    Habilidades excepcionais para o desempenho da função. = seleção por competências.

    -

    #GP!

  • "A dinâmica de grupo é a soma de interesses dos componentes do grupo e que pode ser ativada por meio de estímulos e motivações,no sentido de facilitar a harmonia e melhor relacionamento humano.Como um ser social, o homem tem necessidade de estabelecer relações com outras pessoas.O convívio social e as experiências compartilhadas com os colegas de trabalho situam-se entre as fontes mais poderosas de satisfação.O estudo dos grupos é importante para o administrador, porque as organizações são compostas por pessoas, e a maneira mais comum de executar  a tarefa organizacional é dividi-la em grupos de trabalho."  Trechos do livro de Idalberto Chiavenato.

    A dinâmica de grupo possui entre tantos outros objetivos , avaliar a interação dos indivíduos,o que chamamos também de relação interpessoal, bem como observar possíveis iniciativas,características pessoais de cada um.

    GABARITO LETRA E

  • Dinâmica de grupo remete a trabalho em equipe.


ID
2313232
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo acerca da gestão por competências.
I. Grupo focal é um dos instrumentos utilizados para identificação das competências necessárias a uma organização e consiste em uma entrevista coletiva.
II. A primeira etapa da gestão por competências corresponde à definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização.
III. O mapeamento das competências corresponde ao critério de alocação dos colaboradores da organização na sua estrutura.
Esta correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Rodrigo, tenho interesse nesse livro em PDF

  • O QUE É MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS?


    Trata-se do processo de levantamento das competências de cada pessoa e da organização, necessárias ao desenvolvimento das atividades, de modo a viabilizar o alcance dos objetivos institucionais.


    Um grupo focal (GF) é um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido, com o propósito de obter informações de caráter qualitativo em profundidade.

    As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas.

  • O mapeamento de competências identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.

    E sobre as etapas e o grupo focal outros colegas já deixaram os comentários.  

    Espero ter ajudado. 

  • Rodrigo Marcelo, também me interessa o livro de Chiavenatto em PDF

  • Rodrigo Marcelo, tenho interesse nesse livro em PDF.


  • Rodrigo Marcelo! Boa noite! Tambem me interesso pelo livro em questao. Poderia encaminha-lo? Obrigada! 

  • "A primeira etapa da gestão por competências corresponde à definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização."

    Quem define é a Gestão por Competências???? Não é definido pelo planejamento estratégico da organização???????

    Ao meu ver a "gestão por competências" é feita através do planejamento estratégico organizacional, onde este define a missão, visão e objetivos. Mas, errei feio essa questão.


    Alguém pode me esclarecer?!!!!!!!

    Desde já, obrigada.


  • Segundo o  professor Rodrigo Rennó( Estratégia Concursos),

    "A etapa inicial da Gestão Por Competências seria a FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO. Após a definição da Missão, da Visão e dos Objetivos Estratégicos, teríamos como identificar quais seriam as competências necessárias para que a organização tenha sucesso."

    Logo, o item II está correto.

  • Mapeamento de Competências
    O que é?
    "Consiste na identificação de competências individuais, coletivas e organizacionais com base em uma formulação estratégica". (Cespe, 2011).


    Objetivo:

    "Identificar a lacuna de competências". (GAP). Ou seja, é "a diferença entre as competências necessárias a consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização na organização". (BRANDÃO; BAHRY, apud RIBAS; SALIM, 2015, p. 86, grifo meu).


    Principais métodos e técnicas (Ribas e Salim, 2015, p. 88):

    Para identificar as competências necessárias:
    1) Análise Documental

    2) Entrevista

    3) Grupo focal - é uma entrevista coletiva realizada quando nem o pesquisador, nem os profissionais dispõem de tempo para entrevistas individuais. 

    4) Observação

    5) Questionários


    Para identificar as competências disponíveis na organização:

    1) Testes

    2) Simulações

    3) Avaliação de Desempenho


    RIBAS, Andréia Lins; SALIM, Cassiano Ramalho. Gestão de pessoas para concursos. 3ª ed. rev. e atual. Brasília: Alumnus, 2015

  • Como a FCC é temperamental, eu estou reunindo as acertivas corretas de vários temas para reunir as definições da própria FCC. Segue o que eu tenho até o momento sobre Gestão de Competências. Espero que ajude.

    - Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito. 

    -  Em se tratando de estratégia, refere-se à habilidade de uma organização em sustentar uma coordenação de recursos e capacidades de forma a alcançar suas metas. 

    A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que : identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.

    - O modelo de gestão por competências visa a alcançar os objetivos da organização por meio do alinhamento da missão, visão e valores; as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano.

    - Uma das maiores dificuldades para a implantação da gestão por competências nas organizações está na resistência do órgão de RH.

    - Para que esse modelo gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e a longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico.

    - Uma das principais vantagens do modelo de gestão por competências é o alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização.

    Um profissional deve desenvolver dois tipos de competências, a técnica e a interpessoal. O desenvolvimento da competência interpessoal exige a aquisição de habilidades que facilitem a compreensão do conteúdo da comunicação entre duas pessoas. Uma dessas habilidades é a verificação da percepção, que consiste em dizer sua percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de verificar a compreensão de seus sentimentos, além do conteúdo das palavras.

    - A gestão de pessoas por competências consiste em planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos objetivos institucionais. 

    - O modelo de gestão de pessoas por competências tem como diretriz a busca pelo autodesenvolvimento e possibilita um diagnóstico capaz de investigar as reais necessidades apresentadas no contexto de trabalho, bem como aquelas necessárias ao atingimento dos desafios estratégicos da organização. 

    - O processo que produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada trabalhador é denominado treinamento.

  • Subsistemas de Gestão por Competências

    *Objetivos e metas da organização (missão e visão)

    *Mapeamento e descrição de competências (define a função, a descrição, o cargo; define qual profissional que deve ter)

    *Mensuração de competência (alocação; define quem vai ocupar o cargo; define quem será o profissional a ser contratado)

    *Remuneração por competência (são associadas faixas de salários conforme a complexidade de atuação; é fixa e não variável)

    *Seleção por competência

    *Avaliação por competência

    *Desenvolvimento de competência

  • A banca foi muito infeliz ao considerar que a primeira fase da gestão por competência é a DEFINIÇÃO de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos. 

     

    A primeira fase, segundo Chiavenatto, consiste no conhecimento dos objetivos estratégicos da organização (missão, visão e valores) para orientar todas as suas ações de forma a casar com os objetivos da organização. 

     

    Entretanto, o que vale é o que a FCC julga como certo e não o que encontramos na literatura, logo basta aceitar. 

     

  • Na questão Q46161, de 2009, a FCC considerou como etapa inicial da gestão de competências a formulação da estratégia organizacional.

     

    Na questão Q32603, de 2010, a FCC considerou como etapa inicial da gestão de competências a identificação da lacuna de competências da empresa.

     

    Na questão Q771075, de 2013, a FCC considerou como etapa inicial da gestão de competências  definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização.

  • Questão ruim, que deveria ter sido anulada pela banca. Vamos resolvê-la na seguinte ordem:
    Item III. Errado. Não tem absolutamente nada a ver com mapeamento de competências, que é a identificação da lacuna de competências. Assim, já sabemos que as letras A, B e C não podem, em nenhuma hipótese, ser consideradas como certas. Sobraram as letras D e E.
    Com isso, já sabemos que o item I está "considerado certo". Falo isso porque "grupo focal" é uma técnica de pesquisa e discussão, que nem é
    assunto específico de gestão por competências, e nem é uma "entrevista coletiva". É, na verdade, um grupo de debate no qual um moderador lança os questionamentos e os tópicos a serem debatidos e deixa as pessoas debatendo com certa liberdade. Enquanto isso, observadores externos, fora da sala e por trás de um espelho, observam o comportamento das pessoas. A dúvida agora é se o item II está ou não correto. Mas está sim! É a
    primeira etapa da gestão por competências, como vimos na aula. Assim, apesar da questão merecer ser anulada, você conseguiria resolvê-la e acertar o gabarito esperado pela banca.


    GABARITO considerado: D

     

    Fonte: Estratégia Concursos - prof. Carlos Xavier - Gestão de Pessoas p/ TRFs - AJAA

  • Colocar a primeira etapa como definição de missão, visão e valores se mostra equivocado, pois a definição faz parte da estratégia da organização e é definida no nível estratégico, a gestão por competência é da área de recursos humanos no nível tático e operacional, os quais se apropriam da estratégia para definição de competências.

  • - Fases da G. por Competências:

    >  Mapeamento;

    >  Avaliação;

    >  Desenvolvimento;

    >  Monitoramento.

     

    - Mapeamento de competências: consiste em avaliar as competências existentes e as necessárias, bem como o GAP (lacuna) entre elas a fim de minimizá-lo. Identificar o perfil técnico e comportamental requerido para cada cargo ou função.

     

    A formulação da estratégia, nessa questão, veio antes da identificação do GAP.. Mas atenção, em outras questões a banca pode considerar o mapeamento (definição do GAP) como primeira etapa.

