-
A questão trata do resultado NOMINAL
-
Déficit fiscal ou superávit fiscal - Diferença entre despesa e receita do governo. Quando os gastos são maiores do que a arrecadação, há déficit e o governo é forçado a recorrer ao mercado para se financiar. O montante do déficit é também chamado de necessidade de financiamento do setor público. O governo poderia também emitir moeda, mas esta medida tem inúmeros inconvenientes.
Déficit nominal - necessidade de financiamento do setor público, incluindo os efeitos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas.
Déficit operacional - necessidade de financiamento do setor público, excluindo-se os efeitos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas.
Déficit orçamentário - despesa maior do que receita, havendo distinção entre déficit previsto no orçamento e o déficit da execução orçamentária.
Déficit primário - déficit operacional retirando-se os encargos financeiros embutidos no conjunto das despesas e das receitas.
Déficit previdenciário - é a diferença entre o que o Governo arrecada de contribuição para a manutenção da Previdência Social e o valor pago em benefícios.
Na avaliação das contas externas, os principais conceitos são:
Déficit comercial - é a diferença entre o valor recebido com exportações e os gastos com importações. Quando o país importa mais do que exporta, ele tem déficit na balança comercial.
Déficit em Conta Corrente - o cálculo do resultado em conta corrente considera o resultado da balança comercial, da balança de serviços e de transferências unilaterais. Se a soma das despesas nesses três itens for superior à entrada de divisas, temos déficit em conta corrente.
Fonte: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2249:catid=28&Itemid=23
-
Errado! O conceito mais amplo é o do resultado nominal (pois este leva em consideração os juros reais e a correção monetária e cambial, ou seja, leva em consideração as receitas totais – financeiras e não financeiras – e as despesas totais – financeiras e não financeiras) .
A afirmativa diz estar tratando do resultado operacional, mas, na verdade, traz o conceito do resultado nominal.
É ele que é o mais amplo e que representa a diferença entre o fluxo agregado e de receitas totais e de despesas totais, inclusive com juros.
Resposta: E
-
mandou muito bem!
-
GAB: ERRADO
Fonte: Celso Natale - Estratégia
O resultado operacional é medido pelo déficit primário acrescido dos pagamentos de juros da dívida passada. Em outras palavras, é o déficit nominal, excluindo a correção monetária e cambial.
O conceito fiscal mais amplo é o resultado nominal que engloba qualquer necessidade de novos financiamentos para fazer frente a qualquer despesa. Podemos então concluir que o déficit nominal significa: gastos totais menos receitas totais.