SóProvas


ID
1898026
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Felipe e Adriana desejam obter concessão de afastamento para realização de ações de capacitação. Felipe é servidor efetivo do IBGE há 2 (dois) anos, contado o período de estágio probatório, e deseja obter concessão de afastamento para realização de mestrado. Adriana é servidora efetiva do IBGE há 5 (cinco) anos, contado o período de estágio probatório, e deseja obter concessão de afastamento para realização de doutorado. Nesse caso, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ary. 96 - A do afastamento para Participação em Programa de pós - graduação stricto sensual no pais.          2° Os afastamentos para realização de programas de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos três anos  para mestrado e 4 anos para doutorado, incluindo o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares, para gozo de licença capacitação ou com fundamento neste artigo, nos quatro anos nos 2 anos anteriores à data da solicitação de afastamento.                                                                                  3° Os afastamentos para realização de pós doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos quatro anos, incluindo o período de estágio probatório, e q não tenha se afastado para por licença para tratar de assuntos particulares ou com fundamento neste artigo, nos quatro anos anteriores à data de solicitação de afastamento.                                                        Regime jurídico dos servidores públicos 8112.                      Fonte: José Wilson Granjeiro                                                 

  • Art. 96 - A do afastamento para Participação em Programa de pós - graduação stricto sensual no pais.    

     

      2° Os afastamentos para realização de programas de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos três anos  para mestrado e 4 anos para doutorado, incluindo o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares, para gozo de licença capacitação ou com fundamento neste artigo, nos quatro anos nos 2 anos anteriores à data da solicitação de afastamento.  

     

       3° Os afastamentos para realização de pós doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos quatro anos, incluindo o período de estágio probatório, e q não tenha se afastado para por licença para tratar de assuntos particulares ou com fundamento neste artigo, nos quatro anos anteriores à data de solicitação de afastamento.                                                      

     

                   

       Fonte: José Wilson Granjeiro / Regime jurídico dos servidores públicos lei 8112.    

  • LETRA D

     

    lei 8112

     

    Art. 96-A§ 2o  Os afastamentos para realização de programas de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos 3 (três) anos para mestrado e 4 (quatro) anos para doutorado, incluído o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares para gozo de licença capacitação ou com fundamento neste artigo nos 2 (dois) anos anteriores à data da solicitação de afastamento.

     

    MACETE :  Estar trabalhando no órgão há pelo menos :

     

    MES-TRA-DO --> 3 SÍLABAS --> 3 ANOS no cargo

     

    DOU-TO-RA-DO --> 4 SÍLABAS --> 4 ANOS no cargo    (AÍ VOCÊ INCLUI PÓS DOUTORADO AQUI TAMBÉM)

  • O servidor em estágio PROBATÓRIO NÃO PODE ABRIR A "MA-TRA-CA"

    (MA)ndato classista

    (TRA)tar de assuntos particulares

    (CA)pacitação (citado na questão).

    Bons estudos.