     

    Gab.: D

     

  • ITEM I- Grupo focal é um dos instrumentos utilizados para identificação das competências necessárias a uma organização e consiste em uma entrevista coletiva.CERTO
    EXPLICAÇÃO=> 4.1 Instrumentos utilizados para mapeamento (identificação) das competências necessárias: Análise Documental, Entrevista, Observação, Questionário e Grupo Focal: quando nem o pesquisador nem os profissionais, objetos do estudo, dispõem de tempo para entrevistas individuais, alternativa é realizar uma entrevista coletiva, também denominada grupo focal.

    ITEM II - A primeira etapa da gestão por competências corresponde à definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização. CERTO
    EXPLICAÇÃO=> ETAPAS: Apesar de não existir uma única forma de estruturar um modelo de gestão por competências, quase todos seguem as mesmas etapas, mesmo que levem nomes diferentes. Apresentaremos um modelo segundo Brandão e Guimarães (2001). Segundo esses autores, a gestão por competência refere-se a um processo contínuo, que se divide nas etapas apresentadas a seguir.
    Etapa 1: definição da missão, visão de futuro e objetivos estratégicos, referindo-se a missão ao propósito principal ou à razão pela qual uma organização existe. A visão diz respeito ao estado futuro desejado pela organização, ou seja, aquilo que ela deseja ser em futuro próximo. Os objetivos estratégicos, por sua vez, representam os desígnios a atingir, isto é, a situação a ser buscada pela organização em dado período de tempo.
    Etapa 2: em seguida, em razão dos objetivos estratégicos estabelecidos, é possível definir indicadores de desempenho no nível corporativo e metas.
    Etapa 3: identificação das competências necessárias para concretizar o desempenho esperado.
    Etapa 4: realização do diagnóstico ou mapeamento das competências organizacionais e humanas, ou seja, identifica-se o gap, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização. Identificar o gap, ou lacuna de conhecimentos, é fundamental.
    Etapa 5: realização do planejamento de ações, captação e desenvolvimento de competências que permitam à organização minimizar essa lacuna. É fundamental, portanto, realizar, periodicamente, o mapeamento e planejar a captação (por meio de recrutamento e seleção externa) e o desenvolvimento de competências (por meio da aprendizagem, seja ela individual, seja coletiva, natural ou induzida).
    Etapa 6: acompanhamento e avaliação, que funcionam como mecanismos de feedback, ou retroalimentação, dentro de uma abordagem sistêmica, à medida que os resultados alcançados são comparados com aqueles que eram esperados.

    ITEM III: O mapeamento das competências corresponde ao critério de alocação dos colaboradores da organização na sua estrutura.ERRADO
    EXPLICAÇÃO: Por meio das atividades que o cargo executa no dia a dia, é realizado o mapeamento das competências.

    ALT.D

    Fonte: RIBAS, Andréia Lins; SALIM, Cassiano Ramalho. Gestão de pessoas para concursos.

  • Gab. D

     

    A definição das competêcias organizacionais essenciasis constituem a primeira etapa da gestão por competências. 

    A definição dessascompetência é feita pela alta cúpula organizacional.

    E é nessa etapa que se desenvolve a :

            ---> MISSÃO

            ---> VISÃO 

            ---> OBEJETIVOS ORGANIZACIONAIS.

     

    A redação do item II não é a melhor, mas consegui entender o que era pedido.

     

    Fonte: Meus resumos com base no livro da Cristina Duran, Juspodivm.

  • CUIDADO EM RESOLVER, COMO ESSA, QUESTÕES ANTIGAS, pois o entendimento da FCC agora é que o mapeamento das competências é a PRIMEIRA ETAPA.

     

    Suponha que determinada entidade integrante da Administração pretenda implementar mecanismos de gestão por competências, utilizando-se dos conceitos e práticas correspondentes. Nesse contexto, iniciou identificando, a partir dos conhecimentos e habilidades requeridos para cada cargo, as competências necessárias para o seu desempenho e, paralelamente, aquelas efetivamente disponíveis na organização. Tal conduta se mostra

    a) correta, correspondendo ao denominado mapeamento de competências que aponta as lacunas a serem preenchidas.
    b)  equivocada, já que essa etapa, conhecida como gerenciamento de lacunas, é a fase final da metodologia.
    c) correta, desde que realizada concomitantemente com a prospecção das competências disponíveis no mercado.
    d) equivocada, pois a identificação das competências disponíveis é que determina o desenho dos cargos.
    e) correta, correspondendo ao denominado gerenciamento de escopo, identificando as deficiências a serem superadas.

     

    Considere que determinada organização pretenda adotar o modelo de gestão por competências e tenha iniciado o referido processo com a seleção dos melhores profissionais disponíveis no mercado para ocuparem posições estratégicas. Com isso, objetiva a disseminação das competências individuais desses profissionais por toda a organização. A abordagem adotada

    a) corresponde ao denominado mapeamento de competências, por meio do qual a organização pode também melhor definir as atribuições de cada cargo.
    b) não se coaduna com o modelo de gestão por competências, cuja primeira etapa consiste em identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias para cada uma das atividades.
    c) mostra-se equivocada, pois a gestão por competências não se aplica ao alto escalão das organizações, mas apenas aos cargos que requerem competências técnicas.
    d) encontra-se superada, eis que atualmente são adotados instrumentos mais modernos de seleção de competências, como o grupo focal.
    e) é pertinente, desde que adotada, na etapa seguinte, o mapeamento das lacunas existentes na organização entre as competências adquiridas na seleção e aquelas anteriormente disponíveis na organização.

     

    GAB LETRA D (cuidado para não marcar letra E)

  • O mapeamento identifica o GAP de competências.

  •  Grupo focal: quando nem o pesquisador nem os profissionais, objetos do estudo, dispõem de tempo para entrevistas individuais, alternativa é realizar uma entrevista coletiva, também denominada grupo focal (o entrevistador atua como moderador, estimulando e coordenando a discussão dos participantes).

     

    Fonte: Ribas

  • É muito engraçado ver alguém tentando justificar o gabarito totalmente equivocado dessa banca, segue:

    ''A primeira etapa da gestão por competências corresponde à definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização.''

    Só ai já era pra ser desconsiderado, pois a Gestão por Competência NÃO DEFINE NADA sobre missão, visão e valores! Ela apenas IDENTIFICA quais são!!

    tentem curtir meu comentário se puderem para ficar visível a quem precise de alguma explicação plausível.

    FONTE: Professora Giovana Carranza, vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5Ii-DjpCgaw

  • Eita que essa questão veio polêmica. Se a FCC entende que o mapeamento das competências é a primeira etapa do ciclo, então por que considerou o item II correto?! A partir da constatação desse fato, eu, se eu fosse você, julgaria corretamente qualquer uma das duas afirmativas. Tanto quanto a FCC indicar o mapeamento quanto indicar a definição da estratégia como primeiras etapas do ciclo da gestão por competências, julgue como correto. Até, porque isso depende muito da doutrina utilizada para embasar o gabarito. Então realmente ambas as afirmativas podem ser utilizadas. Item II correto.

    Item I também correto, pois grupo focal, estratégia utilizada para descrever competências, é um espécie de entrevista em grupo, coletiva.

    Item III incorreto, já que o mapeamento das competências não é critério de alocação de pessoas, e sim uma técnica usada para se descobrir o gap de competência e, a partir daí, se necessário, desenvolver ou captar.

    Gabarito: D


ID
2313577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com referência a mercado de trabalho, condições de emprego, renda e previdência social, julgue o item seguinte.

As principais características do mercado de trabalho no Brasil no período atual são as altas taxas de desemprego, a informalidade e a intensa rotatividade.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502008000300001

    OBS¹: Vai continuar por um bom tempo.

  • Imagina agora???? Se naquele tempo da Dilmãe estava assim...

  • E continua até hoje!

  • "Se naquele tempo da Dilmãe estava assim..."

    Amada? KKK tava assim por causa dela

  • Dilmãe fud... foi tudo. kkkk

    Mas voltando... intensa rotatividade? Num cenário onde a taxa de desemprego é alta as pessoas tendem a se segurar nos empregos, afinal de contas o mercado de RH está em oferta. Essa afirmação tá meio estranha

  • Alguém pode explicar o porquê de "intensa rotatividade"?

  • Em 2020, quase 2021, e cá estamos nós...

  • ESSA QUESTÃO SEMPRE ESTARÁ ATUALIZADA AQUI NO BRASIL.


ID
2336809
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A entrevista de seleção constitui a técnica de seleção mais utilizada, podendo ser adotada na triagem dos candidatos no recrutamento, como entrevista pessoal na seleção, como entrevista técnica para avaliar conhecimentos técnicos e especializados, entrevista de aconselhamento e orientação profissional, entrevista de avaliação de desempenho, entrevista de desligamento etc.
Assinale a opção que corresponde a uma desvantagem da utilização da técnica entrevista no processo de seleção de candidatos.

