-
''Meias verdades'' está correto, pois a palavra ''meia'' está concordando com o substantivo ''verdades''. Porém, no trecho ''pessoa meia honesta'' está incorreto o emprego, posto que a palavra ''meio'' é invariável diante de um adjetivo. O correto, portanto, seria:
''Meias verdades são como mentiras inteiras: uma pessoa meio honesta é pior que uma mentirosa inteira.'''
Gabarito A
-
Boas explicações, caro colega!
-
Na alternativa B: Sonhar, plantar e colher: eis o segredo para alcançar seus objetivos, indica gradação, portanto também estaria correta a forma:
Sonhar, plantar e colher: eis os segredos para alcançar seus objetivos
-
Ué e a letra B???
-
NÃO EXISTE A EXPRESSÃO " MEIA HONESTA" E SIM MEIO HONESTA " pois,quando meio é advérbio, ele acrescenta circunstância de intensidade ou de modo ao verbo, a outro advérbio ou a um adjetivo.
Na hora de fazer a concordância usando a palavra “meio”, é fundamental que se defina sua classe gramatical no contexto analisado, já que ela pode ser um adjetivo ou um advérbio. Após essa definição, é fundamental voltar ao conceito de classe gramatical variável e invariável. Vejamos:
Classe gramatical variável: É composta pelas palavras que admitem variação. No caso dos nomes (substantivo, adjetivo, numeral e pronome), eles admitem variação de gênero e número; já nos verbos, ocorrem variações de modo, tempo, número e pessoa.
Classe gramatical invariável: Como o próprio nome sugere, não admite variação. Compõem essa classe o advérbio, a preposição, a conjunção e a interjeição
Exemplos : Ando MEIO distraída ultimamente. / "Sentava calado, com a cara MEIO triste, um ar sério." (Rubem Braga) / Existem maridos que são MEIO surdos: sempre que suas mulheres lhes pedem 50 eles só ouvem 25." (Leon Eliachar)
GABARITO A
BONS ESTUDOS
-
Meia só se for a de colocar no pé! Letra A.Â
-
meia : no sentido de um pouco varia e flexiona
meio: no sentido de metade não flexiona ou seja é invariavel
-
a) Meias verdades são como mentiras inteiras: uma pessoa meia honesta é pior que uma mentirosa inteira. [Correto é "meio", pois funciona como advérbio, logo, é inváriavel, independente do gênero do substantivo que esteja acompanhando.]
-
• Quando o sujeito composto é formado por núcleos dispostos em gradação, o verbo pode ficar no plural ou concordar com o último núcleo do sujeito.
Por Exemplo: Com você, meu amor, uma hora, um minuto, um segundo me satisfazem / satisfaz.
Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Quando a palavra MEIO modificar um adjetivo, sua função é de Advérbio, portanto, INVARIÁVEL.
-
GAB [A]✓ fiquei imaginando a pessoa é honesta só dá cintura pra cima visto que é "meia" honesta kk