-
política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:
Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.
Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.
Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.
-
GABARITO: ERRADO. "A política monetária de aumento de taxa de juros é um dos mecanismos de combate à inflação e de favorecimento de expansão da produção".
Quanto à primeira parte da assertiva: aumentando a taxa de juros, diminui a demanda por moeda, o que faz diminuir a inflação. Sabe-se que os altos juros no Brasil servem para o combate à inflação.
Quanto à segunda parte da assertiva: aumentando a taxa de juros, diminui a expansão da produção, pois os produtores brasileiros evitarão pegar empréstimos a juros altos (empréstimos que serviriam para a expansão produtiva). SÓ QUE há uma outra perspectiva: os juros altos captam investimentos estrangeiros no Brasil, pois os estrangeiros buscam aplicar seu capital onde há juros maiores. Assim, haveria favorecimento à expansão da produção também (certo? errado?).
Acredito que a banca quis ver sobre a ótica dos produtores nacionais, sei lá. A questão poderia ser anulada?
-
O aumento de juros desestimula os empresários a pegarem empréstimos, assim diminui - se os investimentos, e por consequência haverá DIMINUIÇÃO da produção.
-
Errado!
Ou um ou outro, CESPE!
Neste caso, se temos aumento da taxa de juros, temos desestímulo ao investimento.
Logo, embora se trate de um mecanismo de combate à inflação, também se trata de um desfavorecimento à expansão da produção.
Resposta: E