Alternativas
Comentários
  • B)

    3.4.1.2 Erros de entrevista
    Kinvex (2002) relata que o entrevistador pode ser influenciado pelas suas inclinações pessoais, e conhecê-las ajudará na eficiência das entrevistas. As interferências pessoais ocorrem quando o entrevistador avalia o candidato influenciado por algo não relacionado com a função em questão.
    • Enviesamento por afinidade: esta influência ocorre quando o entrevistador está perante um entrevistado que possui algo em comum consigo, por exemplo, hobbies, atitudes, convicções. Esta familiaridade com o candidato tem como consequência a negligência de alguma eventual falha do entrevistado. Desse modo, haverá tendência a beneficiar o candidato. O inverso ocorre na situação oposta, ou seja, quando o entrevistador está perante um entrevistado diferente de si, tem tendência a clivar os aspectos positivos, dando importância apenas aos aspectos negativos dele, atitude que, portanto, não será benéfica para o candidato.
    • Interferência das primeiras impressões: esta interferência ocorre quando o entrevistador cria uma imagem definitiva do candidato a partir das primeiras impressões, havendo tendência para procurar mais informação que confirme a impressão inicial, não dando ênfase a qualquer dado que não a confirme.
    • Erro de Halo: acontece quando o entrevistador permite que uma característica do candidato influencie a sua perspectiva global sobre ele, generalizando essa característica para outras áreas relevantes à função, por exemplo, a crença de que bons vendedores serão bons gestores de vendas.
    • Interferência da “necessidade urgente de preencher vagas”: esta interferência ocorre quando há urgência em preencher uma vaga. O entrevistador tem tendência em baixar os padrões de admissão, conseguindo mais candidatos. O candidato selecionado não é considerado uma boa escolha, mas, devido ao caráter de urgência do recrutamento, este acaba por ser aprovado.
    • Efeito de contraste: esta influência ocorre quando, após a entrevista a alguns candidatos péssimos, surge um candidato que é abaixo da média, mas, se comparado aos anteriores, parece razoável, e o entrevistador acaba selecionando este. Para anular essa influência, há que se ter critérios de avaliação fixos e preestabelecidos.

  • As demais alternativas são vantagens da entrevista.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2362873
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando o tema seleção de pessoas na organização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É um processo de comparação com os requisitos do cargo a ser preenchido e o perfil das características dos candidatos que se apresentam.

  • GABARITO: LETRA C

    A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido ( requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam. A primeira variável é fornecida pela descrição e análise do cargo, enquanto a segunda é obtida por meio da aplicação das técnicas de seleção.

    FONTE: Chiavenato


ID
2383405
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os instrumentos e técnicas de seleção mais utilizados pelas organizações para auxiliar na identificação de competências individuais são

Alternativas

ID
2424268
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A avaliação psicológica para fins de seleção de pessoal é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho no cargo. Com base na recomendação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), ao proceder tal tipo de avaliação, o psicólogo deverá:

Alternativas

ID
2424271
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As dinâmicas de grupo são estratégias utilizadas pelos psicólogos nos processos de seleção de pessoas.

Assinale, abaixo, a alternativa CORRETA em relação ao tema:

Alternativas
Comentários
  • C)

     

     

    3.4.5 Técnicas de simulação
    São, essencialmente, técnicas de dinâmicas de grupos, em que o profissional responsável pela seleção executa atividades em grupo, que podem ser dinâmicas, simulações, jogos empresariais e até dramatizações ligadas ao psicodrama.
    As técnicas de simulação são indicadas para os cargos que exijem relacionamento interpessoal ou em situações em que houver muitos candidatos no processo seletivo.

  • A) Maconha estragada.

    B) O solicitante da vaga é quem decide. É recomendável que esteja presente.

    D) Ela é uma das técnicas. Não a técnica.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A) Maconha estragada.

    KKKKK Guilherme Nunes, me fez lembrar do Prof°Rafael Ravazolo. ´´


ID
2474041
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações estão sempre buscando novas pessoas para integrar seus quadros. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de introdução de novos elementos humanos na organização. Com base nessas informações, julgue o item subsequente.

Há cinco formas distintas de coletar informações sobre o cargo: entrevistas; provas de conhecimento; testes psicológicos; testes de personalidade; e técnicas de simulação.

Alternativas
Comentários
  • Sobre o candidato.

  • As informações a respeito do cargo a ser preenchido podem ser colhidas através de cinco maneiras distintas:
    1-Descrição e análise do cargo

    2-Técnicas dos incidentes críticos

    3-Requisição de pessoal

    4-Análise do cargo no mercado

    5-Hipótese de trabalho

    Q232919 - As informações a respeito do cargo a ser preenchido podem ser colhidas por meio de cinco maneiras distintas: descrição e análise do cargo; técnica dos incidentes críticos; requisição de pessoal; análise do cargo no mercado e hipótese de trabalho. A análise do cargo no mercado ocorre quando

    d) a organização não dispõe de informações sobre os requisitos e características essenciais ao cargo a ser preenchido, por se tratar de algum cargo novo ou cujo conteúdo esteja fortemente atrelado ao desen- volvimento tecnológico, ela lança mão da pesquisa no mercado.

  • ERRADO

     

     

    As bases para a seleção de pessoas são a colheita de informações sobre o cargo(atraves da descrição e analise do cargo, tecnica de incidentes crfticos, requisição de pessoal, analise do cargo no mercado e hipótese de trabalho) e a aplicação de técnicas de seleção para colheita de informações sobre o candidato.

     

    As principais tecnicas de seleção são: entrevista, provas de conhecimentos ou de capacidade, testes psicol6gicos, testes de personalidade e tecnicas de simulação.

  • Estas formas coletam informações sobre o candidato e não sobre o cargo, como diz a questão.

  • Gabarito Errado 

     

    -->Técnicas de seleção.

    1 entrevistas;

    provas de conhecimento;

    testes psicológicos;

    testes de personalidade;  

    técnicas de simulação.

     

    -->Características dos cargos

    1. Análise e descrição do cargo:

    2. Analise dos incidentes críticos:

    3. A requisição de pessoal:

    4. Análise e pesquisa de mercado:

    5. Hipótese de trabalho:

  • Galera,

    para  entender "essa dssciplina" só fazendo questões.

    #avante

     

  • CINCO CATEGORIAS DE TÉCNICAS DE SELEÇÃO DE PESSOAL: entrevistas; provas de conhecimento; testes psicológicos; testes de personalidade; e técnicas de simulação.

  • Há cinco formas distintas de coletar informações sobre o cargo:

     

    1. Análise e descrição do cargo;

     

    2. Analise dos incidentes críticos;

     

    3. A requisição de pessoal;

     

    4. Análise e pesquisa de mercado; e

     

    5. Hipótese de trabalho.

     

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • ERRADO

    SÃO TÉCNICAS PARA SELECIONAR PESSOAS !!!


    Chiavenato (1999) elenca cinco categorias de técnicas de seleção de pessoal, sendo cada uma delas com objetivos específicos e características próprias, a saber:


    1) Entrevista de seleção Entrevista direta com o candidato

    2) Provas de conhecimento ou capacidades

    3) Testes psicológicos (psicométricos)

    4) Testes de personalidade

    5) Técnicas de simulação

  • Essas são técnicas de seleção.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Os métodos/ técnicas de seleção são:

    Análise Curricular;

    Testes de Conhecimento;

    Entrevista;

    Testes Psicológicos;

    Técnicas de Simulação.

    Kátia Lima, Gran cursos.

  • entrevistas; provas de conhecimento; testes psicológicos; testes de personalidade; e técnicas de simulação são técnicas de seleção


ID
2720734
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com Chiavenato (2009), os testes psicológicos referem-se ao conjunto de provas que se aplicam às pessoas para avaliar seu desenvolvimento mental, aptidões, habilidades e conhecimentos. Sobre a diferença entre aptidão e capacidade, analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Aptidão é a habilidade adquirida para realizar determinada atividade ou tarefa.
( ) Capacidade é a disposição geral ou específica para o trabalho atual.
( ) Aptidão possibilita a colocação imediata em determinado cargo.
( ) Capacidade é o estado latente e potencial de comportamento.
( ) Aptidão é avaliada por meio de comparações.
( ) Aptidão permite prognosticar o futuro do candidato no cargo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2784976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas em organizações, julgue o item a seguir.


Um processo de seleção de pessoas terá validade se os procedimentos utilizados medirem adequadamente os atributos dos candidatos a serem selecionados.

Alternativas
Comentários
  • processo de seleção de pessoas busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados ao cargo de acordo com as exigências das organizações, com o objetivo de manter ou aumentar a eficiência e, consequentemente, o desempenho da equipe e a eficácia da organização

     

    FONTE: WIKI

  • Errei pois pensei que estava faltando citar medir os atributos do cargo. : (

  • Procedimentos, medir atributos..... no mínimo estranha...

     

    Pessoal, indiquem para comentário!!!!

  • Um processo de seleção de pessoas terá validade se os procedimentos utilizados medirem adequadamente os atributos dos candidatos a serem selecionados.

    Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para uma determinado Cargo ou Empresa e para selecionar é necessário conhecer as características do cargo e observar as cacterísticas técnica das pessoas, tais como aspectos comportamentais etc. Se o Entrevistador, por exemplo, não  medi adequadamente essas características das quais um candidato precisa para a vaga proposta, o processo de seleção não será eficaz, isto é, válido. Por esse motivo a alternativa está correta. 

    Entendi dessa forma, corrijam-me se eu estiver errada.

