-
discordo totalmente do gabarito (A)
-
Sem fundamento esse gabarito. Seguem passagens do CPP que fundamentam minha opinião:
"Art. 164. Os cadáveres serão sempre fotografados na posição em que forem encontrados, bem como, na medida do possível, todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime. (Redação dada pela Lei nº 8.862, de 28.3.1994)
Art. 165. Para representar as lesões encontradas no cadáver, os peritos, quando possível, juntarão ao laudo do exame provas fotográficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados."
O CPP não fala em croqui da cena de crime, mas, se possível, de ilustrações da lesão.
-
Questão conflitante com o que prescreve o CPP/Art. 164. Os cadáveres serão sempre fotografados na posição em que forem encontrados, bem como, na medida do possível, todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime. (Redação dada pela Lei nº 8.862, de 28.3.1994)
Art. 165. Para representar as lesões encontradas no cadáver, os peritos, quando possível, juntarão ao laudo do exame provas fotográficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados.
Todavia foi dado como gabarito a assertiva A.
-
Eu noto que concurseiro se vicia em letra da lei e esquece que quando a disciplina não é de direito, como a Criminalística, mas apenas se adequa ao direito do área geográfica que o método é empregado, ela possui enendimentos próprios que vem da prática. Tochetto e Spindula, autores e peritos brasileiros, defendem que o croqui é indispensável. Assim, a questão está correta. *Se o enunciado ou a questão pedisse para seguir o CPP a resposta seria outra.
-
Alguém explica o erro da letra E... eu tenho aulas com 4 peritos e os 4 mexem nos cadáveres nos locais de crime! Inclusive ontem um dos peritos nos mostrou fotos do passo a passo de um exame perinecroscópico onde ele praticamente despiu o cadáver no local do crime para fotografar os orificios de entrada de PAF.
Enfim...
Boa sorte a todos.
-
A) CORRETO- O croqui é o desenho do local do crime, devendo sempre ser apresentado, independente da complexidade do local. Neste desenho recomenda-se incluir: dimensões de portas, móveis, janelas, caso necessário; distâncias de objetos até pontos específicos, como vias de acesso (entrada e saída); distâncias entre objetos; medidas que forneçam a exata posição das evidências encontradas na cena do crime; coordenadas geográficas em locais abertos (obtidas por mapas ou GPS). Fonte: http://pergamum.unisul.br/pergamum/pdf/restrito/00....
B) INCORRETO- diante da sensibilidade que representa um local de crime, importante destacar que todo elemento encontrado naquele ambiente é denominado de vestígio, o qual significa todo material bruto que o perito constata no local do crime ou faz parte do conjunto de um exame pericial qualquer, que, somente após examinálos adequadamente é que poderemos saber se este vestígio está ou não relacionado ao evento periciado. Por essa razão, quando das providências de isolamento e preservação, levadas a efeito pelo primeiro policial, nada poderá ser desconsiderado dentro da área da possível ocorrência do delito (ESPÍNDULA, 2002, p.3).
C) INCORRETO- há diversos tipos de laudo. No caso da assertiva verificamos dois deles- o laudo de levantamento de local enquanto o outro é o laudo de exame cadavérico. Um não exclui e nem prejudica o outro.
D) INCORRETO- deve-se anotar todos os sinais característicos e específicos do cadáver.
E) INCORRETO- infelizmente, o examinador não teve muito sucesso na elaboração dessa alternativa. Quem não deve mexer? Mexer de que forma? Que movimento é esse? Como a alternativa "A" é mais específica e assertiva, sugere-se a letra "A" como correta.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
-
Gabarito incorreto! deveria ser anulada.
Considerei como correta a letra E, justamente pela mesma justificativa do colega Jethe
-
para quem não entendeu o erro da letra "E":
Conforme a doutrina, o exame perinecroscópico compreende 3 etapas:
1 - exame visual do cadáver
2 - exame das vestes e adereços
3 - exame específico do corpo.
Na etada da análise visual, não se mexe no cadáver. Deverá ser descrito o sexo do cadáver, fase cronológica (criança, adolescente, adulto e idoso), cor da pele e dos olhos, cumprimento e cor dos cabelos, uso de barba, compleição física (gordo, magro) e presença de deformidades. e PRINCIPALMENTE, a posição em que o cadáver foi encontrado.
Por esse mesmo motivo, a letra B está incorreta, pois o que ela descreve como a "busca de vestígios", na verdade trata-se do "exame visual do cadaver", conforme explicado acima. A busca por vestígios é iniciada antes mesmo do exame do cadáver, analisando todo o local no entorno.
-
Fonte:projeto_1902
- Como diz o Faustão EROUUUU
O croqui da cena do crime sempre deverá ser apresentado, independentemente da complexidade do local. (ERRADO)
Art. 158-B. A CADEIA DE CUSTÓDIA COMPREENDE o rastreamento do vestígio nas seguintes etapas:
III - FIXAÇÃO: descrição detalhada do vestígio conforme se encontra no local de crime ou no corpo de delito, e a sua posição na área de exames, podendo ser ilustrada por fotografias, filmagens ou croqui, sendo indispensável a sua descrição no laudo pericial produzido pelo perito responsável pelo atendimento;
Art. 169 C.P.P:
• Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infração, A AUTORIDADE PROVIDENCIARÁ IMEDIATAMENTE PARA QUE NÃO SE ALTERE O ESTADO DAS COISAS ATÉ A CHEGADA DOS PERITOS, que poderão instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos.