SóProvas


ID
1898341
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Considerando os conceitos de perícia e de perito, bem como a normatização estabelecida no CPP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C:

    CPP Art. 162.  A autópsia será feita pelo menos 6 (seis) horas depois do óbito,salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

    Parágrafo único. Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver,quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

  • Saporra em plural quaje me confundiu

  • Uma decapitação por exemplo ? Não seria necessário um exame para comprovar a causa da morte.


    CPP Art. 162.  A autópsia será feita pelo menos 6 (seis) horas depois do óbito,salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

    Parágrafo único. Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver,quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

  • GABARITO: C

    a) os vestígios são a base residual do crime que compõe o exame de corpo de delito direto.

    b) o exame de corpo de delito pode ser direto ou indireto. O direto é a base residual do crime, se compõe da existência de vestígios do dano criminoso, da análise do meio ou do instrumento que promoveu este dano, do local dos fatos e da relação de nexo causal. O indireto se dá pela substituição do exame objetivo pela prova testemunhal, subjetiva. É indevidamente chamado dessa forma, pois não há corpo, embora exista o delito.

    c) Art. 162 do Código de Processo Penal - A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

    d) Art. 161 do Código de Processo Penal - O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.

    e) O exame de corpo de delito não é somente a procura de vestígios do crime no corpo humano. Nele devem ser considerados: “Corpus criminis”: a pessoa ou a coisa sobre a qual se tenha cometido uma infração e em quem se procura revelar o corpo de delito. Ex.: homicídio – será o corpo da vítima. “Corpus instrumentorum”: a coisa material com a qual se perpetrou o fato criminoso e na qual serão apreciadas sua natureza e sua eficiência. Ex.: projétil de arma de fogo. “Corpus probatorum”: o elemento de convicção: provas, vestígios, resultados ou manifestações produzidas pelo fato delituoso. 

  • Assertiva C

    A autópsia será feita pelo menos 6 horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto."- Famoso Podrão "

  • A presente questão visa verificar o conhecimento do candidato no que tange a matéria de provas, prevista no Título VII do Código de Processo Penal.

     

    A prova visa a retratar fatos e a dinâmica destes, ocorridos no passado, é uma reconstrução histórica que servirá para o convencimento do magistrado.

     

    Os exames periciais são aqueles realizados por pessoa que tenha conhecimento técnico e científico sobre determinada área. Assim, quando o juiz para decidir depender de conhecimento técnico em determinada área, será realizado o exame pericial, quando o perito for oficial será necessário apenas um, mas na falta de perito oficial o exame será realizado por duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior.

     

    O Ministério Público, o assistente de acusação, o ofendido, o querelante e o acusado, poderão indicar assistente técnico, que é o perito de confiança das partes e do qual não se exige que atue com imparcialidade, os quais atuarão após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais.

     

    O exame de corpo de delito pode ser DIRETO, quando realizado sobre o próprio corpo de delito (vestígios deixados pelo crime) ou INDIRETO, quando é realizado através de outros dados e vestígios que não o corpo de delito, como o realizado através da ficha médica de atendimento do paciente, pode ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora e no caso de haverem desaparecidos os vestígios a prova testemunhal poderá suprir a falta.

     

    Uma questão interessante e que pode ser cobrada nesse tipo de questão é a CRONOTANATOGNOSE que é a cronologia da morte, é a determinação do tempo aproximado da morte de acordo com os fenômenos cadavéricos, como a rigidez cadavérica e o resfriamento do corpo.


    A) INCORRETA: o exame de corpo de delito é justamente aquele realizado, por técnicos, sobre os vestígios materiais do crime.


    B) INCORRETA: O exame de corpo de delito também pode ser realizado  de forma indireta, quando, por exemplo, é realizado através de outros dados e vestígios que não o corpo de delito, como o realizado através da ficha médica de atendimento do paciente.


    C) CORRETA: A presente afirmativa está correta e traz o disposto no artigo 162, caput, do Código de Processo Penal.


    D) INCORRETA: O exame de corpo de delito poderá ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora, artigo 161 do Código de Processo Penal.


    E) INCORRETA: O corpo de delito são os vestígios materiais deixados pelo crime e o exame de corpo de delito é realizado sobre estes.


    Resposta: C

     

    DICA: Tenha atenção que o Juiz não está adstrito ao laudo pericial, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte, artigo 182 do Código de Processo Penal.