     

     

  • CERTO

    Segundo Rodrigo Rennó, Adm p concursos, 2 Ed.:

    ''Após o trabalho de recrutar as pessoas para os cargos vagos na empresa, é necessário selecioná-las. Dessa maneira, a seleção é o processo de escolher o melhor candidato para um determinado cargo ou empresa. Para que a seleção seja bem feita, é importante conhecer as características do cargo, como: o tipo de atividades envolvidas, o nível de responsabilidade e o perfil desejado do ocupante.

    Um processo de seleção é considerado eficiente quando consegue “peneirar” da melhor forma uma gama grande de candidatos.''

  • Quer dizer que um processo de seleção que não medir adequadamente atributos dos candidatos não é válido? No meu entender, ele continua sim sendo válido, mas é INEFICIENTE e INEFICAZ.

  • A questão fala que "terá validade", ela não diz que "só terá validade".Terá validade se medirem adequandamente? SIM.Só terá validade se medir adequandamente? NÃO!(pode ser válido, mas INEFICIENTE e INEFICAZ, sem deixar de ser VÁLIDO!). Avante MPU!

  • Validade nesse caso significa proveito, ou seja, para a organização poder ter um bom aproveitamento do processo seletivo, este deverá ter um bom resultado (medir adequadamente os candidatos). 

  • Pensei que o processo só teria validade se, além de verificar adequadamente os atributos do candidatos, alocasse esses também de forma adequada nos cargos :/ quer dizer que se só a metade do processo for bem sucedida ele será válido? 

    Errando e aprendendo... 

  • Gabarito Correto.

     

    Bases para a seleção de pessoas.

     

     * O processo seletivo é um sistema de comparação e de escolha (tomada de decisão), ele deve se apoiar em algum padrão ou critério de referência para alcançar a validade adequada na comparação.

     

    >O padrão ou o critério de comparação e escolha deve ser definido a partir de informações sobre o cargo a preencher ou sobre as competências requeridas (como variáveis independentes) e informações sobre os candidatos que se apresentam (como variável dependente).

     

    Fonte: Idalberto Chiavenato.

  • Seleção- Escolha 

    Recrutamento- atrair pessoas 

  • CORRETA.

     

    Enquanto o recrutamento é uma atividade chamativa, de divulgação, que atrai as pessoas, a seleção visa escolher aquele que melhor se adequa as exigências da organização, que são as compatibilidades entre os atributos específicos da pessoa e do cargo.

  • Complementando...

    Seleção de pessoas - metas:1) contratar candidatos qualificados; e 2) avaliar a capacidade deles de forma imparcial.

    Processos de seleção: 1) seleção como processo de comparação(entre os requisitos do cargo e o perfil dos candidatos); e 2) seleção como processo de decisão(modelos: colocação; seleção; e classificação).

  • CERTO

     

    Objetivo da seleção: escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.

     

    Anotações das aulas - profª Kátia Lima.

  • Validade: grau em que os procedimentos medem os atributos de uma pessoa

    Confiabilidade: grau em que os testes/procedimentos de seleção geram dados comparáveis ao longo do tempo e com medidas alteranativas.

  • O PROCESSO DE SELEÇÃO VISA MEDIR OS ATRIBUTOS DOS CANDIDATOS DE FORMA  A ESCOLHER OS CANDIDATOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA EMPRESA

  • É a famosa surra que a CESPE nos dá em cada certame, para se selecionar os melhores. 

  • Seleção: escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização. É um processo de comparação entre duas variáveis, os requisitos do cargo a ser preenchido (fornecido pela análise do cargo); e o perfil das características dos candidatos que se apresentam (obtidos por meio de técnica de seleção).

  • Tem questão que é tão fácil que fico até com medo de marcar.

  • Tomara que amanhã venham mais questões como essa!

  • Gabarito: CERTO.


    Mas acredito que o cerne da questão se refere aos critérios - um deles, a validade - a serem adotados nos procedimentos de seleção, em especial nos testes psicométricos. Dessa forma, comenta Ribas (2013, p. 162) que VALIDADE "é a capacidade do teste de aferir exatamente aquela variável que se pretende medir".

  • A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido, fornecidos pela análise de cargo e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, obtido por meio da aplicação de técnicas de seleção.


    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos. Andréia RIbas e Cassiano Salim.

  • CERTO


    A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido, fornecidos pela análise de cargo e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, obtido por meio da aplicação de técnicas de seleção.


    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos. Andréia RIbas e Cassiano Salim.

  • Penso da mesma forma que o Re Oliv

  • Processo decisório de recrutamento:

    a. colocação: 1 vaga e 1 candidato

    b. seleção: 1 vaga e vários candidatos

    c. classificação: várias vagas e candidatos

    Na seleção é de suma importância a avaliação dos candidatos de acordo com as necessidades do cargo ou função em jogo!

  • Devemos levar em consideração dois importantes conceito recorrentes em prova.

    CONFIABILIDADE: grau de estabilidade e repetição de um critério em várias circunstâncias, ou o quanto varia;

    VALIDADE: se a técnica prevê precisamente o sucesso ou fracasso do candidato.

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Recrutamento e Seleção:

    • Recrutamento = Convidativo. Quer atrair o camarada. Pode ser interno (mais rápido, barato e simples. Mantém a motivação dos indivíduos TOP), externo (lento, caro e complexo. Contrata pessoas de fora da empresa como o próprio nome fala. Renova a cultura organizacional e traz novas ideias para resolução dos problemas) e o misto. Não existe o melhor, e sim aquele que adequa a cada situação.
    • Seleção = Após o recrutamento irei selecionar os mais adequados ao cargo. Podem ser utilizados entrevistas (subjetivas) e provas como seleção. Os modelos de seleção estão palpados: colocação (1 vaga + 1 candidato), seleção (1 vaga + vários candidatos) e classificação (várias vagas e candidatos).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
2854732
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato (2010), as técnicas de seleção podem ser classificadas em:

Alternativas
Comentários
  • As técnicas de seleção são agrupadas em cinco categorias:

    - Entrevistas,

    - Provas de conhecimento ou capacidade,

    - Testes psicométricos,

    - Testes de personalidade,

    - Técnicas de simulação.

    As técnicas de seleção permitem um rastreamento das características pessoais dos candidatos através de amostras de seu comportamento. Uma boa técnica de seleção deve ter alguns atributos, como rapidez e confiabilidade.

    Além disso, ela precisa ser capaz de predizer o comportamento do candidato no cargo a ser ocupado em função dos resultados que alcançou quando submetido a essa técnica.

    Na prática se escolhe mais de uma técnica de seleção para cada caso, envolvendo entrevista de triagem, entrevista técnicas, provas de conhecimentos, provas de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.

    Em cargos simples, como na maioria dos cargos operacionais, aplicam-se geralmente entrevistas de triagem, provas de conhecimentos e provas de capacidade.

    Em cargos complexos, como gerentes e diretores, aplica-se uma enorme bateria de provas de conhecimentos, teste psicométricos, teste de personalidades e técnicas de simulação.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento das técnicas de seleção de pessoas. A alternativa correta deverá apresentar somente técnicas de seleção de pessoas.

    Antes de apontar qual a alternativa é a correta, vejamos alguns pontos sobre o assunto.

    Segundo Chiavenato (2014), As técnicas de seleção permitem o rastreamento das características pessoais do candidato pelas amostras de seu comportamento. Uma boa técnica de seleção deve ter alguns atributos, como rapidez e confiabilidade. As principais são:

    • Entrevista de seleção;
    • Provas de conhecimentos ou de capacidades;
    • Testes de personalidade;
    • Técnicas de simulação 
    • Testes psicológicos

    Após analisarmos o assunto, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.


ID
2865331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito das boas práticas para a gestão de pessoas, julgue o seguinte item.


Testes práticos de seleção de pessoas são recomendados nas organizações que buscam profissionais de perfil executivo.

Alternativas
Comentários
  • Headhunter sim
  • Curiosidade: Existem agências de recrutamento para altos executivos - as headhunters - que entrevistam e pré-selecionam os candidatos a posições mais elevadas.

  • GABARITO: ERRADO.

    Acredito que o erro da questão esteja em afirmar que o recomendável são os "testes práticos", quando, na verdade, existe uma abordagem específica (headhunting) para organizações que buscam esse tipo de profissional, conforme ensina Ribas & Salim (2013):

    "As organizações recorrem aos headhunters quando querem preencher cargos de top management. O headhunting consiste numa abordagem direta por parte de um consultor a um conjunto de potenciais candidatos, visando a despertar o seu interesse por uma nova oportunidade profissional, tendo como objetivo a identificação do profissional que, num dado momento, reúne as condições para integrar com sucesso a organização promotora do recrutamento, encara os desafios colocados e está capacitado para concretizar os objetivos a ele propostos."

    Bons estudos!

  • Headhunter é um termo em inglês que significa “caçador de cabeças”, ele seleciona os melhores profissionais do mercado em áreas executivas, aliando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional. Ele se torna um mediador entre empresa e profissional.

    Gabarito: ERRADO

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Para o alto escalão, recomenda-se o método headhunter. Cuidado!!! A questão quer confundir o candidato com os termos executivo e operacional.

