SóProvas


ID
18982
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As dimensões do setor público no Brasil vêm aumentando nas últimas décadas. Uma das possíveis explicações é a chamada Lei de Wagner, a qual estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei de Wagner: "a medida que o nível de renda per capita se eleva em países que se desenvolvem industrialmente, cresce a importância relativa do setor público"
  • Lei de Wagner "Gastos do Governo crescem exponencialmente mais rápido que o crescimento do PIB em qualquer estado progressista"Finanças Públicas para Concursos - Marlos Vargas - ElsevierLei de Wagner: "a medida que o nível de renda per capita se eleva em países quese desenvolvem industrialmente, cresce a importância relativa do setor público", ver Bird (1970).
  • Lei de Wagner: conforme aumenta o grau de urbanização/crescimento das cidades, os gastos públicos aumentam mais que o proporcional. Isso pq os cidadãos irão demandar mais serviços públicos, pois aumenta a população, aumenta a complexidade das cidades (maior demanda por metrôs, viadutos, centrais de tratamento de esgoto). Em outras palavras, a demanda global dos bens e serviços produzidos pelo governo tem elasticidade-renda maior que a unidade (per capita).
  • O economista alemão Adolph Wagner formulou a famosa "LEI DOS DISPÊNDIOS PÚBLICOS CRESCENTES" ou "LEI DO CRESCIMENTO INCESSANTE DAS ATIVIDADES ESTATAIS", também conhecida como "LEI DE WAGNER".

    Wagner postulou nos anos 1880, com base nos acontecimentos da Revolução Industrial, o seguinte enunciado básico:

    "À medida que cresce o nível de renda em países industrializados, o setor público cresce sempre a taxas mais elevadas, de tal forma que a participação relativa do governo cresce com o próprio ritmo de crescimento do país."
  • A referida lei Wagner afirma que a despesa pública cresce com o rendimento e no entanto esse crescimento se da de forma mais rapida que em relaçao ao rendimento, resultando em uma elasticidade-rendimento da despesa pública.