Gabarito E: lanejamento
Todos nós conhecemos e utilizamos o planejamento em nossas vidas, não é mesmo? Quando queremos fazer uma viagem de carro, por exemplo, analisamos qual será a distância até o destino, qual será a estrada mais adequada, quantos postos de gasolina existem no caminho, quanto tempo levará a viagem, quanto custará, entre outros fatores.
Fazendo essa análise, aumentamos a chance de que não aconteça algo de ruim em nossa viagem, como ficar sem gasolina no meio do caminho, não é verdade? Nas organizações, também utilizamos o planejamento como uma forma de aumentar as chances de sucesso.
O planejamento é o processo administrativo que influencia todos os outros (direção, organização, controle). Ele é o passo inicial – quando definiremos o que a organização quer fazer, quando e como ela o fará.
Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3
Os principais autores definem o planejamento como um processo de definição dos principais objetivos e da forma como esses objetivos serão alcançados. Vejam algumas dessas definições:
Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
Rennó (2013)
MANUAIS ADMINISTRATIVOS
Manual é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidas e cumpridas pelos funcionários da empresa, bem como a forma como estas serão executadas, quer seja individualmente, ou em conjunto.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO USO DE MANUAIS ADMINISTRATIVOS
• Fonte de informação sobre os trabalhos na empresa;
• Fixação de critérios e padrões;
• Possibilitam adequação, coerência e continuidade nas normas e nos procedimentos pelas várias unidades organizacionais da empresa;
• Evitam discussões e equívocos;
• Possibilitam treinamentos aos novos e antigos funcionários da empresa;
• Representam um efetivo instrumento de consulta, orientação e treinamento na empresa;
• Representam uma restrição para a improvisação; e
• Representam um elemento importante de revisão e avaliação objetivas das práticas e dos processos institucionalizados;
PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO USO DOS MANUAIS ADMINISTRATIVOS
• Quando não são atualizados adequada e permanentemente, perdem rapidamente o seu valor;
• São, em geral, pouco flexíveis;
• Quando muito sintéticos, tornam-se pouco úteis e, por outro lado, quando muito detalhados, correm o risco de se tornarem obsoletos diante de quaisquer mudanças pequenas;
http://institutosiegen.com.br/documentos/manuais_administrativos.pdf