  • De acordo com Ribas:

     

    As organizações recorrem aos headhunters quando querem preencher cargos de top management. O headhunting consiste numa abordagem direta por parte de um consultor a um conjunto de potenciais candidatos, visando a despertar o seu interesse por uma nova oportunidade profissional, tendo como objetivo a identificação doprofissional que, num dado momento, reúne as condições para integrar com sucesso a organização promotora do recrutamento, encara os desafios colocados e está capacitado para concretizar os objetivos a ele propostos.

     

    Espero ter ajudado.

     

    Pessoal, estou divulgando por meio do Instagram dicas, macetes, resumos e leis esquematizadas.

     

    https://www.instagram.com/leis_esquematizadas_questoes/

     

    Bons estudos!

     

     

  • HEADHUNTERS SÃO RECOMENDADOS NAS ORGANIZAÇÕES QUE BUSCAM PROFISSIONAIS DE PERFIL EXECUTIVO ( TOP MANAGEMENT)

    ABORDAGEM DIRETA POR PARTE DE UM CONSULTOR A UM CONJUNTO DE POTENCIAIS CANDIDATOS, VISANDO A DESPERTAR O SEU INTERESSE POR UMA NOVA OPORTUNIDADE PROFISSIONAL, TENDO COMO OBJETIVO A IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE, NUM DADO MOMENTO, REÚNE AS CONDIÇÕES PARA INTEGRAR COM SUCESSO A ORGANIZAÇÃO PROMOTORA DO RECRUTAMENTO, ENCARA OS DESAFIOS COLOCADOS E ESTÁ CAPACITADO PARA CONCRETIZAR OS OBJETIVOS A ELE PROPOSTOS.

  • ERRADO

    Normalmente o teste prático é focado apenas nas habilidades.

    Teste prático - Como o próprio nome diz, essa é uma maneira de testar a pessoa na prática. Um exemplo seria a prova de direção aos motoristas ou teste de digitação para secretária. Neste momento é dada ao líder de área e ao candidato, a oportunidade para uma breve entrevista técnica e noção sobre a área de trabalho. Nesse primeiro contato, um consegue ter a noção geral sobre as expectativas do outro.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Headhunter = “caçador de talentos”.

    Como disseram os colegas, o ideal é contar com um headhunter, que é aquele que irá selecionar os melhores profissionais do mercado, sobretudo para cargos executivos e de liderança.

  • QUESTÃO ERRADA -Testes práticos de seleção de pessoas são recomendados nas organizações que buscam profissionais de perfil executivo.

    ______________________________________________________________________________________

    Galera , a questão está citando técnicas de seleção de pessoas e não de recrutamento de pessoas (headhunters).Portanto, são assuntos diferentes e não pode (headhunters) justificar a resposta.

    Segundo Chiavenato, os testes de personalidade '' [...] são aplicados em casos especiais ou quando o cargo justifique. Quase sempre são utilizados em cargos executivos de alto nível. ''

    Fonte: Gestão Pessoas, Chiavenato, pág.151.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • testes práticos = foco mais OPERACIONAL

  • Perfil executivo é diferente de operacional. Se a questão abordasse o perfil operacional, estaria correta. No entanto, destaca-se que os cargos executivos necessitam de competências conceituais, abstratas, por isso é questão errada.

  • é só lembrar de um edial para concurso, onde geralmente testes práticos são feitos para cargos de motorista etc

  • Cargos do topo exigem a predominância de competências conceituais e não técnicas, que são próprias da base.


ID
2879215
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.


Se determinado candidato a um emprego é submetido a uma entrevista na qual são apresentadas várias situações hipotéticas,seguidas de perguntas sobre como o candidato reagiria nessas situações, a entrevista é do tipo estruturada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    3.4.1.1 Tipos de entrevista
    Tipos
    Subtipos
    Características
    Vantagens
    Questões abertas
    Diretiva
    Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
    Ambas apresentam, como vantagens, a facilidade, o aprofundamento dos temas abordados e, como desvantagem, a dificuldade de comparação dos candidatos.
    Não diretiva
    Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.
    Questões fechadas (formulários)
    Totalmente padronizada
    Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.
    Ambas apresentam, como vantagem, a facilidade para comparar os candidatos e, como desvantagem, a dificuldade para aprofundar os temas abordados.
    Padronizada apenas quanto às perguntas
    As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.
    Entrevista comportamental ou target
    A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos.
    Entrevista situacional
    Questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação.

  • Entrevista situacional.

  • Entrevista Situacional: Perguntas hipotéticas com foco no FUTURO.

    Entrevista Comportamental: Perguntas e respostas reais com foco no PASSADO.

    Fonte: Andréia Ribas.

  • Na entrevista de descrição comportamental, o candidato é exposto a situações reais de trabalho que já tenha enfrentado anteriormente.

  • Entrevista padronizada. É a entrevista estruturada e com um roteiro preestabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas. Por essa razão, perde profundidade e flexibilidade e torna-se limitada.

    Entrevista Situacional: Perguntas hipotéticas com foco no FUTURO.

  • Estou achando que essa Vanessa IPD é um bot. Parece que sempre cola um texto sem formatação relacionado ao assunto como se fosse um programa.

  • Situacional, ok. Mas eu ainda acho que essa è uma situacional estruturada. Os tipos não são mutuamente excludentes.
  • Tipos de entrevista:

    Totalmente padronizada (estruturada): com roteiro preestabelecido e respostas definidas e fechadas. Facilita comparação.

    ‒ Passos:

    apresentação do candidato,

    preparo (emocional),

    coleta de dados (pessoas, profissional, educacional, social),

    análise comportamental,

    concessão de informações da empresa.

    Padronizada apenas nas perguntas: as perguntas são previamente elaboradas (check list), mas as respostas são livres.

    Diretiva: determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões.

    • Não diretiva: totalmente livre – permite maior aprofundamento, mas pode “perder” temas.

    • Situacional (de simulação): solicita aos candidatos a indicação de como responderiam a vários cenários hipotéticos (futuros) do cargo.

    • Comportamental: exige que os candidatos narrem histórias reais sobre seus trabalhos anteriores ou experiências relevantes para a função.

    • De Triagem: verifica as informações constantes do currículo, tirando dúvidas e confirmando dados imprescindíveis para que o candidato prossiga no processo seletivo.

    Fonte: A casa do Concurseiro - EaD

  • Entrevista de descrição comportamental.

    Fonte: Giovanna Carranza

  • ERRADO

    Trata-se da entrevista situacional, pois o entrevistador inventa/especula uma situação hipotética/fictícia e procura saber a reação do entrevistado diante de tal situação. Podemos ter como exemplo de entrevista situacional os testes psicotécnicos em concursos da área policial. Um bom exemplo: O entrevistador pergunta: ''- como vc agiria se entrasse um homem armado aqui na sala agora?''.

    Nesse tipo de entrevista, o entrevistador não tem respostas pré-prontas (padronizadas) paras as situações narradas.

    Ainda, segundo Ribas e Salim/2013:

    ''Entrevista Situacional - Questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação.''

    Força, pessoal! Estamos quase lá!


ID
2956777
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item a seguir.


O estabelecimento de uma política clara de interrupções durante uma reunião é uma tarefa acessória, não devendo ser efetuada antes da realização de uma reunião.

Alternativas
Comentários
  • "É uma tarefa acessória"

    Gab: errado.

  • Problema é colocar um papagaio para falar e não ter um mecanismo interpessoal de freio! Uma reunião possui como uma das ferramentas PRINCIPAIS justamente este controle e cuidado de que todos tenham espaço para dizer algo, pois no final tudo agrega!

  • Antes da reunião é importante deixar as regras claras. Só por isso está errada.


ID
3198196
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação às etapas da entrevista, segundo Lewgoy e Silveira (2007), analise proposições a seguir:

I– O planejamento é uma mediação teórico-metodológica em que o entrevistador não necessariamente precisa conhecer a política social para a qual se destina o trabalho da instituição, devendo seguir a especificidade para a qual ela terá de responder.

II – A execução se constitui de momentos que se entrecruzam através de estágios do prelúdio ou etapa social, da coleta de dados ou focalização, do contrato, da síntese e da avaliação.

III – O tempo de duração da primeira entrevista deve ocupar no mínimo 45 e no máximo 50 minutos, considerando que tempo superior diminui a capacidade de concentração. As entrevistas subsequentes variam de 45 a 30 minutos.

IV – Durante a entrevista, o assistente social tem de assegurar a apreensão do conteúdo comunicado, tanto pela linguagem verbal como pela não verbal, e assim compreender a realidade que se apresenta por meio dos sentimentos, dos desejos e das necessidades sociais.

V – O registro da entrevista se fundamenta no direito do usuário e não deve ser compartilhado porque o acesso aos dados registrados não pode ser utilizado pelos demais trabalhadores para fins de pesquisa.


Assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I? O planejamento é uma mediação teórico-metodológica em que o entrevistador não necessariamente precisa conhecer a política social para a qual se destina o trabalho da instituição, devendo seguir a especificidade para a qual ela terá de responder ? incorreto, visto que é de extrema importância que o entrevistador possua conhecimento acerca da política social com que está trabalhando.

    II ? A execução se constitui de momentos que se entrecruzam através de estágios do prelúdio ou etapa social, da coleta de dados ou focalização, do contrato, da síntese e da avaliação.

