-
O superávit fiscal é quando o governo arrecada mais do que gasta, sem incluir nos gastos os juros ... O déficit público pode ser financiado através de empréstimos externos ou de ... costumeiramente medido em termos de saldo ... do ciclo econômico, produzirá variações .... gastos públicos consiste em emitir dívida pública,.
-
Como o governo não produz nada, se ele orçou mais do que arrecadou, a diferença deverá ser coberta pelo endividamento público ou por alienação de ativos (privatizações)... Chamado pelo Procurador de Contas do TCU como "realismo fiscal efetivo", ou seja, o governo pode estimar as receitas de acordo com previsões reais, caso contrário, no exercício seguinte ele terá um encontro com a realidade, onde as receitas estimadas não serão realmente arrecadadas, impactanto na inviabilidade na execução dos projetos do governo ou no endividamento público para cobrir tais gastos...
-
Gabarito CERTO
é um dos medidores da dívida pública
-
Não só pode como é o caminho mais fácil e preciso. Por isso, é o método oficial usado pelo Banco Central no cálculo do resultado fiscal. Calcular o déficit do governo pela variação da dívida pública é o método abaixo da linha.
Se da data X até a data Y a dívida do governo aumentou em R$ 1 bilhão, significa que neste período as despesas superaram as receitas em R$ 1 bilhão, de forma que esse é o déficit do governo.
É o famoso método Abaixo da Linha,
-
Certo.
Esse inclusive é o método oficial usado pelo BACEN para medir o resultado do governo.
-
Resumindo: Se o país apresenta déficit, ou seja, gasta mais que arrecada, seu endividamento aumentará no mesmo montante. Assim, o déficit do governo pode ser medido pela variação da dívida pública.
-
A Mensuraçao do Déficit Público (NFSP) pode ser feita de 2 formas:
1. Acima da Linha:
Método adotado pela STN. Calcula-se a diferença entre os gastos públicos (G) e a arrecadaçao (T) em determinado período fiscal.
2. Abaixo da LInha:
Bacen. Calcula-se a variaçao do estoque da dívida entre dois períodos consecutivos (corrente - anterior).
A questao refere-se ao método 2.
Correto.
Curiosidade:
Por padronizaçao internacional e maior precisao no cálculo, adota-se no Brasil o método abaixo da linha para cálculo da NFSP.