    III ? O tempo de duração da primeira entrevista deve ocupar no mínimo 45 e no máximo 50 minutos, considerando que tempo superior diminui a capacidade de concentração. As entrevistas subsequentes variam de 45 a 30 minutos.

    IV ? Durante a entrevista, o assistente social tem de assegurar a apreensão do conteúdo comunicado, tanto pela linguagem verbal como pela não verbal, e assim compreender a realidade que se apresenta por meio dos sentimentos, dos desejos e das necessidades sociais.

    V ? O registro da entrevista se fundamenta no direito do usuário e não deve ser compartilhado porque o acesso aos dados registrados não pode ser utilizado pelos demais trabalhadores para fins de pesquisa ? incorreto, visto que pode ser sim compartilhado como futuro alvo de pesquisas e desenvolvimento.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3202651
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à área de recursos humanos, julgue o item


A fase estratégica da gestão de pessoas promove o desenvolvimento de tarefas mais especializadas, como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Erro.

    É na fase operacional da GP.

  • 1.Nível estratégico/institucional: é o nível mais elevado da organização, que busca agir voltado para o longo prazo e considerando as necessidades da organização como um todo (de forma sistêmica) e dos seus stakeholders (participantes = funcionários, fornecedores, clientes, concorrentes, etc.). Aqui se encontram o presidente da organização, os eventuais vice-presidentes e, muitas vezes, diretores, sendo todos profissionais que tentam dar uma dimensão integrada e de longo prazo à organização como um todo. A gestão de pessoas conduzida neste nível é a visão moderna de gestão de pessoas, com uma visão de como as pessoas podem contribuir para o sucesso organizacional.

    2. Nível tático/gerencial: é o nível intermediário, onde se encontram os gerentes e coordenadores da organização. Aqui, o que se busca é entender a estratégia e aplicá-la a uma área específica, processo ou projeto organizacional. Os profissionais que atuam nesse nível geralmente são os gerentes, coordenadores, etc. Neste nível encontram-se as funções típicas de um departamento de RH, tais como: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, etc.

    3. Nível operacional: é o nível mais básico da estrutura organizacional. Aqui é que o dia-a-dia acontece. É onde encontram-se os técnicos e operadores de forma geral, implementando ideias que foram validadas por seus chefes. Nesse nível, a autonomia profissional é muito limitada, pois se está apenas colocando em prática aquilo que foi decidido nos níveis mais elevados. É aqui que se encontram as funções de departamento de pessoal, a parte burocrática da administração de pessoas, relativa a processos como: folha de pagamento, contratos de trabalho, etc

    Fonte:Estratégia

  • ERRADA - A fase estratégica da gestão de pessoas promove o desenvolvimento de tarefas mais especializadas, como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.

    _______________________________________________________________

    Marras divide a Gestão de Pessoas no Brasil em cinco fases : Contábil, Legal, Tecnicista, Administrativa / Sindicalista, Estratégica.

    A fase responsável pela operacionalização dos seus serviços (treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho) foi a Fase Tecnicista e não a Estratégica.

    Fonte: Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, Andreia Ribas.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • ERRADO.

    Seria na fase tecnicista que surgiram o desenvolvimento de tarefas mais especializadas. Como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.


ID
3202672
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto ao processo de recrutamento e seleção, julgue o item


O perfil ideal serve para obter esclarecimentos sobre alguns pontos dos currículos dos candidatos.

Alternativas
Comentários
  • O perfil ideal serve para obter esclarecimentos sobre alguns pontos dos currículos dos candidatos. Resposta: Errado.

    O perfil ideal (competências necessárias) serve para buscar no mercado candidatos com os conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas pela empresa.

    O esclarecimento de pontos nos currículos refere-se as competências disponíveis.

  • QUESTÃO ERRADA - O perfil ideal serve para obter esclarecimentos sobre alguns pontos dos currículos dos candidatos.

    ___________________________

    Justificativa:

    A entrevista de triagem '' tem como finalidade básica obter esclarecimentos sobre alguns pontos dos currículos dos candidatos, estabelecer uma ideia geral sobre a postura , o comportamento e a forma de se expressar do candidato (...)'' (Chiavenato, 1999)

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • Perfil ideal é a busca do CHA. A empresa busca um candidato com conhecimentos, habilidades e atitudes para o preenchimento do cargo.


ID
3202675
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto ao processo de recrutamento e seleção, julgue o item



A entrevista situacional leva o candidato a buscar, na sua experiência profissional ou pessoal, exemplos específicos de como lidou no passado com a situação apresentada

Alternativas
Comentários
  • Entrevista Situacional: é quando é dada uma situação hipotética para ver como o candidato da empresa reagirá.

  • Errado.

    Complementando, a questão se refere a entrevista comportamental e não situacional

    Entrevista comportamental: quais comportamentos o candidato teve no passado diante de uma situação que ele vivenciou considerando que tais comportamentos serão reaplicados no futuro, em situações semelhantes.

  • Entrevista situacional: Questiona o comportamento dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação.

  • A entrevista situacional leva o candidato a buscar, na sua experiência profissional ou pessoal, exemplos específicos de como lidou no passado com a situação apresentada. Resposta: Errado.

    Situacional está ligado a situações hipotéticas.

  • ERRADO

    Entrevista COMPORTALMENTAL: Busca saber como o indivíduo lidou com tal SITUAÇÃO no PASSADO.

    Entrevista SITUACIONAL: Uma SITUAÇÃO é proposta, busca-se saber como ele lidaria com situação HIPOTÉTICA (FUTURO).

  • Situacional: futuro

    comportamental Passado

  • Entrevista Situacional : O que você FARIA (Futuro)

    Entrevista ComPortamental: Como você REAGIU (Passado)

  • A situacional é hipotética. A comportamental é absoluta, como foi, como reagiu.

  • Gab: ERRADO

    É na entrevista COMPORTAMENTAL que o candidato dirá como ele se saiuNa Situacional, o Gestor aplicará uma situação hipotética e o candidato deverá DEMONSTRAR como agiria. Veja!

    • Comportamental - Target: analisa o comportamento em situações específicas. O candidato deve responder apresentando o CONTEXTO de como ele agiu/ se comportou e quais foram os resultados de sua açãoÉ, portanto, uma FORMA PRECISA de PREVER a performance do candidato.

    • Situacional: Questiona os comportamentos dos candidatos em SITUAÇÕES FICTÍCIAS/ Hipotéticas Como ele AGIRIIIIIIIA, por exemplo, em determinada situação.

    1. Perceba, então, que na comportamental a atividade já passou, portanto, ele descreve como agiu. Na situacional ela ainda IRÁ ou poderá acontecer, o candidato deve imaginar como agiria. Ok?

    FONTE: Meu resumo, pág. 20.

    ------------------

    OBS: O Resumo de Gestão de Pessoas já está disponível para venda. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!!

    Erros, mandem mensagem :)

  •  Entrevista SitUacional : O que você FARIA (FUtUro)

     Entrevista ComPortamental: Como você REAGIU (Passado)


ID
3202678
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto ao processo de recrutamento e seleção, julgue o item


Na dinâmica de grupo, observa‐se a presença ou a ausência de competências específicas no comportamento presente do candidato.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes a questão está correta.

  • OU SEJA, É RELATIVO!

    Cada dinâmica de grupo avalia determinados pontos da personalidade dos profissionais. Esses pontos, obviamente, são sigilosos. Desse sigilo depende a eficiência do processo seletivo. Se todo mundo souber que a empresa busca um profissional introspectivo e organizado, esse comportamento será simulado pela maioria.

    De qualquer forma, não acredite naquela história de que quem fala mais e mais alto leva sempre a melhor. É mito! E, se você insistir nisso, assumindo um personagem que nada tem a ver com o seu comportamento, pode jogar pelos ares as chances de conquistar uma vaga que seria perfeita para você.


ID
3228910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma vez que a empresa busca novos empregados no mercado de trabalho e já realizou tarefas de recrutamento, torna-se necessário selecionar os candidatos adequados. Testes psicométricos são utilizados em atividades de seleção para cargos mais complexos, como o de gerente ou de diretor, e uma das formas de se medirem aptidões é usar a teoria multifatorial de Thurstone. Segundo essa abordagem, a estrutura mental das pessoas é constituída por fatores que são responsáveis, cada qual, por uma determinada aptidão.

A capacidade de concentrar a atenção e ter facilidade em tratar de detalhes está associada à aptidão

Alternativas
Comentários
  • Thurstone (1931) postula a existência de um determinado número de aptidões primárias independentes entre si, e que explicariam o desempenho intelectual dos sujeitos.

    Mais tarde, defende que o fator geral é um artefato estatístico que descreve a estrutura da inteligência de uma forma muito pobre e nem sempre observável (Thurstone, 1938).

    Avança, então, com a idéia de que a inteligência é melhor compreendida como um conjunto de habilidades mentais primárias, isto é, por um conjunto de sete fatores independentes entre si:

    FATORES:

    V: Compreensão Verbal: Leitura, analogias verbais, vocabulário.

    W: Fluência de Palavras: Fluência verbal, extensão do domínio do vocabulário.

    N: Numérico: Rapidez e exatidão em cálculos aritméticos.

    S: Relações Espaciais: Visualizar relações espaciais em duas e três dimensões.

    M: Memória Associativa: Capacidade de memorização e associação.

    P :Rapidez Perceptual: Rapidez em identificar diferenças e semelhanças.

    R: Raciocínio: Capacidade de raciocinar indutivamente e dedutivamente.

    G: Inteligência Geral: Também chamado de Q.I. - União de todos os outros fatores.

  • Para os que não tiverem acesso a resolução... Gab. C

  • Letra C

    Teoria multifatorial de Thurstone

    Segundo essa abordagem, a estrutura mental das pessoas é constituída por um número de fatores relativamente independentes entre si, cada qual responsável por uma determinada aptidão.

    Thurstone definiu sete fatores específicos e criou um conjunto de testes para medi-los: os chamados testes de habilidades primárias.

    -->Fator V: Aptidão verbal

    Redação e escrita

    Precisão das palavras Expressão escrita;

    -->Fator W: Fluência verbal

    Oratória

    Escrita

    Facilidade de falar e de escrever Argumentação;

    -->Fator N: Aptidão numérica

    Capacidade de lidar com números Cálculos Matemática

    -->Fator S: Aptidão espacial

    Capacidade de lidar com espaços Geometria, Pintura, Escultura, Arquitetura

    -->Fator M: Memória associativa

    Facilidade de memorizar eventos, pessoas, locais, coisas ou situações

    -->Fator P: Aptidão perceptiva

    Atenção concentrada

    Facilidade com detalhes Capricho Atenção

    -->Fator R: Raciocínio abstrato

    Raciocínio lógico

    Abstração

    Conceitualização

    Visão global

    Chiavenato, Gestão Pessoas, 4º ed, 2014. pág.135 a 136


ID
3241816
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito das dinâmicas de grupos e respectivas técnicas utilizadas para treinar e desenvolver pessoas e profissionais, leia o excerto abaixo.

_____: ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro. Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem. Resgata e trabalha as experiências de criança. São recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • QUEBRA DE GELO É ATUA CARA IBFC!

  • Ahahaha isso existe mesmo?!

    Prova de pedagogo: o enunciado menciona "de crianca"

  • Quebrar o gelo é o que preciso para passar num concurso dentro das vagas kkkkkkk

    Gaba B


ID
3241819
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A dinâmica de grupo é uma prática muito comum em empresas, especialmente aquelas que têm um grande número de funcionários. Acerca dos diferentes tipos de aplicação, portanto, das finalidades existentes à prática das dinâmicas de grupo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Integração de novos funcionários.
( ) Identificação de lideranças.
( ) Promover mudanças culturais.
( ) Estimular a colaboração.
( ) Encontrar soluções criativas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    as dinâmicas de grupo podem ser aplicadas em diferentes contextos entre os profissionais que já atuam na empresa. O objetivo pode ser integrar os colaboradores, identificar lideranças, criar soluções criativas para problemas, estimular a colaboração, aumentar a performance ou promover uma mudança cultural

    Fonte Fia.com.br dinamica de grupo


ID
3241822
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Trata-se de uma dinâmica de grupo de modelo bem clássico, bastante utilizado em dinâmicas para a seleção de candidatos. As pessoas são divididas em grupos com quatro ou cinco integrantes e são estimulados a discorrer sobre um tema ou propor resolução de um problema. É dado um tempo (em torno de 20 minutos) para que o grupo interaja. No final, um representante de cada grupo apresenta a conclusão na qual ele e seus colegas chegaram. A intenção não é avaliar apenas a atitude do representante, mas também o comportamento de cada um durante os 20 minutos de atividade. A respeito da dinâmica a que se refere o enunciado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Debatendo soluções GABARITO

    B World Café

    É um processo colaborativo, no qual os participantes são divididos também em grupos de quatro ou cinco e distribuídos em pequenas mesas, como se estivessem em um café.

    É definido um assunto, com determinadas questões provocativas, sobre as quais cada grupo vai dialogar.

    Após 20 ou 30 minutos de debate, uma pessoa fica como anfitriã e os demais integrantes procuram outras mesas.

    Como em cada mesa o debate vai para uma direção, surgem ideias diferentes, que se conectam no momento em que os integrantes trocam de mesa.

    No final, há um diálogo com todo mundo participando e compartilhando suas experiências.

    C Avaliação Anônima do Grupo

    Essa é uma dinâmica de grupo que ajuda a promover o aperfeiçoamento do trabalho em grupo.

    No exercício, cada integrante escreve em um papel o que há de melhor e de mais difícil ao se trabalhar com aquela equipe. Esse papel não é assinado.

    O facilitador recolhe os papéis e os redistribui de forma aleatória. Na sequência, cada participante lê em voz alta o que está escrito no papel que recebeu.

    A ideia é que o grupo faça um debate após cada leitura, com o propósito de reforçar os pontos positivos e melhorar os negativos.

    D Defina um objetivo (não consta no site, se alguém quiser complementar...)

    FONTE: https://fia.com.br/blog/dinamica-de-grupo


ID
3309493
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em um ambiente altamente competitivo, os bens de produção já não são suficientes para proporcionar às empresas diferenciais competitivos,uma vez que, comum planejamento financeiro, pode-se adquirir o imobilizado para produção. Neste contexto, as pessoas serão o fator que poderá fazer a diferença na competitividade das organizações. Um fator que contribuiu para esse processo é a movimentação de pessoas na perspectiva da empresa e inclui diversas etapas.

A respeito desse processo, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da etapa e suas ações.


COLUNA I

1. Planejamento de pessoas

2. Atração de pessoas

3. Socialização e aclimação das pessoas

4. Reposicionamento das pessoas

5. Recolocação das pessoas


COLUNA II

( ) Capacidade de a empresa, no espaço de tempo mais reduzido possível, permitir que a pessoa se sinta à vontade e possa oferecer o melhor de si.

( ) Quantidade e qualidade de pessoas necessárias para cada uma das operações ou negócios da empresa.

( ) Capacidade da empresa de recrutar e selecionar pessoas para efetuar os trabalhos necessários.

( ) Capacidade da empresa de oferecer apoio às pessoas para atuar no mercado de trabalho quando a manutenção da relação de trabalho com elas não é mais possível.

( ) Políticas e práticas para transferências, promoções e recolocações de forma a adequar as necessidades da empresa com as expectativas e objetivos do funcionário.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (3)Capacidade de a empresa, no espaço de tempo mais reduzido possível, permitir que a pessoa se sinta à vontade e possa oferecer o melhor de si.

    (1) Quantidade e qualidade de pessoas necessárias para cada uma das operações ou negócios da empresa.

    (2) Capacidade da empresa de recrutar e selecionar pessoas para efetuar os trabalhos necessários.

    (5) Capacidade da empresa de oferecer apoio às pessoas para atuar no mercado de trabalho quando a manutenção da relação de trabalho com elas não é mais possível.

    (4) Políticas e práticas para transferências, promoções e recolocações de forma a adequar as necessidades da empresa com as expectativas e objetivos do funcionário

    Gab: C


ID
3357955
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A moderna gestão de pessoas consiste em proporcionar às organizações mais consciência para promover maior valorização aos seus colaboradores. As organizações bem sucedidas já perceberam que somente podem crescer, prosperar e manter sua sustentabilidade no mercado se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros envolvidos, principalmente o investimento sobre os funcionários. Para atender este patamar nas organizações, a gestão de pessoas desenvolve um conjunto integrado de processos internos, dinâmicos e interativos. Assinale a alternativa que não descreve corretamente esses processos.

Alternativas
Comentários
  • A)Agregar pessoas: quem não deve trabalhar(deve trabalhar) na organização; consiste nos processos de recrutar e desenvolver pessoas.

    gab:A

  • Errado: "Agregar pessoas: quem não deve trabalhar na organização; consiste nos processos de recrutar e desenvolver pessoas".

    Certo: "Agregar pessoas: quem deve trabalhar na organização; consiste nos processos de recrutar e selecionar pessoas".

    GAB A

  • Gabarito Letra A

    a)AGREGAR PESSOAS =utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

    b)APLICAR PESSOAS =utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    c)RECOMPENSAR PESSOAS =utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios, e serviços sociais.

    d)DESENVOLVER PESSOAS =utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.

    e)MANTER PESSOAS =utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

    Fonte:Chiavenato

    Bons estudos!

  • O erro da letra A está em afirmar que desenvolve pessoas, isso cabe ao processo de desenvolver pessoas.

  • Gab. A

    De acordo com Chiavenato a GP possue 6 processos básicos:

    No caso da alternativa A, o processo de AGREGAR PESSOS, segundo o autor, é utilizado para INCLUIR NOVAS PESSOAS NA EMPRESA. Podendo ser chamado tbm de PROVISÃO ou de SUPRIMENTO de pessoas.

    O item A não condiz com a verdadeira função de agregar pessoas.

  • LETRA A).

    No processo de AGREGAR PESSOAS, há as seguintes atividades:

    -RECRUTAMENTO;

    -SELEÇÃO;

    -INTEGRAÇÃO;

    -PLANEJAMENTO DE RH; e

    -PESQUISA DE MERCADO.

    →OBSERVAÇÃO:

    Fiquem atentos ás nomenclaturas que podem ser aparecer, a depender da banca:

    -AGREGAR PESSOAS (PROVISÃO/SUPRIMENTO);

    -APLICAR PESSOAS (ORIENTAÇÃO);

    -RECOMPESAR PESSOAS (COMPENSAÇÃO);

    -DESENVOLVER PESSOAS (CONSONÂNCIA);

    -MANTER PESSOAS (MANUTENÇÃO); e

    -MONITORAR PESSOAS (CONTROLE).

    Cabe ressaltar que, o grande Idalberto Chiavenato, em sua nova obra (Gestão de Talentos Humanos, 2021), altera a nomenclatura de Gestão de Pessoas para Gestão de Talentos Humanos (GTH), caracterizando a nova evolução da Gestão Pessoas.

    Há também a alteração de MANTER PESSOAS (manutenção) para ENGAJAR PESSOAS (engajamento).


ID
3397102
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à gestão de pessoas, julgue o item.


A entrevista padronizada apenas nas perguntas é a entrevista com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem resposta aberta, ou seja, resposta livre por parte do candidato.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Entrevista padronizada apenas nas perguntas: é a entrevista com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem resposta aberta, ou seja, resposta livre por parte do candidato. O entrevistador se baseia em uma listagem (checklist) de assuntos a questionar e colhe as respostas ou as informações do candidato.

    Fonte: Chiavenato

  • Certo

    Entrevista padronizada apenas nas perguntas: são as entrevistas com perguntas padronizadas, mas que permitem respostas abertas por parte dos candidatos.

  • Entrevista totalmente padronizada : guia pré-elaborado cuja questões podem assumir formas de "v" ou 'f"

    Entrevista padronizada quanto às questões : pré-elaborada, mas com respostas abertas.

  • Entrevista totalmente estruturada: perguntas padronizadas e respostas padronizadas

    Entrevista estruturadaperguntas padronizadas e respostas livres

    Entrevista diretiva: Padrão de resposta adequado e perguntas livres

    Entrevista não diretiva: informal e aleatória

  • GAB CERTO

    TEMOS EM RELAÇÃO ÀS ENTREVISTAS OS SEGUINTES TIPOS: 

    1. Entrevista totalmente padronizada: tem perguntas e respostas preestabelecidas;
    2. Entrevista padronizada só nas perguntas: só as perguntas são preestabelecidas;
    3. Entrevista diretiva: só as respostas são preestabelecidas;
    4. Entrevista não diretiva: é uma entrevista livre, não especifica nem as perguntas e nem as respostas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3430273
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Muitas organizações codificam quais as principais características humanas que precisam para o alcance de seus objetivos estratégicos, suas metas. Essa busca de adequação entre aquilo que a organização pretende e aquilo que as pessoas oferecem é conhecida como processo seletivo. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Erro da C

    Randômica, que depende de situações incertas e não de um evento específico; aleatório: resultados randômicos.

    Que pode ou não acontecer, existir; contingente.Que acontece por acaso; em que há casualidade; fortuito.

  • D) As abordagens mais tradicionais de contratação visam os profissionais como ativos e intangíveis para a organização

    É esse o ERRO da D?

    E) Os processos seletivos buscam sempre as competências técnicas de pessoas talentosas para atuarem nas organizações

    competências conceituais, humanas e técnicas, respectivamente Estratégico, tático e operacional (não tenho certeza se é assim q fala...)


ID
3455455
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A função de recursos humanos compreende 4 (quatro) processos básicos que se dividem em processos menores. Esses processos começam antes de as pessoas ingressarem na organização, quando as buscamos no mercado de trabalho, e prosseguem quando elas saem ou se aposentam. Há uma evolução constante nesses processos, motivada pelos desafios e oportunidades  do  ambiente,  pelos avanços  na tecnologia, pelas mudanças nas políticas e na filosofia da organização e pela qualidade e quantidade dos recursos  humanos disponíveis.  Os  4   (quatro) processos básicos referenciados são:

Alternativas
Comentários
  • Acertei essa questão pelo seguinte interpretação que tive.

    Neste trecho "Esses processos começam antes de as pessoas ingressarem na organização, quando as buscamos no mercado de trabalho, e prosseguem quando elas saem ou se aposentam." A Gestão de pessoas vai ter que treinar novamente um novo funcionário para a pessoa que está saindo, então a opção D tem o treinamento de pessoas por último. Ao meu ver a Letra D segue o raciocinio do seguimento do texto acima.

  • Eu acertei por eliminação


ID
3466528
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item.


As escolher candidatos para ocuparem determinados cargos, as organizações podem optar pelo recrutamento interno ou externo. Uma das desvantagens do recrutamento interno é conhecida como princípio de Peter.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    "Excesso nas promoções (Princípio de Peter): podemos dizer que o “princípio de Peter” trata de promoções sucessivas de uma pessoa competente da organização, até que esta se torne incompetente em relação ao cargo alcançado."

    Araújo, de, L.C. G., Garcia, , A.A. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional - Edição Compacta, 2ª edição. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522491292/

  • GABARITO: CERTO

    Vantagens do Recrutamento Interno:

    Motiva os funcionários.

    Não requer socialização dos “novos” funcionários.

    Custa menos e é mais rápida.

    Seleção fica mais fácil, pois as pessoas já são conhecidas.

    Incentiva a fidelidade.

    Funciona melhor em uma situação de estabilidade.

    Desvantagens do Recrutamento Interno:

    Mantém o status quo.

    A empresa não recebe novas ideias e pontos de vista.

    A cultura organizacional pode ficar extremamente conservadora.

    O Princípio de Peter, criado por Laurence J. Peter em 1969 enuncia “Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência”.

    FONTE¹:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  

    FONTE²: https://administradores.com.br/artigos/combatendo-o-principio-de-peter-nas-liderancas

  • “Princípio de Peter” (ou da incompetência progressiva), segundo o qual as pessoas tendem a crescer dentro da hierarquia organizacional até atingir o seu nível de incompetência.

    Exemplo do Princípio de Peter é aquele bom supervisor que cresce dentro da empresa e se torna um péssimo gerente, sendo assim, ascendeu até atingir seu nível de incompetência.

  • Recrutamento interno

    Vantagens

    Baixo custo

    Mais rápido

    Motivacional

    Seguro

    Desvantagens

    Conservantismo

    Princípio de Peter (promoções rápidas e sucessivas)

    Pode gerar atitudes negativas dos empregados não aptos

    Minhas anotações + comentários dos colegas do Qc.

  • Errei por achar que a "escolha" fazia parte da seleção, e não do recrutamento.

  • CERTO

    Princípio de Peter ou Princípio da Incompetência

    O funcionário sobre na carreira até o seu nível de incompetência, até o seu limite de contribuição de qualidade para a empresa.

  • Certo

    Algumas desvantagens desse tipo de recrutamento (interno) são que ele favorece a rotina atual e dificulta a entrada de novas ideias na organização. Ele termina sendo responsável pela eventual ocorrência do chamado “princípio de Peter” (ou da incompetência progressiva), segundo o qual as pessoas tendem a crescer dentro da hierarquia organizacional até atingir o seu nível de incompetência. Assim, o recrutamento interno poderia ser responsável por fazer com que um bom funcionário se torne incompetente.

    O “princípio de Peter”, segundo o qual as pessoas que crescem dentro da organização tendem a progredir até atingir um cargo no qual se tornem incompetentes.

    Fonte: Gestão de Pessoas - Teoria e exercícios -Prof. Carlos Xavier

  • GAB CERTO

    Uma das desvantagens do recrutamento interno é o chamado “Princípio de Peter” ou da incompetência progressiva, segundo o qual as pessoas tendem a crescer dentro da hierarquia organizacional até atingir o seu nível de incompetência. Exemplo do Princípio de Peter é aquele bom supervisor que cresce dentro da empresa e se torna um péssimo gerente, sendo assim, ascendeu até atingir seu nível de incompetência.

    (CESPE) Uma das desvantagens do recrutamento interno é conhecida como o princípio de Peter, se administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus empregados ou servidores, elevando-os até a posição ou função em que demonstram o máximo de sua incompetência​ (CORRETO)

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3768913
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Reuniões são qualquer tipo de encontro entre os elementos de uma ou mais instituições em que se tem o intuito de se estudar um ou mais assuntos em busca de um senso comum e dos horizontes para tomadas de decisões.

São principais tipos de reuniões, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Todos constam como tipos de reunião. Não consegui encontrar em literatura a justificativa para essa questão.

  • Fui pela seguinte lógica:

    Numa reunião comum todos falam. Na palestra, o palestrante apenas é quem fala.

  • Reuniões são qualquer tipo de encontro entre os elementos de uma ou mais instituições em que se tem o intuito de se estudar um ou mais assuntos em busca de um senso comum e dos horizontes para tomadas de decisões.

    São principais tipos de reuniões, exceto:

    A Palestra. (apresentação oral formal e individual, perante um auditório, de uma comunicação sobre um tema considerado )

    B Seminário. (outro grupo de discussão)

    C Conferência. (grupo discussão ex : 4 ª conferência de odontologia)

    D Mesa-redonda. ( é denominada um tipo de reunião entre pessoas, onde se é discutido um tema ou assunto)